Gestão de Pessoas e Coaching

Liderança de alta performance constrói equipes de resultado.

Em época de rápidas e importantes mudanças no contexto organizacional, todos os aspectos que envolvem planejamento e competitividade carecem de acompanhamento. Vários são os desafios destas organizações para o ajustamento estratégico de suas políticas a fim de assegurar crescimento no segmento de atuação. Neste sentido, gerir o capital humano de forma assertiva e eficiente faz parte do contexto de desafios, especialmente porque o capital intelectual passou a ser o principal ativo de uma empresa. A responsabilidade de gerir pessoas e suas variáveis subjetivas como motivação, personalidade, ascensão profissional, emoções, conflitos, dentre outros, não deve ser responsabilidade apenas do líder.

Por outro lado, quando isso ocorre, cabe a este gestor a responsabilidade de saber atrair, treinar, capacitar, desenvolver, motivar, avaliar, manter talentos e até mesmo demitir. Com essa visão integrada, o profissional pode dedicar maior atenção ao capital humano responsável pelo desempenho das empresas, podendo com isso obter vantagens competitivas num mercado cada vez mais exigente.

Deve-se destacar também o crescimento e evolução dos negócios em Balsas e região, devido à expansão em diferentes áreas do comércio varejista, agronegócio, instalação de indústrias, assim como a imigração de muita mão-de-obra de outras partes do país. Com isso, surge a necessidade de melhoramento das abordagens na gestão das empresas, assim como o aperfeiçoamento de técnicas de trabalho e das relações humanas.

A Faculdade de Balsas, atenta às demandas assim como às necessidades da comunidade em que está inserida, busca suprir os anseios de conhecimento e aprimoramento.  Para atender a essa premissa é que o Curso de Pós Graduação – Lato Sensu – em Gestão de Pessoas e Coaching da Unibalsas tem como objetivo qualificar profissionais para atuar em nível estratégico e na tomada de decisão acerca da Gestão de Pessoas e Coaching. O processo será realizado por meio de abordagens conceituais e ferramentas gerenciais modernas, destacando as dinâmicas aplicadas na formação do Coaching e Planejamento Neurolinguístico (PNL), estratégias estas importantes para que as pessoas possam se desenvolver como indivíduos e compreender metas e objetivos pessoais de atuação, para atender às demandas dos ambientes em que estão inseridos. Desta forma, o egresso do curso de Administração, Gestão Comercial e demais cursos oferecidos pela IES, bem como os demais profissionais que atuam ou têm interesse em atuar na área, terão condições de compreender a função do profissional da Gestão de Pessoas com habilidades e competências de Coaching e PNL.

Por fim, a oferta do presente Curso de Pós-Graduação Lato Sensu visa suprir este tipo de lacuna e atender às demandas de capacitação específicas formuladas pelos segmentos empresariais da região, oferecendo uma abordagem sistêmica da Gestão de Pessoas e Coaching e sua aplicação ao processo gerencial das empresas.

 

 

Denominação:
PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU em Gestão de Pessoas e Coaching


Grau conferido:
Especialista


Duração do curso:
18 meses


Modalidade:
Presencial


Regime:
Módulo


Carga horária:
420 horas


Turno:
Quinta e sexta-feira: das 19h às 22h30; Sábado: 08h às 12h e 14h às 18h


Investimento:
R$ 464,00 (Valor para egressos até a data de vencimento);

R$522,50 (Valor com desconto de 5% para pagamento até a data de vencimento);

R$550,00 (Valor integral).

Objetivo Geral

  • Qualificar profissionais para atuar em nível estratégico e tomada de decisão acerca da Gestão de Pessoas e Coaching, através de conceitos e ferramentas gerenciais, afim de assegurar crescimento e resultados organizacionais.

 

Objetivos Específicos

  • Contribuir na formação de profissionais com pensamento estratégico para atender às necessidades regionais e locais sob a ética e prática da boa governança corporativa.
  • Levar os participantes a compreenderem o comportamento humano e sua influência nos resultados organizacionais.
  • Capacitar profissionais para atuar na Gestão de Pessoas e Coaching de forma a contribuir para o próprio desenvolvimento, para o de outros e na efetiva competitividade organizacional.
  • Contribuir na geração de conhecimento e competência prática da Gestão de Coaching e PNL aplicados nas organizações, a fim de potencializar resultados pessoais e profissionais.
  • Desenvolver a capacidade de argumentação em temas relacionados à gestão de pessoas com foco estratégico.

Ementa:

Principais Conceitos do Coaching; Fundamentos e Pilares do Coaching; Origens e Evolução do Coaching no Mundo e no Brasil; Diferença do Coaching com outras abordagens; O Papel e áreas de atuação do Coach; Vantagens em Conhecer o Coaching; Modelos e Nichos do Coaching; Benefícios Múltiplos do Coaching na Gestão de Pessoas e Gestão de Resultados; Liderança Coaching com foco nas Competências, Aprendizagem, Habilidades e Desempenho; Avaliação de Desempenho e Foco nos Resultados; Aplicações de Ferramentas para Melhoria da Performance.

Ementa:

Discussão sobre a gestão do Tempo. Nova ótica sobre urgência e importância. Gestão do conhecimento. Gestão por competências. Gestão de desempenho.  O processo de produtividade em quatro etapas: identificação de valores; estabelecimento de metas; planejamento semanal e planejamento diário. Análise de desempenho – BSC.

Ementa:

O processo de Comunicação nas organizações: níveis, barreiras, fluxos e redes (formal e informal). Estabelecendo segurança do diálogo. A comunicação verbal como meio de persuasão. Metodologia da escuta. Eficiência na comunicação. A relação da comunicação interna e a gestão de pessoas. Gestão do tempo e a comunicação. Uso de mapas mentais como ferramenta de comunicação.

Ementa:

Remuneração e sua interação com outras políticas e práticas de gestão de pessoas. Salário, Remuneração e Motivação. Conceitos. Pesquisa Salarial. Benefícios. Remuneração Variável. Participação em Lucros e Resultados. Desenho de cargo. Enriquecimento de cargo. Descrição e análise de cargo. Gestão do plano de Cargos e Salários. Política Salarial.

Ementa:

Endomarketing: conceitos. O contexto do endomarketing: valores, princípios, diretrizes, politicas, cultura e clima organizacionais. Os objetivos e o composto do endomarketing. Alteridade: conceito e relações (“eu”, “outro” e “ambiente”). Mentoring: definições e objetivos. Exigências do Mentoring. Benefícios do Mentoring na gestão de pessoas. Técnicas para o desenvolvimento do Mentoring externo. Desenvolvimento de pessoas por meio das técnicas de mentoring. Diferenças da abordagem de coaching e mentoring.

Ementa:

Introdução; Conceito, origem e evolução; Pressupostos da PNL; Objetivos; Sistemas representacionais; Visual; Auditivo; Sinestésico; A importância das palavras em neurolinguística; Programação Neurolinguística (PNL); As posições perceptivas; Técnicas e estratégias da PNL; Soletração; Rapport/empatia; Espelhamento; Associação, Dissociação e  Ancoragem; Aplicações da PNL; No contexto educacional; No marketing pessoal; Na liderança; Nas vendas; Traduções em PNL; Glossário da PNL; Crenças Positivas e Negativas.

Ementa:

Negociação. Negociação como instrumento de Gestão de Pessoas.  As técnicas de Negociação e Gerenciamento de Conflitos. Táticas e Estratégias. Sindicalismo e Negociação. Negociação e Relações Econômicas. Modelo de Partes como ferramenta na negociação. O Processo de Mediação. A Ética nas Negociações.

Ementa:

Introdução; Conceito, origem e evolução; Pressupostos da PNL; Objetivos; Sistemas Representacionais; Visual; Auditivo; Sinestésico; A importância das palavras em neurolinguística; Programação Neurolinguística (PNL); As Posições Perceptivas; Técnicas e Estratégias da PNL; Soletração; Rapport/empatia; Espelhamento; Associação, Dissociação e  Ancoragem; Aplicações da PNL; No contexto educacional; No marketing pessoal; Na liderança; Nas vendas; Traduções em PNL; Glossário da PNL; Crenças Positivas e Negativas.

Ementa:

Gestão da ética, transparência e responsabilidade corporativa. Noções de Direito do Trabalho: conceito, histórico fontes, normas e princípios trabalhistas. Relação de emprego X Relação de trabalho. Contrato de Trabalho: conceito, classificação e elementos. Empregado. Empregador. Precarização das Relações de Trabalho. Contratos Especiais de Trabalho. Trabalho Temporário. Terceirização.

Ementa:

Conceito de gestão e concepção de valor. Planejar. Organizar. Liderar e dirigir – tomada de decisão. Análise ambiental e interna – SWOT. Planejamento estratégico em Gestão de Pessoas. Teorias sobre liderança. Liderança situacional. Estilos de liderança.

Ementa:

Linhas teóricas que norteiam a prática educativa. Universidade e ensino superior no Brasil: situação e perspectivas. O professor Universitário: formação e compromisso social. A docência no ensino superior: aspectos gerais (natureza, função social, características e desafios) e instrumentos básicos para o seu exercício (planejamento de ensino, métodos e técnicas de ensino, avaliação do processo de ensinagem).

Ementa:

Identificação das contribuições das diversas disciplinas do curriculum do curso de especialização. Trabalho com a interdisciplinaridade dos saberes desenvolvidos ao longo do curso, por meio da produção e socialização de seminários. Qualificação do trabalho científico. Apresentação parcial da produção do trabalho científico.

Ementa:

O trabalho final de curso tem caráter técnico e científico, dentro das áreas e linhas de pesquisa definidas no comunicado de Trabalho de curso. Este trabalho oportunizará ao estudante sistematizar os conhecimentos construídos no decorrer do curso, sendo que as primeiras orientações estarão articuladas à disciplina de Seminários Interdisciplinares. Este trabalho deverá ser redigido e estruturado de acordo com as normas da ABNT e os resultados socializados por meio de apresentação e defesa perante uma banca. As demais orientações e informações constarão do Comunicado de Trabalho Final a ser publicado.

Maria de Lourdes Nunes

Formação:

  • Mestrado profissional em Produção e Gestão Agroindustrial pela Universidade Anhanguera, UNIDERP;
  • Especialização em Administração de Empresas pela Soc. Civil Educação da Grande Dourados, SOCIGRAN;
  • Especialização em Gerência de Marketing pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS;
  • Graduação em Administração pela Faculdades Integradas de Navirai, FINAV;
  • Graduação em Relações Públicas pela Escola de Relações Públicas de Pernambuco, ESURP.

 

Contato:

E-mail: coord.administracao@unibalsas.edu.br; coord.gestaocomercial@unibalsas.edu.br