Gestão Executiva no Agronegócio

O Agronegócio brasileiro vem sofrendo um intenso processo de redesenho, no que tange a necessidade de inserir novas práticas de gestão e de processos de produção. Além disso, o setor é composto de inúmeras redes de organizações, e neste sentido, o profissional para atuar na área precisa ter habilidades de gestão, conhecimento dos instrumentos de administração e processos produtivos, capacidade de inovar constantemente e visão globalizada, dessa forma oportunizando ao mesmo atuar ao longo da cadeia, produtiva.

A região de influência geopolítica da Faculdade de Balsas engloba 19 municípios situados em um raio de até 240 km e localizados nos Estados do Maranhão, Piauí e Tocantins. Esta região conta com, aproximadamente, 255 mil habitantes. Com a oferta de novos cursos de graduação superior pela IES, crê-se que a região de influência da Faculdade de Balsas expandirá em virtude da pouca oferta destes cursos no Estado.

A cidade de Balsas possui empresas atuantes no Agronegócio, sendo revendas de insumos químicos, revendas de máquinas e implementos, revendas de sementes, misturadoras de adubos, Tradings, Cerealistas, empresas de aviação agrícola, fábrica de rações, entre outros.  Nesse mercado existem profissionais como agrônomos, técnicos agrícolas, engenheiros ambientais, zootecnistas, veterinários e os próprios egressos do curso de Tecnologia em Agronegócio, que em geral desempenham atividades em fazendas e empresas agrícolas e carecem de especializações na área da gestão agrária que complementem seus estudos. Destaca-se que a região de Balsas abastece em produtos, serviços e profissionais, a região conhecida por MAPITOBA (Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia).

A região sul do Maranhão, em especial a cidade de Balsas, tem uma economia emergente que oferece oportunidades singulares para pessoas empreendedoras e ousadas e com visão empresarial. A agricultura, comércio e serviços consistem nas principais atividades econômicas da região onde se percebe a existência de lavouras mecanizadas e o uso de alta tecnologia para a exploração destes cerrados. A crescente produção agrícola tem atraído novos empreendimentos na cadeia produtiva e vem impulsionando, de forma extremamente ascendente, o comércio e os serviços, estimulando a abertura de novos estabelecimentos e o fortalecimento dos já existentes, com investimentos geometricamente crescentes.

Sendo a cidade de Balsas a fonte propulsora deste acentuado desenvolvimento no sul do Maranhão, a questão do fornecimento de uma mão de obra qualificada, com competências, habilidades e atitudes que possam atender as latentes demandas emanadas e oportunidades do desenvolvimento em curso, torna-se um pilar estratégico para sua sustentação, fortalecendo sua efetividade e a inclusão social.

Buscando formar profissionais com essas habilidades para atuar na área e fortalecer o desenvolvimento agrícola da região, é que a Faculdade de Balsas está oferecendo especialização em Gestão Executiva em Agronegócio. A espinha dorsal do curso concentra-se em contextualizar e situar os profissionais sobre o cenário agro gerencial, bem como apresentar ferramentas de gestão diversificadas para um melhor posicionamento no mercado, e abordagens sólidas sobre produção sustentável.

Denominação:
PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU


Grau conferido:
Especialista


Duração do curso:
18 meses


Modalidade:
Presencial


Regime:
Módulo


Carga horária:
360 horas


Turno:
Quinta e sexta-feira: das 19h às 22h30; Sábado: 08h às 12h e 14h às 18h


Investimento:
R$ R$ 464,00 (Valor para egressos até a data de vencimento)

R$ 522,50 (Valor com desconto de 5% para pagamento até a data de vencimento)

R$ 550,00 (Valor integral)

Objetivo Geral

Oportunizar aos participantes uma visão integrada dos processos produtivos agropecuários, com competências e habilidades voltadas para o desenvolvimento e utilização de técnicas aplicadas aos sistemas e arranjos produtivos locais, regionais e nacionais, enfatizando a tecnologia em agronegócio como um dos fundamentos e sustentáculo da economia brasileira e do desenvolvimento moderno e sustentável do setor agrícola.

Objetivos Específicos

  • Atender as necessidades regionais e locais de recursos humanos qualificados na área do agronegócio;
  • Viabilizar aos profissionais desse setor o acesso ao conhecimento, criando assim uma melhor visão das oportunidades que o mercado regional oferece, possibilitando a geração de empregos e renda e a uma ascensão profissional mais rápida;
  • Qualificar profissionais com uma visão geral, sistêmica e moderna das ciências agrárias com ênfase em tecnologias sustentáveis visando à qualidade de vida;
  • Qualificar profissionais com ênfase nos fundamentos econômicos, financeiros e estratégicos do setor, visando o desenvolvimento sustentável da região;
  • Qualificar profissionais com visão especializada em cadeias produtivas com importância regional, estadual e/ou nacional e, com isso, incorporar o agronegócio brasileiro no contexto da globalização e oportunidades de mercado mundial;
  • Qualificar profissionais no gerenciamento de propriedades rurais, de unidades de beneficiamentos, cooperativas, agroindústrias e de escritórios e/ou empresas agropecuárias com ênfase na sustentabilidade;
  • Qualificar profissionais com foco no planejamento estratégico e de longo prazo, visando o desenvolvimento do setor agrícola associado ao desenvolvimento econômico, político, social e institucional da sociedade brasileira; e,
  • Formar profissionais para atuar nos setores públicos e privados com posturas éticas e morais, assim como atuante e sensível para perceber os desafios e construir caminhos para o desenvolvimento social e humano de uma forma sustentável;

Ementa:

Mercado Agrícola e suas dimensões: tipos de produtos, compradores, vendedores e abrangência geográfica de mercados. Demanda, oferta e movimento de preços. Instrumentos de apoio à comercialização agrícola. Riscos de preços no mercado de produtos agrícolas. Gestão estratégica da comercialização agrícola: funções, canais e competitividade. Instrumentos públicos de apoio à comercialização. Planejamento da Comercialização Agroindustrial. Análise da competitividade das cadeias produtivas.

Ementa:

O Brasil frente as exportações. Marketing e canais e distribuição internacional. Importância dos canais de distribuição. Empresas facilitadoras do canal internacional. Mudanças macroambientais no mercado de commodities. Ambiente econômico natural. Ambiente político legal. Ambiente sociocultural. Ambiente tecnológico. Diferenciação e padronização. Oportunidade em exportações de commodities.

Ementa:

O que são e como surgiram os derivativos. O mercado de derivativos no Brasil. Os participantes dos mercados de derivativos. Organização e funcionamento dos mercados, características, custos e riscos: a termo, futuro, de opções e de “swaps”. Estudo de casos envolvendo operações típicas de cada segmento do mercado de derivativos. O uso pela administração financeira de empresas desses mercados. Estratégias de hedge e de especulação. Principais produtos existentes no Mercado Financeiro para captação e aplicação de recursos financeiros.  Funcionamento da Bolsa de Valores de São Paulo e da Bolsa de Mercadoria e Futuros.

Ementa:

O Mercado Financeiro Internacional: Operações de câmbio. A Lei do Preço Único e a Paridade do Poder de Compra. Taxas de Câmbio e Taxas de juros: Paridade de taxas de juros; Risco Cambial. A Empresa Multinacional e o seu ambiente: Formas jurídicas, Demonstrativos Financeiros e Tributação das empresas; O Risco Político. O Orçamento de Capital no contexto internacional: Decisões de Investimento e Financiamento a Longo Prazo; Conversão Cambial; o Custo de Capital de empresas multinacionais. Decisões Financeiras de Curto Prazo: Administração de Caixa; Administração de Crédito e de Estoques; Financiamento do Capital de Giro. Estrutura internacional do capital. Os Blocos Comerciais emergentes. Balança comercial.

Ementa:

Os 4 P’s. Estratégias de comunicação. Comportamento do agregando consumidor. Publicidade e propaganda em marketing. Promoção de vendas. Posicionamento do produto: posicionamento no mercado e da empresa. Concorrência e marketing competitivo. Programas de marketing, planejamento, implementação e controle. Marketing de relacionamento. Marketing no agronegócio. Sistemas de inteligência de marketing.  Pesquisa de marketing e o sistema de informação de marketing.  Natureza, objetivo, método e aplicação da pesquisa mercadológica. Estratégia nas organizações. Estratégia competitiva e alianças estratégicas.

Ementa:

Comunicação estratégica. Liderança. Motivação e criatividade.Treinamento e desenvolvimento de equipes. Responsabilidades e avaliação de performance. Administração de conflitos. Conhecimentos técnicos no desenvolvimento de pessoas.

Ementa:

Fundamentos e conceitos gerais de Logística aplicados ao Agronegócio. Localização das atividades econômicas. Teoria da Localização. Caracterização dos sistemas de transporte em agronegócios: sistema rodoviário, sistema ferroviário, sistema hidroviário, sistema portuário. Armazenagem, manuseio e acondicionamento de produtos. Gestão da Logística de Suprimentos para o segmento agroindustrial. Políticas de transporte. Fundamentos da Regulação de Transportes. Logística Agroindustrial Brasileira: atualidade e principais desafios. Logística Portuária do MATOPIBA.

Ementa:

Significado e objetivo da gestão financeira nas organizações. Gestão do ativo circulante. Gestão do passivo circulante. Formação de preços de vendas nas pequenas e médias organizações. Factoring. Análise de indicadores financeiros. Riscos financeiros. Leasing. Mercado financeiro. Bolsa de valores e derivativos. Orçamento: conceitos básicos. Orçamento operacional. Orçamento de investimentos. Execução orçamentária.

Ementa:

O sistema financeiro nacional e os mecanismos de financiamento da Agricultura. Negociação dos papéis agrícolas no mercado primário e mecanismos de negociação no mercado secundário. Financiamento de exportações de produtos agroindustriais e lançamento de títulos agrícolas no mercado internacional. Utilização de poupança rural, depósitos à vista direcionados e incentivos fiscais do FISET – FCO – FINAM e FINOR. Linhas de financiamento do BNDES para o agronegócio. Política agrícola.

Ementa:

Princípios da negociação.  Recursos e Investimentos no Agronegócio. Estratégias e táticas de barganha. Métodos e táticas de negociação. Estilos de negociação. Criatividade e resolução de problemas em negociações. Negociações corporativas. Negociações B2B e B2G. Negociação Internacional. Ética nos negócios. Casos práticos de negociação.

Ementa:

Linhas teóricas que norteiam a prática educativa. Universidade e ensino superior no Brasil: situação e perspectivas. O professor Universitário: formação e compromisso social. A docência no ensino superior: aspectos gerais (natureza, função social, características e desafios) e instrumentos básicos para o seu exercício (planejamento de ensino, métodos e técnicas de ensino, avaliação do processo de ensino).

Ementa:

Identificação das contribuições das diversas disciplinas do curriculum do curso de especialização. Trabalho com a interdisciplinaridade dos saberes desenvolvidos ao longo do curso, por meio da produção e socialização de seminários. Apresentação parcial da produção do trabalho científico.

Soliani Thomazi Meurer

Formação:

  • Mestre em Ciências Animal pela Universidade Paranaense – UNIPAR
  • Graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Paranaense – UNIPAR.

Contato:

coord.agronegocio@unibalsas.edu.br