Produção Publicitária

O curso de Produção Publicitária da UNIBALSAS prepara profissionais para atuarem em agências de propaganda, departamentos de marketing, em mídias de comunicação, além da área do marketing político, de eventos e serviços.

O Tecnólogo em Produção Publicitária é um profissional dinâmico que pela própria natureza da comunicação, área da publicidade transita em diversos campos profissionais e do conhecimento, como criação publicitária, produção em propaganda, mídias – TV, rádio e jornais, além do marketing direcionado a diversas áreas, como em comunicação de marketing, marketing de serviços, de pequena e de grandes empresas.

Aliado ao conhecimento técnico específico, o profissional formado pelo curso desenvolverá a capacidade de prospectar as demandas do volátil mercado publicitário para adequar-se à complexidade e velocidade de mudanças que rearticulam paradigmas do mercado contemporâneo.

Este profissional terá, sobretudo, com base nas disciplinas de formação específica, em associação com as disciplinas de gestão e de pesquisa, a possibilidade de elucidar e gerenciar problemas e superar desafios no competitivo campo da propaganda, diagnosticando problemas e operando na busca de soluções.

O perfil pretendido no curso de Produção Publicitária é o de um profissional inovador, capaz de criar, produzir, planejar e distribuir mídias e que saiba aproveitar os recursos oferecidos pelo curso, utilizando o poder da comunicação.

Denominação:
Curso Superior de Tecnologia em Produção Publicitária


Grau conferido:
Tecnólogo em Produção Publicitária


Duração do curso:
2 anos e 6 meses


Modalidade:
Presencial


Regime:
Seriado semestral


Carga horária:
2.245 horas


Turno:
Noturno


Investimento:
R$ 685,40*
*Valor com desconto de 8% para pagamento até a data de vencimento, exceto matrícula.
As parcelas da semestralidade, subsequentes a primeira e até a última, poderão ter seu valor corrigido ou reajustado em conformidade com a legislação aplicável e no prazo por ela previsto.

Geral

Formar profissionais que buscam uma inserção rápida, porém eficiente no mercado de trabalho da publicidade, instrumentalizando o acadêmico com conhecimentos específicos e atualizados do universo da publicidade, bem como valorizando e desenvolvendo as características empreendedoras e criativas do futuro profissional.

Específicos

a) Atender às necessidades regionais e locais de recursos humanos qualificados na área da publicidade;

b) Formar um profissional de Produção Publicitária que não apenas tenha um satisfatório ingresso no mercado de trabalho, mas que também seja um agente de mudanças no mercado local e nacional;

c) Possibilitar a flexibilidade de formação para incorporar a variedade e a mutabilidade das demandas profissionais, diante da complexidade da publicidade contemporânea;

d) Estimular o constante exercício de práticas profissionais através de laboratórios e projetos que insiram o acadêmico no exercício da profissão;

e) Associar a aquisição de conhecimento à consciência crítica aplicada no mercado de trabalho da publicidade;

f) Possibilitar ao acadêmico certificações intermediárias ao término dos primeiro e segundo anos da sua formação;

g) Fomentar uma formação intelectualizada, com responsabilidade e senso crítico sobre a indústria cultural e os meios de comunicação de massa;

h) Estimular no aluno o desejo de conhecimento aprofundado nas áreas afins, ao mesmo tempo em que ele desenvolva a familiaridade com todas as possíveis áreas de atuação abrangidas pelo curso;

i) Exercitar a criatividade, não apenas no sentido da criação em publicidade, como também na forma de ferramenta utilizada na resolução de problemas no campo profissional;

j) Minimizar a dicotomia entre a teoria e a prática, possibilitando ao discente uma compreensão sistêmica do instrumental teórico-prático da Publicidade, para que tenha competência para posicionar-se de maneira crítica e ética no exercício da profissão;

k) Estimular o uso da língua nacional e dos conhecimentos técnicos de redação e prática publicitária para a escrita e interpretação de textos gerais e especializados na área, experimentando e inovando no uso dessas linguagens;

l) Estimular o uso dos conhecimentos técnicos de publicidade no auxílio à comunidade e como ferramenta de mudança social da realidade local e regional;

m) Formar um profissional cônscio da realidade regional, apto a desenvolver peças publicitárias para produtos e serviços;

n) Possibilitar, no último semestre da graduação, uma transição assistida da academia ao mercado de trabalho, por meio de um projeto integralizador e autoral.

Ementa:

Estudo da postura epistemológica em ambiente universitárioAspectos referentes à vida universitária. Concepções de estudo e aprendizagem. Formas de relacionamento com o conhecimento. Órgãos deliberativos e de apoio acadêmico da Faculdade de Balsas. Regulamentações da Faculdade de Balsas e Curso.  Abordagem inicial das habilidades e hábitos de leitura. Introdução a aspectos referentes à elaboração de trabalhos acadêmicos e atividades de pesquisas e extensão.

Ementa:

Linguagem, língua e comunicação. Texto. Textualidade. Coesão. Coerência. Tipologia e gênero textual (narrativa, relato, texto, informativo, opinativo, argumentativo). A Leitura como base para produção textual. Interpretação de textos. Resumo. Resenha. Produção textual. Revisão gramatical. O texto de caráter científico.

Ementa:

A história da fotografia e sua contextualização na linguagem midiática, como instrumento de comunicação. Processos técnicos para a produção de imagens fotográficas. Operação de câmeras e acessórios. Fundamentos da fotografia (abertura, exposição, foco, profundidade de campo e obturador). A composição da fotografia e suas regras.

Ementa:

Introdução à publicidade. Agência de Propaganda: Organização e Funcionamento. A responsabilidade social do publicitário. Ética Publicitária. Conselho de Auto-regulamentação publicitária (CONAR).  Legislação Aplicada a Publicidade.

Ementa:

Conceito de Cultura. A relação do homem, o estudo das sociedades humanas através dos tempos, Métodos e Principais abordagens teóricas. A cultura brasileira, afro-brasileira e indígena. A indústria cultural e a cultura de massa. Apresentação dos conceitos sobre estética e sua transposição para a arte publicitária. Estilos estéticos do pensamento clássico, barroco, gótico e moderno. O conhecimento do aspecto teórico para a compreensão da prática na propaganda gráfica, audiovisual e digital.

Ementa:

Criatividade: conceito, características e técnicas. O processo criativo. A criatividade e seus objetivos de comunicação com o mercado. Inovação e startups.

Ementa:

Com base no Parecer CNE/CES n. 261/2006, compreende a integração e a socialização pessoal e profissional dos estudantes, que ocorre nos intervalos de 20 minutos por dia letivo (padrão da IES). A utilização dos intervalos como atividade acadêmica, além daquelas atividades que ocorrem em sala de aula, é uma prática consagrada na incorporação à hora escolar brasileira e se enraíza no próprio racionalismo pedagógico, fazendo parte da atividade educativa e formativa do aluno e do tempo de trabalho escolar efetivo, uma vez que, também nos intervalos, o aluno fica sobre a influência direta da Faculdade e do ambiente acadêmico institucional, no seu sentido amplo.

Ementa:

As funções do redator publicitário. Componentes do anúncio publicitário. Criação de textos publicitários para mídia impressa, eletrônica (RTV) e digital. Funções, técnicas, formas e estilos da Redação Publicitária. Análise crítica, perceptiva e estética do texto publicitário. O poder de persuasão da Redação Publicitária.

Ementa:

As funções do redator publicitário. Componentes do anúncio publicitário. Criação de textos publicitários para mídia impressa, eletrônica (RTV) e digital. Funções, técnicas, formas e estilos da Redação Publicitária. Análise crítica, perceptiva e estética do texto publicitário. O poder de persuasão da Redação Publicitária.

Ementa:

Técnicas de fotografia publicitária.  Iluminação. Cenário. Execução de produções fotográficas em estúdio e externas. Produções de exposições e instalações fotográficas.

Ementa:

Histórico da assessoria de comunicação e delimitação de funções. Relacionamento do assessor com os meios de comunicação e com o seu assessorado. Produtos e serviços oferecidos e estrutura necessária para seu funcionamento. Gerenciamento de crise. Comunicação Interna e Externa.

Ementa:

Com base no Parecer CNE/CES n. 261/2006, compreende a integração e a socialização pessoal e profissional dos estudantes, que ocorre nos intervalos de 20 minutos por dia letivo (padrão da IES). A utilização dos intervalos como atividade acadêmica, além daquelas atividades que ocorrem em sala de aula, é uma prática consagrada na incorporação à hora escolar brasileira e se enraíza no próprio racionalismo pedagógico, fazendo parte da atividade educativa e formativa do aluno e do tempo de trabalho escolar efetivo, uma vez que, também nos intervalos, o aluno fica sobre a influência direta da Faculdade e do ambiente acadêmico institucional, no seu sentido amplo.

Ementa:

O atendimento ao cliente (contas) e relacionamento com o profissional de publicidade e propaganda. Estruturas de atendimento nas agências e nas assessorias. Posicionamento e decisões na área de atendimento. Treinamento do profissional na apresentação de seu trabalho ao cliente. A defesa do produto e o respeito ao cliente. Técnicas de planejamento de campanha. A perspectiva do cliente, da agencia, do veiculo e fornecedor. Ferramentas de comunicação. Elaboração dos planos e execução de campanhas de publicidade e propaganda.

Ementa:

Roteiro, produção e edição. Linguagem publicitária utilizada em rádio, suas particularidades, limitações e possibilidades. Produção de peças publicitárias voltadas ao meio radiofônico. Ferramentas básicas de produção e edição.

Ementa:

Conceitos e fundamentos de Marketing. O sistema de Marketing e o ambiente de Marketing. O Planejamento Estratégico e o papel do Marketing. Mensuração e previsão. O composto mercadológico.  Decisões estratégicas. O marketing como filosofia de negócio.

Ementa:

Comportamento do consumidor. Vantagens da orientação ao cliente. A especialização dos papéis de compra. Valor para os consumidores. Influências no comportamento de compra. Processos mentais de decisão e motivação. Processo de Pós Compra: consumo e avaliação.  Pesquisa de Mercado

Ementa:

Com base no Parecer CNE/CES n. 261/2006, compreende a integração e a socialização pessoal e profissional dos estudantes, que ocorre nos intervalos de 20 minutos por dia letivo (padrão da IES). A utilização dos intervalos como atividade acadêmica, além daquelas atividades que ocorrem em sala de aula, é uma prática consagrada na incorporação à hora escolar brasileira e se enraíza no próprio racionalismo pedagógico, fazendo parte da atividade educativa e formativa do aluno e do tempo de trabalho escolar efetivo, uma vez que, também nos intervalos, o aluno fica sobre a influência direta da Faculdade e do ambiente acadêmico institucional, no seu sentido amplo.

Ementa:

Conteúdo de caráter dinâmico e optativo conforme segue abaixo.

Ementa:

Classificação do público. Análise e hierarquização de meios apropriados de acordo com a audiência-alvo.  Planejamento de mídia. Programação de veículos. Cronograma de veiculação. As novas potencialidades do meio digital. Mídias alternativas (no medias).

Ementa:

Roteiro, produção e edição. Linguagem publicitária utilizada em TV, suas particularidades, limitações e possibilidades. Produção de peças publicitárias voltadas ao meio televisivo. Cenário. Iluminação. Ferramentas básicas de produção e edição. Técnicas básicas de câmera. Utilização dos recursos de estúdio. Títulos, legendas e créditos.

Ementa:

Conhecimento teórico e prático da produção de eventos. Classificação dos eventos. Fases do evento. Cerimonial. Elaboração de projetos em eventos. Planejamento. Captação de Recursos. Marketing de Eventos.

Ementa:

Aplicação dos princípios de marketing na venda de produtos e serviços. Promoção de Vendas. Ferramentas de gestão e fidelização do público-alvo. Estratégias de lançamento de produtos e serviços.

Customização e otimização do ponto de venda. Estratégias de Marketing para o ciclo de vida do produto.

Ementa:

Com base no Parecer CNE/CES n. 261/2006, compreende a integração e a socialização pessoal e profissional dos estudantes, que ocorre nos intervalos de 20 minutos por dia letivo (padrão da IES). A utilização dos intervalos como atividade acadêmica, além daquelas atividades que ocorrem em sala de aula, é uma prática consagrada na incorporação à hora escolar brasileira e se enraíza no próprio racionalismo pedagógico, fazendo parte da atividade educativa e formativa do aluno e do tempo de trabalho escolar efetivo, uma vez que, também nos intervalos, o aluno fica sobre a influência direta da Faculdade e do ambiente acadêmico institucional, no seu sentido amplo.

Ementa:

Perspectivas e novas tendências para o Marketing e a Comunicação Digital. Formatos de
Propaganda on-line. Linguagem publicitária utilizada em mídias digitais, suas particularidades,
limitações e possibilidades. Produção de peças publicitárias voltadas ao meio digital.
Ferramentas básicas para a produção de peças publicitárias para o mercado online.

Ementa:

Definição do calendário de orientações e atividades. O projeto acadêmico e as práticas para a
realização de uma campanha publicitária para cliente real a ser definido. Briefing. Pesquisa.
Diagnóstico da Pesquisa. Planejamento da campanha. Criação e produção. Apresentação e
avaliação pelas bancas examinadoras.

Ementa:

Considerações sobre o agronegócio brasileiro, o meio ambiente e a sustentabilidade. As principais opções estratégicas das organizações do agronegócio. Campanhas publicitárias para o agronegócio. Marketing Verde.

Ementa:

Fundamentos de administração. Tipos e composições de organização. Organizações com enfoque sistêmico. Administração e administradores. Estilos de administração. Administração de Marketing. Gestão de empresas de comunicação social.  Familiarização com o pensamento empreendedor. Evolução histórica das diversas teorias de administração e sua influência nas modernas agências publicitárias. Criação de projetos empreendedores em comunicação. Análise de experiências de profissionais da comunicação e estudos de caso para percepção do que torna um bom produto um negócio viável. Reflexão sobre a gestão de carreira em publicidade adequada aos novos paradigmas da empregabilidade. Vocação empreendedora, desenvolvimento de mentalidade empresarial.

Ementa:

O tema abordado pela disciplina será definido pelo Núcleo Docente Estruturante e aprovado pelo Colegiado do Curso.

Ementa:

Com base no Parecer CNE/CES n. 261/2006, compreende a integração e a socialização pessoal e profissional dos estudantes, que ocorre nos intervalos de 20 minutos por dia letivo (padrão da IES). A utilização dos intervalos como atividade acadêmica, além daquelas atividades que ocorrem em sala de aula, é uma prática consagrada na incorporação à hora escolar brasileira e se enraíza no próprio racionalismo pedagógico, fazendo parte da atividade educativa e formativa do aluno e do tempo de trabalho escolar efetivo, uma vez que, também nos intervalos, o aluno fica sobre a influência direta da Faculdade e do ambiente acadêmico institucional, no seu sentido amplo.

Jorge Rocha Neto da Conceição

Formação:

  • Mestre em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), Campos, RJ;
  • Graduação em Jornalismo pelo Centro Universitário Fluminense (UNIFLU), Campos, RJ.

Contato:

E-mail: coord.producaopublicitaria@unibalsas.edu.br
Telefone: (99) 3542-5500

 

Nome Titulação Currículo Lattes
Diogo Herces do Carmo Fabrin Graduado Acessar
Jorge Rocha Neto da Conceição Mestre Acessar
Jucimary Nunes de Oliveira Especialista Acessar
Stefânia Antonaci Alves Especialista Acessar