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Objetivos

 

Dentro de uma visão integradora de conteúdos, o curso de Pedagogia da Faculdade de Balsas definiu princípios orientadores da ação pedagógica do seu corpo docente, os seguintes objetivos específicos:

 

  • Formar profissionais dotados das qualidades necessárias para o exercício profissional da docência na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental; nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal; em cursos de Educação Profissional e Educação Profissional Técnica de nível médio, na área de serviços e apoio escolar; bem como em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos;
  • Formar profissionais licenciados em Pedagogia com as competências didático-pedagógicas, científico-tecnológicas, linguocomunicativas e socioculturais, aptos a exercer as funções de magistério na educação infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, modalidade Normal, de Educação Profissional e Educação Profissional Técnica de nível médio, na área de serviços e apoio escolar e em outras áreas, na participação, organização e gestão de sistemas e instituições de ensino, em assessorias, coordenação e direção de trabalhos escolares e não escolares que envolvam o saber pedagógico, estabelecendo espaços de problematização, proposições e produções em intersecção com os estudos culturais e sociais contemporâneos da educação;
  • Fomentar o processo de construção de conhecimento através da extensão e da pesquisa a partir da análise das relações entre cultura, saber, poder e ética de trabalho do profissional da educação, atravessando o ensinar e o aprender pela inter e transdisciplinaridade, pela justiça curricular e pelo fortalecimento da escola democrática de qualidade para todos, em resposta aos constantes e profundos desafios da sociedade, em nível municipal e regional do sul maranhense, seguindo a cultura da responsabilidade colaborativa;
  • Prepará-los para enfrentar as contradições e dilemas do processo de ensino e da aprendizagem, para tanto, dominar as categorias, leis e princípios didáticos, por um lado, e, por outro lado, constituir-se como um gestor (diretor, administrador, orientador, supervisor), pesquisador e/ou assessor-consultor dos diversos processos docente-educativos dentro e fora do âmbito escolar.