Tecnólogo em

Produção Publicitária

Grau conferido: Tecnólogo em Produção Publicitária
Duração: 2 anos
Regime: Seriado Semestral
Carga Horária: 1.720 Horas
Turno: Noturno
Investimento: De R$759,47

R$ 531,63 (desconto de 30% na primeira parcela) *
Ganhe 10% de desconto nas demais parcelas de 02 a 06 pagando em dia.
Alunos veteranos devem consultar o comunicado de reajuste de mensalidades para 2024, disponível na aba “Normativos Institucionais” do site.

*Valor promocional válido para ingressantes (novos alunos) em 2024/1

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O curso de Produção Publicitária da UNIBALSAS prepara profissionais para atuarem em agências de propaganda, departamentos de marketing, em mídias de comunicação, além da área do marketing político, de eventos e serviços.

O Tecnólogo em Produção Publicitária é um profissional dinâmico que pela própria natureza da comunicação, área da publicidade, transita em diversos campos profissionais e do conhecimento, como criação publicitária, produção em propaganda, mídias – TV, rádio e jornais, além do marketing direcionado a diversas áreas, como em comunicação de marketing, marketing de serviços, de pequena e de grandes empresas.

Aliado ao conhecimento técnico específico, o profissional formado pelo curso desenvolverá a capacidade de explorar as demandas do inconstante mercado publicitário para adequar-se à complexidade e velocidade de mudanças que reorganizam paradigmas do atual mercado.

Alzira Maria Barros Coelho

E-mail: coord.producaopublicitaria@unibalsas.edu.br
Telefone: (99) 3542-5500

Mestranda em Intervenção Psicológica no Desenvolvimento e na Educação pela FUNIBER – Fundação Universitária Iberoamericana; Especialista em Marketing pela Universidade São Judas Tadeu; Graduada em Gestão de Pequenas e Médias Empresas pela Universidade Estadual Vale do Acaraú.

Objetivos

Capacitar profissionais para uma inserção efetiva no mercado publicitário, oportunizando aos acadêmicos, conhecimentos específicos e atualizados do universo da publicidade, potencializando competências e habilidades capazes de desenvolver características empreendedoras e criativas, diante de demandas e evoluções nos campos comunicacionais e tecnológicos.

Formar profissionais tecnólogos em produção publicitária capazes de atuar no mercado influenciando e ajudando no desenvolvimento das instituições e organizações regionais de forma técnica, ética e humana tornando-as mais dinâmicas e competitivas em sua imagem, publicidade e comunicação com seus stakeholders. Respeitando a cultura, a sociedade e a diversidade nos ambientes institucionais e organizacionais.

Objetivos Específicos

  • Capacitar profissionais para uma inserção efetiva no mercado publicitário, oportunizando aos acadêmicos, conhecimentos específicos e atualizados do universo da publicidade, potencializando competências e habilidades capazes de desenvolver características empreendedoras e criativas, diante de demandas e evoluções nos campos comunicacionais e tecnológicos.
  • Formar profissionais tecnólogos em produção publicitária capazes de atuar no mercado influenciando e ajudando no desenvolvimento das instituições e organizações regionais de forma técnica, ética e humana tornando-as mais dinâmicas e competitivas em sua imagem, publicidade e comunicação com seus stakeholders. Respeitando a cultura, a sociedade e a diversidade nos ambientes institucionais e organizacionais.
  • Atender às necessidades regionais e locais de recursos humanos qualificados na área da publicidade;
  • Capacitar um profissional de Produção Publicitária que não apenas tenha um satisfatório ingresso no mundo do trabalho mas que também seja um agente de mudanças em seu contexto profissional;
  • Possibilitar a flexibilidade de formação para incorporar a variedade e a mutabilidade das demandas profissionais, diante da complexidade da publicidade contemporânea;
  • Estimular o constante exercício de práticas profissionais através de laboratórios e projetos que insiram o acadêmico no exercício da profissão;
  • Associar a aquisição de conhecimento à consciência crítica aplicada no mundo do trabalho e da publicidade;
  • Compreender estrutura, funcionamento e atividades de agências de publicidade e de comunicação, de modo a impulsionar sua atuação no campo publicitário;
  • Capacitar um profissional capaz de planejar, desenvolver, aplicar e mensurar peças e campanhas publicitárias para diversos tipos de mídia;
  • Exercitar o senso estético, viabilizando assim a criatividade em produções gráficas e audiovisuais;
  • Fomentar uma formação intelectualizada, com responsabilidade e senso crítico sobre a indústria cultural, meios de comunicação de massa e novas formas de comunicação;
  • Exercitar a criatividade, não somente no sentido da criação em publicidade, mas também na forma de ferramenta utilizada na resolução de problemas no campo profissional;
  • Possibilitar ao aluno uma formação que o abalize a emitir pareceres técnicos, metodológicos e práticos em sua área de atuação;
  • Minimizar a dicotomia entre a teoria e a prática, possibilitando ao discente uma compreensão sistêmica do instrumental teórico-prático da Publicidade, para que tenha competência para posicionar-se de maneira crítica e ética no exercício da profissão;
  • Estimular o uso da língua nacional e dos conhecimentos técnicos de redação e prática publicitária para a escrita e interpretação de textos gerais e especializados na área, experimentando e inovando no uso dessas linguagens;
  • Possibilitar, no último semestre da graduação, uma transição assistida da academia ao mundo do trabalho, por meio de um projeto experimental e autoral.

Trabalhos de Curso

Artes Marciais. Inclusão e Dedicação

Evanusia de S. Henrique, Hércules S. Godinho, Luana M. da Mata, Rosivânia A.

Acessar

Book Lovers

Alexia Caroline de S. Silva, Maynnara C. Gomes de Oliveira, Tarcylla Reis Moreira

Acessar

Asas do Asfalto. Irmandade – Companheirismo – Respeito

Damila Eduarda Campos de Sousa, Edilson Ramalho Pereira, Kívia Souza Miranda

Acessar

Prontos para o combate!

Aldenor do N. Batista Júnior, Ana Clarissa Fonseca Santos, Gabrielle R. de Paula

Acessar

Músicos Locais

Daniel Mota de Sousa, Gildásio Amorim

Acessar

Quem eu era, quem eu me tornei

Ana Beatriz M. da Silva, Cleone de S., Elaine B. de Lima, Lility C. de França

Acessar

Professores

Cândida Helena Lopes Alves

Douto/Pós Doc

Currículo Lattes

Halana Maria D. Lopes da Silva

Especialista

Currículo Lattes

Estrutura Curricular 2021

Ementa:

Introdução à Publicidade. Fluxograma e perfil profissional em agências de publicidade. Organização e funcionamento de agências. Briefing. Treinamento do profissional na apresentação de seu trabalho ao cliente.

Ementa:

Orientações sobre a vida acadêmica no contexto da Faculdade de Balsas. Organização universitária. Postura profissional e humana em ambiente universitário. Protagonismo universitário: autoconhecimento e gestão de projeto de vida. Estudo em ambiente universitário: presencial e virtual. Boas práticas de estudo.

Ementa:

Concepção de língua e linguagem. A comunicação como um processo de interação dialógica. Tipologia textual. Leitura e compreensão de textos. Estratégias para a construção da comunicação escrita.

Ementa:

O conceito antropológico de cultura. As relações entre individuo sociedade-natureza e a produção do conhecimento e da cultura. Sociodiversidade e Multiculturalismo: influência, história e Cultura afro-brasileira, africana e indígena. Diversidade e inclusão: violência, tolerância/intolerância, inclusão/exclusão, sexualidade, relações de gênero e relações étnico-raciais.

Ementa:

Empreendedorismo: principais conceitos e características. A gestão empreendedora e suas implicações para as organizações. O papel e a importância do comportamento empreendedor nas organizações. O perfil dos profissionais empreendedores nas organizações. A busca de oportunidades dentro e fora do negócio. A iniciativa e tomada de decisão. A gestão empreendedora de pessoas nas organizações.

Ementa:

Instrumentos e especificidades de Direção de Arte. Linguagem gráfica publicitária.  Editoração de imagens, produção gráfica e finalização de layouts. Elaboração de planos e execução de campanhas de publicidade e propaganda digitais e impressas.

Ementa:

Ética e Moral. Ética Profissional. Cidadania e Direitos Humanos. Políticas Públicas: Educação, Habitação, Saneamento, Saúde, Transporte, Segurança, Defesa e Ambientais. Sustentabilidade e meio ambiente. Desafios e Tendências da Responsabilidade Social e Ambiental.

Ementa:

Evolução do conceito de marketing e comunicação de marketing, natureza, objetivo. Análise das oportunidades de marketing. Comportamento do mercado consumidor. Planejamento e desenvolvimento de estratégico de marketing e comunicação. Pesquisa de marketing e os sistemas de informação de marketing de serviços. A marca. Processo de comunicação integrada. Estratégias de comunicação para atender o mercado comercial; Instrumentos promocionais. Compreensão das técnicas e instrumentos de comunicação. Marketing e comunicação na Internet. Comunicação interna nas organizações.

Ementa:

Perspectivas e novas tendências para o Marketing e a Comunicação Digital. Formatos de Propaganda on-line. Linguagem publicitária utilizada em mídias digitais, suas particularidades, limitações e possibilidades, social mídia programática. Produção de peças publicitárias voltadas ao meio digital. Conceituação e aplicação de mídias sociais como ferramentas publicitárias.

Estrutura Curricular 2018

Ementa:

Concepção de língua e linguagem. A comunicação como um processo de interação dialógica. Tipologia textual. Leitura e compreensão de textos. Estratégias para a construção da comunicação escrita. Postura profissional e humana em ambiente universitário. Protagonismo universitário: autoconhecimento e gestão de projeto de vida. Estudo em ambiente universitário: presencial e virtual. Organização universitária.

Ementa:

Propósitos da organização. Conceituação de estratégia e planejamento. Elementos essenciais do planejamento. Necessidade, formulação e implementação da estratégia. Desafios para estratégia. Gestão estratégica.

Ementa:

Fundamentos da linguagem midiática. Processos semióticos aplicados à estruturação de produção de imagens. A história da fotografia até a chegada das câmeras DSLR. Fundamentos da fotografia. A composição da fotografia e suas regras.

Ementa:

Conceito de Cultura. Arte e comunicação. Estilos estéticos do pensamento clássico, barroco, gótico e moderno e sua transposição para a arte publicitária. Questões conceituais da cultura de massa, indústria cultural e economia criativa.

 

Ementa:

Empreendedorismo: principais conceitos e características. A gestão empreendedora e suas implicações para as organizações. O papel e a importância do comportamento empreendedor nas organizações. O perfil dos profissionais empreendedores nas organizações. A busca de oportunidades dentro e fora do negócio. A iniciativa e tomada de decisão. A gestão empreendedora de pessoas nas organizações.

Ementa:

As funções do redator publicitário. Componentes do anúncio publicitário. Criação de textos publicitários para mídia impressa, eletrônica (RTV) e digital. Funções, técnicas, formas e estilos da Redação Publicitária. O poder de persuasão da Redação Publicitária.

Ementa:

Organizações como sistema de comunicação. Estratégia e planejamento da Comunicação Integrada. Assessorias de comunicação: organização, funções, modelos e tendências. Comunicação Interna e Externa. Relacionamento com os públicos estratégicos e preferenciais. Gerenciamento de crise.

Ementa:

Conceitos e fundamentos de Marketing. O composto mercadológico. Ambiente e sistema de Marketing. Estratégias de Marketing para o ciclo de vida do produto. Customização e otimização do ponto de venda. Mensuração e previsão.

Ementa:

Princípios estéticos e de linguagem aplicados à imagem publicitária. Fotografia. Iluminação. Cenário. Manipulação de imagens. Execução de produções em estúdio, externas e pós-produção.

Ementa:

Posicionamento e decisões na área de atendimento. O comportamento do consumidor. A defesa do produto e o respeito ao cliente. Técnicas de planejamento de campanha. A perspectiva do cliente, da agência, do veículo e fornecedor. Ferramentas de comunicação.  Vantagens da orientação ao cliente. Valor para elaboração e execução de campanhas publicitárias. Processos mentais de decisão e motivação. Processo de Pós-Compra de uma campanha: consumo e avaliação. Pesquisa de Mercado.

Ementa:

O conceito antropológico de cultura. As relações entre individuo sociedade-natureza e a produção do conhecimento e da cultura. Sociodiversidade e Multiculturalismo: influência e Cultura afro-brasileira, africana e indígena. Diversidade e inclusão: violência, tolerância/intolerância, inclusão/exclusão, sexualidade, relações de gênero e relações étnico-raciais.

Ementa:

Roteiro, produção e edição. Linguagem publicitária utilizada em vídeos, suas particularidades, limitações e possibilidades. Produção de peças publicitárias em vídeo. Cenário. Iluminação. Ferramentas básicas de produção e edição. Técnicas básicas de câmera. Utilização dos recursos de estúdio. Títulos, legendas, créditos e pós-produção.

Ementa:

Conhecimento teórico e prático da produção de eventos. Classificação dos eventos. Fases do evento. Cerimonial. Elaboração de projetos em eventos. Planejamento. Captação de Recursos. Marketing de Eventos.

Ementa:

Conteúdo de caráter dinâmico e eletivo conforme rol de opções presentes no PPC (incluindo a unidade curricular eletiva de Libras).

Ementa:

Fundamentos da Criatividade e da Inovação. Tipos de Inovação. Aplicação de teorias e técnicas de criação e inovação no contexto da produção publicitária. Técnicas que potencializam a criatividade e inovação em produtos e serviços. Estratégias de Inovação Características da pessoa criativa e inovadora. O processo de gestão criativo e de inovação na publicidade. Como estimular a inovação e a criatividade em processos publicitários.

Ementa:

Cultura e clima organizacional da Inovação. Modelos e processos na gestão da Inovação. Políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação. Sistemas de Inovação (Nacional e Regional). Instituições de apoio a Inovação. Startup definições. Idealização de Ideias (Design Thinking). Modelagem de Negócios (Business model canvas). Produto mínimo viável. Storytelling. Elevator Pitch.

Ementa:

Ética e Moral. Ética Profissional. Direitos Humanos. Políticas Públicas: Educação, Habitação, Saneamento, Saúde, Transporte, Segurança, Defesa e Ambientais. Sustentabilidade e meio ambiente. Desafios e Tendências da Responsabilidade Social e Ambiental.

Ementa:

A Arte como objeto de conhecimento. O ensino da Arte na escola. O estudo do fenômeno artístico a partir de uma perspectiva histórico-social e sua vinculação ao espaço educativo. Linguagens artísticas: música, dança, teatro e artes visuais. O papel do movimento na construção da identidade. Movimentos corporais na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. Psicomotricidade relacional para a primeira infância.

Ementa:

Estudo dos elementos psicopedagógicos que norteiam o atendimento educacional ao educando com necessidades educativas especiais. O papel da escola na Educação Inclusiva. As Diretrizes Curriculares Nacionais e a Proposta Curricular da Secretaria do Estado do Maranhão para a Educação Especial.  Metodologias para as necessidades da Educação Inclusiva. Referenciais teórico-metodológicos que possibilitem elaborar práticas pedagógicas que atendam a diversidade dos alunos tendo como referência fundamentos da Educação Inclusiva.

Ementa:

Andragogia.  Abordagem teórica multidimensional: histórica, política, social, filosófica, psicológica, com ênfase na dimensão pedagógica. Diretrizes para uma educação de jovens e adultos. Introdução à educação indígena, quilombola e do campo. Desenvolvimento local e regional. Educação Popular na dimensão educativa dentro dos movimentos sociais. Espaços de educação não formal. Educação comunitária.

Ementa:

Estudo da avaliação como fator indispensável para o planejamento e acompanhamento das ações educativas. As diferentes concepções da avaliação e suas manifestações na prática pedagógica.

Ementa:

Histórico conceitos e características. Ambiente virtuais em aprendizagem no contexto da sociedade contemporânea. A evolução da educação em ambientes virtuais no Brasil. Aspectos legais. Docência: perfil do educador e do tutor em ambientes virtuais de aprendizagem. Práticas pedagógicas em ambientes virtuais de aprendizagem

Ementa:

Realização de Campanha Publicitária. Integrar, através de uma atividade de projeto contextualizado, os conhecimentos desenvolvidos nas unidades curriculares do primeiro ao terceiro ano do curso. Desenvolver habilidades de trabalho em grupo, comunicação oral e escrita, resolução de problemas, pensamento crítico, pensamento criativo, metodologia de desenvolvimento de projetos visando ao desenvolvimento das competências adquiridas por meio de aplicação em projetos publicitários. O projeto acadêmico e as práticas para a realização de uma campanha publicitária.  Briefing. Pesquisa. Diagnóstico da Pesquisa. Planejamento da campanha. Criação e produção.

Estrutura Curricular 2015

Ementa:

Estudo da postura epistemológica em ambiente universitárioAspectos referentes à vida universitária. Concepções de estudo e aprendizagem. Formas de relacionamento com o conhecimento. Órgãos deliberativos e de apoio acadêmico da Faculdade de Balsas. Regulamentações da Faculdade de Balsas e Curso.  Abordagem inicial das habilidades e hábitos de leitura. Introdução a aspectos referentes à elaboração de trabalhos acadêmicos e atividades de pesquisas e extensão.

Ementa:

Linguagem, língua e comunicação. Texto. Textualidade. Coesão. Coerência. Tipologia e gênero textual (narrativa, relato, texto, informativo, opinativo, argumentativo). A Leitura como base para produção textual. Interpretação de textos. Resumo. Resenha. Produção textual. Revisão gramatical. O texto de caráter científico.

Ementa:

A história da fotografia e sua contextualização na linguagem midiática, como instrumento de comunicação. Processos técnicos para a produção de imagens fotográficas. Operação de câmeras e acessórios. Fundamentos da fotografia (abertura, exposição, foco, profundidade de campo e obturador). A composição da fotografia e suas regras.

Ementa:

Introdução à publicidade. Agência de Propaganda: Organização e Funcionamento. A responsabilidade social do publicitário. Ética Publicitária. Conselho de Auto-regulamentação publicitária (CONAR).  Legislação Aplicada a Publicidade.

Ementa:

Conceito de Cultura. A relação do homem, o estudo das sociedades humanas através dos tempos, Métodos e Principais abordagens teóricas. A cultura brasileira, afro-brasileira e indígena. A indústria cultural e a cultura de massa. Apresentação dos conceitos sobre estética e sua transposição para a arte publicitária. Estilos estéticos do pensamento clássico, barroco, gótico e moderno. O conhecimento do aspecto teórico para a compreensão da prática na propaganda gráfica, audiovisual e digital.

Ementa:

Criatividade: conceito, características e técnicas. O processo criativo. A criatividade e seus objetivos de comunicação com o mercado. Inovação e startups.

Ementa:

Com base no Parecer CNE/CES n. 261/2006, compreende a integração e a socialização pessoal e profissional dos estudantes, que ocorre nos intervalos de 20 minutos por dia letivo (padrão da IES). A utilização dos intervalos como atividade acadêmica, além daquelas atividades que ocorrem em sala de aula, é uma prática consagrada na incorporação à hora escolar brasileira e se enraíza no próprio racionalismo pedagógico, fazendo parte da atividade educativa e formativa do aluno e do tempo de trabalho escolar efetivo, uma vez que, também nos intervalos, o aluno fica sobre a influência direta da Faculdade e do ambiente acadêmico institucional, no seu sentido amplo.

Ementa:

As funções do redator publicitário. Componentes do anúncio publicitário. Criação de textos publicitários para mídia impressa, eletrônica (RTV) e digital. Funções, técnicas, formas e estilos da Redação Publicitária. Análise crítica, perceptiva e estética do texto publicitário. O poder de persuasão da Redação Publicitária.

Ementa:

As funções do redator publicitário. Componentes do anúncio publicitário. Criação de textos publicitários para mídia impressa, eletrônica (RTV) e digital. Funções, técnicas, formas e estilos da Redação Publicitária. Análise crítica, perceptiva e estética do texto publicitário. O poder de persuasão da Redação Publicitária.

Ementa:

Técnicas de fotografia publicitária.  Iluminação. Cenário. Execução de produções fotográficas em estúdio e externas. Produções de exposições e instalações fotográficas.

Ementa:

Histórico da assessoria de comunicação e delimitação de funções. Relacionamento do assessor com os meios de comunicação e com o seu assessorado. Produtos e serviços oferecidos e estrutura necessária para seu funcionamento. Gerenciamento de crise. Comunicação Interna e Externa.

Ementa:

Com base no Parecer CNE/CES n. 261/2006, compreende a integração e a socialização pessoal e profissional dos estudantes, que ocorre nos intervalos de 20 minutos por dia letivo (padrão da IES). A utilização dos intervalos como atividade acadêmica, além daquelas atividades que ocorrem em sala de aula, é uma prática consagrada na incorporação à hora escolar brasileira e se enraíza no próprio racionalismo pedagógico, fazendo parte da atividade educativa e formativa do aluno e do tempo de trabalho escolar efetivo, uma vez que, também nos intervalos, o aluno fica sobre a influência direta da Faculdade e do ambiente acadêmico institucional, no seu sentido amplo.

Ementa:

O atendimento ao cliente (contas) e relacionamento com o profissional de publicidade e propaganda. Estruturas de atendimento nas agências e nas assessorias. Posicionamento e decisões na área de atendimento. Treinamento do profissional na apresentação de seu trabalho ao cliente. A defesa do produto e o respeito ao cliente. Técnicas de planejamento de campanha. A perspectiva do cliente, da agencia, do veiculo e fornecedor. Ferramentas de comunicação. Elaboração dos planos e execução de campanhas de publicidade e propaganda.

Ementa:

Roteiro, produção e edição. Linguagem publicitária utilizada em rádio, suas particularidades, limitações e possibilidades. Produção de peças publicitárias voltadas ao meio radiofônico. Ferramentas básicas de produção e edição.

Ementa:

Conceitos e fundamentos de Marketing. O sistema de Marketing e o ambiente de Marketing. O Planejamento Estratégico e o papel do Marketing. Mensuração e previsão. O composto mercadológico.  Decisões estratégicas. O marketing como filosofia de negócio.

Ementa:

Com base no Parecer CNE/CES n. 261/2006, compreende a integração e a socialização pessoal e profissional dos estudantes, que ocorre nos intervalos de 20 minutos por dia letivo (padrão da IES). A utilização dos intervalos como atividade acadêmica, além daquelas atividades que ocorrem em sala de aula, é uma prática consagrada na incorporação à hora escolar brasileira e se enraíza no próprio racionalismo pedagógico, fazendo parte da atividade educativa e formativa do aluno e do tempo de trabalho escolar efetivo, uma vez que, também nos intervalos, o aluno fica sobre a influência direta da Faculdade e do ambiente acadêmico institucional, no seu sentido amplo.

Ementa:

Conteúdo de caráter dinâmico e optativo conforme segue abaixo.

Ementa:

Classificação do público. Análise e hierarquização de meios apropriados de acordo com a audiência-alvo.  Planejamento de mídia. Programação de veículos. Cronograma de veiculação. As novas potencialidades do meio digital. Mídias alternativas (no medias).

Ementa:

Roteiro, produção e edição. Linguagem publicitária utilizada em TV, suas particularidades, limitações e possibilidades. Produção de peças publicitárias voltadas ao meio televisivo. Cenário. Iluminação. Ferramentas básicas de produção e edição. Técnicas básicas de câmera. Utilização dos recursos de estúdio. Títulos, legendas e créditos.

Ementa:

Conhecimento teórico e prático da produção de eventos. Classificação dos eventos. Fases do evento. Cerimonial. Elaboração de projetos em eventos. Planejamento. Captação de Recursos. Marketing de Eventos.

Ementa:

Aplicação dos princípios de marketing na venda de produtos e serviços. Promoção de Vendas. Ferramentas de gestão e fidelização do público-alvo. Estratégias de lançamento de produtos e serviços.

Customização e otimização do ponto de venda. Estratégias de Marketing para o ciclo de vida do produto.

Ementa:

Com base no Parecer CNE/CES n. 261/2006, compreende a integração e a socialização pessoal e profissional dos estudantes, que ocorre nos intervalos de 20 minutos por dia letivo (padrão da IES). A utilização dos intervalos como atividade acadêmica, além daquelas atividades que ocorrem em sala de aula, é uma prática consagrada na incorporação à hora escolar brasileira e se enraíza no próprio racionalismo pedagógico, fazendo parte da atividade educativa e formativa do aluno e do tempo de trabalho escolar efetivo, uma vez que, também nos intervalos, o aluno fica sobre a influência direta da Faculdade e do ambiente acadêmico institucional, no seu sentido amplo.

Ementa:

Apreciação de expressões artísticas, suas linguagens e a análise estética. Realização de leitura de obras e imagens artísticas individuais e/ou coletivas e análises estéticas contextualizadas, nas linguagens da arte (música, artes visuais, dança, teatro e artes audiovisuais). Análise e compreensão dos diferentes processos da arte, com seus diferentes instrumentos de ordem material e ideal, como manifestações socioculturais e históricas.

Ementa:

Com base no Parecer CNE/CES n. 261/2006, compreende a integração e a socialização pessoal e profissional dos estudantes, que ocorre nos intervalos de 20 minutos por dia letivo (padrão da IES). A utilização dos intervalos como atividade acadêmica, além daquelas atividades que ocorrem em sala de aula, é uma prática consagrada na incorporação à hora escolar brasileira e se enraíza no próprio racionalismo pedagógico, fazendo parte da atividade educativa e formativa do aluno e do tempo de trabalho escolar efetivo, uma vez que, também nos intervalos, o aluno fica sobre a influência direta da Faculdade e do ambiente acadêmico institucional, no seu sentido amplo.

Ementa:

Perspectivas e novas tendências para o Marketing e a Comunicação Digital. Formatos de
Propaganda on-line. Linguagem publicitária utilizada em mídias digitais, suas particularidades,
limitações e possibilidades. Produção de peças publicitárias voltadas ao meio digital.
Ferramentas básicas para a produção de peças publicitárias para o mercado online.

Ementa:

Definição do calendário de orientações e atividades. O projeto acadêmico e as práticas para a
realização de uma campanha publicitária para cliente real a ser definido. Briefing. Pesquisa.
Diagnóstico da Pesquisa. Planejamento da campanha. Criação e produção. Apresentação e
avaliação pelas bancas examinadoras.

Ementa:

Considerações sobre o agronegócio brasileiro, o meio ambiente e a sustentabilidade. As principais opções estratégicas das organizações do agronegócio. Campanhas publicitárias para o agronegócio. Marketing Verde.

Ementa:

Fundamentos de administração. Tipos e composições de organização. Organizações com enfoque sistêmico. Administração e administradores. Estilos de administração. Administração de Marketing. Gestão de empresas de comunicação social.  Familiarização com o pensamento empreendedor. Evolução histórica das diversas teorias de administração e sua influência nas modernas agências publicitárias. Criação de projetos empreendedores em comunicação. Análise de experiências de profissionais da comunicação e estudos de caso para percepção do que torna um bom produto um negócio viável. Reflexão sobre a gestão de carreira em publicidade adequada aos novos paradigmas da empregabilidade. Vocação empreendedora, desenvolvimento de mentalidade empresarial.

Ementa:

O tema abordado pela disciplina será definido pelo Núcleo Docente Estruturante e aprovado pelo Colegiado do Curso.

Ementa:

Com base no Parecer CNE/CES n. 261/2006, compreende a integração e a socialização pessoal e profissional dos estudantes, que ocorre nos intervalos de 20 minutos por dia letivo (padrão da IES). A utilização dos intervalos como atividade acadêmica, além daquelas atividades que ocorrem em sala de aula, é uma prática consagrada na incorporação à hora escolar brasileira e se enraíza no próprio racionalismo pedagógico, fazendo parte da atividade educativa e formativa do aluno e do tempo de trabalho escolar efetivo, uma vez que, também nos intervalos, o aluno fica sobre a influência direta da Faculdade e do ambiente acadêmico institucional, no seu sentido amplo.