Gestão Comercial

Teoria e prática na medida certa.

O curso de Gestão Comercial visa formar profissionais aptos a exercer atividades de gerenciamento e negociação nas organizações comerciais, compreendendo aspectos como logística, finanças e dinâmica de mercado.

Além disso, agir de modo integrador no trabalho em equipe, com atitudes dignas, éticas e humanísticas. Fornecer, ainda, conhecimentos necessários à formação para ações gerenciais e das políticas nacional e regional de gestão.

Denominação:
Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial


Grau conferido:
Tecnólogo em Gestão Comercial


Duração do curso:
2 anos


Modalidade:
Presencial


Regime:
Seriado Semestral


Carga horária:
1.640 horas


Turno:
Noturno


Investimento:
R$ 499,56*
*Valor com desconto de 8% para pagamento até a data de vencimento, exceto matrícula.
As parcelas da semestralidade, subsequentes a primeira e até a última, poderão ter seu valor corrigido ou reajustado em conformidade com a legislação aplicável e no prazo por ela previsto.

São objetivos do curso de Gestão Comercial dotar o profissional de conhecimentos necessários para o exercício das competências gerais e específicas na área da gestão comercial, em consonância com o perfil descrito nas Diretrizes Curriculares Nacionais, bem como formar profissionais críticos e competentes, capazes de compreender e intervir nas diferentes dimensões que compõem a gestão comercial, realizando uma prática fundamentada em princípios éticos e humanísticos capazes de, em um modo geral, responderem aos constantes e profundos desafios e transformações da sociedade do conhecimento e, de forma específica, atuarem eficiente e eficazmente na área da gestão comercial regional e nacional.

São objetivos específicos do curso de Gestão Comercial:

  • Atender às necessidades regionais e locais de recursos humanos qualificados na área da gestão comercial;
  • Desenvolver competências que possibilitem ao profissional entender o ambiente de negócios da empresa em que atua;
  • Capacitar o profissional para que possa contribuir com as estratégias de posicionamento e composto de marketing;
  • Viabilizar o acesso ao conhecimento específico, visando proporcionar maior prospecção, satisfação e retenção de clientes na área em que atua;
  • Desenvolver aptidões que possibilitem uma correta gestão do elemento humano nas organizações, o desenvolvimento de atitude empreendedora, postura ética, valorização da responsabilidade social e da busca constante do conhecimento.
  • Possibilitar que os profissionais egressos do curso prestem assistência, análise e assessoramento comercial;
  • Disseminar conhecimentos relacionados à gestão estratégica, gestão de pessoas, gestão de materiais e gestão de processos.

Ementa:

A empresa como organização comercial: conceitos e aplicações. Visão global das áreas funcionais. Tipos de gerenciamento. Aspectos da Administração. Interação com o meio em que está inserida e importância do planejamento estratégico.

Ementa:

Introdução aos sistemas operacionais. Introdução ao uso de aplicações computacionais. Editores de texto. Planilhas eletrônicas.

Ementa:

Conceitos básicos do Direito, Noções de Direito Administrativo,  do Consumidor e Comercial. Contrato de sociedade. Personificação das sociedades. Contrato social. Direitos e obrigações dos sócios. Administração societária. Dissolução parcial e total da sociedade. Liquidação da sociedade. Coligação, transformação, incorporação, fusão e cisão. Falência e recuperação judicial da empresa.

Ementa:

Estudo da postura epistemológica em ambiente universitário. Aspectos referentes à vida universitária. Concepções de estudo e aprendizagem. Formas de relacionamento com o conhecimento. Órgãos deliberativos e de apoio acadêmico da Faculdade de Balsas. Regulamentações da Faculdade de Balsas e Curso.  Abordagem inicial das habilidades e hábitos de leitura. Introdução a aspectos referentes à elaboração de trabalhos acadêmicos e atividades de pesquisas e extensão.

Ementa:

A qualidade da linguagem escrita e falada para os profissionais do curso. Formas de comunicação. Regras básicas para a correção de textos. Tipologia Textual. Leitura e produção de textos visando a desenvolver habilidades de elaboração de textos orais e escritos. Ênfase para técnicas de apresentação e produção de redação oficial – redação técnica, resumo, relatório e resenha. Os termos técnicos, neologismos e os formatos linguísticos profissionais.

Ementa:

Fundamentos da matemática. Tratamento de dados e informações. Estatística descritiva, métodos tabulares e medidas numéricas. Probabilidade estatística. Distribuições. Noções de amostragem, suas distribuições e inferência sobre a população. Aplicação a pesquisas de mercado e opinião. Econometria: demanda e força dos atributos na decisão de compra.

Ementa:

Conceituação de Economia. Os grandes agregados econômicos. Economia Brasileira. Sistema Financeiro Nacional. Inflação. Problemas econômicos fundamentais. Ponto de equilíbrio operacional. Valor Econômico Adicionado (VEA). Indicativos de mercado. Microeconomia e macroeconomia. Teoria geral do comércio. Perspectivas futuras.

Ementa:

Com base no Parecer CNE/CES n. 261/2006, compreende a integração e a socialização pessoal e profissional dos estudantes, que ocorre nos intervalos de 20 minutos por dia letivo (padrão da IES). A utilização dos intervalos como atividade acadêmica, além daquelas atividades que ocorrem em sala de aula, é uma prática consagrada na incorporação à hora escolar brasileira e se enraíza no próprio racionalismo pedagógico, fazendo parte da atividade educativa e formativa do aluno e do tempo de trabalho escolar efetivo, uma vez que, também nos intervalos, o aluno fica sobre a influência direta da Faculdade e do ambiente acadêmico institucional, no seu sentido amplo.

Ementa:

A função da Contabilidade. A Contabilidade como instrumento de Gestão Empresarial. Princípios Contábeis. Passivo. Ativo Imobilizado: principais grupamentos, conceitos e formas de avaliação: Depreciação, Exaustão e Amortização. Relatórios contábeis: DRE, Balanço, Estrutura e Demonstrações Contábeis. A Contabilidade Societária e a Contabilidade Gerencial.

Ementa:

Fundamentos da logística empresarial. A cadeia de Suprimentos. Política de estoques, armazenagem e movimentação de materiais. Canais de distribuição. Modais de transporte. Logística reversa. Logística como vantagem competitiva. Níveis de Serviço e geração de valor.

Ementa:

Fundamentos da Gestão da Qualidade. Ferramentas da Gestão da Qualidade. Controle estatístico de processo. Custos da qualidade. Sistemas de Gestão da Qualidade. Auditoria da qualidade. Normas ISO.

Ementa:

Conceitos gerais de juros simples e compostos. Matemática financeira e inflação. Matemática financeira e empréstimo para capital de giro. Matemática financeira, reciprocidade bancária e taxa de over. Fluxo de caixa. Coeficiente de financiamento. Matemática financeira e estratégias comerciais de compra e venda. Valor presente e futuro. Taxas de descontos e rentabilidade. Sistemas de amortização.

Ementa:

Noções fundamentais. Contrato individual de trabalho e Relação de trabalho Contratos especiais de trabalho. Alteração, suspensão e extinção de contrato. Jornada de trabalho. Proteção ao trabalho da mulher. Proteção ao trabalho do menor. Férias. Remuneração e salário. Normas complementares. FGTS. Segurança e saúde no trabalho. Aviso Prévio

Ementa:

Noções Gerais de Teoria Econômica, Macro Economia e Micro Economia. Fundamentos Filosóficos de Políticos da Economia. Evolução da Ciência Econômica. Definições da Economia: Escassez, Necessidades, Preço, Concorrência e Mercado. Abordagens Teóricas acerca dos Fenômenos Econômicos. Economia Brasileira: População, Emprego, Agricultura e Urbanização. Noções de Política Monetária. Déficit Público, Crescimento Econômico, Dívida Externa, Planos de Estabilização. A Globalização. Raízes e Postulados das Propostas Clássicas, Neoclássica e Keynesiana e sua Aplicabilidade ao Mundo Contemporâneo. A Crise da Economia Política. As Mudanças de Paradigma no Século XXI. Relações entre Economia e Direito.

Ementa:

Com base no Parecer CNE/CES n. 261/2006, compreende a integração e a socialização pessoal e profissional dos estudantes, que ocorre nos intervalos de 20 minutos por dia letivo (padrão da IES). A utilização dos intervalos como atividade acadêmica, além daquelas atividades que ocorrem em sala de aula, é uma prática consagrada na incorporação à hora escolar brasileira e se enraíza no próprio racionalismo pedagógico, fazendo parte da atividade educativa e formativa do estudante e do tempo de trabalho escolar efetivo, uma vez que, também nos intervalos, o estudante fica sobre a influência direta da Faculdade e do ambiente acadêmico institucional, no seu sentido amplo.

Ementa:

Conceitos de crédito e cobrança. Procedimentos para cadastro de pessoas físicas. Cadastro de pessoas jurídicas. Cadastro dos dados contábeis. Crédito às pessoas físicas. Crédito às pessoas jurídicas. Títulos e documentos de cobrança. Controles e formas de cobranças.

Ementa:

Contexto Histórico e Gestão de Pessoas nas Organizações. Objetivos. Recrutamento. Seleção. Treinamento. Avaliação de Desempenho. Cargos e Salários. Métodos de remuneração. Qualidade de Vida no Trabalho (QVT). Tendências contemporâneas em Gestão de Pessoas. Liderança: conceitos, paradigmas e estilos. Trabalho em equipe. Habilidades cognitivas.  

Ementa:

Conceitos fundamentais e objetivos dos Sistemas de Custos. Classificação dos Custos. Custeio direto. Margem de contribuição. Análise custo-volume-lucro. Controle de Custos. Custos Direto e Integral. Métodos de Custeio Padrão. Técnicas para formação de preços.

Ementa:

Conceitos e fundamentos de Marketing. O sistema de Marketing e o ambiente de Marketing. O Planejamento Estratégico e o papel do Marketing. Mensuração e previsão. Comportamento do consumidor. Vantagens da orientação ao cliente. A especialização dos papéis de compra. Valor para os consumidores. Influências no comportamento de compra. Processos mentais de decisão e motivação. Diferenças entre empresas/governos e consumidores individuais e vantagens do relacionamento com consumidores.

Ementa:

Estudos de conceitos básicos de Sistemas da Informação. Aplicações, impactos e potencial estratégico dos SI para o negócio. Tendências e perspectivas do uso das Tecnologias da Informação nas organizações. O comércio eletrônico e o ambiente empresarial. Aspectos, tendências, e análise do comércio eletrônico. Legislação e Marketing aplicado ao comércio eletrônico.

Ementa:

Fundamentos da gestão de vendas.  Gestão estratégica de vendas. Análise potencial de mercado e previsão de vendas. Definição de metas. Orçamentos do departamento de vendas. Seleção, treinamento e motivação da equipe. Estruturação e Remuneração da equipe de vendas. Funções gerenciais de vendas. Avaliação da equipe de vendas. Ética nas atividades de vendas. Aspectos comportamentais dos vendedores. Customer share.

Ementa:

Com base no Parecer CNE/CES n. 261/2006, compreende a integração e a socialização pessoal e profissional dos estudantes, que ocorre nos intervalos de 20 minutos por dia letivo (padrão da IES). A utilização dos intervalos como atividade acadêmica, além daquelas atividades que ocorrem em sala de aula, é uma prática consagrada na incorporação à hora escolar brasileira e se enraíza no próprio racionalismo pedagógico, fazendo parte da atividade educativa e formativa do aluno e do tempo de trabalho escolar efetivo, uma vez que, também nos intervalos, o aluno fica sobre a influência direta da Faculdade e do ambiente acadêmico institucional, no seu sentido amplo.

Ementa:

Conceito, objetivos e importância na tomada de decisão. Tipos de fontes de dados. Tipos de pesquisa. Fundamentos da amostragem. Elaboração de questionário. Técnicas de entrevistas. Estatística aplicada à pesquisa. Análise de dados e apresentação dos resultados. A pesquisa de mercado e as estratégias de comunicação.

Ementa:

Gestão financeira nas organizações. Impactos nos negócios. Maximização da riqueza: Risco, Retorno e Liquidez. Administração do Capital de Giro. Estrutura de Capital. Análise de Investimentos. Avaliação e Gerenciamento de Risco. Elaboração e Análise de Orçamentos. Aspectos Comportamentais do Orçamento Empresarial. A Função do Controller e o Orçamento Empresarial. Tipos de Orçamentos.

Ementa:

A empresa e seu ambiente. Planejamento estratégico. Análise do ambiente. Formulação de objetivos. Formulação de estratégias. Implementação. Controle. Organização para o planejamento. Plano de negócios.

Ementa:

Sistema Tributário Nacional. Legislação tributária: tributos – conceitos e espécies, tributos federais, estaduais e municipais, princípios constitucionais tributários, elementos fundamentais do tributo, imunidade e isenção tributária, regulamentos dos impostos. Principais funções e atividades da contabilidade tributária. Normas para escrituração dos livros fiscais e contábeis. Contribuições sociais e tributos sobre o lucro das pessoas jurídicas. Contribuições sociais sobre o faturamento. Contabilização de contribuições e impostos.

Ementa:

Introdução a comunicação de marketing. A marca. Processo de comunicação integrada. Estratégias de comunicação para atender o mercado comercial; Instrumentos promocionais. Compreensão das técnicas e instrumentos de comunicação direta com os clientes. Propaganda. Gerenacimento da Comunicação de Massa. Gerenciamento das Comunicações Pessoais.   Mídias Sociais. Comunicação integrada na prática.

Ementa:

Diagnósticos de Conflitos. Conceituação, efeitos, e modelo processual de conflitos. Estilos de negociação de conflitos. Estratégias básicas para negociação e julgamento da eficácia. Relacionamento Interpessoal. Análise de Interesses. Opções de troca. Critérios de negociação. Recursos instrucionais.

Ementa:

Com base no Parecer CNE/CES n. 261/2006, compreende a integração e a socialização pessoal e profissional dos estudantes, que ocorre nos intervalos de 20 minutos por dia letivo (padrão da IES). A utilização dos intervalos como atividade acadêmica, além daquelas atividades que ocorrem em sala de aula, é uma prática consagrada na incorporação à hora escolar brasileira e se enraíza no próprio racionalismo pedagógico, fazendo parte da atividade educativa e formativa do aluno e do tempo de trabalho escolar efetivo, uma vez que, também nos intervalos, o aluno fica sobre a influência direta da Faculdade e do ambiente acadêmico institucional, no seu sentido amplo.

Ementa:

A empresa como organização comercial: conceitos e aplicações. Visão global das áreas funcionais. Tipos de gerenciamento. Aspectos da Administração. Interação com o meio em que está inserida e importância do planejamento estratégico.

Ementa:

Introdução aos sistemas operacionais. Introdução ao uso de aplicações computacionais. Editores de texto. Planilhas eletrônicas.

Ementa:

Fundamentos da Comunicação. Elementos Essenciais e Funções da Linguagem.  Comunicação na Empresa. Comunicação de Massa e Empresarial. Eficiência da Comunicação Organizacional. Problemas de Comunicação nas Empresas. Linguagem Empresarial. Normatividade na Comunicação Comercial. Noções Básicas de Coerência e Coesão Textuais. Estrutura Silogística na Organização do Parágrafo ou do Texto. Comunicação Dirigida na Empresa: Carta, Memorando, Ofício, Circular, Requerimento e Comunicação de Imprensa. Conhecimento e entendimento do processo de comunicação.

Ementa:

Conceituação de Economia. Os grandes agregados econômicos. Economia Brasileira. Sistema Financeiro Nacional. Inflação. Problemas econômicos fundamentais. Projetos de integralização de associações de negócios. Ponto de equilíbrio operacional. Valor Econômico Adicionado (VEA). Indicativos de mercado. Microeconomia e macroeconomia. Teoria geral do comércio. Perspectivas futuras.

Ementa:

Fundamentos da matemática. Aplicações à Economia: Função Demanda, Função Oferta, Função Receita, Função Custo, Função Lucro, Ponto de Equilíbrio, Logaritmos: definição e condição de existência. Propriedades Operatórias. Função Logarítmica. Outras Funções Elementares. Tratamento de dados e informações. Estatística descritiva. Probabilidade estatística. Distribuição. Noções de amostragem e inferência sobre a população. Aplicação a pesquisas de mercado e opinião. Econometria: demanda e força dos atributos na decisão de compra.

Ementa:

Ordenamento jurídico do país. Noções de Direito Constitucional, Administrativo, Civil, do Consumidor e Comercial. Contrato de sociedade. Personificação das sociedades. Contrato social. Direitos e obrigações dos sócios. Administração societária. Dissolução parcial e total da sociedade. Liquidação da sociedade. Coligação, transformação, incorporação, fusão e cisão. Falência e recuperação judicial da empresa.

Ementa:

Com base no Parecer CNE/CES n. 261/2006, compreende a integração e a socialização pessoal e profissional dos estudantes, que ocorre nos intervalos de 20 minutos por dia letivo (padrão da IES). A utilização dos intervalos como atividade acadêmica, além daquelas atividades que ocorrem em sala de aula, é uma prática consagrada na incorporação à hora escolar brasileira e se enraíza no próprio racionalismo pedagógico, fazendo parte da atividade educativa e formativa do aluno e do tempo de trabalho escolar efetivo, uma vez que, também nos intervalos, o aluno fica sobre a influência direta da Faculdade e do ambiente acadêmico institucional, no seu sentido amplo.

Ementa:

A função da Contabilidade. A Contabilidade como instrumento de Gestão Empresarial. Princípios Contábeis. Passivo. Ativo Imobilizado: principais grupamentos, conceitos e formas de avaliação: Depreciação, Exaustão e Amortização. Relatórios contábeis: DRE, Balanço, Estrutura e Demonstrações Contábeis. A Contabilidade Societária e a Contabilidade Gerencial.

Ementa:

Conceito e objetivos da Logística Empresarial. Planejamento, programação e controle de materiais. Compras, armazenamento e movimentação de materiais. Desenvolvimento de fornecedores, análise de valores. Canais de distribuição. Decisões de gerenciamento do canal. Integração de canal e sistema. Conflito, cooperação e concorrência. Varejo, atacado e logística. Determinação do nível de serviço ótimo. Exigências de previsões logísticas. Logística Reversa.

Ementa:

Fundamentos da Gestão da Qualidade. Ferramentas da Gestão da Qualidade. Controle estatístico de processo. Custos da qualidade. Sistemas de Gestão da Qualidade. Auditoria da qualidade. Normas ISO.

Ementa:

Conceitos gerais de juros simples e compostos. Matemática financeira e inflação. Matemática financeira e empréstimo para capital de giro. Matemática financeira, reciprocidade bancária e taxa de over. Fluxo de caixa. Coeficiente de financiamento. Matemática financeira e estratégias comerciais de compra e venda. Valor presente e futuro. Taxas de descontos e rentabilidade. Sistemas de amortização.

Ementa:

Conceitos de crédito e cobrança. Procedimentos para cadastro de pessoas físicas. Cadastro de pessoas jurídicas. Cadastro dos dados contábeis. Crédito às pessoas físicas. Crédito às pessoas jurídicas. Títulos e documentos de cobrança. Controles e formas de cobranças.

 

Ementa:

Noções fundamentais. Contrato individual de trabalho e Relação de trabalho Contratos especiais de trabalho. Alteração, suspensão e extinção de contrato. Jornada de trabalho. Proteção ao trabalho da mulher. Proteção ao trabalho do menor. Férias. Remuneração e salário. Normas complementares. FGTS. Segurança e saúde no trabalho. Aviso Prévio

Ementa:

Com base no Parecer CNE/CES n. 261/2006, compreende a integração e a socialização pessoal e profissional dos estudantes, que ocorre nos intervalos de 20 minutos por dia letivo (padrão da IES). A utilização dos intervalos como atividade acadêmica, além daquelas atividades que ocorrem em sala de aula, é uma prática consagrada na incorporação à hora escolar brasileira e se enraíza no próprio racionalismo pedagógico, fazendo parte da atividade educativa e formativa do aluno e do tempo de trabalho escolar efetivo, uma vez que, também nos intervalos, o aluno fica sobre a influência direta da Faculdade e do ambiente acadêmico institucional, no seu sentido amplo.

 

Ementa:

Conceito e fundamentos da Gestão de Vendas. Papel estratégico e planejamento da área de vendas. Previsão de vendas. Organização e operacionalização da equipe. Determinação das cotas de vendas. Demanda e potencial de mercado. Seleção, treinamento, dimensionamento, remuneração e avaliação da força de vendas. Ferramentas tecnológicas de apoio a vendas e relacionamento. Importância da comunicação, questões sociais, legais e éticas sobre vendas.

Ementa:

Fundamentos de Gestão de Pessoas nas Organizações. Planejamento de Pessoal. Recrutamento. Seleção. Treinamento. Avaliação de Desempenho. Cargos e Salários. Métodos de remuneração. Motivação e Liderança. Qualidade de Vida no Trabalho (QVT). Tendências contemporâneas em Gestão de Pessoas.

Ementa:

Conceitos fundamentais e objetivos dos Sistemas de Custos. Classificação dos Custos. Margem de contribuição. Análise custo-volume-lucro. Controle de Custos. Custos Direto e Integral. Métodos de Custeio Padrão. Técnicas para formação de preços.

Ementa:

Fundamentos de Marketing. O sistema e o ambiente de Marketing. Estratégias de Marketing. O Planejamento Estratégico e o papel do Marketing. Plano de Marketing. Comportamento do consumidor. Consumidores individuais e empresariais/governos. Relacionamento com o consumidor.

Ementa:

Estudos de conceitos básicos de Sistemas da Informação. Aplicações, impactos e potencial estratégico dos SI para o negócio. Tendências e perspectivas do uso das Tecnologias da Informação nas organizações. O comércio eletrônico e o ambiente empresarial. Aspectos, tendências, e análise do comércio eletrônico. Legislação e Marketing aplicado ao comércio eletrônico.

Ementa:

Com base no Parecer CNE/CES n. 261/2006, compreende a integração e a socialização pessoal e profissional dos estudantes, que ocorre nos intervalos de 20 minutos por dia letivo (padrão da IES). A utilização dos intervalos como atividade acadêmica, além daquelas atividades que ocorrem em sala de aula, é uma prática consagrada na incorporação à hora escolar brasileira e se enraíza no próprio racionalismo pedagógico, fazendo parte da atividade educativa e formativa do aluno e do tempo de trabalho escolar efetivo, uma vez que, também nos intervalos, o aluno fica sobre a influência direta da Faculdade e do ambiente acadêmico institucional, no seu sentido amplo.

Ementa:

Introdução a comunicação de marketing. A marca. Processo de comunicação integrada. Estratégias de comunicação para atender o mercado comercial; Instrumentos promocionais. Compreensão das técnicas e instrumentos de comunicação direta com os clientes. Propaganda. Relações Públicas. Promoções de Vendas. Marketing Direto. Internet. Venda Pessoal. Patrocínio. Eventos. Boca a boca. Comunicação interna nas organizações. Comunicação integrada na prática.

Ementa:

Como diagnosticar problemas. Transformar as informações e dados coletados em instrumentos para tomada de decisões. Metodologias para resolução de tomadas de decisões. Conceituação, efeitos, e modelo processual de conflitos. Estilos de negociação de conflitos. Estratégias básicas para negociação e julgamento da eficácia. Pessoas. Interesses. Opções. Critérios. Recursos instrucionais. Simulação empresarial e desenvolvimento de competências gerenciais.

Ementa:

Conceito, objetivos e importância na tomada de decisão. Tipos de fontes de dados. Tipos de pesquisa. Fundamentos da amostragem. Elaboração de questionário. Técnicas de entrevistas. Estatística aplicada à pesquisa. Análise de dados e apresentação dos resultados. A pesquisa de mercado e as estratégias de comunicação.

Ementa:

Gestão financeira nas organizações. Impactos nos negócios. Maximização da riqueza: Risco, Retorno e Liquidez. Administração do Capital de Giro. Estrutura de Capital. Análise de Investimentos. Avaliação e Gerenciamento de Risco. Elaboração e Análise de Orçamentos. Aspectos Comportamentais do Orçamento Empresarial. A Função do Controller e o Orçamento Empresarial. Tipos de Orçamentos.

Ementa:

A empresa e seu ambiente. Planejamento estratégico. Análise do ambiente. Formulação de objetivos. Formulação de estratégias. Implementação. Controle. Organização para o planejamento. Plano de negócios.

Ementa:

Sistema Tributário Nacional. Legislação tributária: tributos – conceitos e espécies, tributos federais, estaduais e municipais, princípios constitucionais tributários, elementos fundamentais do tributo, imunidade e isenção tributária, regulamentos dos impostos. Principais funções e atividades da contabilidade tributária. Normas para escrituração dos livros fiscais e contábeis. Contribuições sociais e tributos sobre o lucro das pessoas jurídicas. Contribuições sociais sobre o faturamento. Contabilização de contribuições e impostos.

Ementa:

Com base no Parecer CNE/CES n. 261/2006, compreende a integração e a socialização pessoal e profissional dos estudantes, que ocorre nos intervalos de 20 minutos por dia letivo (padrão da IES). A utilização dos intervalos como atividade acadêmica, além daquelas atividades que ocorrem em sala de aula, é uma prática consagrada na incorporação à hora escolar brasileira e se enraíza no próprio racionalismo pedagógico, fazendo parte da atividade educativa e formativa do aluno e do tempo de trabalho escolar efetivo, uma vez que, também nos intervalos, o aluno fica sobre a influência direta da Faculdade e do ambiente acadêmico institucional, no seu sentido amplo.

Maria de Lourdes Nunes

Formação:

  • Mestrado profissional em Produção e Gestão Agroindustrial pela Universidade Anhanguera, UNIDERP;
  • Especialização em Administração de Empresas pela Soc. Civil Educação da Grande Dourados, SOCIGRAN;
  • Especialização em Gerência de Marketing pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS;
  • Graduação em Administração pela Faculdades Integradas de Navirai, FINAV;
  • Graduação em Relações Públicas pela Escola de Relações Públicas de Pernambuco, ESURP.

Contato:

E-mail: coord.gestaocomercial@unibalsas.edu.br
Telefone: (99) 3542-5500

Nome Titulação Currículo Lattes
Jakson Ferreira de Sousa Especialista Acessar
Maria de Lourdes Nunes Mestre Acessar
Rômulo da Costa Barros Macedo Especialista Acessar