Oportunidades

Inscrições do dia: 12 a 15 de Março de 2023  INSCRIÇÃO AQUI!
Resultado Chamada Única: 21 de março de 2024.
Complementação das informações da Inscrição: 22 a 26 de março de 2024.
Convocação Lista de Espera FIES: 28 de março até 30 de abril de 2024
OBS: Essas Inscrições são para aqueles alunos que estão matriculados no semestre de 2024.1, pois tratam-se de vagas Remanescentes do ano de 2024
 

FIES 2024.1

Criado no ano de 1999 em substituição ao Crédito Educativo, o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior – FIES é um programa do Ministério da Educação destinado a financiar a graduação em faculdades particulares positivas no SINAES (Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior).
O percentual de financiamento varia de acordo com a renda familiar do estudante e o comprometimento dela com os encargos educacionais.
Atualmente em Balsas, apenas a Faculdade de Balsas oferece o financiamento.

Quem pode se candidatar ao FIES?
Pode solicitar o financiamento o estudante que:
tenha renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até três salários mínimos; e tenha participado de alguma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010 e obtido nota mínima de 450 pontos na média das provas e nota na redação superior a zero.

O FIES financia todos os cursos?
O financiamento é concedido em cursos presenciais com avaliação positiva (nota 3 ou mais) nas avaliações do MEC. Estas notas variam de 0 a 5, sendo que a Faculdade de Balsas foi avaliada com as notas 4 e 5 para seus cursos.

Qual é a taxa de juros do FIES?
A taxa de juros do FIES é de 6,5% ao ano.

Como se inscrever no FIES?
O estudante deve inscrever-se na pré-seleção do financiamento no site: https://acessounico.mec.gov.br/fies. Após selecionado o estudante deverá entrar no site sisfiesaluno.mec.gov.br e concluir sua inscrição. Em seguida, o estudante comparece à faculdade com a sua inscrição e documentos necessários.

O estudante pode ter restrição cadastral?

Sim. Atualmente é permitido solicitar financiamento mesmo que o aluno possua restrições com linhas de crédito como SPC, SERASA e outros.

Novo FIES – juros zero para quem precisa!

Ofertará vagas com juros zero para os estudantes que tiverem uma renda per capita mensal familiar de até três salários mínimos. Nessa modalidade, o aluno começará a pagar as prestações respeitando o seu limite de renda, fazendo com que os encargos a serem pagos pelos estudantes diminuam consideravelmente.

P-Fies

Destinada aos estudantes com renda per capita mensal familiar de até cinco salários mínimos. A referida modalidade funciona com recursos dos Fundos Constitucionais e de Desenvolvimento e ainda, com os recursos dos Bancos privados participantes.

Tipos de Fiança:

• Convencional: A fiança convencional é aquela prestada por até dois fiadores cuja renda seja igual ao dobro do valor da mensalidade paga pelo estudante, considerados os descontos de pontualidade e de caráter coletivo oferecidos pela IES.

• Solidária: O grupo de fiadores deverá ser constituído na mesma agência do agente financeiro escolhido, reunidos em grupo de 3 a 5 participantes não sendo exigida a comprovação de rendimentos. Os estudantes deverão obrigatoriamente ser da mesma IES e do mesmo local de oferta do curso. Os estudantes não poderão ser do mesmo grupo familiar e ficarão restritos a oferecer essa modalidade a apenas um grupo.

• FGEDUC: O Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo é uma opção para os candidatos ao FIES em que não há a necessidade de apresentação de fiadores e tem como objetivo facilitar o trâmite para a contratação do financiamento.

Informe-se na CPSA/FIES da Unibalsas.

Telefone: (99) 3542-5500

Presidente CPSA: Julieth Sousa Rocha.

Vice-Presidente CPSA: Carla Weber Carvalho

Email: fies@unibalsas.edu.br 

Ou pelos sites:
http://sisfiesportal.mec.gov.br
https://www.caixa.gov.br/programas-sociais/fies/Paginas/default.aspx
https://acessounico.mec.gov.br/fies