Pedagogia

Mais do que ensinar para o futuro, educar para a vida.

A concepção do curso de Pedagogia da Faculdade de Balsas deu-se no intuito de formar profissionais capacitados e qualificados para a área educacional, suprindo uma notória necessidade e carência deste profissional na região de Balsas e no Estado do Maranhão, bem como fortalecer e elevar a qualidade do ensino básico que garantirá a melhor qualificação das pessoas.

O pedagogo deverá estar apto a enfrentar as contradições e dilemas do processo de ensino e da aprendizagem, para tanto, dominar as categorias, leis e princípios didáticos, por um lado, e, por outro lado, constituir-se como um gestor (diretor, administrador, orientador, supervisor), pesquisador e/ou assessor-consultor dos diversos processos docente-educativos dentro e fora do âmbito escolar.

Acredita-se que é pela educação de qualidade que se promove o desenvolvimento socioeconômico, cultural, nível de formação dos futuros professores. Desta forma, elevando a qualidade da Educação Básica e gerando um maior desenvolvimento pessoal e profissional.

Assim, o projeto do curso de Pedagogia contribuirá na formação de profissionais habilitados para o exercício pleno das atividades requeridas do profissional Pedagogo.

Denominação:
Licenciatura Plena em Pedagogia


Grau conferido:
Licenciado em Pedagogia (Pedagogo)


Duração do curso:
4 anos


Modalidade:
Presencial


Regime:
Seriado Semestral


Carga horária:
3.260 horas


Turno:
Noturno


Investimento:
R$ 629,85*
*Valor com desconto de 5% para pagamento até a data de vencimento, exceto matrícula.
As parcelas da semestralidade, subsequentes a primeira e até a última, poderão ter seu valor corrigido ou reajustado em conformidade com a legislação aplicável e no prazo por ela previsto.

Formar profissionais licenciados em Pedagogia com as competências didático-pedagógicas, científico-tecnológicas, linguocomunicativas e socioculturais, aptos a exercer as funções de magistério na educação infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, de Educação Profissional e Educação Profissional Técnica de nível médio, na área de serviços e apoio escolar e em outras áreas, na participação, organização e gestão de sistemas e instituições de ensino, em assessorias, coordenação e direção de trabalhos escolares e não escolares que envolvam o saber pedagógico.

Estabelecer espaços de problematização, proposições e produções em intersecção com os estudos culturais e sociais contemporâneos da educação, com o processo de construção de conhecimento por meio da extensão e da pesquisa a partir da análise das relações entre cultura, saber, poder e ética de trabalho do profissional da educação, atravessando o ensinar e o aprender pela inter e transdisciplinaridade e pelo fortalecimento da escola democrática de qualidade para todos, em resposta aos constantes e profundos desafios da sociedade, em nível municipal e regional, seguindo a cultura da responsabilidade colaborativa.

Atender às necessidades regionais e locais de recursos humanos qualificados na área educacional;

Identificar oportunidades nas organizações do segundo e terceiro setores que potencializem sua responsabilidade social através de projetos e ações socioeducativas;

Estimular o espírito investigativo e criativo a fim de habilitar para potencialização de situações de boas práticas, bem como, de desdobrar situações problemáticas encontrando soluções;

Possibilitar o desenvolvimento da capacidade para a autoria através da aprendizagem autônoma, dinâmica e produtiva;

Contribuir com a formação ética, política e cultural para o desenvolvimento do cidadão consciente do senso de humanidade;

Possibilitar a formação de profissionais que atuem na educação inclusiva por meio do respeito às diferenças, reconhecendo e valorizando a diversidade étnico-racial, de diferenças culturais, entre outras;

Conceber o serviço educacional e os diversos processos educativos utilizando novas tecnologias da informação e comunicação voltadas à identificação e resolução de problemas educacionais;

Estimular a prática profissional que favoreça a formação e estimule o aprimoramento pedagógico das instituições envolvidas;

Oportunizar a competência didático-pedagógica que possibilite ao profissional desenvolver docência interativa, reflexiva, coparticipativa com ações educativas junto aos estudantes na escola, na família e na comunidade em que atua;

Promover projetos educacionais considerando as transformações no contexto socioambiental;

Planejar, executar, coordenar, acompanhar e avaliar tarefas próprias do setor da educação, especialmente no cenário regional.

Ementa:

Análise e discussão dos processos formativos da educação brasileira ao longo da história, buscando compreender as relações entre educação e sociedade no passado e no presente. A partir da historiografia, debater questões relacionadas à educação e à escola no Brasil, com ênfase nos séculos XIX e XX e encaminhamento para os desafios do século XXI.

Ementa:

Conceitos antropológicos básicos: cultura, etnocentrismo e relativismo cultural. A escola como espaço sociocultural. A questão da identidade étnica na sala de aula. Contribuições da antropologia para um trabalho pedagógico que valorize a diversidade étnico-cultural. Contribuições da pesquisa etnográfica no campo educacional. Sociologia, sociedade e educação; socialização, família e cultura; tendências teóricas do pensamento positivista, funcionalista, estruturalista, histórico-crítico e crítico-reprodutivista e a sua influência na educação brasileira; Relação entre Estado, Educação e Sociedade; desigualdade e exclusão social e sua interferência na desigualdade e exclusão educacional.

Ementa:

Estudo sobre a evolução da tecnologia, suas consequências sociais e possibilidades na educação. A utilização das tecnologias na educação. As políticas públicas de acesso tecnológico na escola. Alternativas metodológicas para inserção das novas TDICs como ferramentas de aprendizagem. Análise de experiências. Educação Presencial e a distância mediadas pelas tecnologias.

Ementa:

Sociedades multiculturais e educação para a tolerância. Estudos e discussões de conceitos e abordagens relacionados à problemática “educação multiculturalismo e cibercultura na contemporaneidade”. Cultura escolar e Diversidade cultural: entre a negação e o reconhecimento das diferenças. Aspectos históricos e culturais da cidade de Balsas.

Ementa:

Estudo da postura epistemológica em ambiente universitário. Conhecimentos relacionados ao conceito de EAD e a sua evolução, as rotinas e abordagens realizadas no ambiente de aprendizagem. Conhecimento da organização da faculdade. Concepção de língua e linguagem. A comunicação como um processo de interação dialógica. As concepções de leitura, compreensão de textos, suas estratégias e sua importância no processo da construção da comunicação. Tipologia textual: os gêneros discursivos em diferentes usos da linguagem. Estratégias de construção textual.

Ementa:

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Ementa:

Aborda os pressupostos epistemológicos necessários à compreensão e articulação dos diferentes saberes científicos, vinculados a uma determinada concepção formativa. O senso comum e o conhecimento filosófico na prática docente. Estudo e a análise das contribuições dos saberes filosóficos para a formação da prática educativa. Reflexões sobre o papel da Educação na sociedade contemporânea, as dimensões éticas do processo educativo, a produção do conhecimento como emancipação humana e a construção democrática da liberdade por meio de sujeitos socialmente atuantes.

Ementa:

Educação, Pedagogia e Didática: conceitos e perspectivas. Tendências Pedagógicas da Prática Escolar. A Formação do Professor: saberes e fazeres necessários à formação docente. A Prática Pedagógica e seus elementos: do Planejamento à Avaliação.

Ementa:

Estudo das principais políticas públicas educacionais da contemporaneidade. Compreensão da atual conjuntura da organização do trabalho, da organização social, política econômica e seus vínculos com as propostas na área educacional. Estudo das diferentes concepções de currículo articulando-as á aspectos pedagógicos, políticos, culturais e econômicos que contribuem para caracterização desse campo do saber.

Ementa:

O trabalho coletivo como princípio do processo educativo; relações de poder no cotidiano da escola e suas implicações para o trabalho pedagógico. Relação escola/comunidade. O trabalho do pedagogo sob o prisma das demandas educacionais. Compreensão da articulação entre teoria e prática nos contextos escolares. O projeto político pedagógico.

Ementa:

A natureza da ciência e da pesquisa. A produtividade do conhecimento científico. Projeto de pesquisa e seus componentes. Métodos de Pesquisa. Normas ABNT. Técnicas de pesquisa: análise documental, amostragem, coleta e análise de dados.

Ementa:

Os conceitos de alfabetização e letramento. Concepções teóricas de aquisição e desenvolvimento da linguagem escrita. Produção e apropriação da leitura e da escrita. Letramento e avaliação na prática pedagógica interdisciplinar.

Ementa:

Fundamentos e conceitos da Psicologia da educação. Teorias do desenvolvimento humano: conceitos básicos e principais concepções. Processos básicos do comportamento. Fundamentos teórico-epistemológicos da relação psicologia-educação. Principais correntes da psicologia e suas aplicações educacionais. Conhecimentos psicológicos e prática educativa. O papel da afetividade e da cognição na aprendizagem.

Ementa:

O conceito antropológico de cultura. As relações entre individuo sociedade-natureza e a produção do conhecimento e da cultura. Sociodiversidade e Multiculturalismo: influência e Cultura afro-brasileira, africana e indígena. Diversidade e inclusão: violência, tolerância/intolerância, inclusão/exclusão, sexualidade, relações de gênero e relações étnico-raciais.

Ementa:

Educação Infantil: fundamentos e políticas. A Criança de 0 a 5 anos: o cuidado e a educação. A dimensão lúdica na criança. Base Nacional Curricular Comum. Proposta Pedagógica do Estado do Maranhão para a Educação Infantil. Análise contextual e caracterização dos processos organizativos das instituições de educação infantil, os elementos tempo e espaço pedagógicos. Avaliação no contexto da educação infantil.

Ementa:

Breve introdução histórica da Matemática. O desenvolvimento dos conceitos matemáticos numa perspectiva construtivista e pós-construtivista. Metodologia da Matemática. A Base Nacional Comum Curricular e a Proposta Curricular da Secretaria do Estado do Maranhão para o ensino da Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. Avaliação em matemática. Análise e utilização de livros didáticos e paradidáticos.

Ementa:

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Ementa:

As Ciências Sociais, seu significado, papel, abrangência, importância e possibilidades didáticas de ensino na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O papel desse componente curricular na formação das identidades da cultura local e regional. Incorporação de diferentes metodologias e linguagens no ensino aprendizagem das ciências sociais.

Ementa:

A Língua materna. Teorias do desenvolvimento da linguagem. Fundamentos sociolinguísticos, psicolinguísticos. O processo de leitura e de produção textual. A Base Nacional Comum Curricular e a Proposta Curricular da Secretaria de Estado do Maranhão para o Ensino da Língua Portuguesa nos anos iniciais do ensino fundamental.

Ementa:

Anos Iniciais do Ensino Fundamental: caracterização do espaço-tempo escolar. Estudos e análise crítica da prática docente nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Planejamento, docência e avaliação do processo de ensino.

Ementa:

A importância da literatura na atividade simbólica da criança. Concepções sobre literatura e infância. A importância da fantasia no desenvolvimento infantil. A importância da literatura no processo educativo e de aprendizagem. Principais autores da literatura infantojuvenil.

Ementa:

Ciências da natureza: conteúdos e conceitos básicos. Ciências Naturais na sala de aula. O papel do professor das Ciências Naturais. Metodologia das Ciências Naturais. Base Nacional Comum Curricular e a Proposta Curricular da Secretaria do Estado do Maranhão para o ensino das Ciências nos anos iniciais do ensino fundamental. Planejamento e avaliação em Ciências.

Ementa:

A Arte como objeto de conhecimento. O ensino da Arte na escola. O estudo do fenômeno artístico a partir de uma perspectiva histórico-social e sua vinculação ao espaço educativo. Linguagens artísticas: música, dança, teatro e artes visuais. O papel do movimento na construção da identidade. Movimentos corporais na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. Psicomotricidade relacional para a primeira infância.

Ementa:

A língua brasileira de sinais. Histórico da língua brasileira de sinais. Fundamentos legais. Parâmetros da língua de sinais. Conversação. Vocabulário da Libras em contextos diversos.

Ementa:

Inserção no campo de estágio da educação infantil, para conhecimento e participação da dinâmica institucional, do cotidiano pedagógico e da docência de 0 a 5 anos.  Reelaboração e socialização do relatório de estágio.

Ementa:

Estudo dos elementos psicopedagógicos que norteiam o atendimento educacional ao educando com necessidades educativas especiais. O papel da escola na Educação Inclusiva. As Diretrizes Curriculares Nacionais e a Proposta Curricular da Secretaria do Estado do Maranhão para a Educação Especial.  Metodologias para as necessidades da Educação Inclusiva. Referenciais teórico-metodológicos que possibilitem elaborar práticas pedagógicas que atendam a diversidade dos alunos tendo como referência fundamentos da Educação Inclusiva.

Ementa:

Andragogia.  Abordagem teórica multidimensional: histórica, política, social, filosófica, psicológica, com ênfase na dimensão pedagógica. Diretrizes para uma educação de jovens e adultos. Introdução à educação indígena, quilombola e do campo. Desenvolvimento local e regional. Educação Popular na dimensão educativa dentro dos movimentos sociais. Espaços de educação não formal. Educação comunitária.

Ementa:

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Ementa:

Estudo da avaliação como fator indispensável para o planejamento e acompanhamento das ações educativas. As diferentes concepções da avaliação e suas manifestações na prática pedagógica.

Ementa:

Histórico conceitos e características. Ambiente virtuais em aprendizagem no contexto da sociedade contemporânea. A evolução da educação em ambientes virtuais no Brasil. Aspectos legais. Docência: perfil do educador e do tutor em ambientes virtuais de aprendizagem. Práticas pedagógicas em ambientes virtuais de aprendizagem.

Ementa:

Prática de docência orientada. Planejamento, atuação, análise, reflexão da docência nos anos iniciais do ensino fundamental. O exercício da prática pedagógica nos anos iniciais do ensino fundamental. Articulação do processo de produção de conhecimentos e realidade cultural e pedagógica.

Ementa:

Princípios de metodologias ativas de aprendizagem. A problematização centrada na interação entre professor, aluno e conhecimento. Aprendizagem ativa baseada em problemas, desafios, jogos, atividades e leituras, combinando tempos individuais e tempos coletivos. O trabalho individual e o coletivo.

Ementa:

Empreendedorismo: principais conceitos e características. A gestão empreendedora e suas implicações para as organizações. O papel e a importância do comportamento empreendedor nas organizações. O perfil dos profissionais empreendedores nas organizações. A busca de oportunidades dentro e fora do negócio. A iniciativa e tomada de decisão. A gestão empreendedora de pessoas nas organizações.

Ementa:

Ética e Moral. Ética Profissional. Direitos Humanos. Políticas Públicas: Educação, Habitação, Saneamento, Saúde, Transporte, Segurança, Defesa e Ambientais. Sustentabilidade e meio ambiente. Desafios e Tendências da Responsabilidade Social e Ambiental.

Ementa:

Abordagens sócias históricas das concepções de gestão escolar e educacional. Fundamentos da gestão democrática dos sistemas de ensino e das escolas. Planejamento Educacional. A gestão compartilhada e coletiva no espaço escolar. A centralização e a descentralização das decisões gestoras. Gestão nas instituições de Educação Infantil e de anos iniciais do Ensino Fundamental. Elaboração de projetos educativos

Ementa:

As ementas e bibliografias serão definidas conforme a oferta da disciplina.

Ementa:

Compreensão dos procedimentos científicos a partir de um estudo de um problema da área do curso. Desenvolvimento de habilidades relativas às diferentes etapas do processo de pesquisa.

Ementa:

Abordará a gestão escolar e outras áreas de interesse voltadas para especialidades educacionais, conforme campos definidos na disciplina de Especialidades em Educação.

Ementa:

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Ementa:

Abordagens teórico-metodológicas sobre a avaliação institucional. Perspectiva institucional da escola básica e processos de gestão a partir da avaliação. Contexto da Avaliação Institucional na Educação Básica. Avaliação da aprendizagem no contexto da avaliação institucional. A avaliação institucional como mecanismo de construção e implementação do projeto político-pedagógico na escola.

Ementa:

Conceituação de Economia. Os grandes agregados econômicos. Economia Brasileira. Sistema Financeiro Nacional. Inflação. Problemas econômicos fundamentais. Ponto de equilíbrio operacional. Valor Econômico Adicionado (VEA). Indicativos de mercado. Microeconomia e macroeconomia. Teoria geral do comércio. Perspectivas futuras.

Ementa:

A relação entre educação e trabalho: princípios, fundamentos e organização no cotidiano da empresa e de ambientes hospitalares. Elaboração de projetos de desenvolvimento da saúde e projetos sociais. O trabalho educacional do pedagogo em ambiente hospitalar e empresarial. As relações do pedagogo com o paciente e a família.

Ementa:

Atividade de integração curricular que consiste na elaboração de um Trabalho Final de nível científico-tecnológico, abordando temas referentes ao curso.

Ementa:

O papel do pedagogo em espaços não escolares. A formação do pedagogo diante da perspectiva empreendedora nos ambientes não-escolares. As relações entre escola e espaços não-formais de educação. Participação e coparticipação em atividades pedagógicas em ambientes não formais. Planejamento, execução e avaliação de projetos de trabalho nos espaços de educação não formal.

Ementa:

Conceitos antropológicos básicos: cultura, etnocentrismo e relativismo cultural. A escola como espaço sociocultural. A questão da identidade étnica na sala de aula. Contribuições da antropologia para um trabalho pedagógico que valorize a diversidade étnico-cultural. Contribuições da pesquisa etnográfica no campo educacional. A educação brasileira no contexto da sociedade agro-exportadora. Organização escolar na consolidação do modelo urbano industrial e a ampliação de oportunidades. A educação e o desenvolvimento brasileiro após 1930. A organização do ensino e o contexto sócio-político após 1980 aos dias atuais. Inter-relação entre a Antropologia e a História da Educação.

Ementa:

Levantamento sobre produção textual e leitura, ampliação do vocabulário e noções terminológicas: antropologia, filosofia, etc. Orientações sobre a realização dos trabalhos acadêmicos: ensaios, artigos, resenhas, etc. Leitura e interpretação exegética. Normas do trabalho acadêmico (ABNT), português instrumental. Tipos de textos: transacionais, interacionais e literários. Prática na construção de textos transacionais (redação científica). Introdução à vida acadêmica no âmbito da Faculdade de Balsas.

Ementa:

Município Balsas e seu papel na região Gerais de Balsas. Origem e evolução do município. Educação e cultura da região. Principais características dos residentes de Balsas e municípios vizinhos. Sociolinguística da região. A economia regional: aspectos sociais, socioantropológicos dos habitantes da região. Papel da imigração no seu desenvolvimento socioeconômico.

Ementa:

Componentes do computador (hardware). Familiarização com uso da Internet. Noções de sistemas operacionais. Noções básicas dos editores de texto, planilhas eletrônicas e editores de apresentações.

Ementa:

Axiologia. Definição de valor. Tipos de valores. A educação em valores e formação do caráter. Família, escola e comunidade na formação de valores.

Ementa:

Concepção de saúde e nutrição e a relação com o desenvolvimento infantil, a aprendizagem e o movimento corporal. Paradigmas culturais da alimentação saudável. Paradigmas culturais de ambientes e atividades saudáveis e de prevenção de acidentes e de doenças. Primeiros socorros. Corpo e sexualidade na infância, juventude e vida adulta. Politicas públicas para a saúde. Estratégias de diagnóstico de saúde na comunidade. Saúde física e mental.

Ementa:

Com base no Parecer CNE/CES n. 261/2006, compreende a integração e a socialização pessoal e profissional dos estudantes, que ocorre nos intervalos de 20 minutos por dia letivo (padrão da IES). A utilização dos intervalos como atividade acadêmica, além daquelas atividades que ocorrem em sala de aula, é uma prática consagrada na incorporação à hora escolar brasileira e se enraíza no próprio racionalismo pedagógico, fazendo parte da atividade educativa e formativa do aluno e do tempo de trabalho escolar efetivo, uma vez que, também nos intervalos, o aluno fica sobre a influência direta da Faculdade e do ambiente acadêmico institucional, no seu sentido amplo.

Ementa:

Fundamentos Filosóficos e sociológicos da educação. Problemas da Filosofia da Educação. Correntes filosóficas modernas. A Filosofia da Educação Brasileira. Questões contemporâneas da Educação no processo de formação da cidadania. Sociologia, sociedade e educação; socialização, família e cultura; tendências teóricas do pensamento positivista. Funcionalista, estruturalista, histórico-crítico e crítico-reprodutivista e a sua influência na educação brasileira; Relação entre Estado, Educação e Sociedade; desigualdade e exclusão social e sua interferência na desigualdade e exclusão educacional; estudo sociológico da política educacional brasileira; análise sociológica do currículo e da escola.

Ementa:

A língua brasileira de sinais. Histórico da língua brasileira de sinais. Fundamentos legais. Parâmetros da língua de sinais. Noções de saudações, apresentação. Conversação. Vocabulário e gramática.

Ementa:

Ferramentas pedagógicas: mídias sociais, publicação de conteúdos, softwares educativos. Jogos Educacionais. Tópicos avançados em Editores de Textos, Planilhas Eletrônicas, Editores de Apresentações. Uso gerencial da tecnologia. Ética nas redes. Uso educativo das ferramentas.

Ementa:

Modalidade docente na Educação Infantil e anos iniciais do ensino fundamental. Criança de 0 a 3 anos: o cuidado e educação. Criança de 4 a 5: A dimensão lúdica na criança. Referenciais curriculares nacionais para a educação infantil. Proposta Pedagógica do Estado do Maranhão para a Educação Infantil. Organização curricular na educação infantil. Avaliação no contexto da educação infantil. Estudos e análise crítica da prática docente e da gestão dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Planejamento, docência e avaliação do processo de ensino nos anos iniciais do ensino fundamental. Como planejar as atividades para os diversos segmentos de 0-3, 4 e 5, 1, 2, 3, 4, e 5 ano do Ensino Fundamental.

Ementa:

O processo da pesquisa educacional. Bases epistemológicas e teórico-metodológicas da investigação educacional. Os métodos teóricos e práticas da pesquisa educacional. Aspectos para a elaboração, execução e relatório do projeto de pesquisa.

Ementa:

Com base no Parecer CNE/CES n. 261/2006, compreende a integração e a socialização pessoal e profissional dos estudantes, que ocorre nos intervalos de 20 minutos por dia letivo (padrão da IES). A utilização dos intervalos como atividade acadêmica, além daquelas atividades que ocorrem em sala de aula, é uma prática consagrada na incorporação à hora escolar brasileira e se enraíza no próprio racionalismo pedagógico, fazendo parte da atividade educativa e formativa do aluno e do tempo de trabalho escolar efetivo, uma vez que, também nos intervalos, o aluno fica sobre a influência direta da Faculdade e do ambiente acadêmico institucional, no seu sentido amplo.

Ementa:

O processo da pesquisa educacional. Bases epistemológicas e teórico-metodológicas da investigação educacional. Os métodos teóricos e práticas da pesquisa educacional. Aspectos para a elaboração, execução e relatório do projeto de pesquisa.

Ementa:

Fundamentos da Psicologia da educação. Processos básicos do comportamento. Psicologia da aprendizagem e psicologia do desenvolvimento visto e comparado desde as seguintes perspectivas psicológicas: estruturalismo, funcionalismo, behaviorismo, gestaltismo, humanismo, psicanálise, interacionismo, construtivismo, teoria de campo de Lewin. Problemas de aprendizagem.

Ementa:

Educação de jovens e adultos. Abordagem teórica multidimensional: histórica, política, social, filosófica, psicológica, com ênfase na dimensão pedagógica. Diretrizes para uma educação de jovens e adultos. Introdução à educação indígena, quilombola e do campo. Legislação específica. Currículo escolar e culturas.

Ementa:

A origem e evolução da didática como ciência. A construção do conhecimento didático: categorias, leis e princípios didáticos. A formação do professor e a didática enquanto seu objeto de estudo. . Didática e sua relação com a pedagogia, a psicologia, antropologia e a metodologia. A competência didática como aspecto cardinal da ética docente.

Ementa:

Com base no Parecer CNE/CES n. 261/2006, compreende a integração e a socialização pessoal e profissional dos estudantes, que ocorre nos intervalos de 20 minutos por dia letivo (padrão da IES). A utilização dos intervalos como atividade acadêmica, além daquelas atividades que ocorrem em sala de aula, é uma prática consagrada na incorporação à hora escolar brasileira e se enraíza no próprio racionalismo pedagógico, fazendo parte da atividade educativa e formativa do aluno e do tempo de trabalho escolar efetivo, uma vez que, também nos intervalos, o aluno fica sobre a influência direta da Faculdade e do ambiente acadêmico institucional, no seu sentido amplo.

Ementa:

A política social e o sistema nacional de educação. Noções básicas de economia para a gestão escolar. Política econômica e financiamento educacional. Relação pública e privada. A política socioeconômica brasileira: tendências recentes. Educação comparada desde a perspectiva política e socioeconômica.

Ementa:

Educação a Distância: conceitos e características. A Educação a Distância no contexto da sociedade do conhecimento. Histórico da Educação a Distância – Educação à distância no mundo e no Brasil. Aspectos legais da Educação a Distância. Tecnologias utilizadas em Educação à Distância. Docência: perfil do educador e tutoria em Educação à Distância. Didática e Educação à Distância. Aspectos sobre educação técnica e profissional. A relação da Educação à Distância com o ensino médio e superior.

Ementa:

Atividade curricular individual e obrigatória que abordará o tema Educação Infantil.

Ementa:

Dinâmica do ensino: como ensinar. Interações produtivas entre docentes e discentes. Aula: conceito, sistema e sua tipologia. Planejamento didático: plano de ensino (programa da disciplina), plano de projetos de trabalho, plano de rede temática e plano de temas culturais.  Componentes didáticos da aula dialógica com base em Paulo Freire; da aula pela problematização e pela pesquisa.  Prática pedagógica (forma docente, método ou técnica de ensino, e recurso didático); e documentação pedagógica da aprendizagem Avaliação emancipatória (revisão, supervisão e avaliação da aprendizagem). Relação entre autoria de pensamento, aprendizado e desempenho discente.

Ementa:

Apreciação de expressões artísticas, suas linguagens e a análise estética. Realização de leitura de obras e imagens artísticas individuais e/ou coletivas e análises estéticas contextualizadas, nas linguagens da arte (música, artes visuais, dança, teatro e artes audiovisuais). Análise e compreensão dos diferentes processos da arte, com seus diferentes instrumentos de ordem material e ideal, como manifestações socioculturais e históricas.

Ementa:

Com base no Parecer CNE/CES n. 261/2006, compreende a integração e a socialização pessoal e profissional dos estudantes, que ocorre nos intervalos de 20 minutos por dia letivo (padrão da IES). A utilização dos intervalos como atividade acadêmica, além daquelas atividades que ocorrem em sala de aula, é uma prática consagrada na incorporação à hora escolar brasileira e se enraíza no próprio racionalismo pedagógico, fazendo parte da atividade educativa e formativa do aluno e do tempo de trabalho escolar efetivo, uma vez que, também nos intervalos, o aluno fica sobre a influência direta da Faculdade e do ambiente acadêmico institucional, no seu sentido amplo.

Ementa:

Desenvolvimento local. Movimentos sociais. Educação Popular na dimensão educativa dentro dos movimentos sociais, projetos sócio comunitários. Espaços de comunicação e informação. Educação comunitária. Trabalho comunitário. Inclusão Social. Educação familiar. Projetos que envolvam a escola, a família e a comunidade. Os Conselhos municipais de educação.

Ementa:

Conceitos e concepções de currículo. Teorias curriculares: histórico, fundamentos e condicionantes. Tendências curriculares na educação brasileira. Currículo: Políticas e Fundamentos Curriculares. Planejamento curricular: Plano, programa e projetos. Desenvolvimento e Avaliação curricular. Currículo e interdisciplinaridade. Estudo contextualizado dos parâmetros curriculares nacionais.

Ementa:

Breve introdução histórica da Matemática. Metodologia da matéria (métodos de como aprender a Matemática). Pedagogia de Projetos como alternativa para o ensino e a aprendizagem. O desenvolvimento dos conceitos matemáticos numa perspectiva construtivista. Didática da matemática (como ensiná-la) Como planejar aulas de matemática. Os Parâmetros Curriculares Nacionais e a Proposta Curricular da Secretaria do Estado do Maranhão para o ensino da Matemática nas séries iniciais do ensino fundamental. Avaliação em matemática.

Ementa:

Alfabetização e letramento. Decifrar e interpretar. O método fônico e a teoria construtivista. A ortografia e a relação entre linguagem oral e linguagem escrita. Os problemas das cartilhas. Ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa como língua materna a partir de práticas de leitura, linguagem oral, produção escrita e conhecimentos linguísticos. Análise e produção de materiais didáticos e de propostas didático-metodológicas para o ensino do objeto linguístico e literário na educação infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Ementa:

Atividade curricular individual e obrigatória que abordará o tema Anos Iniciais.

Ementa:

Com base no Parecer CNE/CES n. 261/2006, compreende a integração e a socialização pessoal e profissional dos estudantes, que ocorre nos intervalos de 20 minutos por dia letivo (padrão da IES). A utilização dos intervalos como atividade acadêmica, além daquelas atividades que ocorrem em sala de aula, é uma prática consagrada na incorporação à hora escolar brasileira e se enraíza no próprio racionalismo pedagógico, fazendo parte da atividade educativa e formativa do aluno e do tempo de trabalho escolar efetivo, uma vez que, também nos intervalos, o aluno fica sobre a influência direta da Faculdade e do ambiente acadêmico institucional, no seu sentido amplo.

Ementa:

Fundamentos da gestão democrática dos sistemas de ensino e das escolas. Planejamento Educacional. Atuação do orientador, coordenador, diretor, supervisor e assessor educacional: áreas, atribuições e princípios éticos. Implementação democrática do projeto político-pedagógico da escola. Análise da sistemática de elaboração, aprovação e financiamento de projetos educacionais. Avaliação institucional.

Ementa:

Estudo dos elementos psicopedagógicos que norteiam o atendimento educacional ao educando com necessidades educativas especiais. A educação inclusiva. Papel da escola na integração social dos portadores de necessidades educativas especiais. As Diretrizes Curriculares Nacionais e a Proposta Curricular da Secretaria do Estado do Maranhão para a Educação Especial.  Didática para as necessidades de ensino especial. Planejamento e Procedimentos didáticos em sala de aula.

Ementa:

Ciências da natureza: conteúdos e conceitos básicos. Ciências Naturais na sala de aula. O papel do professor das Ciências Naturais. Didática das Ciências Naturais. Como planejar as aulas. Conteúdos dos Parâmetros Curriculares Nacionais e a Proposta Curricular da Secretaria do Estado do Maranhão para o ensino das ciências nas séries iniciais do ensino fundamental. Avaliação em Ciências.

Ementa:

Direito e educação. Retrospectiva da educação no Brasil. A Constituição Federal e o redimensionamento da educação básica no texto da atual LDB. A concepção de educação no conjunto das políticas públicas. Legislação educacional federal, estadual e municipal.

Ementa:

Atividade curricular individual e obrigatória que abordará o tema Gestão Escolar.

Ementa:

Com base no Parecer CNE/CES n. 261/2006, compreende a integração e a socialização pessoal e profissional dos estudantes, que ocorre nos intervalos de 20 minutos por dia letivo (padrão da IES). A utilização dos intervalos como atividade acadêmica, além daquelas atividades que ocorrem em sala de aula, é uma prática consagrada na incorporação à hora escolar brasileira e se enraíza no próprio racionalismo pedagógico, fazendo parte da atividade educativa e formativa do aluno e do tempo de trabalho escolar efetivo, uma vez que, também nos intervalos, o aluno fica sobre a influência direta da Faculdade e do ambiente acadêmico institucional, no seu sentido amplo.

Ementa:

Conteúdos e conceitos básicos de história. O papel do professor de História. Métodos para o ensino da história. Fontes: documentos, depoimentos, entrevistas. História oral na reconstituição da história local. Os Parâmetros Curriculares Nacionais e a Proposta Curricular da Secretaria do Estado do Maranhão para o ensino da História nas séries iniciais do ensino fundamental. Avaliação em história.

Ementa:

Conteúdos e conceitos básicos de Geografia na sala de aula. Os pilares básicos da Geografia. O papel do professor de Geografia. Os Parâmetros Curriculares Nacionais e a Proposta Curricular da Secretaria do Estado do Maranhão para o ensino da Geografia nos anos iniciais do ensino fundamental. A questão ambiental e o ensino de Geografia. Avaliação em Geografia.

Ementa:

Conteúdos e fundamentos metodológicos para o ensino de Educação Física. Recreação, jogos e ludicidade. Movimentos corporais na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. Psicomotricidade relacional para a primeira infância. Matroginástica na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. Atividades pré-desportivas.

Ementa:

Culturas juvenis. Juventude e a relação com o saber. Metodologias do ensino: cultura para o pensar, as metáforas, a problematização e a aprendizagem pela pesquisa. Didática para componentes curriculares pedagógicos e para filosofia, psicologia e sociologia. Processos de animação sócio cultural, cooperativos e empreendedorismo. Projeto Político Pedagógico da escola de Ensino Médio.

Ementa:

Pedagogia Organizacional: conceitos, características e princípios. A relação entre educação e trabalho: princípios, fundamentos e organização no cotidiano da empresa. Desenvolvimento das relações interpessoais no interior da empresa. O pedagogo na empresa: desenvolvimento do potencial humano, o processo de treinamento e sua organização; participação em equipes multidisciplinares. Elaboração de projetos de desenvolvimento interno e sociais (de programas de responsabilidade social).

Ementa:

Atividade curricular individual e obrigatória que abordará o tema Gestão em Instituição Não Escolar.

Ementa:

Tópicos avançados da área da Pedagogia. O tema abordado pela disciplina será definido pelo Núcleo Docente Estruturante e aprovado pelo Colegiado do Curso.

Ementa:

Com base no Parecer CNE/CES n. 261/2006, compreende a integração e a socialização pessoal e profissional dos estudantes, que ocorre nos intervalos de 20 minutos por dia letivo (padrão da IES). A utilização dos intervalos como atividade acadêmica, além daquelas atividades que ocorrem em sala de aula, é uma prática consagrada na incorporação à hora escolar brasileira e se enraíza no próprio racionalismo pedagógico, fazendo parte da atividade educativa e formativa do aluno e do tempo de trabalho escolar efetivo, uma vez que, também nos intervalos, o aluno fica sobre a influência direta da Faculdade e do ambiente acadêmico institucional, no seu sentido amplo.

Ementa:

Estudo sobre a função do pedagogo social. Relação da escola com as instituições não escolares. Metodologias para trabalhar com o povo, associações e movimentos sociais. Educação popular. Estudo dos princípios, das políticas e das práticas educativas não escolares para crianças, jovens e adultos, alternativas e/ou complementares à educação escolar, assim como sua análise crítica discutindo o caráter conservador, reformador ou transformador das diferentes experiências.

Ementa:

Atividade curricular individual e obrigatória que abordará outras áreas de interesse voltadas para o ensino que serão definidas pelo Núcleo Docente Estruturante em consonância com o Colegiado do Curso tais como ensino indígena, Educação de Jovens e Adultos – EJA, projetos para Organizações não escolares, para associações com diferentes focos (3ª Idade, câncer, ambientais, etc.) ou Projeto Socioeducativo.

Ementa:

Atividade de integração curricular que consiste na elaboração de um Trabalho Final de nível científico-tecnológico, abordando temas referentes ao curso.

Ementa:

Conteúdo de caráter dinâmico e optativo conforme rol de opções presentes no PPC.

Ementa:

Tópicos avançados da área da Pedagogia. O tema abordado pela disciplina será definido pelo Núcleo Docente Estruturante e aprovado pelo Colegiado do Curso.

Ementa:

Com base no Parecer CNE/CES n. 261/2006, compreende a integração e a socialização pessoal e profissional dos estudantes, que ocorre nos intervalos de 20 minutos por dia letivo (padrão da IES). A utilização dos intervalos como atividade acadêmica, além daquelas atividades que ocorrem em sala de aula, é uma prática consagrada na incorporação à hora escolar brasileira e se enraíza no próprio racionalismo pedagógico, fazendo parte da atividade educativa e formativa do aluno e do tempo de trabalho escolar efetivo, uma vez que, também nos intervalos, o aluno fica sobre a influência direta da Faculdade e do ambiente acadêmico institucional, no seu sentido amplo.

Maria Cecília de Melo Silva / Iolanda Gouveia Rovani (Coord. Adjunta)

Formação:

  • Mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR;
  • Especialização em Pós Graduação Lato Sensu Em Língua Portuguesa  pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS;
  • Graduação em Letras: Português e Inglês  pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Jandaia do Sul, FAFIJAN;
  • Graduação em Pedagogia pela Faculdades Integradas Urubupungá.

Contato:

E-mail: coord.pedagogia@unibalsas.edu.br

Telefone: (99) 3542-5500

 

Nome Titulação Currículo Lattes
Adriano de Sales Coelho Doutor Acessar
Camila Sousa da Silva Mestre Acessar
Cesar Augusto Danelli Júnior Mestre Acessar
Fábio Roberto Pillatt Doutor Acessar
Filipe Igor Leal de Souza Especialista Acessar
Iolanda Gouveia Rovani Especialista Acessar
Jakson Ferreira de Sousa Especialista Acessar
Járede Sousa Barros de Oliveira Especialista Acessar
Jeanne Sousa dos Santos Gomes Especialista Acessar
Libera Raquel Bazzan Pillatt Mestre Acessar
Luzimar Lima Coêlho e Lucena Mestre Acessar
Maria Cecília de Melo Silva Mestre Acessar
Maria Sônia Silva Guimarâes Especialista Acessar
Sérgio Noleto Turibus Doutor Acessar
Walter Mendes Doutor Acessar

Linha de pesquisa Áreas de Pesquisa Professores
Processos de ensino-aprendizagem teorias e práticas pedagógicas

 

 

 

Educação ambiental César Augusto Danelli Junior

Filipe Igor Leal de Souza

Psicologia da educação
Espaços escolares e não escolares de atuação do pedagogo
Educação e saúde
Dificuldades/possibilidades de aprendizagem
Processo de alfabetização
Formação de leitores e literatura infantojuvenil
Linha de pesquisa Áreas de Pesquisa Professores
Políticas públicas educacionais e gestão na educação Educação de jovens e adultos Járede Sousa B. de Oliveira

Líbera Raquel Bazzan Pillatt

Sociedade e cultura
Sistemas educativos
Formação do educador para a escola contemporânea
A construção da infância
 Linha de pesquisa Áreas de Pesquisa Professores
Linguagem Cognição e Inclusão Currículo e educação infantil Járede Sousa B. de Oliveira

Líbera Raquel Bazzan Pillatt

Gênero, corpo e sexualidade
Identidade étnico-racial
Políticas interdisciplinares e multidisciplinares na escola
Adaptação para necessidades educativas especiais
Alfabetização Maria Cecília de Melo Silva

 

Iolanda Gouveia Rovani

Educação e surdez
Necessidades educativas especiais: deficiência física, mental e auditiva
Brincar como conhecimento, linguagem e processo de humanização
O trabalho pedagógico na escola inclusiva da educação básica