Administração

Você aprende, na prática, como obter um raciocínio crítico e rápido para a tomada de decisão.

O curso de Administração da Unibalsas – Faculdade de Balsas foi concebido respeitando os valores de mercado, humanísticos e éticos envolvidos no ensino e no aprendizado crítico, participativo e criativo, tendo a efetiva valorização do profissional e seu ambiente como meta máxima.

A nova dinâmica da realidade sócio-econômica mundial e nacional pautou a conformação da grade curricular e dos correspondentes conteúdos programáticos, na medida em que se contemplou a realidade das relações humanas no mercado de trabalho e as formas de distribuição física de bens tangíveis e intangíveis, através dos canais de distribuição e as suas múltiplas relações intrínsecas e extrínsecas, num contexto globalizado, visando atender as necessidades organizacionais no desenvolvimento local, regional, nacional e internacional.

A finalidade do curso é a de formar profissionais que busquem a interação de seus conhecimentos de gestão para desenvolver ações e práticas demandadas por um mercado com características fortemente competitivas, valorizando a reflexão, a busca de inovações e criando caminhos próprios que possam suprir as restrições situacionais observados os princípios da ética profissional nos processos operacionais e decisórios.

Com a convicção que tais orientações só se tornarão factíveis através do aprofundamento dos conceitos que orientam a prática profissional, estruturou-se a grade curricular de forma a privilegiar e aprofundar os conteúdos críticos muito mais do que tratá-los de forma superficial, na firme crença que o dever da escola é de criar sólidas bases para a evolução integral de seus alunos.

Denominação:
Graduação em Administração


Grau conferido:
Bacharel em Administração


Duração do curso:
4 anos


Modalidade:
Presencial


Regime:
Seriado Semestral


Carga horária:
3.360 horas


Turno:
Noturno


Investimento:
R$ 749,18*
*Valor com desconto de 6% para pagamento até a data de vencimento, exceto matrícula.
As parcelas da semestralidade, subsequentes a primeira e até a última, poderão ter seu valor corrigido ou reajustado em conformidade com a legislação aplicável e no prazo por ela previsto.

A missão acadêmica de formar profissionais da área de administração impõe um repensar das práticas e metodologias tradicionais face às exigências epistemológicas dos novos tempos.

A visão funcionalista, calcada em pressupostos cartesiano-positivistas, que serviu como arcabouço teórico do pensar administrativo das primeiras décadas do século passado deve, forçosamente, ser substituída por uma postura que reflita os novos paradigmas organizacionais, direcionados à nova realidade vivenciada pela sociedade moderna.

Dentro desta visão integradora de conteúdos, o curso de Administração elegeu como seus preceitos ontológicos, orientadores da ação pedagógica do seu corpo docente, os seguintes objetivos:

•    Formar profissionais adequados à realidade nacional e regional, capazes, contudo, de adequar-se a dinâmica das mudanças de contexto social-político-econômico-cultural e que possuam sólidos conhecimentos técnicos associados a um conjunto de habilidades humanas, capazes de atuar junto aos diversos tipos de organizações existentes;

•    Formar profissionais que possuam elevado nível de flexibilidade e que possam atuar no âmbito do processo de globalização que, sendo ainda uma incógnita no sentido do encontro de culturas através da expansão mundial dos negócios, com queda de fronteiras nacionais com o advento de mercados comuns e a extraordinária velocidade de desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação, exigirá administradores aptos a avaliar e decidir em ambientes de incertezas;

•    Formar profissionais empreendedores, que atuem como multiplicadores dos esforços internos nas organizações as quais pertençam, ao mesmo tempo em que tenham a capacidade de iniciar novos negócios, desbravando mercados, avaliando e assumindo os riscos necessários ao sucesso dos empreendimentos;

•    Formar profissionais dotados de sólidos valores morais e éticos, cônscios de suas responsabilidades profissionais e sociais;

•    Formar profissionais com mentalidade analítica e crítica dos fenômenos organizacionais, capazes de visualizar e propor soluções estruturadas e inovadoras aos complexos problemas inerentes as organizações modernas;

•    Formar profissionais hábeis na condução de equipes de trabalho e que possam atuar, com sucesso, na solução de conflitos interpessoais, no estabelecimento de objetivos e na definição de estratégias comuns aos seus integrantes;

•    Formar profissionais que tenham como objetivos permanentes o autodesenvolvimento e a autoaprendizagem.

Ementa:

Conceituações e proposições em administração. Princípios e elementos da administração: planejamento, organização, direção e controle O papel, perfil, competências, habilidades e atitudes do administrador. Processos administrativos. Os novos paradigmas da administração. Gerenciamento das mudanças e impacto das modernas ferramentas de gestão na competitividade empresarial.

Ementa:

Razão e proporção. Números Proporcionais e suas grandezas, direta e inversamente proporcional. Regra de três simples e composta. Porcentagem. Produto cartesiano. Funções: afim, demanda, oferta, custo, receita e lucro. Preço de equilíbrio de mercado. Funções elementares (do primeiro grau, segundo grau, modular, exponencial, logarítmica e trigonométrica). Noções de limites e derivadas.

Ementa:

Princípios Fundamentais do Direito Empresarial. Princípio da função social da empresa. Condições para o exercício da atividade empresarial. Obrigações genéricas do empresário individual e da sociedade empresária. Sociedades empresárias: sociedade limitada e sociedade anônima. Noções gerais de direito falimentar: recuperação judicial, recuperação extrajudicial e falência. Sistema tributário nacional: microempresa e empresa de pequeno porte. Planejamento tributário com base na viabilidade empresarial em relação com o sistema normativo cabível. Contratos mercantis: compra e venda, mandato, mútuo e fiança mercantil, franquia, alienação fiduciária e arrendamento mercantil. Títulos de crédito: letra de câmbio, nota promissória, cheque e duplicata mercantil.

Ementa:

Administrador: conceitos e origens. Administrador e suas responsabilidades. Conhecimento, competências e habilidades do administrador. O Perfil do administrador no Brasil. Setores de atuação do administrador. Campos de atuação  do administrador. A importância do administrador para desenvolvimento das organizações e a sociedade. Estrutura Organizacional: Influência da estrutura na eficiência da organização. Evolução do administrador 1.0, 2.0, 3.0, 4.0. O papel e o perfil do administrador do novo milênio.

Ementa:

Estudo da postura epistemológica em ambiente universitário. Conhecimentos relacionados ao conceito de EAD e a sua evolução, as rotinas e abordagens realizadas no ambiente de aprendizagem. Conhecimento da organização da faculdade. Concepção de língua e linguagem. A comunicação como um processo de interação dialógica. As concepções de leitura, compreensão de textos, suas estratégias e sua importância no processo da construção da comunicação. Tipologia textual: os gêneros discursivos em diferentes usos da linguagem. Estratégias de construção textual.

Ementa:

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Ementa:

Apresentar os princípios básicos da contabilidade geral a classificação do patrimônio, introdução à contabilidade de custos e os indicadores econômicos. Escrituração contábil. Operações com mercadorias. Balancetes. Apuração do resultado.

Ementa:

O valor do dinheiro no tempo. Sistemas de Capitalização Simples e Composta. Diferenças entre os Sistemas. Conceitos de Juros Simples e Compostos. Taxas e Descontos. Taxas Nominais e Reais – Efeito da Inflação. Fluxo de Caixa: Sobra e Necessidade de Capital de Giro. Custo de Capital. Valor Presente de um Fluxo de Caixa. Payback. Sistema de amortização. Matemática financeira e títulos de renda fixa certificados/recibos de depósitos bancários – CDB/RDB.

Ementa:

Sistema de recursos humanos na empresa, nos aspectos: recrutamento e seleção de pessoal. Avaliação de desempenho. Administração de cargos e salários. Sistema de compensação. Benefícios. Treinamento e desenvolvimento. Planejamento de carreira. Relações trabalhistas e higiene e segurança do trabalho.

Ementa:

Dinheiro (relações sociais e institucionais). Organização financeira. Uso do crédito. Controle Financeiro. Planilhas Eletrônicas. Poupança e Investimentos.  Direitos e Deveres do consumidor. Prevenção e proteção financeira.

Ementa:

A natureza da ciência e da pesquisa. A produtividade do conhecimento científico. Projeto de pesquisa e seus componentes. Normas da ABNT. Abordagem de pesquisa (quantitativa e qualitativa), propósito da pesquisa (exploratória, explicativa e descritiva) e procedimentos de pesquisa (diferentes métodos).

Ementa:

Conceitos básicos de estatística; séries estatísticas; representação gráfica de dados; medidas de tendência central e de posição; medidas de dispersão; números índices; regressão e correlação linear; probabilidade.

Ementa:

Introdução geral ao Direito do Trabalho. Fontes de Direito do Trabalho. Princípios gerais de Direito do Trabalho. Direitos Constitucionais Trabalhistas. Aplicação do Direito do Trabalho. Sujeitos da relação de emprego. Empregado. Empregador. Contrato de Trabalho. Elementos do Contrato de Trabalho. Onerosidade. Proteção ao Salário. Equiparação Salarial. Duração do Trabalho. Férias. Alteração do Contrato de Trabalho. Suspensão e interrupção do Contrato de Trabalho. Terminação do Contrato de Trabalho. Garantia e Estabilidade de Emprego. Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Direito Coletivo do Trabalho. Instrumentos Normativos Negociados. Direito de Greve. Previdência Social.

Ementa:

A busca da produtividade e de resultados competitivos. As diversas abordagens da administração: estruturalista – ampliando os horizontes da empresa, comportamental – dinamizando a empresa por meio das pessoas, desenvolvimento organizacional – empreendendo mudanças e renovação empresarial, tecnologia – ampliando as fronteiras da empresa. Gerenciamento das mudanças: ferramenta estratégica para as organizações.

Ementa:

Teoria da criação do conhecimento. A gestão do conhecimento, da inovação e da criatividade nas organizações. Gestão por Competência. Gestão de Mudança. Educação Corporativa. Inteligência competitiva organizacional. Métodos e técnicas de gestão do conhecimento.

Ementa:

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Ementa:

Evolução do conceito de marketing, natureza, objetivo.   Análise das oportunidades de marketing. Comportamento do mercado consumidor. Análise das estruturas dos mercados: produtor, revendedor, industrial e governamental. Segmentação de mercado.  Planejamento e desenvolvimento de estratégico de marketing: posicionamento, produto, desenvolvimento de novos produtos.  Pesquisa de marketing e o sistema de informação de marketing. Natureza, objetivo, método e aplicação da pesquisa mercadológica. Marketing de Serviços.

Ementa:

Estudos de conceitos básicos de Sistemas da Informação. Estudo da aplicação de SI nas organizações. Impacto dos SI nas organizações. Potencial estratégico dos SI para o negócio. Tendências e perspectivas do uso das Tecnologias da Informação nas organizações.

Ementa:

A Contabilidade de Custos, Financeira e Gerencial, Implantação de Sistemas de Custos, Princípios Contábeis Aplicados a Custo, Classificações e Nomenclaturas, Rateio dos Custos Indiretos Absorção Simples, Departamentalização e Atividades (ABC), Custo Fixo, Lucro e Margem de Contribuição, Limitações na Capacidade de Produção, Custeio Variável, Retorno sobre Investimento, Fixação do Preço de Venda, Relação Custo/Volume/Lucro.

Ementa:

Inovação, criatividade e invenção. Tipos de Inovação. Estratégias de Inovação. Cultura e clima organizacional da a Inovação. Modelos e processos na gestão da Inovação. Políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação. Sistemas de Inovação (Nacional e Regional). Instituições de apoio a Inovação. Startup definições. Idealização de Ideias (Desingn Thinking). Modelagem de Negócios (Business model canvas). Produto mínimo viável. Storytelling. Elevator Pitch.

Ementa:

Empreendedorismo: principais conceitos e características. A gestão empreendedora e suas implicações para as organizações. O papel e a importância do comportamento empreendedor nas organizações. O perfil dos profissionais empreendedores nas organizações. A busca de oportunidades dentro e fora do negócio. A iniciativa e tomada de decisão. A gestão empreendedora de pessoas nas organizações.

Ementa:

A função financeira da empresa e o papel do administrador financeiro, O ambiente operacional da empresa. Demonstrações financeiras. Administração do capital de giro. Risco e retorno: fundamentos. Fontes de recurso de curto prazo. Fontes de recursos de longo prazo. Custo e estrutura de capital. Análise de Investimentos. Alavancagem operacional, financeira e combinada. Ações e fundamentos da administração de carteiras (portfólios).

Ementa:

Fundamentos e conceito gestão da qualidade. Evolução da qualidade. Ferramentas da gestão da qualidade. Controle estatístico de processo. Custos da qualidade. Sistemas de gestão da qualidade. Auditoria da qualidade. Normas ISO.

Ementa:

Administração estratégica. Vantagem competitiva. O Processo da Administração Estratégica. Ferramentas estratégicas. Planejamento Estratégico. Análise de ambiente interno e externo. Formulação de estratégias. Implementação e acompanhamento estratégico.

Ementa:

O projeto do Business Plan. Sumário Executivo. Análise de mercado. Plano de Marketing. Plano Operacional. Plano Financeiro. Construção de cenários. Avaliação estratégica.

Ementa:

Ética e Moral. Ética Profissional. Cidadania e Direitos Humanos. Políticas Públicas: Educação, Habitação, Saneamento, Saúde, Transporte, Segurança, Defesa e Ambientais. Sustentabilidade e meio ambiente. Desafios e Tendências da Responsabilidade Social e Ambiental.

Ementa:

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Ementa:

Responsabilidades e objetivos da administração da produção. Estratégias da administração da produção. Processos de produção. Instalações industriais e arranjo físico. Tecnologias de produção. Planejamento do processo produtivo. Teorias da produção. Modelagem de problemas da produção. Investimentos financeiros na produção: planejamento e tomada de decisão. Administração da qualidade. Gerenciamento de projetos. Melhoria do desempenho: planejamento e indicadores.

Ementa:

Conceito de materiais e patrimônio. Dimensionamento e controle de estoques. Classificação e localização de materiais. Movimentação de materiais e transporte interno. Administração de compras. O papel da logística nas empresas. Enfoque sistêmico – logística integrada e cadeia total de suprimento. O conceito de custo total mínimo. Interface logística e marketing. Canais de distribuição. Nível de serviço. A logística na estrutura organizacional. Logística reversa.

Ementa:

Princípios Produtivos. Planejamento e Organização da Produção. Planejamento e a Organização da Logística. Identificando os Sistemas de Produção. Custos de Produção. Qualidade na Produção. Gestão, Controle e Tecnologias da Produção. Gestão, Controle e Tecnologias da Logística. Gestão da Manutenção. Interface da Produção com os setores Financeiros, Pessoas e Marketing. Plano Operacional.

Ementa:

Conceituação de Economia. Os grandes agregados econômicos. Economia Brasileira. Sistema Financeiro Nacional. Inflação. Problemas econômicos fundamentais. Ponto de equilíbrio operacional. Valor Econômico Adicionado (VEA). Indicativos de mercado. Microeconomia e macroeconomia. Teoria geral do comércio. Perspectivas futuras.

Ementa:

Compreensão dos procedimentos científicos a partir de um estudo de um problema da área do curso; desenvolvimento de habilidades relativas às diferentes etapas do processo de pesquisa; elaboração e apresentação do projeto de pesquisa.

Ementa:

O processo de ambientação do aluno com o mercado de trabalho. Roteiro e elaboração da proposta inicial do projeto da pesquisa de estágio e/ou protótipo de negócio.

Ementa:

Política do Comércio Exterior Brasileiro. Procedimentos Administrativos na Importação e Exportação. INCOTERMS. Habilitação e Acesso ao SISCOMEX. Tributação no Comércio Exterior. Logística Internacional. Acordos Comerciais.

Ementa:

Introdução à comunicação de marketing. Processo de comunicação integrada. Estratégias de comunicação do composto mercadológico. Instrumentos promocionais. Compreensão das técnicas e instrumentos de comunicação direta e online. Propaganda. Relações Públicas. Promoções de Vendas. Marketing Direto. Internet. Venda Pessoal. Patrocínio. Eventos. Boca a boca. Comunicação integrada na prática (mídias).

Ementa:

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Ementa:

Planejamento e projetos. Análise de mercado. Localização e tamanho. Análise econômica. Análise financeira. Aspectos de financiamento dos projetos e análise de viabilidade econômica.

Ementa:

Conhecimentos Contemporâneos; Comportamento Organizacional; Inglês; Libras – Língua Brasileira de Sinais; Gestão do Conhecimento; Tópicos em Administração

Ementa:

Compreensão dos procedimentos científicos a partir de um estudo de um problema da área do curso; desenvolvimento de habilidades relativas às diferentes etapas do processo de pesquisa; elaboração e apresentação do projeto de pesquisa.

Ementa:

Elaboração do Plano de Negócio e suas peculiaridades relativas à projeção financeira, mercadológica e a viabilidade econômica do projeto. Apresentação Oral de Resultados. Considerações finais.

Ementa:

Estudo da postura epistemológica em ambiente universitário. Aspectos referentes à vida universitária. Concepções de estudo e aprendizagem. Formas de relacionamento com o conhecimento. Órgãos deliberativos e de apoio acadêmico da Faculdade de Balsas. Regulamentações da Faculdade de Balsas e Curso.  Abordagem inicial das habilidades e hábitos de leitura. Introdução a aspectos referentes à elaboração de trabalhos acadêmicos e atividades de pesquisas e extensão.

Ementa:

Estudo da língua inglesa em sua estrutura básica, através de textos gerais. Atividades e fixação de estruturas básicas textuais. Prática escrita, frases coordenadas da área da administração. Elementos de gramática. Estratégia do processo de leitura aplicado à administração.

Ementa:

Introdução aos sistemas operacionais. Introdução ao uso de aplicações computacionais. Editores de texto. Editores de apresentação gráfica. Planilhas eletrônicas. Softwares de gerência de projetos. Sistemas de gerenciamento de banco de dados (modelos gráficos).

Ementa:

A qualidade da linguagem escrita e falada para os profissionais do curso. Formas de comunicação. Regras básicas para a correção de textos. Tipologia Textual. Leitura e produção de textos visando a desenvolver habilidades de elaboração de textos orais e escritos. Ênfase para técnicas de apresentação e produção de redação oficial – redação técnica, resumo, relatório e resenha. Os termos técnicos, neologismos e os formatos linguísticos profissionais.

Ementa:

Antecedentes históricos da administração. Conceituações e proposições em administração. Princípios e elementos da administração. Conceito de administração. O papel do administrador. Os novos paradigmas da administração. Modelos administrativos contemporâneos. Modelos emergentes. Redação Administrativa.

Ementa:

Razão. Proporção. Números Proporcionais. Grandeza diretamente e inversamente proporcional. Regra de três simples e composta. Porcentagem. Produto cartesiano. Funções: função afim, função demanda, função oferta, função custo, função receita e função lucro. Preço de equilíbrio de mercado. Função composta. Função do 1º grau. Gráfico da função do 1º Grau. Problemas envolvendo equações do 1º Grau. Função polinomial do 2º grau. Gráfico da função do 2º grau. Vértice da parábola. Problemas envolvendo equações do 2º Grau. Limites. 

Ementa:

Com base no Parecer CNE/CES n. 261/2006, compreende a integração e a socialização pessoal e profissional dos estudantes, que ocorre nos intervalos de 20 minutos por dia letivo (padrão da IES). A utilização dos intervalos como atividade acadêmica, além daquelas atividades que ocorrem em sala de aula, é uma prática consagrada na incorporação à hora escolar brasileira e se enraíza no próprio racionalismo pedagógico, fazendo parte da atividade educativa e formativa do estudante e do tempo de trabalho escolar efetivo, uma vez que, também nos intervalos, o estudante fica sobre a influência direta da Faculdade e do ambiente acadêmico institucional, no seu sentido amplo.

Ementa:

A busca da produtividade e de resultados competitivos. As diversas abordagens da administração: estruturalista – ampliando os horizontes da empresa, comportamental – dinamizando a empresa por meio das pessoas, desenvolvimento organizacional – empreendendo mudanças e renovação empresarial, tecnologia – ampliando as fronteiras da empresa. Novos paradigmas e tendências da administração.

Ementa:

A Economia como ciência. História do pensamento econômico, Sistema econômico Capitalista. teoria da determinação da renda nacional. Crescimento, desenvolvimento e distribuição de renda. Sistema monetário-financeiro. Inflação. Setor público. Políticas fiscal e monetária. Relações econômicas internacionais. Microeconomia: conceitos básicos e suas aplicabilidades. Demanda e oferta. Teoria do consumidor e da firma. Modelo de concorrência perfeita. Modelo de concorrência imperfeita. Determinação de preços dos fatores de produção.

Ementa:

A natureza da ciência e da pesquisa. A produtividade do conhecimento científico. Projeto de Pesquisa e seus componentes. Normas da ABNT. Técnicas de Pesquisa: análise documental, amostragem, coleta e análise de dados. Métodos de pesquisa em administração.

Ementa:

Apresentar os princípios básicos da contabilidade geral, a classificação do patrimônio, a introdução à contabilidade de custos e os indicadores econômicos. Escrituração contábil. Operações com mercadorias. Balancetes. Apuração do resultado.

Ementa:

Noções Gerais de Teoria Econômica, Macro Economia e Micro Economia. Fundamentos Filosóficos de Políticos da Economia. Evolução da Ciência Econômica. Definições da Economia: Escassez, Necessidades, Preço, Concorrência e Mercado. Abordagens Teóricas acerca dos Fenômenos Econômicos. Economia Brasileira: População, Emprego, Agricultura e Urbanização. Noções de Política Monetária. Déficit Público, Crescimento Econômico, Dívida Externa, Planos de Estabilização. A Globalização. Raízes e Postulados das Propostas Clássicas, Neoclássica e Keynesiana e sua Aplicabilidade ao Mundo Contemporâneo. A Crise da Economia Política. As Mudanças de Paradigma no Século XXI. Relações entre Economia e Direito.

Ementa:

Conceito de derivada: Aplicações  da taxa média de variação, regras de derivação. Funções marginais em economia, derivadas de ordem superior, derivação implícita e taxas  relacionadas. Aplicações das derivadas. Aplicações econômicas das derivadas. Conceito de integral: integrais indefinidas, métodos de integração, integrais definidas. Aplicações da integral definida em  negócios e  economia.  Funções de várias variáveis: derivadas parcias, aplicações das derivadas parciais. Integrais. Integrais duplas. Aplicações das integrais duplas.

Ementa:

Com base no Parecer CNE/CES n. 261/2006, compreende a integração e a socialização pessoal e profissional dos estudantes, que ocorre nos intervalos de 20 minutos por dia letivo (padrão da IES). A utilização dos intervalos como atividade acadêmica, além daquelas atividades que ocorrem em sala de aula, é uma prática consagrada na incorporação à hora escolar brasileira e se enraíza no próprio racionalismo pedagógico, fazendo parte da atividade educativa e formativa do aluno e do tempo de trabalho escolar efetivo, uma vez que, também nos intervalos, o aluno fica sobre a influência direta da Faculdade e do ambiente acadêmico institucional, no seu sentido amplo.

Ementa:

O valor do dinheiro no tempo  . Sistemas de Capitalização Simples e Composta. Diferenças enter os Sistemas. Conceitos de Juros Simples e Compostos. Taxas e Descontos. Taxas Nominais e Reais – Efeito da Inflação. Fluxo de Caixa: Sobra e Necessidade de Capital de Giro. Custo de Capital. Valor Presente de Um Fluxo de Caixa. Payback. Sistema de amortização. Matemática financeira e títulos de renda fixa certificados/recibos de depósitos bancários – CDB/RDB.

Ementa:

A ética de negócios como novo paradigma de gestão empresarial. Responsabilidade social da empresa: histórico e evolução. Responsabilidade social da empresa com os seus trabalhadores. Variáveis da responsabilidade social com o público interno. Políticas públicas da acessibilidade e da inclusão social. A inserção das pessoas com incapacidades no mercado de trabalho, na educação e na saúde. Sistema de colonização da África. A formação de quilombos no Brasil. Identidade negra. O negro na cultura afrodescendente. Intelectualidade negra. Movimento negro no Brasil. Desconstrução de conceitos e termos referente a cultura afrodescendente.

Ementa:

O indivíduo e a organização.  Cultura e Clima Organizacional.  Comportamento social. Conflitos Organizacionais.  Dinâmica organizacional.

Ementa:

Evolução do pensamento macroeconômico. Pensamento keynesiano. A demanda, a oferta e o equilíbrio. Teoria do consumidor: restrição orçamentária, curva de indiferença e preferências, valor utilidade. Teoria da firma: produção, custos, rendimentos e tecnologia. Estruturas de mercado. Variáveis macroeconômicas e mercados agregados. Determinação da renda e da demanda agregada. O mercado de bens e serviços. O mercado da moeda. O mercado externo. A política fiscal, monetária e cambial. Equilíbrio interno e externo. A oferta agregada. A inflação. O crescimento. O desemprego. Evolução do pensamento econômico.

Ementa:

Teoria do Direito Empresarial. Teoria dos Atos de Comércio e Teoria da Empresa. Princípio da função social da empresa. Condições para o exercício da atividade empresarial. Obrigações genéricas do empresário individual e da sociedade empresária. Sociedades empresárias: sociedade limitada e sociedade anônima. Noções gerais de direito falimentar: recuperação judicial, recuperação extrajudicial e falência. Sistema tributário nacional: microempresa e empresa de pequeno porte. Planejamento tributário com base na viabilidade empresarial em relação com o sistema normativo cabível. Contratos mercantis: compra e venda, mandato, mútuo e fiança mercantil, franquia, alienação fiduciária e arrendamento mercantil. Títulos de crédito: letra de câmbio, nota promissória, cheque e duplicata mercantil.

Ementa:

Com base no Parecer CNE/CES n. 261/2006, compreende a integração e a socialização pessoal e profissional dos estudantes, que ocorre nos intervalos de 20 minutos por dia letivo (padrão da IES). A utilização dos intervalos como atividade acadêmica, além daquelas atividades que ocorrem em sala de aula, é uma prática consagrada na incorporação à hora escolar brasileira e se enraíza no próprio racionalismo pedagógico, fazendo parte da atividade educativa e formativa do aluno e do tempo de trabalho escolar efetivo, uma vez que, também nos intervalos, o aluno fica sobre a influência direta da Faculdade e do ambiente acadêmico institucional, no seu sentido amplo.

Ementa:

Conceito, objetivo, divisão e métodos da psicologia. Síntese histórica. Fenômenos psíquicos, cognoscitivos, ativos e afetivos e seus reflexos nas relações interpessoais. Compreensão da personalidade no relacionamento humano e nos conflitos básicos da organização. A preservação do homem na organização. A psicologia como ciência. A conduta humana. Ajustamento psicossocial. O grupo humano. Comunicação inter-humana. Influência social. Motivação.  Liderança e chefia em perspectiva atual.

Ementa:

Fundamentos e conceito gestão da qualidade.  Evolução da qualidade. Ferramentas da gestão da qualidade. Controle estatístico de processo. Custos da qualidade. Sistemas de gestão da qualidade. Auditoria da qualidade. Normas ISO.

Ementa:

Evolução do conceito de marketing, natureza, objetivo.   Análise das oportunidades de marketing. Comportamento do mercado consumidor. Análise das estruturas dos mercados: produtor, revendedor, industrial e governamental. Segmentação de mercado.  Planejamento e desenvolvimento de estratégico de marketing: posicionamento, produto, desenvolvimento de novos produtos.  Pesquisa de marketing e o sistema de informação de marketing. Natureza, objetivo, método e aplicação da pesquisa mercadológica.

Ementa:

Introdução geral ao Direito do Trabalho. Fontes de Direito do Trabalho. Princípios gerais de Direito do Trabalho. Direitos Constitucionais Trabalhistas. Aplicação do Direito do Trabalho. Sujeitos da relação de emprego. Empregado. Empregador. Contrato de Trabalho. Elementos do Contrato de Trabalho. Onerosidade. Proteção ao Salário. Equiparação Salarial. Duração do Trabalho. Férias. Alteração do Contrato de Trabalho. Suspensão e interrupção do Contrato de Trabalho. Terminação do Contrato de Trabalho. Garantia e Estabilidade de Emprego. Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Direito Coletivo do Trabalho. Instrumentos Normativos Negociados. Direito de Greve. Previdência Social.

Ementa:

Conceitos básicos de estatística. Séries estatísticas. Representação gráfica de dados. Medidas de tendência central e de posição. Medidas de dispersão. Números índices. Regressão e correlação linear. Probabilidade.

Ementa:

Com base no Parecer CNE/CES n. 261/2006, compreende a integração e a socialização pessoal e profissional dos estudantes, que ocorre nos intervalos de 20 minutos por dia letivo (padrão da IES). A utilização dos intervalos como atividade acadêmica, além daquelas atividades que ocorrem em sala de aula, é uma prática consagrada na incorporação à hora escolar brasileira e se enraíza no próprio racionalismo pedagógico, fazendo parte da atividade educativa e formativa do aluno e do tempo de trabalho escolar efetivo, uma vez que, também nos intervalos, o aluno fica sobre a influência direta da Faculdade e do ambiente acadêmico institucional, no seu sentido amplo.

Ementa:

Conceito e fundamentos da Gestão de Vendas. Papel estratégico e planejamento da área de vendas. Previsão de vendas. Organização e operacionalização da equipe. Determinação das cotas de vendas. Demanda e potencial de mercado. Seleção, treinamento, dimensionamento, remuneração e avaliação da força de vendas. Ferramentas tecnológicas de apoio a vendas e relacionamento. Estrutura da gerência de força de vendas e remuneração dos vendedores.

Ementa:

A função financeira da empresa e o papel do administrador financeiro, O ambiente operacional da empresa. Demonstrações financeiras. Administração do capital de giro. Risco e retorno: fundamentos. Fontes de recurso de curto prazo. Fontes de recursos de longo prazo. Custo e estrutura de capital. Análise de Investimentos. Alavancagem operacional, financeira e combinada. Ações e fundamentos da administração de carteiras (portfólios).

Ementa:

Sistema de recursos humanos na empresa, nos aspectos: recrutamento e seleção de pessoal. Avaliação de desempenho. Administração de cargos e salários. Sistema de compensação. Benefícios. Treinamento e desenvolvimento. Planejamento de carreira. Relações trabalhistas e higiene e segurança do trabalho.

Ementa:

Introdução à contabilidade de custos, custos diretos, custos indiretos, custo de produção do período, custo da produção acabada no período e custo dos produtos vendidos, sistemas de acumulação de custos, métodos de custeio, sistemas de custeio, formação do preço de venda com base nos custos.

Ementa:

Introdução à comunicação de marketing. Processo de comunicação integrada. Estratégias de comunicação para atender os diferentes mercados onde a empresa está inserida. A comunicação e a marca.  Instrumentos promocionais. Compreensão das técnicas e instrumentos de comunicação direta com os clientes. O papel e tipologia de mídias: propaganda, relações públicas, promoções de vendas, marketing direto, internet, patrocínio e eventos.  Comunicação interna nas organizações.

Ementa:

Com base no Parecer CNE/CES n. 261/2006, compreende a integração e a socialização pessoal e profissional dos estudantes, que ocorre nos intervalos de 20 minutos por dia letivo (padrão da IES). A utilização dos intervalos como atividade acadêmica, além daquelas atividades que ocorrem em sala de aula, é uma prática consagrada na incorporação à hora escolar brasileira e se enraíza no próprio racionalismo pedagógico, fazendo parte da atividade educativa e formativa do aluno e do tempo de trabalho escolar efetivo, uma vez que, também nos intervalos, o aluno fica sobre a influência direta da Faculdade e do ambiente acadêmico institucional, no seu sentido amplo.

Ementa:

Conceitos de política e estratégia. Administração estratégica. Introdução planejamento estratégico organizacional. O processo de planejamento estratégico. Modelos de planejamento estratégico. Metodologia de formulação empresarial. Aspectos gerenciais da administração estratégica.

Ementa:

Conceito de materiais e patrimônio. Dimensionamento e controle de estoques. Classificação e localização de materiais. Movimentação de materiais e transporte interno. Administração de compras. O papel da logística nas empresas. Enfoque sistêmico – logística integrada e cadeia total de suprimento. O conceito de custo total mínimo. Interface logística e marketing. Canais de distribuição. Nível de serviço. A logística na estrutura organizacional. Logística reversa.

Ementa:

Análise, planejamento e controle financeiros de longo prazo. Administração financeira de longo prazo: ativos permanentes, investimentos e exigibilidades. Valor e orçamento de capital. Decisões de investimentos e avaliação de projetos. Modelos de precificação de ativos financeiros. Falência e concordata. Fusões e aquisições. Finanças internacionais. Tópicos avançados de finanças corporativas.

Ementa:

Conceitos de meio ambiente e desenvolvimento sustentável. História do pensamento ambiental. Política ambiental e responsabilidade social de empresas. Mapeamento de processos: ferramentas de levantamento. Elaboração, análise e avaliação de projetos socioambientais. Medidas de desempenho. Política de planejamento ambiental, conforme norma ISO 14000/ABNT. Licenciamento e avaliação de impactos ambientais. Riscos ambientais: análise e gerenciamento. Negociação e gestão de conflitos ambientais. Auditorias ambientais.

Ementa:

Conceitos básicos sobre sistemas de informação. Introdução à banco de dados. Processo gerencial e de decisão. Introdução ao COBIT. Sistemas ERP. Sistemas CRM. Sistemas de Apoio a Decisão.

Ementa:

Com base no Parecer CNE/CES n. 261/2006, compreende a integração e a socialização pessoal e profissional dos estudantes, que ocorre nos intervalos de 20 minutos por dia letivo (padrão da IES). A utilização dos intervalos como atividade acadêmica, além daquelas atividades que ocorrem em sala de aula, é uma prática consagrada na incorporação à hora escolar brasileira e se enraíza no próprio racionalismo pedagógico, fazendo parte da atividade educativa e formativa do aluno e do tempo de trabalho escolar efetivo, uma vez que, também nos intervalos, o aluno fica sobre a influência direta da Faculdade e do ambiente acadêmico institucional, no seu sentido amplo.

Ementa:

Sistemas produtivos. Administração estratégica da produção. Projetos em gestão da produção: projeto de bens e serviços, arranjo físico e localização industrial, tecnologia de processos, projeto e medida do trabalho. Planejamento e controle da produção. Melhoria da produção.

Ementa:

Planejamento e projetos. Análise de mercado. Localização e tamanho. Análise econômica. Análise financeira. Aspectos de financiamento dos projetos e análise de viabilidade econômica.

Ementa:

Conceito de estratégia organizacional. Evolução do pensamento estratégico moderno. O modelo competitivo de Michael Porter. Relações entre estratégia, tecnologia, estrutura e comportamento organizacional.  Análise de recursos e capacidade – cadeia de valor. Análise da qualidade do Negócio. Tipos de bases estratégicas. Fatores de competitividade. Estratégias competitivas & posicionamento Estratégico. Conceitos de inovação.

Ementa:

O processo de ambientação do aluno com o mercado de trabalho. Roteiro e elaboração da proposta inicial do pré-projeto da pesquisa de estágio.

Ementa:

Política do Comércio Exterior Brasileiro. Procedimentos Administrativos na Importação e Exportação. INCOTERMS. Habilitação e Acesso ao SISCOMEX. Tributação no Comércio Exterior. Logística Internacional. Acordos Comerciais.

Ementa:

Com base no Parecer CNE/CES n. 261/2006, compreende a integração e a socialização pessoal e profissional dos estudantes, que ocorre nos intervalos de 20 minutos por dia letivo (padrão da IES). A utilização dos intervalos como atividade acadêmica, além daquelas atividades que ocorrem em sala de aula, é uma prática consagrada na incorporação à hora escolar brasileira e se enraíza no próprio racionalismo pedagógico, fazendo parte da atividade educativa e formativa do aluno e do tempo de trabalho escolar efetivo, uma vez que, também nos intervalos, o aluno fica sobre a influência direta da Faculdade e do ambiente acadêmico institucional, no seu sentido amplo.

Ementa:

Introdução aos jogos de negócios. Revisão e integração dos conceitos utilizados na gestão empresarial: Custos fixos e variáveis, Contabilidade Gerencial (demonstrativos contábeis, planejamento financeiro e estrutura patrimonial), Finanças (índices econômicos financeiros e orçamentos), Custos industriais (custeio direto e custeio por absorção), Marketing (estratégias de preços, previsão de demanda, concessão de prazo para pagamento e desconto nas vendas), Produção (sistemas de produção, admissão ou demissão de pessoal, políticas de compra e estocagem da matéria-prima e escolha de ritmo de operação da empresa), Princípios de administração e engenharia econômica (investimento em imobilizado/substituição de equipamentos).

Ementa:

Perfil do empreendedor. Estudo dos mecanismos e procedimentos para criação de empresas.  Papel econômico e social das MPE’S no desenvolvimento do país. Sistemas de gerenciamento aplicados à pequenas empresa. Formação de preço e tendências do setor. Elaboração do Plano de negócio.

Ementa:

Casos reais de empresas; palestras técnicas em sala de aula para debater e discutir a gestão estratégica de negócios, inclusive agronegócios, vocação da região onde o curso é realizado. Envolverá a elaboração de um plano de ação envolvendo as diferentes disciplinas de formação obrigatória do curso.

Ementa:

Com base na disciplina escolhida pelo estudante, de acordo com as disponibilidades de oferta do semestre.

Ementa:

Técnicas de pesquisa: coleta e análise de dados. Elaboração do relatório final do estágio. Apresentação dos resultados em banca examinadora.

Ementa:

Com base no Parecer CNE/CES n. 261/2006, compreende a integração e a socialização pessoal e profissional dos estudantes, que ocorre nos intervalos de 20 minutos por dia letivo (padrão da IES). A utilização dos intervalos como atividade acadêmica, além daquelas atividades que ocorrem em sala de aula, é uma prática consagrada na incorporação à hora escolar brasileira e se enraíza no próprio racionalismo pedagógico, fazendo parte da atividade educativa e formativa do aluno e do tempo de trabalho escolar efetivo, uma vez que, também nos intervalos, o aluno fica sobre a influência direta da Faculdade e do ambiente acadêmico institucional, no seu sentido amplo.

Ementa:

Estudo da postura epistemológica em ambiente universitário. Aspectos referentes à vida universitária. Concepções de estudo e aprendizagem. Formas de relacionamento com o conhecimento. Órgãos deliberativos e de apoio acadêmico da Faculdade de Balsas. Regulamentações da Faculdade de Balsas e Curso.  Abordagem inicial das habilidades e hábitos de leitura. Introdução a aspectos referentes à elaboração de trabalhos acadêmicos e atividades de pesquisas e extensão.

Ementa:

Razão. Proporção. Números Proporcionais. Grandeza diretamente e inversamente proporcional. Regra de três simples e composta. Porcentagem. Produto cartesiano. Funções: função afim, função demanda, função oferta, função custo, função receita e função lucro. Preço de equilíbrio de mercado. Função composta. Função do 1º grau. Gráfico da função do 1º Grau. Problemas envolvendo equações do 1º Grau. Função polinomial do 2º grau. Gráfico da função do 2º grau. Vértice da parábola. Problemas envolvendo equações do 2º Grau. Limites.

Ementa:

Apresentar os princípios básicos da contabilidade geral, a classificação do patrimônio, a introdução à contabilidade de custos e os indicadores econômicos. Escrituração contábil. Operações com mercadorias. Balancetes. Apuração do resultado.

Ementa:

Antecedentes históricos da administração. Conceituações e proposições em administração. Princípios e elementos da administração. Conceito de administração. O papel do administrador. Os novos paradigmas da administração. Modelos administrativos contemporâneos. Modelos emergentes.

Ementa:

Estudo da língua inglesa em sua estrutura básica, através de textos gerais. Atividades e fixação de estruturas básicas textuais. Prática escrita, frases coordenadas da área da administração. Elementos de gramática. Estratégia do processo de leitura aplicado à administração.

Ementa:

Introdução aos sistemas operacionais. Introdução ao uso de aplicações computacionais. Editores de texto. Editores de apresentação gráfica. Planilhas eletrônicas. Softwares de gerência de projetos. Sistemas de gerenciamento de banco de dados (modelos gráficos).

Ementa:

Com base no Parecer CNE/CES n. 261/2006, compreende a integração e a socialização pessoal e profissional dos estudantes, que ocorre nos intervalos de 20 minutos por dia letivo (padrão da IES). A utilização dos intervalos como atividade acadêmica, além daquelas atividades que ocorrem em sala de aula, é uma prática consagrada na incorporação à hora escolar brasileira e se enraíza no próprio racionalismo pedagógico, fazendo parte da atividade educativa e formativa do aluno e do tempo de trabalho escolar efetivo, uma vez que, também nos intervalos, o aluno fica sobre a influência direta da Faculdade e do ambiente acadêmico institucional, no seu sentido amplo

Ementa:

A Economia como ciência. História do pensamento econômico, Sistema econômico Capitalista. teoria da determinação da renda nacional. Crescimento, desenvolvimento e distribuição de renda. Sistema monetário-financeiro. Inflação. Setor público. Políticas fiscal e monetária. Relações econômicas internacionais. Microeconomia: conceitos básicos e suas aplicabilidades. Demanda e oferta. Teoria do consumidor e da firma. Modelo de concorrência perfeita. Modelo de concorrência imperfeita. Determinação de preços dos fatores de produção.

Ementa:

Normas e regras da ABNT. Tipos de conhecimentos científicos. Estruturação técnica de trabalhos científicos apresentados na faculdade. Elaboração de projetos de pesquisa e extensão. Relatório de estágio e monografia científica. Métodos de pesquisa em administração.

Ementa:

Fundamentos da comunicação: Elementos essenciais e funções da linguagem. Fundamentos da comunicação na empresa. Eficiência da comunicação organizacional. Problemas de comunicação nas empresas. Linguagem empresarial. Normatividade na comunicação empresarial. Noções básicas de coerência e coesão textuais.  Comunicação dirigida na empresa: carta, memorando, ofício, circular, requerimento e comunicação de imprensa. Fornecer subsídios para que o futuro administrador possa se comunicar de forma clara e objetiva.

Ementa:

Empreendedorismo: principais conceitos e características. A gestão empreendedora e suas implicações para as organizações. O papel e a importância do comportamento empreendedor nas organizações. O perfil dos profissionais empreendedores nas organizações. A busca de oportunidades dentro e fora do negócio. A iniciativa e tomada de decisão. A gestão empreendedora de pessoas nas organizações.

Ementa:

Conceito de derivada: Aplicações  da taxa média de variação, regras de derivação. Funções marginais em economia, derivadas de ordem superior, derivação implícita e taxas  relacionadas. Aplicações das derivadas. Aplicações econômicas das derivadas. Conceito de integral: integrais indefinidas, métodos de integração, integrais definidas. Aplicações da integral definida em  negócios e  economia.  Funções de várias variáveis: derivadas parcias, aplicações das derivadas parciais. Integrais. Integrais duplas. Aplicações das integrais duplas.

Ementa:

A busca da produtividade e de resultados competitivos. As diversas abordagens da administração: estruturalista – ampliando os horizontes da empresa, comportamental – dinamizando a empresa por meio das pessoas, desenvolvimento organizacional – empreendendo mudanças e renovação empresarial, tecnologia – ampliando as fronteiras da empresa. Novos paradigmas e tendências da administração.

Ementa:

Com base no Parecer CNE/CES n. 261/2006, compreende a integração e a socialização pessoal e profissional dos estudantes, que ocorre nos intervalos de 20 minutos por dia letivo (padrão da IES). A utilização dos intervalos como atividade acadêmica, além daquelas atividades que ocorrem em sala de aula, é uma prática consagrada na incorporação à hora escolar brasileira e se enraíza no próprio racionalismo pedagógico, fazendo parte da atividade educativa e formativa do aluno e do tempo de trabalho escolar efetivo, uma vez que, também nos intervalos, o aluno fica sobre a influência direta da Faculdade e do ambiente acadêmico institucional, no seu sentido amplo.

Ementa:

Evolução do pensamento macroeconômico. Pensamento keynesiano. A demanda, a oferta e o equilíbrio. Teoria do consumidor: restrição orçamentária, curva de indiferença e preferências, valor utilidade. Teoria da firma: produção, custos, rendimentos e tecnologia. Estruturas de mercado. Variáveis macroeconômicas e mercados agregados. Determinação da renda e da demanda agregada. O mercado de bens e serviços. O mercado da moeda. O mercado externo. A política fiscal, monetária e cambial. Equilíbrio interno e externo. A oferta agregada. A inflação. O crescimento. O desemprego. Evolução do pensamento econômico.

Ementa:

Teoria do Direito Empresarial. Teoria dos Atos de Comércio e Teoria da Empresa. Princípio da função social da empresa. Condições para o exercício da atividade empresarial. Obrigações genéricas do empresário individual e da sociedade empresária. Sociedades empresárias: sociedade limitada e sociedade anônima. Noções gerais de direito falimentar: recuperação judicial, recuperação extrajudicial e falência. Sistema tributário nacional: microempresa e empresa de pequeno porte. Planejamento tributário com base na viabilidade empresarial em relação com o sistema normativo cabível. Contratos mercantis: compra e venda, mandato, mútuo e fiança mercantil, franquia, alienação fiduciária e arrendamento mercantil. Títulos de crédito: letra de câmbio, nota promissória, cheque e duplicata mercantil.

Ementa:

Conceito, objetivo, divisão e métodos da psicologia. Síntese histórica. Fenômenos psíquicos, cognoscitivos, ativos e afetivos e seus reflexos nas relações interpessoais. Compreensão da personalidade no relacionamento humano e nos conflitos básicos da organização. A preservação do homem na organização. A psicologia como ciência. A conduta humana. Ajustamento psicossocial. O grupo humano. Comunicação inter-humana. Influência social. Motivação.  Liderança e chefia em perspectiva atual.

Ementa:

O valor do dinheiro no tempo  . Sistemas de Capitalização Simples e Composta. Diferenças entre os Sistemas. Conceitos de Juros Simples e Compostos. Taxas e Descontos. Taxas Nominais e Reais – Efeito da Inflação. Fluxo de Caixa: Sobra e Necessidade de Capital de Giro. Custo de Capital. Valor Presente de Um Fluxo de Caixa. Payback. Sistema de amortização. Matemática financeira e títulos de renda fixa certificados/recibos de depósitos bancários – CDB/RDB.

Ementa:

A ética de negócios como novo paradigma de gestão empresarial. Responsabilidade social da empresa: histórico e evolução. Responsabilidade social da empresa com os seus trabalhadores. Variáveis da responsabilidade social com o público interno. Políticas públicas da acessibilidade e da inclusão social. A inserção das pessoas com incapacidades no mercado de trabalho, na educação e na saúde. Sistema de colonização da África. A formação de quilombos no Brasil. Identidade negra. O negro na cultura afrodescendente. Intelectualidade negra. Movimento negro no Brasil. Desconstrução de conceitos e termos referente à cultura afrodescendente.

Ementa:

Com base no Parecer CNE/CES n. 261/2006, compreende a integração e a socialização pessoal e profissional dos estudantes, que ocorre nos intervalos de 20 minutos por dia letivo (padrão da IES). A utilização dos intervalos como atividade acadêmica, além daquelas atividades que ocorrem em sala de aula, é uma prática consagrada na incorporação à hora escolar brasileira e se enraíza no próprio racionalismo pedagógico, fazendo parte da atividade educativa e formativa do aluno e do tempo de trabalho escolar efetivo, uma vez que, também nos intervalos, o aluno fica sobre a influência direta da Faculdade e do ambiente acadêmico institucional, no seu sentido amplo.

Ementa:

Evolução do conceito de marketing, natureza, objetivo.   Análise das oportunidades de marketing. Comportamento do mercado consumidor. Análise das estruturas dos mercados: produtor, revendedor, industrial e governamental. Segmentação de mercado.  Planejamento e desenvolvimento de estratégico de marketing: posicionamento, produto, desenvolvimento de novos produtos.  Pesquisa de marketing e o sistema de informação de marketing. Natureza, objetivo, método e aplicação da pesquisa mercadológica.

Ementa:

Introdução geral ao Direito do Trabalho. Fontes de Direito do Trabalho. Princípios gerais de Direito do Trabalho. Direitos Constitucionais Trabalhistas. Aplicação do Direito do Trabalho. Sujeitos da relação de emprego. Empregado. Empregador. Contrato de Trabalho. Elementos do Contrato de Trabalho. Onerosidade. Proteção ao Salário. Equiparação Salarial. Duração do Trabalho. Férias. Alteração do Contrato de Trabalho. Suspensão e interrupção do Contrato de Trabalho. Terminação do Contrato de Trabalho. Garantia e Estabilidade de Emprego. Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Direito Coletivo do Trabalho. Instrumentos Normativos Negociados. Direito de Greve. Previdência Social.

Ementa:

Conceitos básicos de estatística. Séries estatísticas. Representação gráfica de dados. Medidas de tendência central e de posição. Medidas de dispersão. Números índices. Regressão e correlação linear. Probabilidade.

Ementa:

Fundamentos e conceito gestão da qualidade.  Evolução da qualidade. Ferramentas da gestão da qualidade. Controle estatístico de processo. Custos da qualidade. Sistemas de gestão da qualidade. Auditoria da qualidade. Normas ISO.

Ementa:

O indivíduo e a organização.  Cultura e Clima Organizacional.  Comportamento social. Conflitos Organizacionais.  Dinâmica organizacional.

Ementa:

Com base no Parecer CNE/CES n. 261/2006, compreende a integração e a socialização pessoal e profissional dos estudantes, que ocorre nos intervalos de 20 minutos por dia letivo (padrão da IES). A utilização dos intervalos como atividade acadêmica, além daquelas atividades que ocorrem em sala de aula, é uma prática consagrada na incorporação à hora escolar brasileira e se enraíza no próprio racionalismo pedagógico, fazendo parte da atividade educativa e formativa do aluno e do tempo de trabalho escolar efetivo, uma vez que, também nos intervalos, o aluno fica sobre a influência direta da Faculdade e do ambiente acadêmico institucional, no seu sentido amplo.

Ementa:

Introdução à comunicação de marketing. Processo de comunicação integrada. Estratégias de comunicação para atender os diferentes mercados onde a empresa está inserida. A comunicação e a marca.  Instrumentos promocionais. Compreensão das técnicas e instrumentos de comunicação direta com os clientes. O papel e tipologia de mídias: propaganda, relações públicas, promoções de vendas, marketing direto, internet, patrocínio e eventos.  Comunicação interna nas organizações.

Ementa:

Conceito e fundamentos da Gestão de Vendas. Papel estratégico e planejamento da área de vendas. Previsão de vendas. Organização e operacionalização da equipe. Determinação das cotas de vendas. Demanda e potencial de mercado. Seleção, treinamento, dimensionamento, remuneração e avaliação da força de vendas. Ferramentas tecnológicas de apoio a vendas e relacionamento. Estrutura da gerência de força de vendas e remuneração dos vendedores.

Ementa:

A função financeira da empresa e o papel do administrador financeiro, O ambiente operacional da empresa. Demonstrações financeiras. Administração do capital de giro. Risco e retorno: fundamentos. Fontes de recurso de curto prazo. Fontes de recursos de longo prazo. Custo e estrutura de capital. Análise de Investimentos. Alavancagem operacional, financeira e combinada. Ações e fundamentos da administração de carteiras (portfólios).

Ementa:

Sistema de recursos humanos na empresa, nos aspectos: recrutamento e seleção de pessoal. Avaliação de desempenho. Administração de cargos e salários. Sistema de compensação. Benefícios. Treinamento e desenvolvimento. Planejamento de carreira. Relações trabalhistas e higiene e segurança do trabalho.

Ementa:

Introdução à contabilidade de custos, custos diretos, custos indiretos, custo de produção do período, custo da produção acabada no período e custo dos produtos vendidos, sistemas de acumulação de custos, métodos de custeio, sistemas de custeio, formação do preço de venda com base nos custos.

Ementa:

Com base no Parecer CNE/CES n. 261/2006, compreende a integração e a socialização pessoal e profissional dos estudantes, que ocorre nos intervalos de 20 minutos por dia letivo (padrão da IES). A utilização dos intervalos como atividade acadêmica, além daquelas atividades que ocorrem em sala de aula, é uma prática consagrada na incorporação à hora escolar brasileira e se enraíza no próprio racionalismo pedagógico, fazendo parte da atividade educativa e formativa do aluno e do tempo de trabalho escolar efetivo, uma vez que, também nos intervalos, o aluno fica sobre a influência direta da Faculdade e do ambiente acadêmico institucional, no seu sentido amplo.

Ementa:

Conceitos de política e estratégia. Administração estratégica. Introdução planejamento estratégico organizacional. O processo de planejamento estratégico. Modelos de planejamento estratégico. Metodologia de formulação empresarial. Aspectos gerenciais da administração estratégica.

Ementa:

Conceito de materiais e patrimônio. Dimensionamento e controle de estoques. Classificação e localização de materiais. Movimentação de materiais e transporte interno. Administração de compras. O papel da logística nas empresas. Enfoque sistêmico – logística integrada e cadeia total de suprimento. O conceito de custo total mínimo. Interface logística e marketing. Canais de distribuição. Nível de serviço. A logística na estrutura organizacional. Logística reversa.

Ementa:

Análise, planejamento e controle financeiros de longo prazo. Administração financeira de longo prazo: ativos permanentes, investimentos e exigibilidades. Valor e orçamento de capital. Decisões de investimentos e avaliação de projetos. Modelos de precificação de ativos financeiros. Falência e concordata. Fusões e aquisições. Finanças internacionais. Tópicos avançados de finanças corporativas.

Ementa:

Conceitos básicos sobre sistemas de informação. Introdução à banco de dados. Processo gerencial e de decisão. Introdução ao COBIT. Sistemas ERP. Sistemas CRM. Sistemas de Apoio a Decisão.

Ementa:

Conceitos de meio ambiente e desenvolvimento sustentável. História do pensamento ambiental. Política ambiental e responsabilidade social de empresas. Mapeamento de processos: ferramentas de levantamento. Elaboração, análise e avaliação de projetos socioambientais. Medidas de desempenho. Política de planejamento ambiental, conforme norma ISO 14000/ABNT. Licenciamento e avaliação de impactos ambientais. Riscos ambientais: análise e gerenciamento. Negociação e gestão de conflitos ambientais. Auditorias ambientais.

Ementa:

Com base no Parecer CNE/CES n. 261/2006, compreende a integração e a socialização pessoal e profissional dos estudantes, que ocorre nos intervalos de 20 minutos por dia letivo (padrão da IES). A utilização dos intervalos como atividade acadêmica, além daquelas atividades que ocorrem em sala de aula, é uma prática consagrada na incorporação à hora escolar brasileira e se enraíza no próprio racionalismo pedagógico, fazendo parte da atividade educativa e formativa do aluno e do tempo de trabalho escolar efetivo, uma vez que, também nos intervalos, o aluno fica sobre a influência direta da Faculdade e do ambiente acadêmico institucional, no seu sentido amplo.

Ementa:

Sistemas produtivos. Administração estratégica da produção. Projetos em gestão da produção: projeto de bens e serviços, arranjo físico e localização industrial, tecnologia de processos, projeto e medida do trabalho. Planejamento e controle da produção. Melhoria da produção.

Ementa:

Planejamento e projetos. Análise de mercado. Localização e tamanho. Análise econômica. Análise financeira. Aspectos de financiamento dos projetos e análise de viabilidade econômica.

Ementa:

Introdução aos jogos de negócios. Revisão e integração dos conceitos utilizados na gestão empresarial: Custos fixos e variáveis, Contabilidade Gerencial (demonstrativos contábeis, planejamento financeiro e estrutura patrimonial), Finanças (índices econômicos financeiros e orçamentos), Custos industriais (custeio direto e custeio por absorção), Marketing (estratégias de preços, previsão de demanda, concessão de prazo para pagamento e desconto nas vendas), Produção (sistemas de produção, admissão ou demissão de pessoal, políticas de compra e estocagem da matéria-prima e escolha de ritmo de operação da empresa), Princípios de administração e engenharia econômica (investimento em imobilizado/substituição de equipamentos).

Ementa:

Conceito de estratégia organizacional. Evolução do pensamento estratégico moderno. O modelo competitivo de Michael Porter. Relações entre estratégia, tecnologia, estrutura e comportamento organizacional.  Análise de recursos e capacidade – cadeia de valor. Análise da qualidade do Negócio. Tipos de bases estratégicas. Fatores de competitividade. Estratégias competitivas & posicionamento Estratégico. Conceitos de inovação.

Ementa:

O processo de ambientação do aluno com o mercado de trabalho. Roteiro e elaboração da proposta inicial do pré-projeto da pesquisa de estágio.

Ementa:

Com base no Parecer CNE/CES n. 261/2006, compreende a integração e a socialização pessoal e profissional dos estudantes, que ocorre nos intervalos de 20 minutos por dia letivo (padrão da IES). A utilização dos intervalos como atividade acadêmica, além daquelas atividades que ocorrem em sala de aula, é uma prática consagrada na incorporação à hora escolar brasileira e se enraíza no próprio racionalismo pedagógico, fazendo parte da atividade educativa e formativa do aluno e do tempo de trabalho escolar efetivo, uma vez que, também nos intervalos, o aluno fica sobre a influência direta da Faculdade e do ambiente acadêmico institucional, no seu sentido amplo.

Ementa:

Técnicas de pesquisa: coleta e análise de dados. Elaboração do relatório final do estágio. Apresentação dos resultados em banca examinadora.

Ementa:

Casos reais de empresas; palestras técnicas em sala de aula para debater e discutir a gestão estratégica de negócios, inclusive agronegócios, vocação da região onde o curso é realizado. Envolverá a elaboração de um plano de ação envolvendo as diferentes disciplinas de formação obrigatória do curso.

Ementa:

Perfil do empreendedor. Estudo dos mecanismos e procedimentos para criação de empresas.  Papel econômico e social das MPE’S no desenvolvimento do país. Sistemas de gerenciamento aplicados à pequenas empresa. Formação de preço e tendências do setor. Elaboração do Plano de negócio.

Ementa:

Com base no Parecer CNE/CES n. 261/2006, compreende a integração e a socialização pessoal e profissional dos estudantes, que ocorre nos intervalos de 20 minutos por dia letivo (padrão da IES). A utilização dos intervalos como atividade acadêmica, além daquelas atividades que ocorrem em sala de aula, é uma prática consagrada na incorporação à hora escolar brasileira e se enraíza no próprio racionalismo pedagógico, fazendo parte da atividade educativa e formativa do aluno e do tempo de trabalho escolar efetivo, uma vez que, também nos intervalos, o aluno fica sobre a influência direta da Faculdade e do ambiente acadêmico institucional, no seu sentido amplo.

Maria de Lourdes Nunes

Formação:

  • Mestrado profissional em Produção e Gestão Agroindustrial pela Universidade Anhanguera, UNIDERP;
  • Especialização em Administração de Empresas pela Soc. Civil Educação da Grande Dourados, SOCIGRAN;
  • Especialização em Gerência de Marketing pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS;
  • Graduação em Administração pela Faculdades Integradas de Navirai, FINAV;
  • Graduação em Relações Públicas pela Escola de Relações Públicas de Pernambuco, ESURP.

Contato:

E-mail: coord.administracao@unibalsas.edu.br
Telefone: (99) 3542-5500

Nome Titulação Currículo Lattes
Alan Mendes de Amorim Especialista Acessar
Anderson da Cunha Ramos Especialista Acessar
Camila Sousa da Silva Mestre Acessar
Cleidiane Cruz de Sousa Alves Especialista Acessar
Diego Nestor Soardi Andrada Mestre Acessar
Fábio Roberto Pillatt Doutor Acessar
Félix Valois de Queiroz Júnior Especialista Acessar
Halleyde Souza Ramalho Mestre Acessar
Jefferson Carvalho Barros Mestre Acessar
Jociel Ferreira Costa Mestre Acessar
Julio Cezar Beckman Vale Porto Especialista Acessar
Maria de Lourdes Nunes Mestre Acessar
Roger Muller Saraiva de Sousa Especialista Acessar