Produção Publicitária

O curso de Produção Publicitária da UNIBALSAS prepara profissionais para atuarem em agências de propaganda, departamentos de marketing, em mídias de comunicação, além da área do marketing político, de eventos e serviços.

O Tecnólogo em Produção Publicitária é um profissional dinâmico que pela própria natureza da comunicação, área da publicidade transita em diversos campos profissionais e do conhecimento, como criação publicitária, produção em propaganda, mídias – TV, rádio e jornais, além do marketing direcionado a diversas áreas, como em comunicação de marketing, marketing de serviços, de pequena e de grandes empresas.

Aliado ao conhecimento técnico específico, o profissional formado pelo curso desenvolverá a capacidade de prospectar as demandas do volátil mercado publicitário para adequar-se à complexidade e velocidade de mudanças que rearticulam paradigmas do mercado contemporâneo.

Este profissional terá, sobretudo, com base nas disciplinas de formação específica, em associação com as disciplinas de gestão e de pesquisa, a possibilidade de elucidar e gerenciar problemas e superar desafios no competitivo campo da propaganda, diagnosticando problemas e operando na busca de soluções.

O perfil pretendido no curso de Produção Publicitária é o de um profissional inovador, capaz de criar, produzir, planejar e distribuir mídias e que saiba aproveitar os recursos oferecidos pelo curso, utilizando o poder da comunicação.

Denominação:
Curso Superior de Tecnologia em Produção Publicitária


Grau conferido:
Tecnólogo em Produção Publicitária


Duração do curso:
2 anos e 6 meses


Modalidade:
Presencial


Regime:
Seriado semestral


Carga horária:
2.245 horas


Turno:
Noturno


Investimento:
R$ 751,06*
*Valor com desconto de 6% para pagamento até a data de vencimento, exceto matrícula.
As parcelas da semestralidade, subsequentes a primeira e até a última, poderão ter seu valor corrigido ou reajustado em conformidade com a legislação aplicável e no prazo por ela previsto.

Geral

Formar profissionais que buscam uma inserção rápida, porém eficiente no mercado de trabalho da publicidade, instrumentalizando o acadêmico com conhecimentos específicos e atualizados do universo da publicidade, bem como valorizando e desenvolvendo as características empreendedoras e criativas do futuro profissional.

Específicos

a) Atender às necessidades regionais e locais de recursos humanos qualificados na área da publicidade;

b) Formar um profissional de Produção Publicitária que não apenas tenha um satisfatório ingresso no mercado de trabalho, mas que também seja um agente de mudanças no mercado local e nacional;

c) Possibilitar a flexibilidade de formação para incorporar a variedade e a mutabilidade das demandas profissionais, diante da complexidade da publicidade contemporânea;

d) Estimular o constante exercício de práticas profissionais através de laboratórios e projetos que insiram o acadêmico no exercício da profissão;

e) Associar a aquisição de conhecimento à consciência crítica aplicada no mercado de trabalho da publicidade;

f) Possibilitar ao acadêmico certificações intermediárias ao término dos primeiro e segundo anos da sua formação;

g) Fomentar uma formação intelectualizada, com responsabilidade e senso crítico sobre a indústria cultural e os meios de comunicação de massa;

h) Estimular no aluno o desejo de conhecimento aprofundado nas áreas afins, ao mesmo tempo em que ele desenvolva a familiaridade com todas as possíveis áreas de atuação abrangidas pelo curso;

i) Exercitar a criatividade, não apenas no sentido da criação em publicidade, como também na forma de ferramenta utilizada na resolução de problemas no campo profissional;

j) Minimizar a dicotomia entre a teoria e a prática, possibilitando ao discente uma compreensão sistêmica do instrumental teórico-prático da Publicidade, para que tenha competência para posicionar-se de maneira crítica e ética no exercício da profissão;

k) Estimular o uso da língua nacional e dos conhecimentos técnicos de redação e prática publicitária para a escrita e interpretação de textos gerais e especializados na área, experimentando e inovando no uso dessas linguagens;

l) Estimular o uso dos conhecimentos técnicos de publicidade no auxílio à comunidade e como ferramenta de mudança social da realidade local e regional;

m) Formar um profissional cônscio da realidade regional, apto a desenvolver peças publicitárias para produtos e serviços;

n) Possibilitar, no último semestre da graduação, uma transição assistida da academia ao mercado de trabalho, por meio de um projeto integralizador e autoral.

Ementa:

Estudo da postura epistemológica em ambiente universitárioAspectos referentes à vida universitária. Concepções de estudo e aprendizagem. Formas de relacionamento com o conhecimento. Órgãos deliberativos e de apoio acadêmico da Faculdade de Balsas. Regulamentações da Faculdade de Balsas e Curso.  Abordagem inicial das habilidades e hábitos de leitura. Introdução a aspectos referentes à elaboração de trabalhos acadêmicos e atividades de pesquisas e extensão.

Ementa:

Linguagem, língua e comunicação. Texto. Textualidade. Coesão. Coerência. Tipologia e gênero textual (narrativa, relato, texto, informativo, opinativo, argumentativo). A Leitura como base para produção textual. Interpretação de textos. Resumo. Resenha. Produção textual. Revisão gramatical. O texto de caráter científico.

Ementa:

A história da fotografia e sua contextualização na linguagem midiática, como instrumento de comunicação. Processos técnicos para a produção de imagens fotográficas. Operação de câmeras e acessórios. Fundamentos da fotografia (abertura, exposição, foco, profundidade de campo e obturador). A composição da fotografia e suas regras.

Ementa:

Introdução à publicidade. Agência de Propaganda: Organização e Funcionamento. A responsabilidade social do publicitário. Ética Publicitária. Conselho de Auto-regulamentação publicitária (CONAR).  Legislação Aplicada a Publicidade.

Ementa:

Conceito de Cultura. A relação do homem, o estudo das sociedades humanas através dos tempos, Métodos e Principais abordagens teóricas. A cultura brasileira, afro-brasileira e indígena. A indústria cultural e a cultura de massa. Apresentação dos conceitos sobre estética e sua transposição para a arte publicitária. Estilos estéticos do pensamento clássico, barroco, gótico e moderno. O conhecimento do aspecto teórico para a compreensão da prática na propaganda gráfica, audiovisual e digital.

Ementa:

Criatividade: conceito, características e técnicas. O processo criativo. A criatividade e seus objetivos de comunicação com o mercado. Inovação e startups.

Ementa:

Com base no Parecer CNE/CES n. 261/2006, compreende a integração e a socialização pessoal e profissional dos estudantes, que ocorre nos intervalos de 20 minutos por dia letivo (padrão da IES). A utilização dos intervalos como atividade acadêmica, além daquelas atividades que ocorrem em sala de aula, é uma prática consagrada na incorporação à hora escolar brasileira e se enraíza no próprio racionalismo pedagógico, fazendo parte da atividade educativa e formativa do aluno e do tempo de trabalho escolar efetivo, uma vez que, também nos intervalos, o aluno fica sobre a influência direta da Faculdade e do ambiente acadêmico institucional, no seu sentido amplo.

Ementa:

As funções do redator publicitário. Componentes do anúncio publicitário. Criação de textos publicitários para mídia impressa, eletrônica (RTV) e digital. Funções, técnicas, formas e estilos da Redação Publicitária. Análise crítica, perceptiva e estética do texto publicitário. O poder de persuasão da Redação Publicitária.

Ementa:

As funções do redator publicitário. Componentes do anúncio publicitário. Criação de textos publicitários para mídia impressa, eletrônica (RTV) e digital. Funções, técnicas, formas e estilos da Redação Publicitária. Análise crítica, perceptiva e estética do texto publicitário. O poder de persuasão da Redação Publicitária.

Ementa:

Técnicas de fotografia publicitária.  Iluminação. Cenário. Execução de produções fotográficas em estúdio e externas. Produções de exposições e instalações fotográficas.

Ementa:

Histórico da assessoria de comunicação e delimitação de funções. Relacionamento do assessor com os meios de comunicação e com o seu assessorado. Produtos e serviços oferecidos e estrutura necessária para seu funcionamento. Gerenciamento de crise. Comunicação Interna e Externa.

Ementa:

Com base no Parecer CNE/CES n. 261/2006, compreende a integração e a socialização pessoal e profissional dos estudantes, que ocorre nos intervalos de 20 minutos por dia letivo (padrão da IES). A utilização dos intervalos como atividade acadêmica, além daquelas atividades que ocorrem em sala de aula, é uma prática consagrada na incorporação à hora escolar brasileira e se enraíza no próprio racionalismo pedagógico, fazendo parte da atividade educativa e formativa do aluno e do tempo de trabalho escolar efetivo, uma vez que, também nos intervalos, o aluno fica sobre a influência direta da Faculdade e do ambiente acadêmico institucional, no seu sentido amplo.

Ementa:

O atendimento ao cliente (contas) e relacionamento com o profissional de publicidade e propaganda. Estruturas de atendimento nas agências e nas assessorias. Posicionamento e decisões na área de atendimento. Treinamento do profissional na apresentação de seu trabalho ao cliente. A defesa do produto e o respeito ao cliente. Técnicas de planejamento de campanha. A perspectiva do cliente, da agencia, do veiculo e fornecedor. Ferramentas de comunicação. Elaboração dos planos e execução de campanhas de publicidade e propaganda.

Ementa:

Roteiro, produção e edição. Linguagem publicitária utilizada em rádio, suas particularidades, limitações e possibilidades. Produção de peças publicitárias voltadas ao meio radiofônico. Ferramentas básicas de produção e edição.

Ementa:

Conceitos e fundamentos de Marketing. O sistema de Marketing e o ambiente de Marketing. O Planejamento Estratégico e o papel do Marketing. Mensuração e previsão. O composto mercadológico.  Decisões estratégicas. O marketing como filosofia de negócio.

Ementa:

Comportamento do consumidor. Vantagens da orientação ao cliente. A especialização dos papéis de compra. Valor para os consumidores. Influências no comportamento de compra. Processos mentais de decisão e motivação. Processo de Pós Compra: consumo e avaliação.  Pesquisa de Mercado

Ementa:

Com base no Parecer CNE/CES n. 261/2006, compreende a integração e a socialização pessoal e profissional dos estudantes, que ocorre nos intervalos de 20 minutos por dia letivo (padrão da IES). A utilização dos intervalos como atividade acadêmica, além daquelas atividades que ocorrem em sala de aula, é uma prática consagrada na incorporação à hora escolar brasileira e se enraíza no próprio racionalismo pedagógico, fazendo parte da atividade educativa e formativa do aluno e do tempo de trabalho escolar efetivo, uma vez que, também nos intervalos, o aluno fica sobre a influência direta da Faculdade e do ambiente acadêmico institucional, no seu sentido amplo.

Ementa:

Conteúdo de caráter dinâmico e optativo conforme segue abaixo.

Ementa:

Classificação do público. Análise e hierarquização de meios apropriados de acordo com a audiência-alvo.  Planejamento de mídia. Programação de veículos. Cronograma de veiculação. As novas potencialidades do meio digital. Mídias alternativas (no medias).

Ementa:

Roteiro, produção e edição. Linguagem publicitária utilizada em TV, suas particularidades, limitações e possibilidades. Produção de peças publicitárias voltadas ao meio televisivo. Cenário. Iluminação. Ferramentas básicas de produção e edição. Técnicas básicas de câmera. Utilização dos recursos de estúdio. Títulos, legendas e créditos.

Ementa:

Conhecimento teórico e prático da produção de eventos. Classificação dos eventos. Fases do evento. Cerimonial. Elaboração de projetos em eventos. Planejamento. Captação de Recursos. Marketing de Eventos.

Ementa:

Aplicação dos princípios de marketing na venda de produtos e serviços. Promoção de Vendas. Ferramentas de gestão e fidelização do público-alvo. Estratégias de lançamento de produtos e serviços.

Customização e otimização do ponto de venda. Estratégias de Marketing para o ciclo de vida do produto.

Ementa:

Com base no Parecer CNE/CES n. 261/2006, compreende a integração e a socialização pessoal e profissional dos estudantes, que ocorre nos intervalos de 20 minutos por dia letivo (padrão da IES). A utilização dos intervalos como atividade acadêmica, além daquelas atividades que ocorrem em sala de aula, é uma prática consagrada na incorporação à hora escolar brasileira e se enraíza no próprio racionalismo pedagógico, fazendo parte da atividade educativa e formativa do aluno e do tempo de trabalho escolar efetivo, uma vez que, também nos intervalos, o aluno fica sobre a influência direta da Faculdade e do ambiente acadêmico institucional, no seu sentido amplo.

Ementa:

Perspectivas e novas tendências para o Marketing e a Comunicação Digital. Formatos de
Propaganda on-line. Linguagem publicitária utilizada em mídias digitais, suas particularidades,
limitações e possibilidades. Produção de peças publicitárias voltadas ao meio digital.
Ferramentas básicas para a produção de peças publicitárias para o mercado online.

Ementa:

Definição do calendário de orientações e atividades. O projeto acadêmico e as práticas para a
realização de uma campanha publicitária para cliente real a ser definido. Briefing. Pesquisa.
Diagnóstico da Pesquisa. Planejamento da campanha. Criação e produção. Apresentação e
avaliação pelas bancas examinadoras.

Ementa:

Considerações sobre o agronegócio brasileiro, o meio ambiente e a sustentabilidade. As principais opções estratégicas das organizações do agronegócio. Campanhas publicitárias para o agronegócio. Marketing Verde.

Ementa:

Fundamentos de administração. Tipos e composições de organização. Organizações com enfoque sistêmico. Administração e administradores. Estilos de administração. Administração de Marketing. Gestão de empresas de comunicação social.  Familiarização com o pensamento empreendedor. Evolução histórica das diversas teorias de administração e sua influência nas modernas agências publicitárias. Criação de projetos empreendedores em comunicação. Análise de experiências de profissionais da comunicação e estudos de caso para percepção do que torna um bom produto um negócio viável. Reflexão sobre a gestão de carreira em publicidade adequada aos novos paradigmas da empregabilidade. Vocação empreendedora, desenvolvimento de mentalidade empresarial.

Ementa:

O tema abordado pela disciplina será definido pelo Núcleo Docente Estruturante e aprovado pelo Colegiado do Curso.

Ementa:

Com base no Parecer CNE/CES n. 261/2006, compreende a integração e a socialização pessoal e profissional dos estudantes, que ocorre nos intervalos de 20 minutos por dia letivo (padrão da IES). A utilização dos intervalos como atividade acadêmica, além daquelas atividades que ocorrem em sala de aula, é uma prática consagrada na incorporação à hora escolar brasileira e se enraíza no próprio racionalismo pedagógico, fazendo parte da atividade educativa e formativa do aluno e do tempo de trabalho escolar efetivo, uma vez que, também nos intervalos, o aluno fica sobre a influência direta da Faculdade e do ambiente acadêmico institucional, no seu sentido amplo.

Jorge Rocha Neto da Conceição

Formação:

  • Mestre em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), Campos, RJ;
  • Graduação em Jornalismo pelo Centro Universitário Fluminense (UNIFLU), Campos, RJ.

Contato:

E-mail: coord.producaopublicitaria@unibalsas.edu.br
Telefone: (99) 3542-5500

 

Nome Titulação Currículo Lattes
Diogo Herces do Carmo Fabrin Graduado Acessar
Fábio Roberto Pillatt Doutor Acessar
Jorge Rocha Neto da Conceição Mestre Acessar
José Valdir Ribeiro Pereira Especialista Acessar
Stefânia Antonaci Alves Especialista Acessar