Notícias

Disciplinas

 

 

1 – FUNDAMENTOS DO AGRONEGÓCIO

 

EMENTA

Fundamentos do agronegócio. A importância do agronegócio no mundo e no Brasil. Produtos agrícolas e mercados no agronegócio. Análise de mercados agrícolas. Gestão do agronegócio. Políticas agrícolas.

 

2 – PORTUGUÊS INSTRUMENTAL

 

EMENTA

Língua e Linguagem: conceitos. Língua e fala: variedades lingüísticas. Texto e textualidade: coerência e coesão textuais. Tipologia, propriedades e qualidades do texto acadêmico e empresarial. Problemas referentes à clareza na produção de textos orais e escritos e aos distúrbios no processo de interação entre interlocutores. Normas da língua culta: a gramática como fonte de pesquisa para a solução dos problemas da expressão escrita. Linguagem formal e acadêmica. A expressão verbal e corporal para falar em público. A preparação de exposição oral.

 

3 – EMPREENDEDORISMO

 

EMENTA

Empreendedorismo: conceitos e importância. O empreendedorismo nos cenários brasileiro e mundial. A figura e a ação dos empreendedores no processo de criação de novas empresas. Etapas do processo de criação de empresas. Características e peculiaridades das pequenas e médias empresas. Diagnóstico e gestão de pequenas e médias empresas. Plano de negócios. Incubadoras de empresas.

 

4 – ECONOMIA E MERCADO

 

EMENTA

Conceituação de Economia. Os grandes agregados econômicos. Economia Brasileira. Sistema Financeiro Nacional. Inflação. Problemas econômicos fundamentais. Projetos de integralização de associações de negócios. Ponto de equilíbrio operacional. Valor econômico adicionado (VEA). Indicativos de mercado. Microeconomia e macroeconomia. Teoria geral da firma. Perspectivas futuras.    

5 – MATEMÁTICA 

 

EMENTA

Fundamentos da matemática. Aplicações à Economia: Função Demanda, Função Oferta, Exemplos; Função Receita e Função Custo. Função lucro. Ponto de equilíbrio. Exemplos e Exercícios. Logaritmos. Definição e condição de existência. Propriedades Operatórias.  Exemplos. Função Logarítmica. Outras Funções Elementares. Conceitos gerais de juros simples. Juros compostos. Descontos. Matemática financeira e inflação. Matemática financeira e empréstimo para capital de giro. Matemática financeira, reciprocidade bancária e taxa de over. Fluxo de caixa. Coeficiente de financiamento. Matemática financeira e estratégias comerciais de compra e venda.

 

6 – NOÇÕES DE DIREITO

 

EMENTA

Ordenamento jurídico do País. Noções de Direito Constitucional. Noções de Direito Administrativo. Noções de Direito Comercial. Noções de Direito Civil. Contrato de sociedade. Personificação das sociedades. Contrato social. Direitos e obrigações dos sócios. Administração societária. Dissolução parcial e total da sociedade. Liquidação da sociedade. Coligação, transformação, incorporação, fusão e cisão. Falência e repercussão da empresa. Comércio eletrônico. Noções de Direito Agrário. Noções de Direito Ambiental.

 

7 – FERTILIDADE DO SOLO E NUTRIÇÃO DE PLANTAS

 

EMENTA

Elementos essenciais as plantas. Propriedades físico-químicas do solo. Transporte de nutrientes no solo. Reação do solo. Correção da acidez do solo. Macronutrientes e micronutrientes no solo. Avaliação da fertilidade do solo. Recomendação de fertilizantes inorgânicos e orgânicos. Absorção  iônica radicular e foliar. Adubação foliar. Avaliação do estado nutricional das plantas. 

 

8 – GESTÃO EMPRESARIAL

 

EMENTA

Ciência Administrativa. Antecedentes históricos da Ciência Administrativa. Abordagem Clássica da Administração. Abordagem Humanística da Administração. Abordagem Comportamental. Abordagem Neoclássica. Abordagem Estruturalista. Abordagem Sistêmica. Abordagem Contingencial. A visão global das áreas funcionais. Gerenciamento por Processos. Administração Japonesa. Aspectos contemporâneas da Administração. Ambiente das empresas rurais. O empresário rural; Caracterização e classificação das empresas rurais; Noções sobre Associativismo e Cooperativismo; Intervenção administrativa em empresas rurais; Planejamento e controle da produção; Noções de crédito rural.

 

9 – ESTATÍSTICA APLICADA

 

EMENTA

Teoria da amostragem. Média e variância; correlação; ajustamento de dados; teoria do teste de hipóteses; representação de dados; tabelas e gráficos; medidas de tendência central; medidas de dispersão; medidas de assimetria; medidas de achatamento.  Noções de experimentação agrícola.

 

10 – CULTURAS AGRÍCOLAS I

 

EMENTA

Cultura do milho, arroz e cana-de-açúcar: Origem. Distribuição geográfica e difusão. Situação das culturas no Mundo, no Brasil e no Maranhão. Botânica. Clima. Solo. Cultivares. Propagação. Plantio. Tratos culturais. Colheita.

 

11 – CONTABILIDADE GERENCIAL

 

EMENTA

A função da Contabilidade. A representação contábil da empresa. Os relatórios contábeis. A contabilidade como instrumento de gestão empresarial. A Contabilidade Societária e a Contabilidade Gerencial. O Balanço Patrimonial – conceito de Ativo, Passivo, PL. a equação básica patrimonial, o significado dos grupos patrimoniais; os fatos patrimoniais. A demonstração do Resultado do Exercício – conceitos de Receitas e Despesas Operacionais e não Operacionais, a distribuição do lucro. O Ativo Imobilizado: principais grupamentos, conceitos e formas de avaliação: Depreciações, Exaustão e Amortizações. Equivalência Patrimonial. Noções de Correção Monetária Societária. Princípios Contábeis. Demonstração de Origens e Aplicações de Recursos, Demonstração das Mutações Patrimoniais. Finalidade do balanço patrimonial: conteúdo, forma de apresentação do balanço e técnicas de encerramento. Conceito e finalidade da demonstração de resultado do exercício: estrutura da DRE; principais componentes. Como apurar o lucro bruto e líquido; forma de apresentação.

 

12 – PLANTAS DE COBERTURA

 

EMENTA

Tipos de pastagens. Formação de pastagem. Preparação da área. Limpeza da área. Conservação do solo. Preparo do solo. Sementes. Métodos de semeadura. Plantio direto. Fatores que influenciam a formação de pastagens. Escolha e características das espécies.

 

13 – CULTURAS AGRÍCOLAS II

 

EMENTA

Cultura da soja, algodão e feijão: Origem. Distribuição geográfica e difusão. Situação das culturas no Mundo, no Brasil e no Maranhão. Botânica. Clima. Solo. Cultivares. Propagação. Plantio. Tratos culturais. Colheita.

 

14 – GESTÃO DE CUSTOS E PREÇOS

 

EMENTA

Conceitos fundamentais e objetivos dos sistemas de custos. Classificação dos custos. Elementos de custos industriais. Aplicação de custos indiretos de fabricação. Materiais diretos. Mão-de-obra direta. Problemas especiais de produção por ordem e da produção contínua. Produção conjunta. Custeio direto. Margem de contribuição. Análise custo- volume- lucro. Controle de custos. Custos Direto e Integral. Métodos de Custeio Padrão. Técnicas para formação de preços.

 

15 – TECNOLOGIA DE PRODUÇÃO DE SEMENTES

 

EMENTA

Anatomia e fisiologia de sementes. Processos de deterioração e vigor de sementes. Mecanismos de produção, colheita, beneficiamento e armazenamento das sementes.

 

16 – MARKETING

 

EMENTA

Fundamentos de Administração de Marketing. Conceitos básicos de marketing. Visão geral de administração de marketing. O sistema de marketing e o ambiente de marketing. Planejamento estratégico e o papel do marketing. Mensuração e previsão. Comportamento do consumidor. Tipos de consumidores/clientes. Vantagens da orientação ao cliente. A especialização dos papéis de compra. Valor para os consumidores. Influências no comportamento de compra. Processos mentais de decisão e motivação. Diferenças entre empresas/governos e consumidores individuais e vantagens do relacionamento com consumidores.

 

17 – ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DE MERCADOS

                                                    

EMENTA

Mudanças nos ambientes institucional e organizacional do agronegócio e seus efeitos sobre a estrutura dos mercados. Conduta e desempenho das empresas; abordagens recentes sobre a evolução dos diferentes “arranjos” organizacionais. Papel da inovação na sustentabilidade competitiva das organizações empresariais. Mercados Futuros Agropecuários e de Opções; Estudos de casos de sistemas ou arranjos locais de produção.

 

18 – FITOSSANIDADE BÁSICA

 

EMENTA

Introdução a Entomologia. Morfologia e Fisiologia dos insetos. Sistemática e classificação dos insetos. Evolução e Ecologia dos insetos. Introdução a Fitopatologia. Sintomatologia de doenças. Relações patógeno-hospedeiro. Diagnose de doenças. Fatores abióticos. Mecanismos de defesa das plantas. Classificação das doenças segundo processos interferidos (McNew). Epidemiologia. Ação do ambiente sobre doenças de plantas e diagnose da doença. Introdução a plantas daninhas. Biologia de plantas daninhas. Métodos de reprodução. Importância das plantas daninhas. Competição. Períodos de interferência e Alelopatia.

 

19 – IRRIGAÇÃO E MECANIZAÇÃO AGRÍCOLA

 

EMENTA

Mecânica aplicada. Tratores Agrícolas. Noções básicas de funcionamento de motores. Tipos de tração e mecanismos de transmissão. Máquinas e implementos agrícolas. Dimensionamento da frota de máquinas e implementos agrícolas. Adequação trator-implemento-máquina agrícola. Introdução à agricultura de precisão em máquinas agrícolas. Introdução à irrigação, Água no solo, Relação solo-água-planta e atmosfera, Água para irrigação. O solo para irrigação. Balanço hídrico. Irrigação por aspersão e gotejamento, Drenagem. Fertirrigação.

 

20 – GESTÃO FINANCEIRA

 

EMENTA

Fundamentos da Administração Financeira. Visão geral da administração do capital de giro. Métodos de dimensionamento do capital de giro. Administração de caixa. Administração de contas a receber. Administração de estoques. Decisões de investimento em condições de certeza. Decisões de investimento em condições de incerteza. O modelo de pacificação de ativos financeiros (CAPM). Noções fundamentais de mercado de capitais.

 

21 – TECNOLOGIA DE ARMAZENAMENTO DE GRÃOS

 

EMENTA

Importância de produção e comercialização de grãos;. Principais propriedades de grãos. Determinação de umidade e umidade de equilíbrio em grãos. Psicrometria. Colheita. Pré-limpeza. Limpeza. Secagem. Tipos de secadores. Principais tipos de armazenamento de grãos. Aeração de grãos.

 

22 – DIREITO DO TRABALHO

 

EMENTA

Noções fundamentais. Contrato individual de trabalho e Relação de trabalho Contratos especiais de trabalho. Alteração, suspensão e extinção de contrato. Jornada de trabalho. Proteção ao trabalho da mulher. Proteção ao trabalho do menor. Férias. Remuneração e salário. Normas complementares. FGTS. Segurança e saúde no trabalho. Aviso Prévio.

 

23 – COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS AGROPECUÁRIOS

 

EMENTA

Introdução à Comercialização de produtos agropecuários. Análise e acompanhamento de Mercados Físicos. Estrutura organizacional da comercialização. Análise Fundamentalista e Grafista. Estratégias Operacionais com Mercados Futuros e de Opções. Planejamento da Comercialização. Margem de Esmagamento e Internalização de Preços. Intermediários. Bolsa de Mercadorias.

 

24 – FITOSSANIDADE APLICADA

 

EMENTA

Noções de ecologia populacional. Métodos de Controle de Pragas. Formulações. Manejo Integrado de Pragas (MIP). Classificação dos inseticidas e controle de pragas. Princípios gerais de controle de doenças. Classificação de fungicidas. Métodos de controle. Manejo e controle das principais doenças em: Grandes culturas, Olericultura e Fruticultura. Patologia de sementes. Métodos de controle de plantas daninhas. Mecanismo de ação de herbicidas. Absorção e Translocação. Resistência de plantas daninhas. Dissipação de herbicidas no solo.

                    

25 – GESTÃO DE PESSOAS

 

EMENTA

Contexto Histórico da Gestão de Pessoas. Gestão de Pessoas nas Organizações. Objetivos da Gestão de Pessoas. Recrutamento. Seleção. Treinamento. Avaliação de Desempenho. Cargos e Salários. Administração estratégica de Gestão de Pessoas. Gestão de Competências. Gestão de Carreiras. Métodos de remuneração. Qualidade de Vida no Trabalho (QVT). Tendências contemporâneas em Gestão de Pessoas. Conceitos básicos de liderança. Paradigmas e estilos. Significado do trabalho em equipe. Perfis do líder. As habilidades cognitivas. Liderança situacional. O poder nas organizações e suas manifestações. Componente do sistema de liderança.

 

26 – GERENCIAMENTO DE CRIAÇÕES

 

EMENTA

Bovinocultura, Avicultura, Caprinocultura e Psicultura: Introdução. Importância econômica. Características anatômicas e fisiológicas comparadas. Comportamento e bem-estar animal. Manejo reprodutivo. Aspectos gerais de nutrição.

 

27 – ANÁLISE DA COMPETITIVIDADE DE CADEIAS PRODUTIVAS

 

EMENTA

Conceito de cadeias produtivas. Ambiente institucional e organizacional. Elementos do Negócio Agrícola. Método de Análise de Cadeias Produtivas. Competitividade. Análise de SWOT.

 

28 – HIGIENE E SEGURANÇA NO TRABALHO

 

EMENTA                   

Histórico da Segurança do Trabalho. Normas regulamentadoras. Acidentes em unidades de produção e beneficiamento agrícola. Ergonomia. Prevenção e combate à incêndios. Riscos ambientais e ocupacionais. Higiene ocupacional.

29 – COMMODITIES

 

EMENTA

Fundamentos de commodities. O Brasil frente as exportações. Marketing e canais e distribuição internacional. Importância dos canais de distribuição. Empresas facilitadoras do canal internacional. Mudanças macroambientais no mercado de commodities. Ambiente econômico natural. Ambiente político legal. Ambiente sociocultural. Ambiente tecnológico.Diferenciação e padronização. Oportunidade em exportações de commodities.

 

30 – TÓPICOS EMERGENTES NO AGRONEGÓCIO

 

EMENTA

Variável. Definida de acordo com a atualidade e relevância dos assuntos do Agronegócio.

 

31 – LOGÍSTICA E CADEIA DE SUPRIMENTOS

 

EMENTA

Logística. Objetivos da Logística Empresarial. Distribuição Física. Logística Reversa. O Produto Logístico. Características do Produto. Embalagem e Precificação do Produto. Determinando o Nível de Serviço Ótimo. Estratégia de Transporte. Administração de Tráfego. Roteirização. Estratégia de Estoque. Sistema de Estocagem e de Manuseio. Exigências de Previsões Logísticas. Processo de Planejamento da Rede Logística. Programação e controle de materiais e produção. Compras, armazenamento e movimentação de materiais. Desenvolvimento de fornecedores.

 

32 – ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETOS NO AGRONEGÓCIO

 

EMENTA

O projeto e suas etapas. Introdução ao PMBOK. Projeto e ciclo de vida do projeto. Técnicas de preparação de projetos. Administração do projeto. Avaliação e controle de projetos. Projetos agroindustriais. Planejamento e controle da produção.

 

33 – GESTÃO TRIBUTÁRIA

 

EMENTA

Sistema tributário nacional, legislação tributária: tributos-conceitos e espécies, tributos federais, estaduais e municipais, princípios constitucionais tributários, elementos fundamentais do tributo, imunidade e isenção tributária, regulamentos dos impostos. Principais funções e atividades da contabilidade tributária. Normas para escrituração dos livros fiscais e contábeis. Contribuições sociais e tributos sobre o lucro das pessoas jurídicas. Contribuições sociais sobre o faturamento. Contabilização de contribuições e impostos.    

 

34 – GESTÃO DE MATERIAIS E COMPRAS

 

EMENTA

Gestão de Materiais: Objetivos, Funções e Fundamentos. Atividades de Compra e seus Instrumentos. Gestão de Estoque: Previsão, Níveis de Controle, Custos e Avaliações e Classificações, Armazenamento, Movimentação e Distribuição. Táticas de Negociação. Desenvolvimento de Fornecedores. Análise de Valores.

 

35 – ESTRATÉGIAS NO AGRONEGÓCIO

                                                    

EMENTA

A empresa e seu ambiente. Planejamento estratégico. Análise do ambiente. Formulação de objetivos. Formulação de estratégias. Implementação. Controle. Organização para o planejamento. Críticas ao planejamento estratégico. Estratégias no agronegócio.

 

36 – ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

 

EMENTA

Desenvolvimento de atividades práticas a serem realizadas pelo aluno em organizações públicas ou privadas, com a orientação, acompanhamento e avaliação docente.

 

37 – DISCIPLINA OPTATIVA:

LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS

 

EMENTA

Aspectos históricos, culturais, lingüísticos, educacionais e sociais de surdez. O processo de aquisição de leitura e escrita da língua de sinais. Vocabulário em língua de sinais brasileira. Análise reflexiva da estrutura do discurso em língua de sinais.

 

38 – INTEGRALIZAÇÃO E SOCIALIZAÇÃO PESSOAL E PROFISSIONAL

 

EMENTA:

Com base no Parecer CNE/CES n. 261/2006, compreende a integração e a socialização pessoal e profissional dos estudantes, que ocorre nos intervalos de 20 minutos por dia letivo (padrão da IES). A utilização dos intervalos como atividade acadêmica, além daquelas atividades que ocorrem em sala de aula, é uma prática consagrada na incorporação à hora escolar brasileira e se enraíza no próprio racionalismo pedagógico, fazendo parte da atividade educativa e formativa do aluno e do tempo de trabalho escolar efetivo, uma vez que, também nos intervalos, o aluno fica sobre a influência direta da Faculdade e do ambiente acadêmico institucional, no seu sentido amplo.