Curso de Gestão Comercial da Unibalsas realiza pesquisa de intenção de compra para o Natal

Os acadêmicos do curso Gestão Comercial da Unibalsas desenvolveram uma PESQUISA DE MERCADO DE INTENÇÃO DE COMPRAS NO NATAL E ANO NOVO EM BALSAS e os dados foram divulgados em um evento organizado pela CDL juntamente com a Unibalsas no auditório do SEBRAE. Um café da manhã com a participação da imprensa local e empresários.

A pesquisa desenvolvida por 37 acadêmicos do curso de Gestão Comercial foi acompanhada pelo professor orientador Johnny Herberthy Martins Ferreira, que usou a Pesquisa Quantitativa, fazendo entrevista pessoal com a aplicação de formulário composto por 14 questões. As entrevistas foram realizadas entre os dias 27/11/2018 e 01/12/2018.

Johnny Heberthy Martins Ferreira, professor da disciplina Pesquisa Mercadológica, observou que, além dos preços e das promoções, o atendimento ao cliente é uma variável muito importante na escolha por parte do consumidor que vai fazer suas compras de final de ano, o que mostra que as empresas têm que investir em treinamentos de colaboradores para que possam otimizar o processo de vendas. A pesquisa traz dados interessantes para que os lojistas possam montar suas estratégias e alavancar as vendas, abocanhando a fatia maior desse mercado.

A pesquisa mostrou que,

• apesar da crise econômica, a maioria dos entrevistados comprarão presentes no natal e ano novo;
  • as lojas de Balsas são as preferidas pelos entrevistados para a compra dos presentes quando comparadas às lojas da internet;
  • aproximadamente 47% dos entrevistados utilizarão o 13º na compra dos presentes;
  • mais de dois presentes serão comprados por 51,3% dos entrevistados, o que pode variar os tipos de presentes comprados;
  • roupas, brinquedos, calçados e perfumes foram os produtos que tiveram maiores porcentagens nas indicações de compras dos entrevistados;
  • R$ 300,00 é o valor máximo de gastos com presentes indicado por 28,6% dos entrevistados.;
  • promoções, descontos e qualidade no atendimento são os principais motivos indicados pelos entrevistados na escolha das lojas para a compra dos presentes;
  • aproximadamente 70% comprarão roupas para as comemorações de final de ano;
  • 56,2 % não participarão de amigo-oculto.