Ciências Contábeis

A lucratividade da empresa, agora é da sua conta.

O curso de Ciências Contábeis da Faculdade de Balsas tem o objetivo de formar contabilistas modernos e atualizados.

Moderno, em função do enfoque curricular adotado, que pretende equipar o aluno-estudante com as bases mais modernas de conteúdo e de conhecimentos necessários ao desenvolvimento das atividades contábeis, pois que, preparar o futuro profissional com o espírito empreendedor e de responsabilidade, para a maior segurança da organização em que irá trabalhar.

Atualizado, porque pretende dotar o acadêmico com as mais recentes conquistas tecnológicas para apoio nas suas atividades. Nesse sentido, estão propostas algumas disciplinas que farão largo uso dos recursos da informática, assim como da própria automação dos escritórios.

O contabilista assim formado terá muito mais condições de trabalho e de preparo profissional. Não se descuidou também da preparação integral do homem cidadão, com suas tarefas sociais e responsabilidades para a comunidade e com o estado, em função do ensino de algumas disciplinas necessárias. Definiu-se como importante o preparo do cidadão na forma explicitada, para que o contabilista não seja meramente um profissional que produza assentamentos numéricos e cartorários da realidade das empresas, mas sim, influencie a própria organização, auxiliando-a na tomada de decisões.

O bacharel em Ciências Contábeis deverá assumir funções de planejamento, coordenação e controle das contas e lançamentos das empresas, à luz de uma cosmovisão mais ampla, definindo sua ação, como uma ação social dentro da empresa, que visa seu sucesso, com responsabilidade social.

Denominação:
Graduação em Ciências Contábeis


Grau conferido:
Bacharel em Ciências Contábeis


Duração do curso:
4 anos


Modalidade:
Presencial


Regime:
Seriado Semestral


Carga horária:
3.520 horas


Turno:
Noturno


Investimento:
R$ 629,28*
*Valor com desconto de 8% para pagamento até a data de vencimento, exceto matrícula.
As parcelas da semestralidade, subsequentes a primeira e até a última, poderão ter seu valor corrigido ou reajustado em conformidade com a legislação aplicável e no prazo por ela previsto.

Geral

O curso de Ciências Contábeis objetiva formar profissionais que se proponham executar as práticas e metodologias contábeis frente às exigências do mercado, possibilitando a geração de informações para os usuários da contabilidade.

Dentro de uma visão integradora de conteúdos, o curso de Ciências Contábeis da Faculdade de Balsas definiu princípios orientadores da ação pedagógica do seu corpo docente, os seguintes objetivos específicos:

 

Específicos

a)  Formar profissionais adequados à realidade nacional e regional, capazes, contudo, de adequar-se a dinâmica das mudanças de contexto social-político-econômico-cultural, possuindo sólidos conhecimentos técnicos associados a um conjunto de habilidades humanas, capazes de atuar junto aos diversos tipos de organizações existentes;

b)  Formar profissionais que possuam elevado nível de flexibilidade e que possam atuar no âmbito do processo de globalização que, sendo ainda uma incógnita no sentido do encontro de culturas através da expansão mundial dos negócios, com queda de fronteiras nacionais com o advento de mercados comuns e a extraordinária velocidade de desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação, exigirá Contadores aptos a fornecer informações, avaliar e decidir em ambientes de incertezas;

c)   Formar profissionais empreendedores, capazes de promover transformações que sirvam ao propósito do desenvolvimento da ciência contábil, contribuindo com o aprimoramento das relações entre empresa e sociedade;

d)  Capacitá-los para exercer as mais diversas formas de gestão empresarial, com visão ampla e abrangente dos sistemas de informações, processos contábeis e gerenciais;

e)  Prepará-los para o planejamento, a coordenação, a inventariação patrimonial e o levantamento dos relatórios financeiros, proporcionando às organizações, métodos para compatibilizar programas de otimização de custos, produção e vendas, além de promover estudos de viabilidade econômico-financeiras para melhoria dos resultados;

f)    Formar profissionais dotados de sólidos valores morais e éticos, cônscios de suas responsabilidades profissionais e sociais;

g)  Formar profissionais que tenham como objetivos permanentes o autodesenvolvimento e a autoaprendizagem.

Ementa:

Noções de Direito. Teoria Geral do Direito Público e Privado. Noções de: Direito Constitucional. Administrativo. Civil. Comercial. Direito do Consumidor. Direito Social: Conceito e divisão.

Ementa:

Funções da Administração: Planejamento, organização, controle e coordenação. As inter-relações entre as funções administrativas e a efetividade organizacional. Tomada de decisão Administrativa. Novos empreendimentos e estrutura organizacional. Gerenciamento das mudanças e impacto das modernas ferramentas de gestão na competitividade organizacional.

Ementa:

Estudo da postura epistemológica em ambiente universitário. Aspectos referentes à vida universitária. Concepções de estudo e aprendizagem. Formas de relacionamento com o conhecimento. Órgãos deliberativos e de apoio acadêmico da Faculdade de Balsas. Regulamentações da Faculdade de Balsas e Curso.  Abordagem inicial das habilidades e hábitos de leitura. Introdução a aspectos referentes à elaboração de trabalhos acadêmicos e atividades de pesquisas e extensão.

Ementa:

A qualidade da linguagem escrita e falada para os profissionais do curso. Formas de comunicação. Regras básicas para a correção de textos. Tipologia Textual. Leitura e produção de textos visando a desenvolver habilidades de elaboração de textos orais e escritos. Ênfase para técnicas de apresentação e produção de redação oficial – redação técnica, resumo, relatório e resenha. Os termos técnicos, neologismos e os formatos linguísticos profissionais.

Ementa:

Noções básicas de contabilidade. Estudo do Patrimônio e suas variações. Estudo da gestão e suas variações. Elenco de Contas. Procedimentos básicos de escrituração. Noções gerais das Demonstrações Contábeis.

Ementa:

Funções de 1º e 2º grau. Função Exponencial. Função Logarítmica. Cálculo Diferencial e Integral. Matrizes. Determinantes

Ementa:

Com base no Parecer CNE/CES n. 261/2006, compreende a integração e a socialização pessoal e profissional dos estudantes, que ocorre nos intervalos de 20 minutos por dia letivo (padrão da IES). A utilização dos intervalos como atividade acadêmica, além daquelas atividades que ocorrem em sala de aula, é uma prática consagrada na incorporação à hora escolar brasileira e se enraíza no próprio racionalismo pedagógico, fazendo parte da atividade educativa e formativa do aluno e do tempo de trabalho escolar efetivo, uma vez que, também nos intervalos, o aluno fica sobre a influência direta da Faculdade e do ambiente acadêmico institucional, no seu sentido amplo.

Ementa:

Introdução ao universo da ciência. Compreensão de textos científicos. Técnicas de pesquisa científica. Estrutura da redação científica, organização e produção de textos acadêmicos. Normas técnicas para apresentação de trabalhos científicos.

Ementa:

Introdução ao Direito Empresarial: histórico. O Direito Empresarial no Brasil. Fontes e atos de comércio. Da empresa: conceito, natureza jurídica, espécies. Do comerciante: noções e requisitos. Requisitos para o exercício do comércio. Das capacidades para comerciar. O registro do comércio: importância e conceitos; efeitos, forma, órgãos e atribuições, proibições; cancelamento. Procedimentos. Nome comercial: noções, sistema jurídico, formas, proteção, alienação. Fundo de comércio. Livros comerciais. Obrigações mercantis. Contratos mercantis. Fiança mercantil. Sociedades comerciais. Sociedades por quotas de responsabilidade limitada. Sociedades anônimas. Lei de Falências. Recuperação de Empresas.

Ementa:

Conceitos básicos: população, amostra, amostragem, variáveis aleatórias. Séries estatísticas. Índices. Tabelas e Gráficos. Medidas de posição e de variabilidade. Regressão e Correlação: linear e múltipla. Ajuste e previsão.  Probabilidade. Estimação. Testes de Hipóteses.

Ementa:

Potencial Empreendedor. Resistências à Mudança. Plano de negócios: construção e implementação. Instrumentos e instituições de apoio financeiro. Cooperação entre novos empreendimentos.

Ementa:

Operações com Mercadorias. Custo de mercadorias vendidas. Resultado Bruto. Critérios de Avaliação de Inventário. Estoques, Devolução, descontos e abatimentos. Demonstração de Resultados. Disponibilidades, reservas e provisões. Exigibilidade. Ativo imobilizado. Depreciação e amortização. Vida útil. Uso da informação contábil pela administração.

Ementa:

Conceituação de Economia. Os grandes agregados econômicos. Economia Brasileira. Sistema Financeiro Nacional. Inflação. PIB. Problemas econômicos fundamentais. Indicativos de mercado. Microeconomia e macroeconomia.

Ementa:

Com base no Parecer CNE/CES n. 261/2006, compreende a integração e a socialização pessoal e profissional dos estudantes, que ocorre nos intervalos de 20 minutos por dia letivo (padrão da IES). A utilização dos intervalos como atividade acadêmica, além daquelas atividades que ocorrem em sala de aula, é uma prática consagrada na incorporação à hora escolar brasileira e se enraíza no próprio racionalismo pedagógico, fazendo parte da atividade educativa e formativa do aluno e do tempo de trabalho escolar efetivo, uma vez que, também nos intervalos, o aluno fica sobre a influência direta da Faculdade e do ambiente acadêmico institucional, no seu sentido amplo.

Ementa:

Contrato de trabalho; contrato de aprendizagem; trabalho rural; trabalhador eventual, avulso e autônomo; identificação profissional; segurança e medicina do trabalho; disciplina no trabalho; salário e remuneração: composição; medidas de proteção do salário; férias e 13º salário; indenização e FGTS; duração da jornada de trabalho; proteção do trabalho da mulher e do menor; sindicato: contribuição sindical; acordo coletivo de trabalho e convenção; greve; processo trabalhista; repouso semanal remunerado. Benefícios Previdenciários.

Ementa:

Conceito de capital e juros. Capitalizações simples e composta. Descontos simples e composto. Equivalência de taxas. Capitalização contínua. Equivalência de capitais. Fluxo de caixa. Série de pagamentos e amortização de dívidas e financiamentos. Métodos de avaliação de fluxos de caixa. Método do fluxo de Caixa Descontado. Mercado financeiro. Calculadoras financeiras.

Ementa:

O indivíduo e a organização. Comportamento humano. Personalidade, Ajustamento e produtividade. Comportamento social. Dinâmica organizacional. Desigualdade e exclusão social. Multiculturalismo.

Ementa:

Sistema de informação nas empresas. Conceitos básicos. Tecnologia de informação. Banco de dados. Sistema de gerenciamento. Sistemas operacionais. Sistema de gestão. Sistemas integrados de gestão empresarial. Planejamento e implantação de sistemas contábeis. Aplicativos genéricos. Contabilidade e Controladoria. Subsistemas de informação contábil para o gerenciamento da empresa. Uso dos recursos da informática no planejamento, desenvolvimento, implantação e integração de sistemas. Análise e avaliação dos sistemas. Princípios de auditoria de computadores. Relatórios contábeis gerados para processos de decisão.

Ementa:

Evolução histórica. Princípios Contábeis. Ativo, passivo e patrimônio líquido. Demonstrações contábeis.

Ementa:

Constituição de Sociedade Empresária Limitada. Avaliação e controle de estoques, operações com ativo permanente, operações financeiras avançadas, bem como aspectos tributários de encerramento de exercício. Demonstrações Contábeis.

Ementa:

Com base no Parecer CNE/CES n. 261/2006, compreende a integração e a socialização pessoal e profissional dos estudantes, que ocorre nos intervalos de 20 minutos por dia letivo (padrão da IES). A utilização dos intervalos como atividade acadêmica, além daquelas atividades que ocorrem em sala de aula, é uma prática consagrada na incorporação à hora escolar brasileira e se enraíza no próprio racionalismo pedagógico, fazendo parte da atividade educativa e formativa do aluno e do tempo de trabalho escolar efetivo, uma vez que, também nos intervalos, o aluno fica sobre a influência direta da Faculdade e do ambiente acadêmico institucional, no seu sentido amplo.

Ementa:

A Contabilidade de Custos, Financeira e Gerencial. Princípios Aplicados a Custos. Terminologia da Contabilidade de Custos. Classificação dos Custos. Departamentalização. Custeio de materiais diretos e mão de obra direta. Métodos de Custeio Variável, Absorção, Padrão e ABC. Custeio dos Custos Indiretos.

Ementa:

O Direito e a legislação tributária. O Sistema Constitucional Tributário. Fontes do Direito Tributário. Das Normas Gerais do Direito Tributário. Da Legislação Tributária dos Principais Impostos e Contribuições. A Punibilidade em matéria tributária.

Ementa:

Conceitos e os princípios tributários. Tributos diretos e indiretos. Contabilização do ICMS. Contabilização do IPI. Incidentes na formação dos preços. Contabilização de contribuições sobre a folha de salários. Contabilização do ISS. Metodologia e normais gerais.

Ementa:

Efeitos da administração financeira sobre o patrimônio. Organização administrativa da área financeira. Gestão financeira de curto prazo. Sistema de planejamento financeiro e gestão através do fluxo de caixa. Análise da estrutura de capital e custo de capital. Estudo da administração de ativos fixos e investimentos de capital. Estruturação e avaliação de projetos de investimento e financiamento de longo prazo.

Ementa:

Constituição de Sociedade empresária Sociedade Anônima; Estrutura das Demonstrações contábeis voltadas à publicação sujeita a auditoria.

Ementa:

A ética. A moral. A ética profissional. Aspectos práticos da ética profissional na contabilidade. A ética profissional como princípio de valorização profissional. O Código profissional dos contabilistas.

Ementa:

Contabilização dos Custos. Produção por ordem de fabricação. Produção contínua. Produção conjunta. Perdas de materiais. Subprodutos. Sucatas. Tributos. Inflação. Custos e despesas fixas e variáveis identificados. Margem de Contribuição. Relação custo/volume/lucro. Ponto de Equilíbrio.

Ementa:

Objetivos e finalidades da análise de balanços. Estrutura patrimonial para análise. Análise vertical e horizontal. Análise financeira e econômica. Estudo da gestão de caixa e análise do capital de giro. O conflito liquidez x rentabilidade. Retorno sobre investimento e alavancagem financeira.

Ementa:

Contabilidade e planejamento tributário. Contabilização do IRPJ. Conceitos contábeis e tributários sobre lucro. Custos e despesas operacionais. Contribuição Social sobre o lucro. Cálculo do CSSL. Provisão e Reservas. Cálculo e contabilização de lucro real, lucro premiado, simples nacional e lucro arbitrado. Obrigações Assessórias. Apuração do IRPF. O planejamento Tributário.

Ementa:

Normas usuais de auditoria. Fundamentos de auditoria. O profissional de auditoria. Técnicas de execução dos trabalhos de auditoria. Relatórios de Auditoria.

Ementa:

Estrutura e apresentação das Demonstrações Contábeis de acordo com as Normas Brasileiras e Internacionais de contabilidade.

Ementa:

Com base no Parecer CNE/CES n. 261/2006, compreende a integração e a socialização pessoal e profissional dos estudantes, que ocorre nos intervalos de 20 minutos por dia letivo (padrão da IES). A utilização dos intervalos como atividade acadêmica, além daquelas atividades que ocorrem em sala de aula, é uma prática consagrada na incorporação à hora escolar brasileira e se enraíza no próprio racionalismo pedagógico, fazendo parte da atividade educativa e formativa do aluno e do tempo de trabalho escolar efetivo, uma vez que, também nos intervalos, o aluno fica sobre a influência direta da Faculdade e do ambiente acadêmico institucional, no seu sentido amplo.

Ementa:

Constituição de uma empresa comercial, Elaboração do Contrato Social, Utilização do Software ERP: módulo Contábil, Financeiro, Estoques/Custos, Faturamento e Compras. Cálculos Atuariais.

Ementa:

A Ciência Contábil e o Orçamento público no Brasil. Dispositivos constitucionais, A Lei Federal nº 4320/64 e LC 101/00. O Sistema Orçamentário. O Sistema Financeiro. O Sistema Patrimonial. Classificações funcionais e programáticas. Receita e Despesas. Programação e execução financeiras. Sistema integrado de administração financeira do governo federal. Licitações. Modelos e sistemas. Abertura de créditos. Saldos de empenho. Divida pública. Regime de adiantamento. Restos a pagar. Créditos adicionais. Patrimônio na administração pública. Inventário. A responsabilidade e punibilidade dos gestores públicos. NBCT 16.1 a 16.10. Estrutura do Novo Plano de Contas. Estrutura dos Novos demonstrativos Contábeis: Demonstração de Fluxo de Caixa, Demonstração de Custos e Demonstração das mutações do PL.

Ementa:

Orçamento por área como base de apoio na tomada de decisão. Ferramentas de controle de resultados.  Orçamento empresarial e estratégias de gestão. Adequação orçamentária, análise de variações e plano de resultados. Paradigmas culturais de ambientes e atividades saudáveis e de prevenção, Políticas Públicas para a Preservação do meio ambiente.

Ementa:

Auditoria do ativo circulante. Realizável a longo prazo e permanente. Auditoria do Passivo Circulante. Exigível a longo prazo e Patrimônio Líquido. Auditoria das receitas, custos e despesas. Prática operacional de auditoria das demonstrações contábeis.

Ementa:

Contabilidade de atividades diversas e pessoas jurídicas do terceiro setor.

Ementa:

Com base no Parecer CNE/CES n. 261/2006, compreende a integração e a socialização pessoal e profissional dos estudantes, que ocorre nos intervalos de 20 minutos por dia letivo (padrão da IES). A utilização dos intervalos como atividade acadêmica, além daquelas atividades que ocorrem em sala de aula, é uma prática consagrada na incorporação à hora escolar brasileira e se enraíza no próprio racionalismo pedagógico, fazendo parte da atividade educativa e formativa do aluno e do tempo de trabalho escolar efetivo, uma vez que, também nos intervalos, o aluno fica sobre a influência direta da Faculdade e do ambiente acadêmico institucional, no seu sentido amplo.

Ementa:

Contrato Social, Abertura de Empresa, Documentação Junto à Receita Federal, Prefeitura, Junta Comercial, Vigilância Sanitária, CETESB, Estruturação e Implantação de Sistema de Custeio, Controle de Estoque, Mapa de Rateio Interdepartamental, Contabilização dos Custos, Integração entre Custos e Contabilidade Financeira, Análise das Demonstrações Financeiras.

Ementa:

Orientação, acompanhamento e avaliação do projeto de trabalho a ser realizado pelo aluno em instituições públicas ou privadas, ou ainda, através de projetos de iniciação científica ou de práticas contábeis, desenvolvidas sob supervisão de professor.

Ementa:

A contabilidade no agronegócio e o campo de sua aplicação. Contabilidade rural no Brasil. Fluxo agrícola. Agricultura. Depreciação na agropecuária. Contabilidade da pecuária. Sistemas de custos. Contabilidade em agroindústrias.

Ementa:

O que é Perícia Contábil: objetivos e tipos de perícia; Distinção entre Perícia Contábil e Auditoria; Qualificações do Perito Contábil; A Carreira de Perito Contábil; Objetivo da Perícia Contábil: emitir um laudo; A Perícia Contábil e os Princípios de Contabilidade Geralmente Aceitos; Normas sobre Perícia Contábil; Possibilidades de Perícia Contábil; Fraudes em Contabilidade; Estruturação do Trabalho de Perícia Contábil; Estudo de Caso de Incorporação.

Ementa:

A ética. A moral. A ética profissional. Aspectos práticos da ética profissional na contabilidade. A ética profissional como princípio de valorização profissional. O Código profissional dos contabilistas. Desigualdade e exclusão social e Atribuições e Princípios Éticos.

Ementa:

Fundamentos da Pesquisa Científica.  Projeto de TCC. Delimitação do tema; Objetivo geral; Objetivos específicos; Problema de pesquisa; Justificativa; Metodologia. Técnicas de citação. Revisão bibliográfica. Fontes bibliográficas; Plágio. Leis de direitos autorais.

Ementa:

Com base no Parecer CNE/CES n. 261/2006, compreende a integração e a socialização pessoal e profissional dos estudantes, que ocorre nos intervalos de 20 minutos por dia letivo (padrão da IES). A utilização dos intervalos como atividade acadêmica, além daquelas atividades que ocorrem em sala de aula, é uma prática consagrada na incorporação à hora escolar brasileira e se enraíza no próprio racionalismo pedagógico, fazendo parte da atividade educativa e formativa do aluno e do tempo de trabalho escolar efetivo, uma vez que, também nos intervalos, o aluno fica sobre a influência direta da Faculdade e do ambiente acadêmico institucional, no seu sentido amplo.

Ementa:

Investimentos avaliados pelo método de equivalência patrimonial. Ágios e Deságios. Debêntures. Ações em tesouraria. Incorporação, fusão e cisão de empresas. Dissolução, liquidação e extinção de empresas. Consolidação das demonstrações contábeis. Conversões.

Ementa:

Controladoria: conceitos, funções e atribuições nos dias atuais. Funções do Controller. O Contador na Controladoria. Fluxo de caixa. Balanced Score Card. Controle Orçamentário e Financeiro. Indicadores Empresariais ( Ebitda, Eva, Mva).

Ementa:

Conforme explicitado ao final do ementário.

Ementa:

  • LIBRAS (Disciplina oferecida na estrutura curricular do curso, em caráter opcional, de acordo com o Decreto nº 5.626/2005).
  • Análise de Indicadores e Avaliação de Desempenho Empresarial
  • Análise de Projetos em Agronegócios
  • Direito Ambiental
  • Economia Rural e Comércio Exterior
  • Língua Espanhola
  • Direito Tributário
  • Língua Inglesa

A oferta da disciplina optativa dar-se-á de acordo e mediante requerimento formal do aluno que queira cursá-la.

 

Ementa:

Fundamentos da Pesquisa Científica.  Projeto de TCC. Delimitação do tema; Objetivo geral; Objetivos específicos; Problema de pesquisa; Justificativa; Metodologia. Técnicas de citação. Revisão bibliográfica. Fontes bibliográficas; Plágio. Leis de direitos autorais.

Ementa:

Com base no Parecer CNE/CES n. 261/2006, compreende a integração e a socialização pessoal e profissional dos estudantes, que ocorre nos intervalos de 20 minutos por dia letivo (padrão da IES). A utilização dos intervalos como atividade acadêmica, além daquelas atividades que ocorrem em sala de aula, é uma prática consagrada na incorporação à hora escolar brasileira e se enraíza no próprio racionalismo pedagógico, fazendo parte da atividade educativa e formativa do aluno e do tempo de trabalho escolar efetivo, uma vez que, também nos intervalos, o aluno fica sobre a influência direta da Faculdade e do ambiente acadêmico institucional, no seu sentido amplo.

Ementa:

Introdução à Contabilidade. Conceitos Básicos: Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido. Despesas e Receitas. O Método das Partidas Dobradas. Contas de ativo e de passivo. Balancete e variações do patrimônio. O Balanço Patrimonial e Grupos de Conta. Teoria e prática das contas, mecanismos de débito e crédito. Elaboração de Plano de contas. Integração do Balanço Patrimonial e da Demonstração de Resultado.

Ementa:

Revisão Geral (nivelamento). Funções e suas características: continuidade; limitada; crescentes e decrescentes; máximos, mínimos, oferta e demanda. Função polinomial, potência, exponencial. Logarítmica. Determinantes e Multiplicador de Lagrange.

Ementa:

Aspectos referentes à vida universitária. Órgãos deliberativos e de apoio acadêmico da Faculdade de Balsas. Regulamentações da Faculdade de Balsas e Curso.  Abordagem inicial das habilidades e hábitos de leitura. Produção Textual. Introdução a aspectos referentes à elaboração de trabalhos acadêmicos e atividades de pesquisas e extensão. Educação Quilombola e Educação Inclusiva.

Ementa:

Noções de Direito. Teoria Geral do Direito Público e Privado. Noções de: Direito Constitucional. Administrativo. Civil. Comercial. Direito do Consumidor. Direito Social: Conceito e divisão.

Ementa:

Funções da Administração: Planejamento, organização, controle e coordenação. As inter-relações entre as funções administrativas e a efetividade organizacional. Tomada de decisão Administrativa. Novos empreendimentos e estrutura organizacional. Gerenciamento das mudanças e impacto das modernas ferramentas de gestão na competitividade organizacional.

Ementa:

Introdução ao universo da ciência. Compreensão de textos científicos. Técnicas de pesquisa científica. Estrutura da redação científica, organização e produção de textos acadêmicos. Normas técnicas para apresentação de trabalhos científicos.

Ementa:

Com base no Parecer CNE/CES n. 261/2006, compreende a integração e a socialização pessoal e profissional dos estudantes, que ocorre nos intervalos de 20 minutos por dia letivo (padrão da IES). A utilização dos intervalos como atividade acadêmica, além daquelas atividades que ocorrem em sala de aula, é uma prática consagrada na incorporação à hora escolar brasileira e se enraíza no próprio racionalismo pedagógico, fazendo parte da atividade educativa e formativa do aluno e do tempo de trabalho escolar efetivo, uma vez que, também nos intervalos, o aluno fica sobre a influência direta da Faculdade e do ambiente acadêmico institucional, no seu sentido amplo.

Ementa:

Operações com Mercadorias. Custo de mercadorias vendidas. Resultado Bruto. Critérios de Avaliação de Inventário. Estoques, Devolução, descontos e abatimentos. Demonstração de Resultados. Disponibilidades, reservas e provisões. Exigibilidade. Ativo imobilizado. Depreciação e amortização. Vida útil. Uso da informação contábil pela administração.

Ementa:

Introdução ao Direito Empresarial: histórico. O Direito Empresarial no Brasil. Fontes e atos de comércio. Da empresa: conceito, natureza jurídica, espécies. Do comerciante: noções e requisitos. Requisitos para o exercício do comércio. Das capacidades para comerciar. O registro do comércio: importância e conceitos; efeitos, forma, órgãos e atribuições, proibições; cancelamento. Procedimentos. Nome comercial: noções, sistema jurídico, formas, proteção, alienação. Fundo de comércio. Livros comerciais. Obrigações mercantis. Contratos mercantis. Fiança mercantil. Sociedades comerciais. Sociedades por quotas de responsabilidade limitada. Sociedades anônimas. Lei de Falências. Recuperação de Empresas.

Ementa:

Limite. Derivada. Regras de derivação. Utilização da derivada no estudo de funções. Matrizes. Razões e Proporções. Grandezas diretamente e inversamente proporcionais. Porcentagens.

Ementa:

Reflexão sobre os elementos e características da comunicação humana. Instrumentalização e desenvolvimento da prática da comunicação oral e escrita. A comunicação objetiva e as polissemias discursivas. A variabilidade das situações comunicacionais. Desigualdade e exclusão social e Atribuições e Princípios Éticos.

Ementa:

Noções básicas das ciências econômicas. Evolução dos Pensamentos Econômicos. Visão geral das questões econômicas fundamentais: mercado, preços, população, meios de subsistência e renda nacional. Microeconomia: teoria da oferta e demanda e equilíbrio de mercado. Macroeconomia: Medida do produto e da renda nacional.  Teoria da determinação da renda. Introdução à teoria monetária. Desenvolvimento econômico.

Ementa:

Com base no Parecer CNE/CES n. 261/2006, compreende a integração e a socialização pessoal e profissional dos estudantes, que ocorre nos intervalos de 20 minutos por dia letivo (padrão da IES). A utilização dos intervalos como atividade acadêmica, além daquelas atividades que ocorrem em sala de aula, é uma prática consagrada na incorporação à hora escolar brasileira e se enraíza no próprio racionalismo pedagógico, fazendo parte da atividade educativa e formativa do aluno e do tempo de trabalho escolar efetivo, uma vez que, também nos intervalos, o aluno fica sobre a influência direta da Faculdade e do ambiente acadêmico institucional, no seu sentido amplo.

Ementa:

Estruturação das seguintes demonstrações financeiras: Balanço patrimonial, Demonstração do resultado do Exercício. Apuração, distribuição e destinação do resultado do exercício.

Ementa:

Introdução ao estudo do comportamento organizacional. O comportamento humano nas organizações. Psicologia Organizacional. Stress Funcional. Planejamento de mudanças, inovação, motivação e desenvolvimento de equipes. Ensino Indígena, Desigualdade e exclusão social, Educação inclusiva e Atribuições e Princípios Éticos.

Ementa:

Conceitos básicos: população, amostra, amostragem, variáveis aleatórias. Séries estatísticas. Índices. Tabelas e Gráficos. Medidas de posição e de variabilidade. Regressão e Correlação: linear e múltipla. Ajuste e previsão.  Probabilidade. Estimação. Testes de Hipóteses.

Ementa:

Com base no Parecer CNE/CES n. 261/2006, compreende a integração e a socialização pessoal e profissional dos estudantes, que ocorre nos intervalos de 20 minutos por dia letivo (padrão da IES). A utilização dos intervalos como atividade acadêmica, além daquelas atividades que ocorrem em sala de aula, é uma prática consagrada na incorporação à hora escolar brasileira e se enraíza no próprio racionalismo pedagógico, fazendo parte da atividade educativa e formativa do aluno e do tempo de trabalho escolar efetivo, uma vez que, também nos intervalos, o aluno fica sobre a influência direta da Faculdade e do ambiente acadêmico institucional, no seu sentido amplo.

Ementa:

Contrato de trabalho; contrato de aprendizagem; trabalho rural; trabalhador eventual, avulso e autônomo; identificação profissional; segurança e medicina do trabalho; disciplina no trabalho; salário e remuneração: composição; medidas de proteção do salário; férias e 13º salário; indenização e FGTS; duração da jornada de trabalho; proteção do trabalho da mulher e do menor; sindicato: contribuição sindical; acordo coletivo de trabalho e convenção; greve; processo trabalhista; repouso semanal remunerado. Benefícios Previdenciários.

Ementa:

Com base no Parecer CNE/CES n. 261/2006, compreende a integração e a socialização pessoal e profissional dos estudantes, que ocorre nos intervalos de 20 minutos por dia letivo (padrão da IES). A utilização dos intervalos como atividade acadêmica, além daquelas atividades que ocorrem em sala de aula, é uma prática consagrada na incorporação à hora escolar brasileira e se enraíza no próprio racionalismo pedagógico, fazendo parte da atividade educativa e formativa do aluno e do tempo de trabalho escolar efetivo, uma vez que, também nos intervalos, o aluno fica sobre a influência direta da Faculdade e do ambiente acadêmico institucional, no seu sentido amplo.

Ementa:

Sistema de informação nas empresas. Conceitos básicos. Tecnologia de informação. Banco de dados. Sistema de gerenciamento. Sistemas operacionais. Sistema de gestão. Sistemas integrados de gestão empresarial. Planejamento e implantação de sistemas contábeis. Aplicativos genéricos. Contabilidade e Controladoria. Subsistemas de informação contábil para o gerenciamento da empresa. Uso dos recursos da informática no planejamento, desenvolvimento, implantação e integração de sistemas. Análise e avaliação dos sistemas. Princípios de auditoria de computadores. Relatórios contábeis gerados para processos de decisão.

Ementa:

Estruturação das seguintes demonstrações financeiras: Demonstração das Mutações Patrimônio Líquido, Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados, Demonstração dos Fluxos de Caixa, Demonstração do Valor Adicionado DVA. Notas Explicativas; Relatórios da Administração; Pareceres de Auditores Independentes; Pareceres do Conselho Fiscal; Informações por Segmento; Eventos Subsequentes; Operações em Descontinuidade. Participação da contabilidade no controle e preservação do meio ambiente.

Ementa:

A ética. A moral. A ética profissional. Aspectos práticos da ética profissional na contabilidade. A ética profissional como princípio de valorização profissional. O Código profissional dos contabilistas.

Ementa:

Conceitos básicos de custos. Princípios Contábeis e Convenções aplicadas a Custos. Terminologia da Contabilidade de Custos. Classificação dos Custos. Departamentalização. Custeio de materiais diretos e mão de obra direta. Métodos de Custeio. Rateio dos Custos Indiretos. Mapas de alocação de custos.

Ementa:

O Direito e a legislação tributária. O Sistema Constitucional Tributário. Fontes do Direito Tributário. Das Normas Gerais do Direito Tributário. Da Legislação Tributária dos Principais Impostos e Contribuições. A Punibilidade em matéria tributária.

Ementa:

Conceito de capital e juros. Capitalizações simples e composta. Descontos simples e composto. Equivalência de taxas. Capitalização contínua. Equivalência de capitais. Fluxo de caixa. Série de pagamentos e amortização de dívidas e financiamentos. Métodos de avaliação de fluxos de caixa. Método do fluxo de Caixa Descontado. Mercado financeiro. Calculadoras financeiras.

Ementa:

Com base no Parecer CNE/CES n. 261/2006, compreende a integração e a socialização pessoal e profissional dos estudantes, que ocorre nos intervalos de 20 minutos por dia letivo (padrão da IES). A utilização dos intervalos como atividade acadêmica, além daquelas atividades que ocorrem em sala de aula, é uma prática consagrada na incorporação à hora escolar brasileira e se enraíza no próprio racionalismo pedagógico, fazendo parte da atividade educativa e formativa do aluno e do tempo de trabalho escolar efetivo, uma vez que, também nos intervalos, o aluno fica sobre a influência direta da Faculdade e do ambiente acadêmico institucional, no seu sentido amplo.

Ementa:

Evolução histórica. Princípios Contábeis. Ativo, passivo e patrimônio líquido. Demonstrações contábeis.

Ementa:

Análise de balanço: conceito e finalidade. Apuração de resultados do exercício. Estrutura das demonstrações financeiras: Balanço patrimonial. Demonstração do resultado do exercício e demonstração de lucros ou prejuízos acumulados.

Ementa:

Contabilização dos Custos. Produção por ordem de fabricação. Produção contínua. Produção conjunta. Perdas de materiais. Subprodutos. Sucatas. Tributos. Inflação. Custos e despesas fixas e variáveis identificados. Margem de Contribuição. Relação custo/volume/lucro. Ponto de Equilíbrio.

Ementa:

Conceitos e os princípios tributários. Tributos diretos e indiretos. Contabilização do ICMS. Contabilização do IPI. Incidentes na formação dos preços. Contabilização de contribuições sobre a folha de salários. Contabilização do ISS. Metodologia e normais gerais.

Ementa:

Orçamento por área como base de apoio na tomada de decisão. Ferramentas de controle de resultados.  Orçamento empresarial e estratégias de gestão. Adequação orçamentária, análise de variações e plano de resultados. Paradigmas culturais de ambientes e atividades saudáveis e de prevenção, Políticas Públicas para a Preservação do meio ambiente.

Ementa:

Com base no Parecer CNE/CES n. 261/2006, compreende a integração e a socialização pessoal e profissional dos estudantes, que ocorre nos intervalos de 20 minutos por dia letivo (padrão da IES). A utilização dos intervalos como atividade acadêmica, além daquelas atividades que ocorrem em sala de aula, é uma prática consagrada na incorporação à hora escolar brasileira e se enraíza no próprio racionalismo pedagógico, fazendo parte da atividade educativa e formativa do aluno e do tempo de trabalho escolar efetivo, uma vez que, também nos intervalos, o aluno fica sobre a influência direta da Faculdade e do ambiente acadêmico institucional, no seu sentido amplo.

Ementa:

Fluxos de Caixa. Orçamento de Capital. Critérios de Avaliação. Risco em projetos. Custo de Capital de Projetos e de Empresas. Alavancagem Financeira e Escolha da Estrutura de Capital. Fontes de Financiamento Empresarial. Avaliação de Empresas.

Ementa:

A Ciência Contábil e o Orçamento público no Brasil. Dispositivos constitucionais, A Lei Federal nº 4320/64 e LC 101/00. O Sistema Orçamentário. O Sistema Financeiro. O Sistema Patrimonial. Classificações funcionais e programáticas. Receita e Despesas. Programação e execução financeiras. Sistema integrado de administração financeira do governo federal. Licitações. Modelos e sistemas. Abertura de créditos. Saldos de empenho. Divida pública. Regime de adiantamento. Restos a pagar. Créditos adicionais. Patrimônio na administração pública. Inventário. A responsabilidade e punibilidade dos gestores públicos. NBCT 16.1 a 16.10. Estrutura do Novo Plano de Contas. Estrutura dos Novos demonstrativos Contábeis: Demonstração de Fluxo de Caixa, Demonstração de Custos e Demonstração das mutações do PL.

Ementa:

Contabilidade e planejamento tributário. Contabilização do IRPJ. Conceitos contábeis e tributários sobre lucro. Custos e despesas operacionais. Contribuição Social sobre o lucro. Cálculo do CSSL. Provisão e Reservas. Cálculo e contabilização de lucro real, lucro premiado, simples nacional e lucro arbitrado. Obrigações Assessórias. Apuração do IRPF. O planejamento Tributário.

Ementa:

Princípios e Normas Brasileiras de Contabilidade, Técnica de Auditoria Independente (NBC TA); Distinção entre Auditoria das Demonstrações Contábeis e Auditoria Interna, Auditoria Tributária, Auditoria de Qualidade; Qualificações Profissionais do Auditor; Estruturação da Carreira de Auditor; Objetivos da Auditoria; A Auditoria e os Controles Internos; Planejamento e Execução da Auditoria: Programa de auditoria, Procedimentos de auditoria, Papéis de trabalho, Possibilidades de Auditoria; Estruturação dos Trabalhos de Auditoria; Auditoria das Demonstrações Contábeis; Parecer dos Auditores Independentes.

Ementa:

Orientação, acompanhamento e avaliação do projeto de trabalho a ser realizado pelo aluno em instituições públicas ou privadas, ou ainda, através de projetos de iniciação científica ou de práticas contábeis, desenvolvidas sob supervisão de professor.

Ementa:

Com base no Parecer CNE/CES n. 261/2006, compreende a integração e a socialização pessoal e profissional dos estudantes, que ocorre nos intervalos de 20 minutos por dia letivo (padrão da IES). A utilização dos intervalos como atividade acadêmica, além daquelas atividades que ocorrem em sala de aula, é uma prática consagrada na incorporação à hora escolar brasileira e se enraíza no próprio racionalismo pedagógico, fazendo parte da atividade educativa e formativa do aluno e do tempo de trabalho escolar efetivo, uma vez que, também nos intervalos, o aluno fica sobre a influência direta da Faculdade e do ambiente acadêmico institucional, no seu sentido amplo.

Ementa:

Constituição de uma empresa comercial, Elaboração do Contrato Social, Utilização do Software ERP: módulo Contábil, Financeiro, Estoques/Custos, Faturamento e Compras. Cálculos Atuariais.

Ementa:

Potencial Empreendedor. Resistências à Mudança. Plano de negócios: construção e implementação. Instrumentos e instituições de apoio financeiro. Cooperação entre novos empreendimentos.

Ementa:

A contabilidade no agronegócio e o campo de sua aplicação. Contabilidade rural no Brasil. Fluxo agrícola. Agricultura. Depreciação na agropecuária. Contabilidade da pecuária. Sistemas de custos. Contabilidade em agroindústrias.

Ementa:

Normas e práticas contábeis adotadas em diferentes países e suas consequências em termos de resultado econômico para as empresas. Práticas contábeis internacionais emitidas pelos principais órgãos de classe, e as ações que visam minimizar as distorções resultantes de normas diferenciadas em cada país.

Ementa:

A disciplina, Tópico em Contabilidade se caracterizam pela sua condição aberta, podendo assim contemplar um conteúdo direcionado às necessidades regionais e de atualização dos futuros bacharéis.

Ementa:

Acompanhamento e controle das atividades desenvolvidas na disciplina. Orientação para o desenvolvimento, testes e integração dos projetos. Acompanhamento e controle das atividades. Avaliação e apresentação do Trabalho de Conclusão.

Ementa:

Com base no Parecer CNE/CES n. 261/2006, compreende a integração e a socialização pessoal e profissional dos estudantes, que ocorre nos intervalos de 20 minutos por dia letivo (padrão da IES). A utilização dos intervalos como atividade acadêmica, além daquelas atividades que ocorrem em sala de aula, é uma prática consagrada na incorporação à hora escolar brasileira e se enraíza no próprio racionalismo pedagógico, fazendo parte da atividade educativa e formativa do aluno e do tempo de trabalho escolar efetivo, uma vez que, também nos intervalos, o aluno fica sobre a influência direta da Faculdade e do ambiente acadêmico institucional, no seu sentido amplo.

Ementa:

Investimentos avaliados pelo método de equivalência patrimonial. Ágios e Deságios. Debêntures. Ações em tesouraria. Incorporação, fusão e cisão de empresas. Dissolução, liquidação e extinção de empresas. Consolidação das demonstrações contábeis. Conversões.

Ementa:

Controladoria: conceitos, funções e atribuições nos dias atuais. Funções do Controller. O Contador na Controladoria. Fluxo de caixa. Balanced Score Card. Controle Orçamentário e Financeiro. Indicadores Empresariais (Ebitda, Eva, Mva).

Ementa:

O que é Perícia Contábil: objetivos e tipos de perícia; Distinção entre Perícia Contábil e Auditoria; Qualificações do Perito Contábil; A Carreira de Perito Contábil; Objetivo da Perícia Contábil: emitir um laudo; A Perícia Contábil e os Princípios de Contabilidade Geralmente Aceitos; Normas sobre Perícia Contábil; Possibilidades de Perícia Contábil; Fraudes em Contabilidade; Estruturação do Trabalho de Perícia Contábil; Estudo de Caso de Incorporação.

Ementa:

  • LIBRAS (Disciplina oferecida na estrutura curricular do curso, em caráter opcional, de acordo com o Decreto n. 5.626/2005).
  • Análise de Indicadores e Avaliação de Desempenho Empresarial
  • Análise de Projetos em Agronegócios
  • Direito Ambiental
  • Economia Rural e Comércio Exterior
    • Língua Espanhola

Ementa:

Acompanhamento e controle das atividades desenvolvidas na disciplina. Orientação para o desenvolvimento, testes e integração dos projetos. Acompanhamento e controle das atividades. Avaliação e apresentação do Trabalho de Conclusão.

Ementa:

Contrato Social, Abertura de Empresa, Documentação Junto à Receita Federal, Prefeitura, Junta Comercial, Vigilância Sanitária, CETESB, Estruturação e Implantação de Sistema de Custeio, Controle de Estoque, Mapa de Rateio Interdepartamental, Contabilização dos Custos, Integração entre Custos e Contabilidade Financeira, Análise das Demonstrações Financeiras.

Ementa:

Com base no Parecer CNE/CES n. 261/2006, compreende a integração e a socialização pessoal e profissional dos estudantes, que ocorre nos intervalos de 20 minutos por dia letivo (padrão da IES). A utilização dos intervalos como atividade acadêmica, além daquelas atividades que ocorrem em sala de aula, é uma prática consagrada na incorporação à hora escolar brasileira e se enraíza no próprio racionalismo pedagógico, fazendo parte da atividade educativa e formativa do aluno e do tempo de trabalho escolar efetivo, uma vez que, também nos intervalos, o aluno fica sobre a influência direta da Faculdade e do ambiente acadêmico institucional, no seu sentido amplo.

Odir Luiz Fank

Formação:

  • Mestre em Ciências Contábeis pelo Programa de Pós-Graduação da Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB) 2011.
  • MBA em Gestão Estratégica de Negócios pelo convênio FURB/FUNDASC (2009).
  • Graduação em Ciências Contábeis pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2002).

Contato:

E-mail: coord.contabeis@unibalsas.edu.br
Telefone: (99) 3542-5500

Nome Titulação Currículo Lattes
Adson Vieira Melonio do Nascimento Especialista Acessar
Cleidiane Cruz de Sousa Alves Especialista Acessar
Danieli Hoffmann Knopik Especialista Acessar
Dellio Araujo Lacerda Mestre Acessar
Eduardo dos Santos Rodrigues Cardoso Graduado Acessar
Emílio Portela Ribeiro Especialista Acessar
Fábio Roberto Pillatt Mestre Acessar
Juliana Constâncio Nascimento Mestre Acessar
Libera Raquel Bazzan Pillatt Mestre Acessar
Luis Augusto dos Santos Souza Especialista Acessar
Naryanne Rodrigues Peraro Mestre Acessar
Patrícia Kozoroski Possani Especialista Acessar
Rodrigo Denardi Especialista Acessar

Os Núcleos de Práticas foram criados para atender às demandas da Sociedade em geral, ao mesmo tempo em que proporcionam aos acadêmicos uma melhor articulação entre teoria e prática recebida em sala de aula e as atividades práticas relacionada à profissão. Situações que envolvem o dia a dia das áreas abrigadas pelos núcleos poderão ser trazidas pela sociedade em geral e discutidas com uma equipe de estudantes orientados por professores com conhecimento na área.

O Núcleo de Práticas Contábeis (NPC) da Faculdade de Balsas objetiva promover o contato do aluno do curso de Ciências Contábeis com o mercado de trabalho.
Por meio do NPC, o acadêmico presta assessoria para as empresas que requisitarem parceria com a Faculdade de Balsas. A Coordenadora do NPC, então, descreve previamente as atividades exercidas, demonstrando como será o procedimento do trabalho e ainda, apresenta um plano de ação contendo as atribuições e as datas previstas para a realização dos trabalhos.

Coordenação: Profª. Danieli Hoffmann Knopik, com acompanhamento dos professores do curso de Ciências Contábeis da Faculdade de Balsas.

Público-alvo: Empresas do município de Balsas/MA, dispostas a participarem de projetos com a assessoria de alunos e professores da Faculdade.

Contato: (99) 3542-5500

Horário de atendimento: De segunda a sexta, das 14h às 18h.

Regulamento do Núcleo de Práticas Contábeis