Agronegócio

Investindo no presente e lucrando no futuro.

O curso de Agronegócio da Faculdade de Balsas veio para formar profissionais que possam gerenciar organizações rurais e agroindustriais, capazes de preparar e conduzir integrar equipes para atuarem na produção, comercialização e maximização do lucro.

Além disso, o profissional de agronegócio formado pela Faculdade de Balsas terá habilidades e competências para entender questões relacionadas ao mercado e ao meio-ambiente, compreendendo de forma lógica e analítica fatores que priorizam a geração e a distribuição de riquezas, a cidadania, a ética e o respeito ao homem e ao meio ambiente.

Denominação:
Curso Superior de Tecnologia em Agronegócio


Grau conferido:
Tecnólogo em Agronegócio


Duração do curso:
3 anos


Modalidade:
Presencial


Regime:
Seriado Semestral


Carga horária:
2.600


Turno:
Noturno


Investimento:
R$ 699,66*
*Valor com desconto de 8% para pagamento até a data de vencimento, exceto matrícula.
As parcelas da semestralidade, subsequentes a primeira e até a última, poderão ter seu valor corrigido ou reajustado em conformidade com a legislação aplicável e no prazo por ela previsto.

O objetivo do curso de Agronegócio é formar profissionais críticos e competentes, capazes de compreender e intervir nas diferentes dimensões que compõem o cenário de sua atuação, realizando uma prática fundamentada em princípios éticos e humanísticos capazes de responderem aos constantes e profundos desafios e transformações da sociedade do conhecimento, de modo geral, e de forma específica, de atuarem eficiente e eficazmente na área do agronegócio regional e nacional.

Além disso, o curso pretende internalizar nos egressos, valores de responsabilidade social, justiça e ética profissional para a aplicação do conhecimento de formação técnica e científica para atuação junto à gestão das organizações rurais e agroindustriais.

São objetivos específicos do curso de Agronegócio:

  • Atender as necessidades regionais e locais de recursos humanos qualificados na área do agronegócio;
  • Formar profissionais capazes de enfocar os conceitos fundamentais relacionados com o agronegócio, do ponto de vista analítico e prático, considerando o cenário nacional e internacional;
  • Fornecer conhecimentos e metodologias adequadas à tomada de decisões em empresas agrícolas e agroindustriais;
  • Formar profissionais multidisciplinares, capazes de integrar equipes de trabalho com alto desempenho;
  • Capacitar os participantes em ferramentas de estudo e análise de decisão no cenário do agronegócio e das cadeias produtivas que o compõem;
  • Viabilizar aos empresários desse setor o acesso ao conhecimento, criando assim uma melhor visão das oportunidades que o mercado regional oferece, possibilitando a geração de empregos e renda e a uma ascensão profissional mais rápida;
  • Promover de maneira permanente a integração do curso com as empresas do setor local com vistas ao respeito ao meio ambiente, tendo como proposta a contribuição na promoção do desenvolvimento sustentável;
  • Desenvolver o espírito empreendedor e também descobrir novas aplicações para antigas atividades, despertando e instigando no aluno a criatividade e a busca de alternativas inovadoras;
  • Conhecer e analisar as atividades de produção animal e vegetal, compreender os problemas de demanda e propor inovações tecnológicas de produção e comercialização de produtos in natura.

Ementa:

Conceituação de Economia. Os grandes agregados econômicos. Economia Brasileira. Sistema Financeiro Nacional. Inflação. Problemas econômicos fundamentais. Projetos de integralização de associações de negócios. Ponto de equilíbrio operacional. Valor Econômico Adicionado (VEA). Indicativos de mercado. Microeconomia e macroeconomia. Teoria geral da firma. Perspectivas futuras.

Ementa:

Estudo da postura epistemológica em ambiente universitário. Aspectos referentes à vida universitária. Concepções de estudo e aprendizagem. Formas de relacionamento com o conhecimento. Órgãos deliberativos e de apoio acadêmico da Faculdade de Balsas. Regulamentações da Faculdade de Balsas e Curso.  Abordagem inicial das habilidades e hábitos de leitura. Introdução a aspectos referentes à elaboração de trabalhos acadêmicos e atividades de pesquisas e extensão.

Ementa:

Formas de comunicação. Leitura e produção de textos visando a desenvolver habilidades de elaboração de textos orais e escritos. Tipologia Textual. Ênfase para técnicas de apresentação e produção de redação oficial – redação técnica, resumo, relatório e resenha. A qualidade da linguagem escrita e falada para os profissionais do curso. Regras básicas para a correção de texto. Os termos técnicos, neologismos e os formatos linguísticos profissionais.

Ementa:

Fundamentos do agronegócio. A importância do agronegócio no mundo e no Brasil. Cooperativismo e Redes no agronegócio. Produtos agrícolas e mercados no agronegócio. Análise de mercados agrícolas. Gestão do agronegócio. Políticas agrícolas.

Ementa:

Teoria Geral da Administração. A visão global das áreas funcionais. Gerenciamento por Processos. Administração Japonesa. Aspectos contemporâneas da Administração. Ambiente das empresas rurais. O empresário rural; Caracterização e classificação das empresas rurais; Noções sobre Associativismo e Cooperativismo; Intervenção administrativa em empresas rurais; Planejamento e controle da produção; Noções de crédito rural.

Ementa:

Fundamentos da matemática. Aplicações à Economia. Ponto de equilíbrio. Definição e condição de existência. Propriedades Operatórias. Outras Funções Elementares. Conceitos gerais de juros simples. Juros compostos. Descontos. Inflação. Empréstimo para capital de giro. Reciprocidade bancária e taxa de over. Fluxo de caixa. Coeficiente de financiamento. Matemática financeira e estratégias comerciais de compra e venda.

Ementa:

Com base no Parecer CNE/CES n. 261/2006, compreende a integração e a socialização pessoal e profissional dos estudantes, que ocorre nos intervalos de 20 minutos por dia letivo (padrão da IES). A utilização dos intervalos como atividade acadêmica, além daquelas atividades que ocorrem em sala de aula, é uma prática consagrada na incorporação à hora escolar brasileira e se enraíza no próprio racionalismo pedagógico, fazendo parte da atividade educativa e formativa do estudante e do tempo de trabalho escolar efetivo, uma vez que, também nos intervalos, o estudante fica sobre a influência direta da Faculdade e do ambiente acadêmico institucional, no seu sentido amplo.

Ementa:

A função da Contabilidade. A representação contábil da empresa. Os relatórios contábeis. A contabilidade como instrumento de gestão empresarial. A Contabilidade Societária e a Contabilidade Gerencial. O Balanço Patrimonial – conceito de Ativo, Passivo, PL. a equação básica patrimonial, o significado dos grupos patrimoniais; os fatos patrimoniais. A demonstração do Resultado do Exercício – conceitos de Receitas e Despesas Operacionais e não Operacionais, a distribuição do lucro. O Ativo Imobilizado: principais grupamentos, conceitos e formas de avaliação: Depreciações, Exaustão e Amortizações. Equivalência Patrimonial. Noções de Correção Monetária Societária. Princípios Contábeis. Demonstração de Origens e Aplicações de Recursos, Demonstração das Mutações Patrimoniais. Finalidade do balanço patrimonial: conteúdo, forma de apresentação do balanço e técnicas de encerramento. Conceito e finalidade da demonstração de resultado do exercício: estrutura da DRE; principais componentes. Como apurar o lucro bruto e líquido; forma de apresentação.

Ementa:

Tipos de pastagens. Formação de pastagem. Preparação da área. Limpeza da área. Conservação do solo. Preparo do solo. Sementes. Métodos de semeadura. Plantio direto. Fatores que influenciam a formação de pastagens. Escolha e características das espécies.

Ementa:

A natureza da ciência e da pesquisa. A produtividade do conhecimento científico. Projeto de Pesquisa e seus componentes. Normas da ABNT. Técnicas de Pesquisa: análise documental, amostragem, coleta e análise de dados. Métodos de pesquisa em administração.

Ementa:

Fundamentos do Empreendedorismo. A gestão empreendedora e suas implicações para as organizações. O papel e a importância do comportamento empreendedor nas organizações. Intraempreenderosimo. A busca de oportunidades dentro e fora do negócio. A iniciativa e tomada de decisão. A gestão empreendedora de pessoas nas organizações.

Ementa:

Elementos essenciais as plantas. Propriedades físico-químicas do solo. Transporte de nutrientes no solo. Reação do solo. Correção da acidez do solo. Macronutrientes e micronutrientes no solo. Avaliação da fertilidade do solo. Recomendação de fertilizantes inorgânicos e orgânicos. Absorção iônica radicular e foliar. Adubação foliar. Avaliação do estado nutricional das plantas.

Ementa:

O direito de empresa como um ramo do direito civil. Princípios fundamentais do direito empresarial. Atividade empresarial. Conceito de empresário. Autônomo. Estabelecimento. Ponto comercial ou empresarial. Empresário e direitos de personalidade. Sociedade simples e sociedade empresária. Sociedade personificada e sociedade despersonificada. Sociedade de pessoas e sociedade de capitais. Empresa individual de responsabilidade limitada. Desconsideração da pessoa jurídica. Espécies societárias e suas características básicas: sociedade limitada, sociedade anônima, sociedade em nome coletivo, sociedade em comandita simples e sociedade em comandita por ações.

Ementa:

Integrar, através de uma atividade de projeto contextualizado, os conhecimentos desenvolvidos nas unidades curriculares do primeiro e segundo semestres do curso. Desenvolver habilidades de trabalho em grupo, comunicação oral e escrita, resolução de problemas, pensamento crítico, pensamento criativo, metodologia de desenvolvimento de projetos visando ao desenvolvimento das competências adquiridas por meio de aplicação em projetos referentes ao agronegócio.

Ementa:

Com base no Parecer CNE/CES n. 261/2006, compreende a integração e a socialização pessoal e profissional dos estudantes, que ocorre nos intervalos de 20 minutos por dia letivo (padrão da IES). A utilização dos intervalos como atividade acadêmica, além daquelas atividades que ocorrem em sala de aula, é uma prática consagrada na incorporação à hora escolar brasileira e se enraíza no próprio racionalismo pedagógico, fazendo parte da atividade educativa e formativa do aluno e do tempo de trabalho escolar efetivo, uma vez que, também nos intervalos, o aluno fica sobre a influência direta da Faculdade e do ambiente acadêmico institucional, no seu sentido amplo.

Ementa:

Fundamentos de custos. Classificação dos custos. Elementos de custos industriais. Aplicação de custos indiretos e diretos de fabricação. Problemas especiais de produção por ordem e da produção contínua. Produção conjunta. Custeio direto. Margem de contribuição. Análise custo- volume- lucro. Controle de custos. Custos Direto e Integral. Métodos de Custeio Padrão. Técnicas para formação de preços.

Ementa:

Fundamentos de Administração de Marketing. O sistema de marketing e o ambiente de marketing. Planejamento estratégico e o papel do marketing. Mensuração e previsão. Comportamento do consumidor. Vantagens da orientação ao cliente. A especialização dos papéis de compra. Valor para os consumidores. Influências no comportamento de compra. Processos mentais de decisão e motivação. Diferenças entre empresas/governos e consumidores individuais e vantagens do relacionamento com consumidores.

Ementa:

Cultura do milho, arroz e cana-de-açúcar: Origem. Distribuição geográfica e difusão. Situação das culturas no Mundo, no Brasil e no Maranhão. Botânica. Clima. Solo. Cultivares. Propagação. Plantio. Tratos culturais. Colheita.

Ementa:

Formação, estrutura e germinação de sementes. Processos de deterioração e vigor de sementes. Principais propriedades de grãos. Análise de sementes. Mecanismos de produção, colheita, beneficiamento, armazenamento e comercialização de grãos. Determinação de umidade e umidade de equilíbrio em grãos. Psicrometria. Pré-limpeza. Limpeza. Secagem. Tipos de secadores. Aeração de grãos.

Ementa:

O indivíduo e a organização. Comportamento humano. Personalidade, Ajustamento e produtividade. Comportamento social. Dinâmica organizacional. Desigualdade e exclusão social. Multiculturalismo.

Ementa:

Teoria da amostragem. Média e variância; correlação; ajustamento de dados; teoria do teste de hipóteses; representação de dados; tabelas e gráficos; medidas de tendência central; medidas de dispersão; medidas de assimetria; medidas de achatamento.  Noções de experimentação agrícola.

Ementa:

Com base no Parecer CNE/CES n. 261/2006, compreende a integração e a socialização pessoal e profissional dos estudantes, que ocorre nos intervalos de 20 minutos por dia letivo (padrão da IES). A utilização dos intervalos como atividade acadêmica, além daquelas atividades que ocorrem em sala de aula, é uma prática consagrada na incorporação à hora escolar brasileira e se enraíza no próprio racionalismo pedagógico, fazendo parte da atividade educativa e formativa do aluno e do tempo de trabalho escolar efetivo, uma vez que, também nos intervalos, o aluno fica sobre a influência direta da Faculdade e do ambiente acadêmico institucional, no seu sentido amplo.

Ementa:

Cultura da soja, algodão e feijão: Origem. Distribuição geográfica e difusão. Situação das culturas no Mundo, no Brasil e no Maranhão. Botânica. Clima. Solo. Cultivares. Propagação. Plantio. Tratos culturais. Colheita.

Ementa:

Fundamentos da Administração Financeira. Visão geral da administração do capital de giro. Métodos de dimensionamento do capital de giro. Administração de caixa. Administração de contas a receber. Administração de estoques. Decisões de investimento em condições de certeza. Decisões de investimento em condições de incerteza. O modelo de pacificação de ativos financeiros (CAPM). Noções fundamentais de mercado de capitais.

Ementa:

Introdução a Entomologia. Morfologia e Fisiologia dos insetos. Evolução e Ecologia dos insetos. Introdução a Fitopatologia. Sintomatologia de doenças. Relações patógeno-hospedeiro. Mecanismos de defesa das plantas. Classificação das doenças segundo processos interferidos (McNew). Epidemiologia. Ação do ambiente sobre doenças de plantas e diagnose da doença. Introdução a plantas daninhas. Biologia de plantas daninhas. Métodos de reprodução. Competição.

Ementa:

Mecânica aplicada. Tratores Agrícolas. Noções básicas de funcionamento de motores. Tipos de tração e mecanismos de transmissão. Máquinas e implementos agrícolas. Dimensionamento da frota de máquinas e implementos agrícolas. Adequação trator-implemento-máquina agrícola. Introdução à agricultura de precisão em máquinas agrícolas.

Ementa:

Estruturas de mercado. Diferentes arranjos produtivos locais. Papel da inovação na sustentabilidade competitiva. Conceito de mercado. Introdução à comercialização de produtos agropecuários. Análise fundamentalista e grafista. Margem de comercialização da cadeia produtiva do agronegócio. Mercados futuros e de Opções. Bolsa de Mercadorias. Planejamento e estratégias de comercialização no agronegócio. Margem de esmagamento e internalização de preços.

Ementa:

Noções fundamentais. Contrato individual de trabalho e Relação de trabalho Contratos especiais de trabalho. Alteração, suspensão e extinção de contrato. Jornada de trabalho. Proteção ao trabalho da mulher. Proteção ao trabalho do menor. Férias. Remuneração e salário. Normas complementares. FGTS. Segurança e saúde no trabalho. Aviso Prévio.

Ementa:

Integrar, através de uma atividade de projeto contextualizado, os conhecimentos desenvolvidos nas unidades curriculares do primeiro e segundo semestres do curso. Desenvolver habilidades de trabalho em grupo, comunicação oral e escrita, resolução de problemas, pensamento crítico, pensamento criativo, metodologia de desenvolvimento de projetos visando ao desenvolvimento das competências adquiridas por meio de aplicação em projetos referentes ao agronegócio.

Ementa:

Com base no Parecer CNE/CES n. 261/2006, compreende a integração e a socialização pessoal e profissional dos estudantes, que ocorre nos intervalos de 20 minutos por dia letivo (padrão da IES). A utilização dos intervalos como atividade acadêmica, além daquelas atividades que ocorrem em sala de aula, é uma prática consagrada na incorporação à hora escolar brasileira e se enraíza no próprio racionalismo pedagógico, fazendo parte da atividade educativa e formativa do aluno e do tempo de trabalho escolar efetivo, uma vez que, também nos intervalos, o aluno fica sobre a influência direta da Faculdade e do ambiente acadêmico institucional, no seu sentido amplo.

Ementa:

Métodos de Controle de Pragas. Formulações. Manejo Integrado de Pragas (MIP). Classificação dos inseticidas. Princípios gerais de controle de doenças. Classificação de fungicidas. Métodos de controle das principais doenças. Patologia de sementes. Métodos de controle de plantas daninhas. Alelopatia. Mecanismo de ação de herbicidas. Absorção e Translocação. Resistência de plantas daninhas. Dissipação de herbicidas no solo.

Ementa:

Propedêutica do Direito Agrário. Regime legislativo do Estatuto da Terra. Função sócio-ambiental da propriedade agrária. Desapropriação por interesse social para fins de reforma agrária. Direito de Propriedade no meio rural. Justiça Agrária. Política Agrícola. Desenvolvimento e Sustentabilidade. Principais Tratados Internacionais sobre o Meio Ambiente. A Tutela Constitucional do Meio Ambiente. O Bem Ambiental. Os Direitos Metaindividuais. Direito Ambiental. O Sistema Nacional do Meio Ambiente. Poder de Polícia Ambiental. Licenciamento Ambiental. Prevenção e Reparação do Dano Ambiental. Responsabilidades pelos danos causados ao Meio Ambiente.

Ementa:

Introdução à irrigação, Água no solo, Relação solo-água-planta e atmosfera, Água para irrigação. O solo para irrigação. Balanço hídrico. Irrigação por aspersão e gotejamento, Drenagem. Fertirrigação.

Ementa:

Bovinocultura, Avicultura, Caprinocultura e Psicultura: Introdução. Importância econômica. Características anatômicas e fisiológicas comparadas. Comportamento e bem-estar animal. Manejo reprodutivo. Aspectos gerais de nutrição.

Ementa:

Conceito de cadeias produtivas. Ambiente institucional e organizacional. Elementos do Negócio Agrícola. Método de Análise de Cadeias Produtivas. Competitividade. Análise de SWOT.

Ementa:

Fundamentos de commodities. O Brasil frente as exportações. Marketing e canais e distribuição internacional. Importância dos canais de distribuição. Empresas facilitadoras do canal internacional. Mudanças macroambientais no mercado de commodities. Ambiente econômico natural. Ambiente político legal. Ambiente sociocultural. Ambiente tecnológico.Diferenciação e padronização. Oportunidade em exportações de commodities.

Ementa:

Com base no Parecer CNE/CES n. 261/2006, compreende a integração e a socialização pessoal e profissional dos estudantes, que ocorre nos intervalos de 20 minutos por dia letivo (padrão da IES). A utilização dos intervalos como atividade acadêmica, além daquelas atividades que ocorrem em sala de aula, é uma prática consagrada na incorporação à hora escolar brasileira e se enraíza no próprio racionalismo pedagógico, fazendo parte da atividade educativa e formativa do aluno e do tempo de trabalho escolar efetivo, uma vez que, também nos intervalos, o aluno fica sobre a influência direta da Faculdade e do ambiente acadêmico institucional, no seu sentido amplo.

Ementa:

Logística. Objetivos da Logística Empresarial. Distribuição Física. Logística Reversa. O Produto Logístico. Características do Produto. Embalagem e Precificação do Produto. Determinando o Nível de Serviço Ótimo. Estratégia de Transporte. Administração de Tráfego. Roteirização. Estratégia de Estoque. Sistema de Estocagem e de Manuseio. Exigências de Previsões Logísticas. Processo de Planejamento da Rede Logística. Programação e controle de materiais e produção. Compras, armazenamento e movimentação de materiais. Desenvolvimento de fornecedores.

Ementa:

Sistema tributário nacional, legislação tributária: tributos-conceitos e espécies, tributos federais, estaduais e municipais, princípios constitucionais tributários, elementos fundamentais do tributo, imunidade e isenção tributária, regulamentos dos impostos. Principais funções e atividades da contabilidade tributária. Normas para escrituração dos livros fiscais e contábeis. Contribuições sociais e tributos sobre o lucro das pessoas jurídicas. Contribuições sociais sobre o faturamento. Contabilização de contribuições e impostos.

Ementa:

Fundamentos da Gestão de Materiais. Atividades de Compra e seus Instrumentos. Gestão de Estoque, Custos e Avaliações. Táticas de Negociação. Desenvolvimento de Fornecedores. Análise de Valores.

Ementa:

Histórico da Segurança do Trabalho. Normas regulamentadoras. Acidentes em unidades de produção e beneficiamento agrícola. Ergonomia. Prevenção e combate à incêndios. Higiene ocupacional. Noções de primeiros socorros.

Ementa:

Variável. Definida de acordo com a atualidade e relevância dos assuntos do Agronegócio.

Ementa:

Com base na disciplina escolhida pelo estudante, de acordo com as disponibilidades de oferta do semestre.

Ementa:

Integrar, através de uma atividade de projeto contextualizado, os conhecimentos desenvolvidos nas unidades curriculares do primeiro e segundo semestres do curso. Desenvolver habilidades de trabalho em grupo, comunicação oral e escrita, resolução de problemas, pensamento crítico, pensamento criativo, metodologia de desenvolvimento de projetos visando ao desenvolvimento das competências adquiridas por meio de aplicação em projetos referentes ao agronegócio.

Ementa:

Com base no Parecer CNE/CES n. 261/2006, compreende a integração e a socialização pessoal e profissional dos estudantes, que ocorre nos intervalos de 20 minutos por dia letivo (padrão da IES). A utilização dos intervalos como atividade acadêmica, além daquelas atividades que ocorrem em sala de aula, é uma prática consagrada na incorporação à hora escolar brasileira e se enraíza no próprio racionalismo pedagógico, fazendo parte da atividade educativa e formativa do aluno e do tempo de trabalho escolar efetivo, uma vez que, também nos intervalos, o aluno fica sobre a influência direta da Faculdade e do ambiente acadêmico institucional, no seu sentido amplo.

Ementa:

Fundamentos do agronegócio. A importância do agronegócio no mundo e no Brasil. Produtos agrícolas e mercados no agronegócio. Análise de mercados agrícolas. Gestão do agronegócio. Políticas agrícolas.

Ementa:

Língua e Linguagem: conceitos. Língua e fala: variedades linguísticas. Texto e textualidade: coerência e coesão textuais. Tipologia, propriedades e qualidades do texto acadêmico e empresarial. Problemas referentes à clareza na produção de textos orais e escritos e aos distúrbios no processo de interação entre interlocutores. Normas da língua culta: a gramática como fonte de pesquisa para a solução dos problemas da expressão escrita. Linguagem formal
e acadêmica. A expressão verbal e corporal para falar em público. A preparação de exposição oral.

Ementa:

Empreendedorismo: conceitos e importância. O empreendedorismo nos cenários brasileiro e mundial. A figura e a ação dos empreendedores no processo de criação de novas empresas. Etapas do processo de criação de empresas. Características e peculiaridades das pequenas e médias empresas. Diagnóstico e gestão de pequenas e médias empresas. Plano de negócios. Incubadoras de empresas.

Ementa:

Fundamentos da matemática. Aplicações à Economia: Função Demanda, Função Oferta, Exemplos; Função Receita e Função Custo. Função lucro. Ponto de equilíbrio. Exemplos e Exercícios. Logaritmos. Definição e condição de existência. Propriedades Operatórias. Exemplos. Função Logarítmica. Outras Funções Elementares. Conceitos gerais de juros simples. Juros compostos. Descontos. Matemática financeira e inflação. Matemática financeira e empréstimo para capital de giro. Matemática financeira, reciprocidade bancária e taxa de over. Fluxo de caixa. Coeficiente de financiamento. Matemática financeira e estratégias comerciais de compra e venda.

Ementa:

Ordenamento jurídico do País. Noções de Direito Constitucional. Noções de Direito Administrativo. Noções de Direito Comercial. Noções de Direito Civil. Contrato de sociedade. Personificação das sociedades. Contrato social. Direitos e obrigações dos sócios. Administração societária. Dissolução parcial e total da sociedade. Liquidação da sociedade. Coligação, transformação, incorporação, fusão e cisão. Falência e repercussão da empresa. Comércio eletrônico. Noções de Direito Agrário. Noções de Direito Ambiental.

Ementa:

Conceituação de Economia. Os grandes agregados econômicos. Economia Brasileira. Sistema Financeiro Nacional. Inflação. Problemas econômicos fundamentais. Projetos de integralização de associações de negócios. Ponto de equilíbrio operacional. Valor Econômico Adicionado (VEA). Indicativos de mercado. Microeconomia e macroeconomia. Teoria geral da firma. Perspectivas futuras.

Ementa:

Com base no Parecer CNE/CES n. 261/2006, compreende a integração e a socialização pessoal e profissional dos estudantes, que ocorre nos intervalos de 20 minutos por dia letivo (padrão da IES). A utilização dos intervalos como atividade acadêmica, além daquelas atividades que ocorrem em sala de aula, é uma prática consagrada na incorporação à hora escolar brasileira e se enraíza no próprio racionalismo pedagógico, fazendo parte da atividade educativa e formativa do aluno e do tempo de trabalho escolar efetivo, uma vez que, também nos intervalos, o aluno fica sobre a influência direta da Faculdade e do ambiente acadêmico institucional, no seu sentido amplo

Ementa:

Elementos essenciais as plantas. Propriedades físico-químicas do solo. Transporte de nutrientes no solo. Reação do solo. Correção da acidez do solo. Macronutrientes e micronutrientes no solo. Avaliação da fertilidade do solo. Recomendação de fertilizantes inorgânicos e orgânicos. Absorção iônica radicular e foliar. Adubação foliar. Avaliação do estado nutricional das plantas.

Ementa:

Ciência Administrativa. Antecedentes históricos da Ciência Administrativa. Abordagem Clássica da Administração. Abordagem Humanística da Administração. Abordagem Comportamental. Abordagem Neoclássica. Abordagem Estruturalista. Abordagem Sistêmica. Abordagem Contingencial. A visão global das áreas funcionais. Gerenciamento por Processos. Administração Japonesa. Aspectos contemporâneas da Administração. Ambiente das empresas rurais. O empresário rural; Caracterização e classificação das empresas rurais; Noções sobre Associativismo e Cooperativismo; Intervenção administrativa em empresas rurais; Planejamento e controle da produção; Noções de crédito rural.

Ementa:

Teoria da amostragem. Média e variância; correlação; ajustamento de dados; teoria do teste de hipóteses; representação de dados; tabelas e gráficos; medidas de tendência central; medidas de dispersão; medidas de assimetria; medidas de achatamento. Noções de experimentação agrícola.

Ementa:

Cultura do milho, arroz e cana-de-açúcar: Origem. Distribuição geográfica e difusão. Situação das culturas no Mundo, no Brasil e no Maranhão. Botânica. Clima. Solo. Cultivares. Propagação. Plantio. Tratos culturais. Colheita.

Ementa:

A função da Contabilidade. A representação contábil da empresa. Os relatórios contábeis. A contabilidade como instrumento de gestão empresarial. A Contabilidade Societária e a Contabilidade Gerencial. O Balanço Patrimonial – conceito de Ativo, Passivo, PL. a equação básica patrimonial, o significado dos grupos patrimoniais; os fatos patrimoniais. A demonstração do Resultado do Exercício – conceitos de Receitas e Despesas Operacionais e não Operacionais, a distribuição do lucro. O Ativo Imobilizado: principais grupamentos, conceitos e formas de avaliação: Depreciações, Exaustão e Amortizações. Equivalência Patrimonial. Noções de Correção Monetária Societária. Princípios Contábeis. Demonstração de Origens e Aplicações de Recursos, Demonstração das Mutações Patrimoniais. Finalidade do balanço patrimonial: conteúdo, forma de apresentação do balanço e técnicas de encerramento. Conceito e finalidade da demonstração de resultado do exercício: estrutura da DRE; principais componentes. Como apurar o lucro bruto e líquido; forma de apresentação.

Ementa:

Com base no Parecer CNE/CES n. 261/2006, compreende a integração e a socialização pessoal e profissional dos estudantes, que ocorre nos intervalos de 20 minutos por dia letivo (padrão da IES). A utilização dos intervalos como atividade acadêmica, além daquelas atividades que ocorrem em sala de aula, é uma prática consagrada na incorporação à hora escolar brasileira e se enraíza no próprio racionalismo pedagógico, fazendo parte da atividade educativa e formativa do aluno e do tempo de trabalho escolar efetivo, uma vez que, também nos intervalos, o aluno fica sobre a influência direta da Faculdade e do ambiente acadêmico institucional, no seu sentido amplo.

Ementa:

Conceitos fundamentais e objetivos dos sistemas de custos. Classificação dos custos. Elementos de custos industriais. Aplicação de custos indiretos de fabricação. Materiais diretos. Mão-de-obra direta. Problemas especiais de produção por ordem e da produção contínua. Produção conjunta. Custeio direto. Margem de contribuição. Análise custo- volume- lucro. Controle de custos. Custos Direto e Integral. Métodos de Custeio Padrão. Técnicas para formação de preços.

Ementa:

Anatomia e fisiologia de sementes. Processos de deterioração e vigor de sementes. Mecanismos de produção, colheita, beneficiamento e armazenamento das sementes.

Ementa:

Fundamentos de Administração de Marketing. Conceitos básicos de marketing. Visão geral de administração de marketing. O sistema de marketing e o ambiente de marketing. Planejamento estratégico e o papel do marketing. Mensuração e previsão. Comportamento do consumidor. Tipos de consumidores/clientes. Vantagens da orientação ao cliente. A especialização dos papéis de compra. Valor para os consumidores. Influências no comportamento de compra. Processos mentais de decisão e motivação. Diferenças entre empresas/governos e consumidores individuais e vantagens do relacionamento com consumidores.

Ementa:

Mudanças nos ambientes institucional e organizacional do agronegócio e seus efeitos sobre a estrutura dos mercados. Conduta e desempenho das empresas; abordagens recentes sobre a evolução dos diferentes “arranjos” organizacionais. Papel da inovação na sustentabilidade competitiva das organizações empresariais. Mercados Futuros Agropecuários e de Opções; Estudos de casos de sistemas ou arranjos locais de produção.

Ementa:

Tipos de pastagens. Formação de pastagem. Preparação da área. Limpeza da área. Conservação do solo. Preparo do solo. Sementes. Métodos de semeadura. Plantio direto. Fatores que influenciam a formação de pastagens. Escolha e características das espécies.

Ementa:

Cultura da soja, algodão e feijão: Origem. Distribuição geográfica e difusão. Situação das culturas no Mundo, no Brasil e no Maranhão. Botânica. Clima. Solo. Cultivares. Propagação. Plantio. Tratos culturais. Colheita.

Ementa:

Com base no Parecer CNE/CES n. 261/2006, compreende a integração e a socialização pessoal e profissional dos estudantes, que ocorre nos intervalos de 20 minutos por dia letivo (padrão da IES). A utilização dos intervalos como atividade acadêmica, além daquelas atividades que ocorrem em sala de aula, é uma prática consagrada na incorporação à hora escolar brasileira e se enraíza no próprio racionalismo pedagógico, fazendo parte da atividade educativa e formativa do aluno e do tempo de trabalho escolar efetivo, uma vez que, também nos intervalos, o aluno fica sobre a influência direta da Faculdade e do ambiente acadêmico institucional, no seu sentido amplo.

Ementa:

Introdução a Entomologia. Morfologia e Fisiologia dos insetos. Sistemática e classificação dos insetos. Evolução e Ecologia dos insetos. Introdução a Fitopatologia. Sintomatologia de doenças. Relações patógeno-hospedeiro. Diagnose de doenças. Fatores abióticos. Mecanismos de defesa das plantas. Classificação das doenças segundo processos interferidos (McNew). Epidemiologia. Ação do ambiente sobre doenças de plantas e diagnose da doença.
Introdução a plantas daninhas. Biologia de plantas daninhas. Métodos de reprodução. Importância das plantas daninhas. Competição. Períodos de interferência e Alelopatia.

Ementa:

Mecânica aplicada. Tratores Agrícolas. Noções básicas de funcionamento de motores. Tipos de tração e mecanismos de transmissão. Máquinas e implementos agrícolas. Dimensionamento da frota de máquinas e implementos agrícolas. Adequação tratorimplemento- máquina agrícola. Introdução à agricultura de precisão em máquinas agrícolas. Introdução à irrigação, Água no solo, Relação solo-água-planta e atmosfera, Água para irrigação. O solo para irrigação. Balanço hídrico. Irrigação por aspersão e gotejamento, Drenagem. Fertirrigação.

Ementa:

Importância de produção e comercialização de grãos;. Principais propriedades de grãos. Determinação de umidade e umidade de equilíbrio em grãos. Psicrometria. Colheita. Prélimpeza. Limpeza. Secagem. Tipos de secadores. Principais tipos de armazenamento de grãos. Aeração de grãos.

Ementa:

Noções fundamentais. Contrato individual de trabalho e Relação de trabalho Contratos especiais de trabalho. Alteração, suspensão e extinção de contrato. Jornada de trabalho. Proteção ao trabalho da mulher. Proteção ao trabalho do menor. Férias. Remuneração e salário. Normas complementares. FGTS. Segurança e saúde no trabalho. Aviso Prévio.

Ementa:

Introdução à Comercialização de produtos agropecuários. Análise e acompanhamento de Mercados Físicos. Estrutura organizacional da comercialização. Análise Fundamentalista e Grafista. Estratégias Operacionais com Mercados Futuros e de Opções. Planejamento da Comercialização. Margem de Esmagamento e Internalização de Preços. Intermediários. Bolsa de Mercadorias.

Ementa:

Fundamentos da Administração Financeira. Análise das demonstrações financeiras. Visão geral da administração do capital de giro. Administração de caixa. Administração de contas a receber. Decisões de investimento em condições de certeza e incerteza. O modelo de pacificação de ativos financeiros (CAPM). Noções fundamentais de mercado de capitais.

Ementa:

Com base no Parecer CNE/CES n. 261/2006, compreende a integração e a socialização pessoal e profissional dos estudantes, que ocorre nos intervalos de 20 minutos por dia letivo (padrão da IES). A utilização dos intervalos como atividade acadêmica, além daquelas atividades que ocorrem em sala de aula, é uma prática consagrada na incorporação à hora escolar brasileira e se enraíza no próprio racionalismo pedagógico, fazendo parte da atividade educativa e formativa do aluno e do tempo de trabalho escolar efetivo, uma vez que, também nos intervalos, o aluno fica sobre a influência direta da Faculdade e do ambiente acadêmico institucional, no seu sentido amplo.

Ementa:

Noções de ecologia populacional. Métodos de Controle de Pragas. Formulações. Manejo Integrado de Pragas (MIP). Classificação dos inseticidas e controle de pragas. Princípios gerais de controle de doenças. Classificação de fungicidas. Métodos de controle. Manejo e controle das principais doenças em: Grandes culturas, Olericultura e Fruticultura. Patologia de sementes. Métodos de controle de plantas daninhas. Mecanismo de ação de herbicidas. Absorção e Translocação. Resistência de plantas daninhas. Dissipação de herbicidas no solo.

Ementa:

Contexto Histórico da Gestão de Pessoas. Gestão de Pessoas nas Organizações. Objetivos da Gestão de Pessoas. Recrutamento. Seleção. Treinamento. Avaliação de Desempenho. Cargos e Salários. Administração estratégica de Gestão de Pessoas. Gestão de Competências. Gestão de Carreiras. Métodos de remuneração. Qualidade de Vida no Trabalho (QVT). Tendências contemporâneas em Gestão de Pessoas. Conceitos básicos de liderança. Paradigmas e estilos. Significado do trabalho em equipe. Perfis do líder. As habilidades cognitivas. Liderança situacional. O poder nas organizações e suas manifestações. Componente do sistema de liderança.

Ementa:

Bovinocultura, Avicultura, Caprinocultura e Psicultura: Introdução. Importância econômica. Características anatômicas e fisiológicas comparadas. Comportamento e bem-estar animal. Manejo reprodutivo. Aspectos gerais de nutrição.

Ementa:

Conceito de cadeias produtivas. Ambiente institucional e organizacional. Elementos do Negócio Agrícola. Método de Análise de Cadeias Produtivas. Competitividade. Análise de SWOT.

Ementa:

Histórico da Segurança do Trabalho. Normas regulamentadoras. Acidentes em unidades de produção e beneficiamento agrícola. Ergonomia. Prevenção e combate à incêndios. Riscos ambientais e ocupacionais. Higiene ocupacional.

Ementa:

Fundamentos de commodities. O Brasil frente as exportações. Marketing e canais e distribuição internacional. Importância dos canais de distribuição. Empresas facilitadoras do canal internacional. Mudanças macroambientais no mercado de commodities. Ambiente econômico natural. Ambiente político legal. Ambiente sociocultural. Ambiente tecnológico.Diferenciação e padronização. Oportunidade em exportações de commodities.

Ementa:

Com base no Parecer CNE/CES n. 261/2006, compreende a integração e a socialização pessoal e profissional dos estudantes, que ocorre nos intervalos de 20 minutos por dia letivo (padrão da IES). A utilização dos intervalos como atividade acadêmica, além daquelas atividades que ocorrem em sala de aula, é uma prática consagrada na incorporação à hora escolar brasileira e se enraíza no próprio racionalismo pedagógico, fazendo parte da atividade educativa e formativa do aluno e do tempo de trabalho escolar efetivo, uma vez que, também nos intervalos, o aluno fica sobre a influência direta da Faculdade e do ambiente acadêmico institucional, no seu sentido amplo.

Ementa:

Variável. Definida de acordo com a atualidade e relevância dos assuntos do Agronegócio.

Ementa:

O projeto e suas etapas. Introdução ao PMBOK. Projeto e ciclo de vida do projeto. Técnicas de preparação de projetos. Administração do projeto. Avaliação e controle de projetos. Projetos agroindustriais. Planejamento e controle da produção.

Ementa:

Gestão de Materiais: Objetivos, Funções e Fundamentos. Atividades de Compra e seus Instrumentos. Gestão de Estoque: Previsão, Níveis de Controle, Custos e Avaliações e Classificações, Armazenamento, Movimentação e Distribuição. Táticas de Negociação. Desenvolvimento de Fornecedores. Análise de Valores.

Ementa:

A empresa e seu ambiente. Planejamento estratégico. Análise do ambiente. Formulação de objetivos. Formulação de estratégias. Implementação. Controle. Organização para o planejamento. Críticas ao planejamento estratégico. Estratégias no agronegócio.

Ementa:

Desenvolvimento de atividades práticas a serem realizadas pelo aluno em organizações públicas ou privadas, com a orientação, acompanhamento e avaliação docente.

Ementa:

Logística. Objetivos da Logística Empresarial. Distribuição Física. Logística Reversa. O Produto Logístico. Características do Produto. Embalagem e Precificação do Produto. Determinando o Nível de Serviço Ótimo. Estratégia de Transporte. Administração de Tráfego. Roteirização. Estratégia de Estoque. Sistema de Estocagem e de Manuseio. Exigências de Previsões Logísticas. Processo de Planejamento da Rede Logística. Programação e controle de materiais e produção. Compras, armazenamento e movimentação de materiais. Desenvolvimento de fornecedores.

Ementa:

Sistema tributário nacional, legislação tributária: tributos-conceitos e espécies, tributos federais, estaduais e municipais, princípios constitucionais tributários, elementos fundamentais do tributo, imunidade e isenção tributária, regulamentos dos impostos. Principais funções e atividades da contabilidade tributária. Normas para escrituração dos livros fiscais e contábeis. Contribuições sociais e tributos sobre o lucro das pessoas jurídicas. Contribuições sociais sobre o faturamento. Contabilização de contribuições e impostos.

 

Ementa:

Com base no Parecer CNE/CES n. 261/2006, compreende a integração e a socialização pessoal e profissional dos estudantes, que ocorre nos intervalos de 20 minutos por dia letivo (padrão da IES). A utilização dos intervalos como atividade acadêmica, além daquelas atividades que ocorrem em sala de aula, é uma prática consagrada na incorporação à hora escolar brasileira e se enraíza no próprio racionalismo pedagógico, fazendo parte da atividade educativa e formativa do aluno e do tempo de trabalho escolar efetivo, uma vez que, também nos intervalos, o aluno fica sobre a influência direta da Faculdade e do ambiente acadêmico institucional, no seu sentido amplo.

Paula Ramirez Moreira Gomes

Formação:

  • Mestre em Melhoramento Genético pela Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES;
  • Graduada em Zootecnia pela Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES.

 

 

Contato:

E-mail: coord.agronegocio@unibalsas.edu.br

Telefone: (99) 3542-5500

 

Nome Titulação Currículo Lattes
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