Bacharel em

Agronomia

Grau conferido: Bacharel em Agronomia
Duração: 5 anos
Regime: Seriado Semestral
Carga Horária: 4.000 horas
Turno: Noturno
Investimento: De R$1.150,71

R$ 805,50 (desconto de 30% na primeira parcela) *

Ganhe 10% de desconto nas demais parcelas de 02 a 06 pagando em dia. Alunos veteranos devem consultar o comunicado de reajuste de mensalidades para 2024, disponível na aba “Normativos Institucionais” do site.

*Valor promocional válido para ingressantes (novos alunos) em 2024/1

INSCREVA-SE GRATUITAMENTE NO NOSSO VESTIBULAR

O curso de Agronomia da Faculdade de Balsas veio para formar profissionais críticos e competentes, capazes de compreender e intervir nas diferentes dimensões que compõem o cenário de sua atuação, utilizando de tecnologia de forma consciente em sinergia com as necessidades e limitações do meio ambiente, compreendendo seu papel na economia e na sociedade.

Além disso este curso se compromete a possibilitar aos seus egressos, uma sólida formação técnico-científica, formando um profissional crítico e analítico acerca das atividades agropecuárias em todas as instâncias de abrangência de sua área de atuação, no campo, nas organizações urbanas, podendo atuar em âmbito local, regional e nacional de forma propositiva em técnica, manejo e gestão objetivando sempre a eficiência produtiva, melhoria contínua na qualidade do trabalho e a gestão sustentável dos recursos naturais aplicando sempre os princípios do desenvolvimento rural.

Antonio Santana Batista de Oliveira Filho

E-mail: coord.agronomia@unibalsas.edu.br
Telefone: (99) 3542-5500

Mestre em Agronomia pela UNESP;
Graduado em Agronomia pela UEMA.

Objetivo Geral

Formar profissionais críticos e competentes, capazes de compreender e intervir nas diferentes dimensões que compõem o cenário de sua atuação, utilizando de tecnologia de forma consciente em sinergia com as necessidades e limitações do meio ambiente, compreendendo seu papel na economia e na sociedade.

Possibilitar aos seus egressos, uma sólida formação técnico-científica, formando um profissional crítico e analítico acerca das atividades agropecuárias em todas as instâncias de abrangência de sua área de atuação, no campo, nas organizações urbanas, podendo atuar em âmbito local, regional e nacional de forma propositiva em técnica, manejo e gestão objetivando sempre a eficiência produtiva, melhoria contínua na qualidade do trabalho e a gestão sustentável dos recursos naturais aplicando sempre os princípios do desenvolvimento rural.

Objetivos Específicos

  • Oferecer formação técnico-científica a fim de capacitar o profissional a atuar de forma ética na busca de soluções para os problemas da agricultura;
  • Permitir a busca pelo conhecimento pela abordagem sistêmica, de modo que o profissional entenda as relações sociais, econômicas e ambientais no meio rural;
  • Capacitar o profissional e despertar habilidades para atividades, com as bases da pesquisa e da extensão, para que, saiba buscar soluções de forma criativa e participativa aos problemas encontrados em sua vida profissional;
  • Formar Engenheiros Agrônomos capazes de, a partir de um conhecimento e reconhecimento da realidade diversa e complexa da agricultura e dos agricultores, planejar, executar, orientar, e supervisionar ações, relativas:
    • À ciência do solo, desde a gênese, a classificação dos solos, as propriedades químicas, físicas e biológicas do solo, bem como suas interações para um uso e manejo com vistas na sustentabilidade do solo;

    • À engenharia rural, relacionadas com máquinas, implementos e equipamentos agrícolas, instalações agrícolas, construção de reservatórios de água, canais de irrigação e sistemas de irrigação e drenagem;

    • À utilização dos recursos vegetais de forma sustentável, conhecendo as peculiaridades dos diferentes grupos de plantas, entendendo os processos fisiológicos dos vegetais e as muitas interações das plantas com os microrganismos, macro organismos e clima, que influenciam no rendimento dos sistemas produtivos;

    • Ao manejo integrado de insetos-pragas, fitopatologias e plantas espontâneas que afetam as plantações, de forma a preservar sempre a qualidade dos recursos naturais;

    • À utilização adequada dos recursos pecuários, entendendo as peculiaridades de cada espécie animal envolvida na produção, e as ferramentas de melhoramento e ao manejo da nutrição, fisiologia e patologia;

    • À produção e conservação de alimentos de origem vegetal e animal, desde as matérias primas, o processamento, e os produtos finais, de forma a garantir segurança alimentar aos consumidores;

    • Ao desenvolvimento da pesquisa científica, aproximando está cada vez mais da realidade dos sistemas agrários;

    • À busca do desenvolvimento rural sustentável, pelo total entendimento do contexto social, ambiental e econômico do meio rural, usando ferramentas como a comunicação e a extensão rural;

    • A desenvolver sistemas diversificados de produção em base ecológica;

    • À gestão da produção agropecuária pela abordagem sistêmica;

    • Ao entendimento do funcionamento e da complexidade dos agroecossistemas e suas interações.

Professores

Antonio Santana Batista de Oliveira Filho

Mestre

Currículo Lattes

Isadora Gomes Vieira

Mestre

Currículo Lattes

Soliani Thomazi Meurer

Mestre

Currículo Lattes

Janaína da Silva Trindade

Especialista

Currículo Lattes

Adones Costa Araújo


Especialista

Currículo Lattes

Daiana Santos Gomes

Mestre

Currículo Lattes

Roger Müller Saraiva de Sousa

Especialista

Currículo Lattes

Hallynnee Héllenn Pires Rossetto

Doutorado

Currículo Lattes

Filipe Igor Leal de Souza


Mestre

Currículo Lattes

José Francisco da Cruz Neto

Doutor

Currículo Lattes

Camila Sousa da Silva

Doutora

Currículo Lattes

Juliana Bezerra Martins

Doutorado

Currículo Lattes

Estrutura Curricular 2024

Ementa

Fundamentos do agronegócio. A importância do agronegócio no mundo e no Brasil. Cooperativismo e Redes no agronegócio. Produtos agrícolas e mercados no agronegócio. Análise de mercados agrícolas. Gestão do agronegócio. Políticas agrícolas. Agronegócio 4.0.

Ementa

Razão e proporção. Números Proporcionais e suas grandezas. Regra de três simples e composta. Porcentagem. Funções: primeiro grau (demanda, oferta, ponto de equilíbrio, custo, receita e lucro), segundo grau, modular, exponencial, logarítmica e trigonométrica. Fundamentos gerais sobre limite e derivadas; Fundamentos gerais sobre cálculo integral.

Ementa

Conceituação de Economia. Os grandes agregados econômicos. Economia Brasileira. Sistema Financeiro Nacional. Inflação. Problemas econômicos fundamentais. Ponto de equilíbrio operacional. Valor Econômico Adicionado (VEA). Indicativos de mercado. Microeconomia e macroeconomia. Perspectivas futuras. Planejamento da empresa agrícola. Principais componentes da Administração Rural. Medidas de resultado econômico. Tipos de relações na produção. Custos de produção e análise financeira. Contabilidade agrícola. Crédito rural. Projetos agropecuários. Avaliação e Perícias Rurais.

Ementa

Estatuto de Terra. Contratos Agrários:  Contratos inominados ou atípicos e Contratos nominados ou típicos. Direito de Propriedade. Arrendamento Rural. Política Ambiental: Instrumentos e legislação brasileira. Estatuto do Trabalhador Rural. Licenciamento Ambiental. Prevenção e Reparação do Dano Ambiental. Responsabilidades pelos danos causados ao Meio Ambiente. Tratados Internacionais sobre o Meio Ambiente. Tratados Internacionais sobre o Meio Ambiente.

Ementa

Orientações sobre a vida acadêmica no contexto da Faculdade de Balsas. Organização universitária. Postura profissional e humana em ambiente universitário. Protagonismo universitário: autoconhecimento e gestão de projeto de vida. Estudo em ambiente universitário: presencial e virtual. Boas práticas de estudo.

Concepção de língua e linguagem. A comunicação como um processo de interação dialógica. Tipologia textual.  Leitura e compreensão de textos. Estratégias para a construção da comunicação escrita.

Ementa

Regras de segurança em laboratório. Equipamentos básicos de laboratórios. Tabela periódica. Ligações químicas. Equilíbrio químico. Soluções. Cinética e equilíbrio. Reações químicas. Noções de funções inorgânicas. Eletroquímica. Fundamentos de   Química     Orgânica. Hibridização do carbono. Hidrocarbonetos. Funções Oxigenadas. Funções Nitrogenadas. Reações Orgânicas. Isomeria. Polímeros. Teoria da dissociação eletrolítica; Equilíbrio relativo à água e seus íons. Hidrólise dos sais. Estudo da oxidação-redução. Análise gravimétrica. Análise volumétrica. Potenciometria. Colorimetria.

Ementa

Histórico, conceito e aplicações da Microbiologia. Importância e Diversidade dos Microrganismos. Tipos de Meio de cultura. Grupos de interesse microbiológico: Bactérias, Fungos, Vírus, Protozoários.

Ementa

Introdução ao desenho técnico: simbologias e normas ABNT. Materiais e instrumentos de desenho. Noções de Geometria descritiva. Desenho arquitetônico. Desenho topográfico. Perspectivas. Uso de materiais nas construções rurais. Projeto e orçamento de instalações rurais. Resistência dos materiais. Instalações elétricas e hidráulico-sanitárias. Planejamento na utilização da energia elétrica no meio rural.

Ementa

Vetores. Equilíbrio. Cinemática. Dinâmica. Mecânica de rotação. Hidrostática. Hidrodinâmica. Teoria cinética. Termodinâmica. Eletrostática. Eletrodinâmica. Magnetismo. Óptica.

Ementa

Estudo de célula. Principais técnicas em Histologia. Organização do corpo vegetal. Anatomia e morfologia de órgãos vegetativos: raiz, caule e folhas; Anatomia e morfologia de órgãos reprodutivos: flor, fruto e sementes. Reprodução.

Ementa

A natureza da ciência e da pesquisa. A produtividade do conhecimento científico. Projeto de pesquisa e seus componentes. Normas da ABNT. Abordagem de pesquisa (quantitativa e qualitativa), propósito da pesquisa (exploratória, explicativa e descritiva) e procedimentos de pesquisa (diferentes métodos).

Ementa

Origem e formação do solo. Fatores e processos de formação do solo. Perfil do solo. Tipos de formação do solo.  Horizontes diagnósticos. Composição química e mineralógica do solo. Natureza do solo e fundamentos do seu comportamento físico. Textura do solo. Estrutura do solo. Espaço poroso do solo. Consistência do solo. Água no solo. Potencial da água no solo. Movimento da água no solo. Aeração do solo e crescimento de plantas. Temperatura do solo.

Ementa

Estrutura dos compostos orgânicos. Estudo das funções e suas reações. Proteínas. Enzimas. Coenzimas. Mecanismo de ação enzimático. Geração de armazenamento de energia metabólica. Bioenergética. Metabolismo. Glicólise, gliconeogênese e vias das pentoses-fosfato; Princípios de regulação metabólica; Ciclo do ácido cítrico; Catabolismo de ácidos graxos; Oxidação de aminoácidos e produção de uréia; Fosforilação oxidativa e fotofosforilação.

Ementa

Introdução. Nomenclatura botânica. Sistemas de classificação. Chaves analíticas para identificação. Identificação e caracteres gerais das fanerógamas. Herborização. Fitogeografia. Conceitos ecológicos. Ecossistemas. Fluxo de energia. Comunidades animais e vegetais. Biodiversidade. Noções de conservação ambiental. Conceito, origem e histórico dos sistemas integrados de produção. Sistemas de ILPF e suas aplicações. Consorciação de espécies em SIPAs. Importância econômica, social e ambiental dos SIPAs. Elaboração do projeto de sistemas integrados de produção agropecuária.

Ementa

Princípios básicos de Cartografia. Escalas. Sistemas de Referência. Projeções cartográficas. Planimetria, Altimetria. Planialtimétria. Produtos de Sensoriamento Remoto. Geoprocessamento e Georreferenciamento. Sistemas de Informações Geográficas. Topografia aplicada ao georreferenciamento. Normas e legislações. Noções de aerofotogrametria e fotointerpretação. Aparelhos de precisão. GPS. Sistema de informações geográficas.

Ementa

Ética e moral. Ética Profissional. Cidadania e Direitos humanos. Políticas Públicas: Educação, Habitação, Saneamento, Saúde, Transporte, Segurança, Defesa e Ambientais. Sustentabilidade e meio ambiente. Desafios e Tendências da Responsabilidade Social e Ambiental.

Ementa

Introdução à Fisiologia Vegetal. Fotossíntese. Respiração. Assimilação do nitrogênio. Relações hídricas. Transporte de solutos orgânicos. Desenvolvimento vegetativo. Crescimento e Desenvolvimento; Hormônios e fitorreguladores; Fisiologia do movimento. Fotomorfogênese. Floração. Reprodução. Germinação. Dormência de sementes.

Ementa

Conceitos básicos de fertilidade do solo. Elementos essenciais as plantas. Macronutrientes e micronutrientes no solo. Matéria orgânica do solo. Transporte de nutrientes no solo. Reação do solo. Correção da acidez do solo. Avaliação da fertilidade do solo. Recomendação de fertilizantes inorgânicos e orgânicos.

Ementa

Elementos e fatores meteorológicos e do clima. Temperatura do ar e do solo. A água na biosfera. Ventos e sua importância na agricultura. Fenômenos climáticos adversos à agricultura. Previsão do tempo e clima aplicados a agricultura. Balanço hídrico. Zoneamento Agroclimático. Bacias hidrográficas. Ciclo hidrológico. Água subterrânea. Gestão de recursos hídricos. Planejamento e utilização de bacias hidrográficas.  Aspectos técnicos relacionados ao planejamento e manejo integrados dos recursos.

Ementa

Introdução e importância da genética na Agropecuária. Genética molecular. Base citológica da genética. O material genético. Mendelismo. Modificações da segregação mendeliana. Herança do sexo. Mutação. Genética das populações. Introdução ao melhoramento de plantas. Evolução das espécies cultivadas e reprodução de plantas cultivadas. Variabilidade genética e o melhoramento de plantas. Bases genéticas do melhoramento de plantas. Melhoramento de plantas autógamas. Melhoramento de plantas alógamas. Melhoramento de plantas de reprodução assexuada. Melhoramento visando resistência a doenças, insetos e condições adversas. Método dos retrocruzamentos. Avaliação, registro, proteção, lançamento e produção de sementes de variedades melhoradas.

Ementa

Diversidade e evolução animal. Código de Nomenclatura Zoológica. Aschelminthes. Platyhelminthes. Moluscos. Anelídeos. Artrópodes. Chordata.

Ementa

Importância e características gerais dos insetos. Morfologia externa dos insetos. Morfologia interna e fisiologia. Reprodução e desenvolvimento. Ecologia de insetos. Coleção entomológica. Taxonomia: principais Ordens e Famílias de importância agronômica. Generalidades sobre pragas agrícolas. Controle de pragas. Pragas das hortaliças. Pragas das frutíferas. Pragas de culturas anuais. Pragas de culturas perenes. Pragas de produtos armazenados. Pragas de espécies florestais. Classificação: toxicidade, natureza química e modo de ação de inseticidas. Receituário agronômico de inseticidas. Tecnologia de aplicação de inseticidas: segurança individual e coletiva.

Ementa

Introdução à mecanização agrícola. Componentes de máquinas agrícolas. Fontes de potência. Motores de combustão interna e externa. Máquinas e implementos para preparo do solo, adubação, semeadura, cultivo, aplicação de defensivos, colheita e transporte. Seleção e uso de máquinas agrícolas. Máquinas para colheita e acondicionamento de plantas forrageiras. Máquinas para preparo e misturas de rações. Equipamentos de ordenha mecanizada. Custo operacional de máquinas e equipamentos. Manutenção e manejo de máquinas. Segurança no trabalho com máquinas agrícolas.

Carga Horária: 80h

Ementa

Conceitos básicos de estatística. Representação gráfica de dados. Medidas de posição e dispersão; números índices; regressão e correlação linear; probabilidade. Planejamento Experimental. Análise da Variância. Testes de hipóteses. Testes F e t. Delineamento experimental. Análise de ensaios inteiramente causalizados, blocos causalizados, fatoriais e parcelas subdivididas. Testes de significância. Análise e Interpretação dos resultados de experimentos agrícolas.

Carga Horária: 80h

Ementa

Sociologia e a questão agrária, agrícola e social no Brasil. Estrutura social e mudanças no meio rural. Movimentos sociais. A extensão rural como meio de desenvolvimento da agropecuária. Enfoque difusionista, sistêmico e participativo da extensão rural. Métodos de extensão rural. A agricultura familiar. Organização das comunidades rurais. Comunicação no meio rural. Modelos de Comunicação.

Ementa

Fundamentos de hidráulica agrícola. Princípios básicos de hidrostática e hidrodinâmica; captação de água para irrigação. Escoamento em condutos forçados; Escoamento em condutos livres; Hidrometria. Máquinas hidráulicas.

Ementa

Doenças das plantas. Sintomatologia de doenças de plantas. Ciclo das relações patógeno x hospedeiro; Grupos de organismos fitopatogênicos; Sistemas de classificação de doenças de plantas; Princípios gerais de controle de doenças de plantas; Mecanismo de defesa de plantas a patógenos; Variabilidade de agentes fitopatogênicos. Métodos de diagnóstico de doenças de plantas. Controle de doenças de plantas. Doenças das hortaliças. Doenças das frutíferas. Doenças de culturas anuais. Doenças de culturas perenes. Doenças de espécies florestais. Patologia e tratamento de sementes. Classificação: toxicidade, natureza química e modo de ação de fungicidas. Receituário agronômico de fungicidas. Tecnologia de aplicação de fungicidas: segurança individual e coletiva.

Ementa

Introdução à aptidão, manejo e conservação do solo. Erosão. Tolerância e perda de solo. Práticas de conservação do solo e da água. Predição de perda de solo e da água. Planejamento conservacionista. Sistema de avaliação da aptidão agrícola das terras. Indicadores de sustentabilidade e custo ambiental da degradação do solo.

Ementa

Sistemas de produção das culturas agrícolas: Soja, Feijão, Mandioca, Algodão e Fava.  no que se refere aos aspectos da ecofisiologia, origem e importância, exigências nutricionais, adubação e calagem, preparo do solo, escolha de cultivar, semeadura, manejo e tratos culturais e manejo e colheita.

Ementa

Introdução ao estudo de irrigação. Sistema água-solo-planta-atmosfera. Infiltração de água no solo. Qualidade da água de irrigação. Principais sistemas de irrigação. Fertirrigação. Fundamentos de Drenagem.

Ementa

O conceito antropológico de cultura. As relações entre indivíduo sociedade-natureza e a produção do conhecimento e da cultura. Abordagens psicossociais do ser humano. Alteridade. Sociodiversidade e Multiculturalismo: influência e Cultura afro-brasileira, africana e indígena. Diversidade e inclusão: violência, tolerância/intolerância, inclusão/exclusão, sexualidade, relações de gênero e relações étnico-raciais. Abordagens psicossociais do ser humano.

Ementa

Bovinocultura, Avicultura, Caprinocultura e Suinocultura: Introdução. Importância econômica. Características anatômicas e fisiológicas comparadas. Comportamento e bem-estar animal. Manejo reprodutivo. Aspectos gerais de nutrição. Produção animal 4.0.

Ementa

Conceitos gerais em nutrição de plantas. Critérios de essencialidade. Composição relativa das plantas. Absorção iônica radicular e foliar. Macro e Micronutrientes: disponibilidade no solo, absorção, translocação, redistribuição e participação no metabolismo vegetal. Elementos tóxicos. Sintomatologia de carências e excessos nutricionais. Relação entre nutrição mineral, doenças e pragas. Avaliação do estado nutricional das plantas. Ensaio em solução nutritiva.

Ementa

Princípios sobre a produção de sementes e grãos quanto a Produção, Colheita, Secagem, Beneficiamento, Armazenamento, Avaliação da qualidade e Embalagem.

Ementa

Sistemas de produção das culturas agrícolas: Sorgo, Trigo, Cana-de-açúcar, Arroz, Milho no que se refere aos aspectos da ecofisiologia, origem e importância, exigências nutricionais, adubação e calagem, preparo do solo, escolha de cultivar, semeadura, manejo e tratos culturais e manejo e colheita.

Ementa

Conceito de mercado. Estruturas de mercado. Análise de arranjos produtivos locais. Papel da inovação na sustentabilidade competitiva. Introdução à comercialização de produtos agropecuários. Análise fundamentalista e grafista. Margem de comercialização da cadeia produtiva do agronegócio. Mercados futuros e de Opções. Bolsa de Mercadorias. Planejamento e estratégias de comercialização no agronegócio. Margem de esmagamento e internalização de preços.

Ementa

Biologia de plantas daninhas. Estratégias evolutivas e sucessão ecológica. Classificação das plantas daninhas. Mecanismos de reprodução e dispersão. Banco de sementes de plantas daninhas em áreas agrícolas. Identificação e sistemática das plantas daninhas.  Métodos de controle.  Resistência de plantas daninhas aos herbicidas. Classificação: toxicidade, natureza química e modo de ação de herbicidas. Receituário agronômico de herbicidas. Tecnologia de aplicação de herbicidas: segurança individual e coletiva.

Ementa

Fundamentos de fruticultura. Frutificação. Planejamento e implantação de viveiros e pomares. Propagação de plantas frutíferas. Sistema de produção das principais frutíferas de importância econômica regional. Frutíferas nativas de interesse regional.

Ementa

Fundamentos da Forragicultura. Estudo das principais espécies forrageiras quanto a fisiologia e nutrição mineral; Formação de pastagens; Manejo de pastagens; Pragas das pastagens; Recuperação e melhoramento de pastagens; Silagem, ensilagem e silos; Feno e fenação.

Ementa

Experiência pré-profissional, no âmbito de empresa de produção agropecuária ou agroindustrial, instituição de ensino, pesquisa ou extensão, ampliando a formação profissional em uma ou mais áreas de trabalho.

Ementa

Processos de conservação de alimentos e matéria prima de origem animal e vegetal; indústria de alimentos de origem animal e vegetal; microbiologia de alimentos de origem animal e vegetal; Elaboração de conservas. Tecnologia de Processamento de cereais e seus derivados, de frutas e seus derivados. Tecnologia de Processamento de carnes e seus derivados, de ovos, de pescado e seus derivados, do leite e seus derivados. Legislação e controle de qualidade de alimentos de origem animal e vegetal.

Ementa

Princípios da olericultura. Importância socioeconômica das hortaliças. Planejamento e instalação de hortas. Produção de hortaliças em ambiente protegido. Sistema de produção das principais famílias olerícolas: Cucurbitaceaes, Solanaceaes, Aliaceae, Brassicaceae,  Fabaceae, Rosaceae, Quenopodiaceae, Apiaceae e Chicoreaceae.

Disciplina Eletiva

Ementa

Elaboração de projeto de trabalho de conclusão de curso no que diz respeito a Definição do Tema; Definição dos objetivos de pesquisa; Estrutura do Projeto; Metodologia da Pesquisa; Cronograma e Orçamento.

Ementa

Experiência pré-profissional, no âmbito de empresa de produção agropecuária ou agroindustrial, instituição de ensino, pesquisa ou extensão, ampliando a formação profissional em uma ou mais áreas de trabalho.

Competências e Habilidades

Formação profissional em campos de conhecimento específicos de interesse do estagiário;

Conviver, compreender, analisar e intervir na realidade de sua formação profissional;

Realizar uma autoavaliação de sua preparação para atuar no mercado de trabalho, identificando potenciais de conhecimento em sua formação.

Ementa

Noções básicas sobre microcomputadores. Elementos de sistemas operacionais, programação e redes de computadores. Programas e Algoritmos Aplicados às Ciências Agrárias. Conceitos e princípios de inovação. Negócios digitais no agronegócio.  Conectividade no campo. Uso das tecnologias digitais na agricultura e pecuária. Biotecnologia aplicada ao agronegócio. Novas tecnologias utilizadas no agronegócio.

Ementa

Noções básicas sobre microcomputadores. Elementos de sistemas operacionais, programação e redes de computadores. Programas e Algoritmos Aplicados às Ciências Agrárias. Conceitos e princípios de inovação. Negócios digitais no agronegócio.  Conectividade no campo. Uso das tecnologias digitais na agricultura e pecuária. Biotecnologia aplicada ao agronegócio. Novas tecnologias utilizadas no agronegócio.

Ementa

Empreendedorismo: principais conceitos e características. A gestão empreendedora e suas implicações para as organizações. O papel e a importância do comportamento empreendedor nas organizações. O perfil dos profissionais empreendedores nas organizações. A busca de oportunidades dentro e fora do negócio. A iniciativa e tomada de decisão. A gestão empreendedora de pessoas nas organizações.

Ementa

Introdução à logística agroindustrial e conceitos relacionados. O papel da logística na economia e na comercialização. Transporte e armazenamento de produtos agrícolas. Mercado de fretes de produtos nos agronegócios. Intermodalidade. Políticas de transporte. Logística reversa aplicada ao segmento agroindustrial. Defesa sanitária e Legislação Federal de Agrotóxicos e Afins: uso adequado, transporte e armazenagem.

Ementa

Elaboração de trabalho de trabalho de conclusão de curso no que diz respeito a Coleta de dados. Análise e tratamento dos dados. Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso.