Gestão Comercial

Teoria e prática na medida certa.

O curso de Gestão Comercial visa formar profissionais aptos a exercer atividades de gerenciamento e negociação nas organizações comerciais, compreendendo aspectos como logística, finanças e dinâmica de mercado.

Além disso, agir de modo integrador no trabalho em equipe, com atitudes dignas, éticas e humanísticas. Fornecer, ainda, conhecimentos necessários à formação para ações gerenciais e das políticas nacional e regional de gestão.

Denominação:
Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial


Grau conferido:
Tecnólogo em Gestão Comercial


Duração do curso:
2 anos e 6 meses


Modalidade:
Presencial


Regime:
Seriado Semestral


Carga horária:
1.640 horas


Turno:
Noturno


Investimento:
R$ 604,20*
*Valor com desconto de 5% para pagamento até a data de vencimento, exceto matrícula.
As parcelas da semestralidade, subsequentes a primeira e até a última, poderão ter seu valor corrigido ou reajustado em conformidade com a legislação aplicável e no prazo por ela previsto.

Dotar o profissional de conhecimentos necessários para o exercício das competências gerais e específicas na área da Gestão Comercial, em consonância com o perfil descrito nas Diretrizes Curriculares Nacionais, bem como, formar profissionais críticos e competentes, capazes de compreender e intervir nas diferentes dimensões que compõem a gestão comercial, realizando uma prática fundamentada em princípios éticos e humanísticos capazes de, em um modo geral, responderem aos constantes e profundos desafios e transformações da sociedade do conhecimento e, de forma específica, atuarem eficiente e eficazmente na área da gestão comercial regional e nacional.

Atender às necessidades regionais e locais de recursos humanos qualificados na área da gestão comercial;

Desenvolver competências que possibilitem ao profissional entender o ambiente de negócios da empresa em que atua;

Capacitar o profissional para que possa contribuir com as estratégias de posicionamento e composto de marketing;

Viabilizar o acesso ao conhecimento específico, visando proporcionar maior prospecção, satisfação e retenção de clientes na área em que atua;

Desenvolver aptidões que possibilitem uma correta gestão do elemento humano nas organizações, o desenvolvimento de atitude empreendedora, postura ética, valorização da responsabilidade social e da busca constante do conhecimento.

Possibilitar que os profissionais egressos do curso prestem assistência, análise e assessoramento comercial;

Disseminar conhecimentos relacionados à gestão estratégica, gestão de pessoas, gestão de materiais e gestão de processos.

Ementa:

Conceituações e proposições em administração. Princípios e elementos da administração: planejamento, organização, direção e controle O papel, perfil, competências, habilidades e atitudes do administrador. Processos administrativos. Os novos paradigmas da administração. Gerenciamento das mudanças e impacto das modernas ferramentas de gestão na competitividade empresarial.

Ementa:

Razão e proporção. Números Proporcionais e suas grandezas, direta e inversamente proporcional. Regra de três simples e composta. Porcentagem. Produto cartesiano. Funções: afim, demanda, oferta, custo, receita e lucro. Preço de equilíbrio de mercado. Funções elementares (do primeiro grau, segundo grau, modular, exponencial, logarítmica e trigonométrica). Noções de limites e derivadas.

Ementa:

Princípios Fundamentais do Direito Empresarial. Princípio da função social da empresa. Condições para o exercício da atividade empresarial. Obrigações genéricas do empresário individual e da sociedade empresária. Sociedades empresárias: sociedade limitada e sociedade anônima. Noções gerais de direito falimentar: recuperação judicial, recuperação extrajudicial e falência. Sistema tributário nacional: microempresa e empresa de pequeno porte. Planejamento tributário com base na viabilidade empresarial em relação com o sistema normativo cabível. Contratos mercantis: compra e venda, mandato, mútuo e fiança mercantil, franquia, alienação fiduciária e arrendamento mercantil. Títulos de crédito: letra de câmbio, nota promissória, cheque e duplicata mercantil.

Ementa:

Estudo da postura epistemológica em ambiente universitário. Conhecimentos relacionados ao conceito de EAD e a sua evolução, as rotinas e abordagens realizadas no ambiente de aprendizagem. Conhecimento da organização da faculdade. Concepção de língua e linguagem. A comunicação como um processo de interação dialógica. As concepções de leitura, compreensão de textos, suas estratégias e sua importância no processo da construção da comunicação. Tipologia textual: os gêneros discursivos em diferentes usos da linguagem. Estratégias de construção textual.

Ementa:

Histórico, evolução e tendências de Marketing: 1.0, 2.0, 3.0, 4.0. O sistema e ambiente de Marketing e o composto mercadológico. Fundamentos, tipos de demanda, funções e orientações do marketing. Comportamento do consumidor. Segmentação. Planejamento de Marketing. Sistema de Informação de Marketing.

Ementa:

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Ementa:

Apresentar os princípios básicos da contabilidade geral a classificação do patrimônio, introdução à contabilidade de custos e os indicadores econômicos. Escrituração contábil. Operações com mercadorias. Balancetes. Apuração do resultado.

Ementa:

O valor do dinheiro no tempo. Sistemas de Capitalização Simples e Composta. Diferenças entre os Sistemas. Conceitos de Juros Simples e Compostos. Taxas e Descontos. Taxas Nominais e Reais – Efeito da Inflação. Fluxo de Caixa: Sobra e Necessidade de Capital de Giro. Custo de Capital. Valor Presente de um Fluxo de Caixa. Payback. Sistema de amortização. Matemática financeira e títulos de renda fixa certificados/recibos de depósitos bancários – CDB/RDB.

Ementa:

Sistema de recursos humanos na empresa, nos aspectos: recrutamento e seleção de pessoal. Avaliação de desempenho. Administração de cargos e salários. Sistema de compensação. Benefícios. Treinamento e desenvolvimento. Planejamento de carreira. Relações trabalhistas e higiene e segurança do trabalho.

 

Ementa:

Fundamentos da gestão de vendas.  Gestão estratégica de vendas. Estruturação e Remuneração da equipe de vendas. Avaliação da equipe de vendas. Ética nas atividades de vendas. Diagnósticos de Conflitos. Conceituação, efeitos, e modelo processual de conflitos. Estilos de negociação de conflitos. Estratégias básicas para negociação e julgamento da eficácia.

Ementa:

Conceituação de Economia. Os grandes agregados econômicos. Economia Brasileira. Sistema Financeiro Nacional. Inflação. Problemas econômicos fundamentais. Ponto de equilíbrio operacional. Valor Econômico Adicionado (VEA). Indicativos de mercado. Microeconomia e macroeconomia. Teoria geral do comércio. Perspectivas futuras.

Ementa:

O conceito antropológico de cultura. As relações entre individuo sociedade-natureza e a produção do conhecimento e da cultura. Sociodiversidade e Multiculturalismo: influência e Cultura afro-brasileira, africana e indígena. Diversidade e inclusão: violência, tolerância/intolerância, inclusão/exclusão, sexualidade, relações de gênero e relações étnico-raciais.

Ementa:

Conceitos básicos de estatística; séries estatísticas; representação gráfica de dados; medidas de tendência central e de posição; medidas de dispersão; números índices; regressão e correlação linear; probabilidade

Ementa:

Introdução geral ao Direito do Trabalho. Fontes de Direito do Trabalho. Princípios gerais de Direito do Trabalho. Direitos Constitucionais Trabalhistas. Aplicação do Direito do Trabalho. Sujeitos da relação de emprego. Empregado. Empregador. Contrato de Trabalho. Elementos do Contrato de Trabalho. Onerosidade. Proteção ao Salário. Equiparação Salarial. Duração do Trabalho. Férias. Alteração do Contrato de Trabalho. Suspensão e interrupção do Contrato de Trabalho. Terminação do Contrato de Trabalho. Garantia e Estabilidade de Emprego. Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Direito Coletivo do Trabalho. Instrumentos Normativos Negociados. Direito de Greve. Previdência Social.

Ementa:

Conceitos fundamentais e objetivos dos Sistemas de Custos. Classificação dos Custos. Custos Direto e Integral. Margem de contribuição. Análise custo-volume-lucro. Controle de Custos. Métodos de Custeio Padrão. Técnicas para formação de preços.

Ementa:

Conceito de materiais e patrimônio. Dimensionamento e controle de estoques. Classificação e localização de materiais. Movimentação de materiais e transporte interno. Administração de compras. O papel da logística nas empresas. Enfoque sistêmico – logística integrada e cadeia total de suprimento. O conceito de custo total mínimo. Interface logística e marketing. Canais de distribuição. Nível de serviço. A logística na estrutura organizacional. Logística reversa.

Ementa:

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Ementa:

Estudos de conceitos básicos de Sistemas da Informação. Estudo da aplicação de SI nas organizações. Impacto dos SI nas organizações. Potencial estratégico dos SI para o negócio. Tendências e perspectivas do uso das Tecnologias da Informação nas organizações.

Ementa:

Fundamentos e conceito gestão da qualidade. Evolução da qualidade. Ferramentas da gestão da qualidade. Controle estatístico de processo. Custos da qualidade. Sistemas de gestão da qualidade. Auditoria da qualidade. Normas ISO.

Ementa:

Conceitos de crédito e cobrança. Procedimentos para cadastro de pessoas físicas. Cadastro de pessoas jurídicas. Cadastro dos dados contábeis. Crédito às pessoas físicas. Crédito às pessoas jurídicas. Títulos e documentos de cobrança. Controles e formas de cobranças.

Ementa:

Introdução à comunicação de marketing. Processo de comunicação integrada. Estratégias de comunicação do composto mercadológico. Instrumentos promocionais. Compreensão das técnicas e instrumentos de comunicação direta e online. Propaganda. Relações Públicas. Promoções de Vendas. Marketing Direto. Internet. Venda Pessoal. Patrocínio. Eventos. Boca a boca. Comunicação integrada na prática (mídias).

Ementa:

  1. CONHECIMENTOS CONTEMPORÂNEOS
  2. COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
  3. INGLÊS
  4. LIBRAS – LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS
  5. GESTÃO DO CONHECIMENTO

Ementa:

Ética e Moral. Ética Profissional. Direitos Humanos. Políticas Públicas: Educação, Habitação, Saneamento, Saúde, Transporte, Segurança, Defesa e Ambientais. Sustentabilidade e meio ambiente. Desafios e Tendências da Responsabilidade Social e Ambiental.

Ementa:

A função financeira da empresa e o papel do gestor financeiro, O ambiente operacional da empresa. Demonstrações financeiras. Administração do capital de giro. Risco e retorno: fundamentos. Fontes de recurso de curto prazo. Fontes de recursos de longo prazo. Custo e estrutura de capital. Análise de Investimentos. Alavancagem operacional, financeira e combinada. Ações e fundamentos da administração de carteiras (portfólios).

Ementa:

Administração estratégica. Vantagem competitiva. O Processo da Administração Estratégica. Ferramentas estratégicas. Planejamento Estratégico. Análise de ambiente interno e externo. Formulação de estratégias. Implementação e acompanhamento estratégico.

Ementa:

Comportamento e perfil empreendedor. Ferramentas da Inovação. Cultura e clima organizacional da Inovação. Modelos e processos na gestão da Inovação. Resolução de problemas. Pensamento crítico e criativo. Desenho de Ideias (Design Thinking). Modelagem de Negócios (Business model canvas). Aplicação de competências e habilidades em projetos da área.

Ementa:

A empresa como organização comercial: conceitos e aplicações. Visão global das áreas funcionais. Tipos de gerenciamento. Aspectos da Administração. Interação com o meio em que está inserida e importância do planejamento estratégico.

Ementa:

Introdução aos sistemas operacionais. Introdução ao uso de aplicações computacionais. Editores de texto. Planilhas eletrônicas.

Ementa:

Conceitos básicos do Direito, Noções de Direito Administrativo,  do Consumidor e Comercial. Contrato de sociedade. Personificação das sociedades. Contrato social. Direitos e obrigações dos sócios. Administração societária. Dissolução parcial e total da sociedade. Liquidação da sociedade. Coligação, transformação, incorporação, fusão e cisão. Falência e recuperação judicial da empresa.

Ementa:

Estudo da postura epistemológica em ambiente universitário. Aspectos referentes à vida universitária. Concepções de estudo e aprendizagem. Formas de relacionamento com o conhecimento. Órgãos deliberativos e de apoio acadêmico da Faculdade de Balsas. Regulamentações da Faculdade de Balsas e Curso.  Abordagem inicial das habilidades e hábitos de leitura. Introdução a aspectos referentes à elaboração de trabalhos acadêmicos e atividades de pesquisas e extensão.

Ementa:

A qualidade da linguagem escrita e falada para os profissionais do curso. Formas de comunicação. Regras básicas para a correção de textos. Tipologia Textual. Leitura e produção de textos visando a desenvolver habilidades de elaboração de textos orais e escritos. Ênfase para técnicas de apresentação e produção de redação oficial – redação técnica, resumo, relatório e resenha. Os termos técnicos, neologismos e os formatos linguísticos profissionais.

Ementa:

Fundamentos da matemática. Tratamento de dados e informações. Estatística descritiva, métodos tabulares e medidas numéricas. Probabilidade estatística. Distribuições. Noções de amostragem, suas distribuições e inferência sobre a população. Aplicação a pesquisas de mercado e opinião. Econometria: demanda e força dos atributos na decisão de compra.

Ementa:

Conceituação de Economia. Os grandes agregados econômicos. Economia Brasileira. Sistema Financeiro Nacional. Inflação. Problemas econômicos fundamentais. Ponto de equilíbrio operacional. Valor Econômico Adicionado (VEA). Indicativos de mercado. Microeconomia e macroeconomia. Teoria geral do comércio. Perspectivas futuras.

Ementa:

Com base no Parecer CNE/CES n. 261/2006, compreende a integração e a socialização pessoal e profissional dos estudantes, que ocorre nos intervalos de 20 minutos por dia letivo (padrão da IES). A utilização dos intervalos como atividade acadêmica, além daquelas atividades que ocorrem em sala de aula, é uma prática consagrada na incorporação à hora escolar brasileira e se enraíza no próprio racionalismo pedagógico, fazendo parte da atividade educativa e formativa do aluno e do tempo de trabalho escolar efetivo, uma vez que, também nos intervalos, o aluno fica sobre a influência direta da Faculdade e do ambiente acadêmico institucional, no seu sentido amplo.

Ementa:

A função da Contabilidade. A Contabilidade como instrumento de Gestão Empresarial. Princípios Contábeis. Passivo. Ativo Imobilizado: principais grupamentos, conceitos e formas de avaliação: Depreciação, Exaustão e Amortização. Relatórios contábeis: DRE, Balanço, Estrutura e Demonstrações Contábeis. A Contabilidade Societária e a Contabilidade Gerencial.

Ementa:

Fundamentos da logística empresarial. A cadeia de Suprimentos. Política de estoques, armazenagem e movimentação de materiais. Canais de distribuição. Modais de transporte. Logística reversa. Logística como vantagem competitiva. Níveis de Serviço e geração de valor.

Ementa:

Fundamentos da Gestão da Qualidade. Ferramentas da Gestão da Qualidade. Controle estatístico de processo. Custos da qualidade. Sistemas de Gestão da Qualidade. Auditoria da qualidade. Normas ISO.

Ementa:

Conceitos gerais de juros simples e compostos. Matemática financeira e inflação. Matemática financeira e empréstimo para capital de giro. Matemática financeira, reciprocidade bancária e taxa de over. Fluxo de caixa. Coeficiente de financiamento. Matemática financeira e estratégias comerciais de compra e venda. Valor presente e futuro. Taxas de descontos e rentabilidade. Sistemas de amortização.

Ementa:

Noções fundamentais. Contrato individual de trabalho e Relação de trabalho Contratos especiais de trabalho. Alteração, suspensão e extinção de contrato. Jornada de trabalho. Proteção ao trabalho da mulher. Proteção ao trabalho do menor. Férias. Remuneração e salário. Normas complementares. FGTS. Segurança e saúde no trabalho. Aviso Prévio

Ementa:

Noções Gerais de Teoria Econômica, Macro Economia e Micro Economia. Fundamentos Filosóficos de Políticos da Economia. Evolução da Ciência Econômica. Definições da Economia: Escassez, Necessidades, Preço, Concorrência e Mercado. Abordagens Teóricas acerca dos Fenômenos Econômicos. Economia Brasileira: População, Emprego, Agricultura e Urbanização. Noções de Política Monetária. Déficit Público, Crescimento Econômico, Dívida Externa, Planos de Estabilização. A Globalização. Raízes e Postulados das Propostas Clássicas, Neoclássica e Keynesiana e sua Aplicabilidade ao Mundo Contemporâneo. A Crise da Economia Política. As Mudanças de Paradigma no Século XXI. Relações entre Economia e Direito.

Ementa:

Com base no Parecer CNE/CES n. 261/2006, compreende a integração e a socialização pessoal e profissional dos estudantes, que ocorre nos intervalos de 20 minutos por dia letivo (padrão da IES). A utilização dos intervalos como atividade acadêmica, além daquelas atividades que ocorrem em sala de aula, é uma prática consagrada na incorporação à hora escolar brasileira e se enraíza no próprio racionalismo pedagógico, fazendo parte da atividade educativa e formativa do estudante e do tempo de trabalho escolar efetivo, uma vez que, também nos intervalos, o estudante fica sobre a influência direta da Faculdade e do ambiente acadêmico institucional, no seu sentido amplo.

Ementa:

Conceitos de crédito e cobrança. Procedimentos para cadastro de pessoas físicas. Cadastro de pessoas jurídicas. Cadastro dos dados contábeis. Crédito às pessoas físicas. Crédito às pessoas jurídicas. Títulos e documentos de cobrança. Controles e formas de cobranças.

Ementa:

Contexto Histórico e Gestão de Pessoas nas Organizações. Objetivos. Recrutamento. Seleção. Treinamento. Avaliação de Desempenho. Cargos e Salários. Métodos de remuneração. Qualidade de Vida no Trabalho (QVT). Tendências contemporâneas em Gestão de Pessoas. Liderança: conceitos, paradigmas e estilos. Trabalho em equipe. Habilidades cognitivas.  

Ementa:

Conceitos fundamentais e objetivos dos Sistemas de Custos. Classificação dos Custos. Custeio direto. Margem de contribuição. Análise custo-volume-lucro. Controle de Custos. Custos Direto e Integral. Métodos de Custeio Padrão. Técnicas para formação de preços.

Ementa:

Conceitos e fundamentos de Marketing. O sistema de Marketing e o ambiente de Marketing. O Planejamento Estratégico e o papel do Marketing. Mensuração e previsão. Comportamento do consumidor. Vantagens da orientação ao cliente. A especialização dos papéis de compra. Valor para os consumidores. Influências no comportamento de compra. Processos mentais de decisão e motivação. Diferenças entre empresas/governos e consumidores individuais e vantagens do relacionamento com consumidores.

Ementa:

Estudos de conceitos básicos de Sistemas da Informação. Aplicações, impactos e potencial estratégico dos SI para o negócio. Tendências e perspectivas do uso das Tecnologias da Informação nas organizações. O comércio eletrônico e o ambiente empresarial. Aspectos, tendências, e análise do comércio eletrônico. Legislação e Marketing aplicado ao comércio eletrônico.

Ementa:

Fundamentos da gestão de vendas.  Gestão estratégica de vendas. Análise potencial de mercado e previsão de vendas. Definição de metas. Orçamentos do departamento de vendas. Seleção, treinamento e motivação da equipe. Estruturação e Remuneração da equipe de vendas. Funções gerenciais de vendas. Avaliação da equipe de vendas. Ética nas atividades de vendas. Aspectos comportamentais dos vendedores. Customer share.

Ementa:

Com base no Parecer CNE/CES n. 261/2006, compreende a integração e a socialização pessoal e profissional dos estudantes, que ocorre nos intervalos de 20 minutos por dia letivo (padrão da IES). A utilização dos intervalos como atividade acadêmica, além daquelas atividades que ocorrem em sala de aula, é uma prática consagrada na incorporação à hora escolar brasileira e se enraíza no próprio racionalismo pedagógico, fazendo parte da atividade educativa e formativa do aluno e do tempo de trabalho escolar efetivo, uma vez que, também nos intervalos, o aluno fica sobre a influência direta da Faculdade e do ambiente acadêmico institucional, no seu sentido amplo.

Ementa:

Conceito, objetivos e importância na tomada de decisão. Tipos de fontes de dados. Tipos de pesquisa. Fundamentos da amostragem. Elaboração de questionário. Técnicas de entrevistas. Estatística aplicada à pesquisa. Análise de dados e apresentação dos resultados. A pesquisa de mercado e as estratégias de comunicação.

Ementa:

Gestão financeira nas organizações. Impactos nos negócios. Maximização da riqueza: Risco, Retorno e Liquidez. Administração do Capital de Giro. Estrutura de Capital. Análise de Investimentos. Avaliação e Gerenciamento de Risco. Elaboração e Análise de Orçamentos. Aspectos Comportamentais do Orçamento Empresarial. A Função do Controller e o Orçamento Empresarial. Tipos de Orçamentos.

Ementa:

A empresa e seu ambiente. Planejamento estratégico. Análise do ambiente. Formulação de objetivos. Formulação de estratégias. Implementação. Controle. Organização para o planejamento. Plano de negócios.

Ementa:

Sistema Tributário Nacional. Legislação tributária: tributos – conceitos e espécies, tributos federais, estaduais e municipais, princípios constitucionais tributários, elementos fundamentais do tributo, imunidade e isenção tributária, regulamentos dos impostos. Principais funções e atividades da contabilidade tributária. Normas para escrituração dos livros fiscais e contábeis. Contribuições sociais e tributos sobre o lucro das pessoas jurídicas. Contribuições sociais sobre o faturamento. Contabilização de contribuições e impostos.

Ementa:

Introdução a comunicação de marketing. A marca. Processo de comunicação integrada. Estratégias de comunicação para atender o mercado comercial; Instrumentos promocionais. Compreensão das técnicas e instrumentos de comunicação direta com os clientes. Propaganda. Gerenacimento da Comunicação de Massa. Gerenciamento das Comunicações Pessoais.   Mídias Sociais. Comunicação integrada na prática.

Ementa:

Diagnósticos de Conflitos. Conceituação, efeitos, e modelo processual de conflitos. Estilos de negociação de conflitos. Estratégias básicas para negociação e julgamento da eficácia. Relacionamento Interpessoal. Análise de Interesses. Opções de troca. Critérios de negociação. Recursos instrucionais.

Ementa:

Com base no Parecer CNE/CES n. 261/2006, compreende a integração e a socialização pessoal e profissional dos estudantes, que ocorre nos intervalos de 20 minutos por dia letivo (padrão da IES). A utilização dos intervalos como atividade acadêmica, além daquelas atividades que ocorrem em sala de aula, é uma prática consagrada na incorporação à hora escolar brasileira e se enraíza no próprio racionalismo pedagógico, fazendo parte da atividade educativa e formativa do aluno e do tempo de trabalho escolar efetivo, uma vez que, também nos intervalos, o aluno fica sobre a influência direta da Faculdade e do ambiente acadêmico institucional, no seu sentido amplo.

Ementa:

A empresa como organização comercial: conceitos e aplicações. Visão global das áreas funcionais. Tipos de gerenciamento. Aspectos da Administração. Interação com o meio em que está inserida e importância do planejamento estratégico.

Ementa:

Introdução aos sistemas operacionais. Introdução ao uso de aplicações computacionais. Editores de texto. Planilhas eletrônicas.

Ementa:

Fundamentos da Comunicação. Elementos Essenciais e Funções da Linguagem.  Comunicação na Empresa. Comunicação de Massa e Empresarial. Eficiência da Comunicação Organizacional. Problemas de Comunicação nas Empresas. Linguagem Empresarial. Normatividade na Comunicação Comercial. Noções Básicas de Coerência e Coesão Textuais. Estrutura Silogística na Organização do Parágrafo ou do Texto. Comunicação Dirigida na Empresa: Carta, Memorando, Ofício, Circular, Requerimento e Comunicação de Imprensa. Conhecimento e entendimento do processo de comunicação.

Ementa:

Conceituação de Economia. Os grandes agregados econômicos. Economia Brasileira. Sistema Financeiro Nacional. Inflação. Problemas econômicos fundamentais. Projetos de integralização de associações de negócios. Ponto de equilíbrio operacional. Valor Econômico Adicionado (VEA). Indicativos de mercado. Microeconomia e macroeconomia. Teoria geral do comércio. Perspectivas futuras.

Ementa:

Fundamentos da matemática. Aplicações à Economia: Função Demanda, Função Oferta, Função Receita, Função Custo, Função Lucro, Ponto de Equilíbrio, Logaritmos: definição e condição de existência. Propriedades Operatórias. Função Logarítmica. Outras Funções Elementares. Tratamento de dados e informações. Estatística descritiva. Probabilidade estatística. Distribuição. Noções de amostragem e inferência sobre a população. Aplicação a pesquisas de mercado e opinião. Econometria: demanda e força dos atributos na decisão de compra.

Ementa:

Ordenamento jurídico do país. Noções de Direito Constitucional, Administrativo, Civil, do Consumidor e Comercial. Contrato de sociedade. Personificação das sociedades. Contrato social. Direitos e obrigações dos sócios. Administração societária. Dissolução parcial e total da sociedade. Liquidação da sociedade. Coligação, transformação, incorporação, fusão e cisão. Falência e recuperação judicial da empresa.

Ementa:

Com base no Parecer CNE/CES n. 261/2006, compreende a integração e a socialização pessoal e profissional dos estudantes, que ocorre nos intervalos de 20 minutos por dia letivo (padrão da IES). A utilização dos intervalos como atividade acadêmica, além daquelas atividades que ocorrem em sala de aula, é uma prática consagrada na incorporação à hora escolar brasileira e se enraíza no próprio racionalismo pedagógico, fazendo parte da atividade educativa e formativa do aluno e do tempo de trabalho escolar efetivo, uma vez que, também nos intervalos, o aluno fica sobre a influência direta da Faculdade e do ambiente acadêmico institucional, no seu sentido amplo.

Ementa:

A função da Contabilidade. A Contabilidade como instrumento de Gestão Empresarial. Princípios Contábeis. Passivo. Ativo Imobilizado: principais grupamentos, conceitos e formas de avaliação: Depreciação, Exaustão e Amortização. Relatórios contábeis: DRE, Balanço, Estrutura e Demonstrações Contábeis. A Contabilidade Societária e a Contabilidade Gerencial.

Ementa:

Conceito e objetivos da Logística Empresarial. Planejamento, programação e controle de materiais. Compras, armazenamento e movimentação de materiais. Desenvolvimento de fornecedores, análise de valores. Canais de distribuição. Decisões de gerenciamento do canal. Integração de canal e sistema. Conflito, cooperação e concorrência. Varejo, atacado e logística. Determinação do nível de serviço ótimo. Exigências de previsões logísticas. Logística Reversa.

Ementa:

Fundamentos da Gestão da Qualidade. Ferramentas da Gestão da Qualidade. Controle estatístico de processo. Custos da qualidade. Sistemas de Gestão da Qualidade. Auditoria da qualidade. Normas ISO.

Ementa:

Conceitos gerais de juros simples e compostos. Matemática financeira e inflação. Matemática financeira e empréstimo para capital de giro. Matemática financeira, reciprocidade bancária e taxa de over. Fluxo de caixa. Coeficiente de financiamento. Matemática financeira e estratégias comerciais de compra e venda. Valor presente e futuro. Taxas de descontos e rentabilidade. Sistemas de amortização.

Ementa:

Conceitos de crédito e cobrança. Procedimentos para cadastro de pessoas físicas. Cadastro de pessoas jurídicas. Cadastro dos dados contábeis. Crédito às pessoas físicas. Crédito às pessoas jurídicas. Títulos e documentos de cobrança. Controles e formas de cobranças.

 

Ementa:

Noções fundamentais. Contrato individual de trabalho e Relação de trabalho Contratos especiais de trabalho. Alteração, suspensão e extinção de contrato. Jornada de trabalho. Proteção ao trabalho da mulher. Proteção ao trabalho do menor. Férias. Remuneração e salário. Normas complementares. FGTS. Segurança e saúde no trabalho. Aviso Prévio

Ementa:

Com base no Parecer CNE/CES n. 261/2006, compreende a integração e a socialização pessoal e profissional dos estudantes, que ocorre nos intervalos de 20 minutos por dia letivo (padrão da IES). A utilização dos intervalos como atividade acadêmica, além daquelas atividades que ocorrem em sala de aula, é uma prática consagrada na incorporação à hora escolar brasileira e se enraíza no próprio racionalismo pedagógico, fazendo parte da atividade educativa e formativa do aluno e do tempo de trabalho escolar efetivo, uma vez que, também nos intervalos, o aluno fica sobre a influência direta da Faculdade e do ambiente acadêmico institucional, no seu sentido amplo.

 

Ementa:

Conceito e fundamentos da Gestão de Vendas. Papel estratégico e planejamento da área de vendas. Previsão de vendas. Organização e operacionalização da equipe. Determinação das cotas de vendas. Demanda e potencial de mercado. Seleção, treinamento, dimensionamento, remuneração e avaliação da força de vendas. Ferramentas tecnológicas de apoio a vendas e relacionamento. Importância da comunicação, questões sociais, legais e éticas sobre vendas.

Ementa:

Fundamentos de Gestão de Pessoas nas Organizações. Planejamento de Pessoal. Recrutamento. Seleção. Treinamento. Avaliação de Desempenho. Cargos e Salários. Métodos de remuneração. Motivação e Liderança. Qualidade de Vida no Trabalho (QVT). Tendências contemporâneas em Gestão de Pessoas.

Ementa:

Conceitos fundamentais e objetivos dos Sistemas de Custos. Classificação dos Custos. Margem de contribuição. Análise custo-volume-lucro. Controle de Custos. Custos Direto e Integral. Métodos de Custeio Padrão. Técnicas para formação de preços.

Ementa:

Fundamentos de Marketing. O sistema e o ambiente de Marketing. Estratégias de Marketing. O Planejamento Estratégico e o papel do Marketing. Plano de Marketing. Comportamento do consumidor. Consumidores individuais e empresariais/governos. Relacionamento com o consumidor.

Ementa:

Estudos de conceitos básicos de Sistemas da Informação. Aplicações, impactos e potencial estratégico dos SI para o negócio. Tendências e perspectivas do uso das Tecnologias da Informação nas organizações. O comércio eletrônico e o ambiente empresarial. Aspectos, tendências, e análise do comércio eletrônico. Legislação e Marketing aplicado ao comércio eletrônico.

Ementa:

Com base no Parecer CNE/CES n. 261/2006, compreende a integração e a socialização pessoal e profissional dos estudantes, que ocorre nos intervalos de 20 minutos por dia letivo (padrão da IES). A utilização dos intervalos como atividade acadêmica, além daquelas atividades que ocorrem em sala de aula, é uma prática consagrada na incorporação à hora escolar brasileira e se enraíza no próprio racionalismo pedagógico, fazendo parte da atividade educativa e formativa do aluno e do tempo de trabalho escolar efetivo, uma vez que, também nos intervalos, o aluno fica sobre a influência direta da Faculdade e do ambiente acadêmico institucional, no seu sentido amplo.

Ementa:

Introdução a comunicação de marketing. A marca. Processo de comunicação integrada. Estratégias de comunicação para atender o mercado comercial; Instrumentos promocionais. Compreensão das técnicas e instrumentos de comunicação direta com os clientes. Propaganda. Relações Públicas. Promoções de Vendas. Marketing Direto. Internet. Venda Pessoal. Patrocínio. Eventos. Boca a boca. Comunicação interna nas organizações. Comunicação integrada na prática.

Ementa:

Como diagnosticar problemas. Transformar as informações e dados coletados em instrumentos para tomada de decisões. Metodologias para resolução de tomadas de decisões. Conceituação, efeitos, e modelo processual de conflitos. Estilos de negociação de conflitos. Estratégias básicas para negociação e julgamento da eficácia. Pessoas. Interesses. Opções. Critérios. Recursos instrucionais. Simulação empresarial e desenvolvimento de competências gerenciais.

Ementa:

Conceito, objetivos e importância na tomada de decisão. Tipos de fontes de dados. Tipos de pesquisa. Fundamentos da amostragem. Elaboração de questionário. Técnicas de entrevistas. Estatística aplicada à pesquisa. Análise de dados e apresentação dos resultados. A pesquisa de mercado e as estratégias de comunicação.

Ementa:

Gestão financeira nas organizações. Impactos nos negócios. Maximização da riqueza: Risco, Retorno e Liquidez. Administração do Capital de Giro. Estrutura de Capital. Análise de Investimentos. Avaliação e Gerenciamento de Risco. Elaboração e Análise de Orçamentos. Aspectos Comportamentais do Orçamento Empresarial. A Função do Controller e o Orçamento Empresarial. Tipos de Orçamentos.

Ementa:

A empresa e seu ambiente. Planejamento estratégico. Análise do ambiente. Formulação de objetivos. Formulação de estratégias. Implementação. Controle. Organização para o planejamento. Plano de negócios.

Ementa:

Sistema Tributário Nacional. Legislação tributária: tributos – conceitos e espécies, tributos federais, estaduais e municipais, princípios constitucionais tributários, elementos fundamentais do tributo, imunidade e isenção tributária, regulamentos dos impostos. Principais funções e atividades da contabilidade tributária. Normas para escrituração dos livros fiscais e contábeis. Contribuições sociais e tributos sobre o lucro das pessoas jurídicas. Contribuições sociais sobre o faturamento. Contabilização de contribuições e impostos.

Ementa:

Com base no Parecer CNE/CES n. 261/2006, compreende a integração e a socialização pessoal e profissional dos estudantes, que ocorre nos intervalos de 20 minutos por dia letivo (padrão da IES). A utilização dos intervalos como atividade acadêmica, além daquelas atividades que ocorrem em sala de aula, é uma prática consagrada na incorporação à hora escolar brasileira e se enraíza no próprio racionalismo pedagógico, fazendo parte da atividade educativa e formativa do aluno e do tempo de trabalho escolar efetivo, uma vez que, também nos intervalos, o aluno fica sobre a influência direta da Faculdade e do ambiente acadêmico institucional, no seu sentido amplo.

Maria de Lourdes Nunes

Formação:

  • Mestrado profissional em Produção e Gestão Agroindustrial pela Universidade Anhanguera, UNIDERP;
  • Especialização em Administração de Empresas pela Soc. Civil Educação da Grande Dourados, SOCIGRAN;
  • Especialização em Gerência de Marketing pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS;
  • Graduação em Administração pela Faculdades Integradas de Navirai, FINAV;
  • Graduação em Relações Públicas pela Escola de Relações Públicas de Pernambuco, ESURP.

Contato:

E-mail: coord.gestaocomercial@unibalsas.edu.br
Telefone: (99) 3542-5500

Nome Titulação Currículo Lattes
Anderson da Cunha Ramos Especialista Acessar
Camila Sousa da Silva Mestre Acessar
Diego Nestor Soardi Andrada Mestre Acessar
Emílio Portela Ribeiro Especialista Acessar
Fábio Roberto Pillatt Doutor Acessar
Marcelo José Coelho Almeida Especialista Acessar
Maria de Lourdes Nunes Mestre Acessar
Paulo do Nascimento Sousa   Mestre Acessar
Roger Muller Saraiva de Sousa Especialista Acessar