ENAPIC 2018 termina com recorde de apresentação de trabalhos científicos.

A nona edição do ENAPIC trouxe como novidade o Concurso Artístico Cultural com a temática “Medos Contemporâneos”, envolvendo os acadêmicos no debate e na pesquisa sobre os medos da sociedade atual, além de desenvolver as habilidades criativas e comunicativas dos nossos estudantes.

O vídeo vencedor foi “Identidade Ilusória” dos acadêmicos Aldenor do Nascimento Batista Junior, Vitória Botelho, Niula Chaves e Gabrielle Rebecchi de Paula, todos do curso de Produção Publicitária.

Com recorde de trabalhos apresentados, o ENAPIC teve 66 resumos e 69 trabalhos de pesquisa completos. Os melhores trabalhos em cada eixo do ENAPIC foram destaque na cerimônia de encerramento do evento.

No Eixo 1, que premiou o melhor trabalho de pesquisa feito por estudantes bolsistas do Programa de Iniciação Científica, a estudante vencedora foi Giovanna Lopes Ferreira com o trabalho PENA PRIVATIVA DE LIBERDADE E A APLICABILIDADE DA LEI N.º7210/84, LEP: A PROGRESSÃO DE REGIME E A FALTA DE ESTABELECIMENTOS PENAIS ADEQUADOS NO MUNICÍPIO DE BALSAS, FRENTE AOS PRINCÍPIOS DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA E DA INDIVIDUALIZAÇÃO DA PENA.

No Eixo 2, destinado à apresentação de trabalhos produzidos a partir de pesquisas institucionais ou externas, desenvolvidas por professores, pesquisadores e acadêmicos da Unibalsas ou de outras instituições, três trabalhos foram selecionados. Foram eles:

• UM ESTUDO SOBRE A VIABILIDADE ECONÔMICA DA INSTALAÇÃO DE UMA EMPRESA DE DELIVERY DE CESTAS DE FRUTAS, VERDURAS E ALIMENTOS SAUDÁVEIS – Pesquisadores: Ângela Aparecida de Castro Oliveira; Claudiane da Silva Guimarães; Talita Calegari Brunetta Linck ; Maria de Lourdes Nunes .
  • A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA – Pesquisadores: Damila Eduarda Campos de Sousa; Daniela da Silva Mota; César Augusto Danelli Júnior.
  • O USO DE PWA’S E SPA’S NO DESENVOLVIMENTO DE FERRAMENTAS DE APOIO AO APRENDIZADO ATRAVÉS DA GAMIFICAÇÃO – Pesquisadores: Hitalo Cunha de Sousa; Pamela Maiza Martins da Silva; Pablo Martins Araújo, Everton Machado Pereira.

O Eixo 3 premiou os melhores trabalhos de conclusão de curso produzidos pelos acadêmicos da Faculdade de Balsas que estão participando dos grupos de pesquisa vinculados aos tcc’s, e também trabalhos de conclusão de curso de outras instituições de ensino superior. Os trabalhos vencedores foram:

• ANÁLISE DA TRANSPARÊNCIA DAS PRESTAÇÕES DE CONTAS DAS PREFEITURAS DO ESTADO DO MARANHÃO – Pesquisadora: Nicole Stefanie Macedo da Costa Carvalho.
  • O JUIZ DAS GARANTIAS COMO INSTRUMENTO DE CONSOLIDAÇÃO DO SISTEMA ACUSATÓRIO:
    A ORIGINALIDADE COGNITIVA EM FAVOR DA PRESUNÇÃO DE INOCÊNCIA. Pesquisador: Marcus Vinícius Ferreira de Sousa Frota.
  • PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM: UM COMPONENTE TEÓRICO DA PRÁTICA DOCENTE – Pesquisadora: Flaviana Bogéa Fonseca.
  • UM ESTUDO DE VIABILIDADE ECONÔMICA SOBRE A INSTALAÇÃO DE UMA PRENSADORA DE MATERIAL RECICLÁVEL NA CIDADE DE BALSAS-MARANHÃO – Pesquisadores: Alberto Lameu Marques Rocha; Rayane da Silva Cruz.
  • DESENVOLVIMENTO DE UM APLICATIVO PARA CONTROLE DA PRAGA BICUDO DO ALGODOEIRO BASEADO NA PLATAFORMA ANDROID PARA EMPRESA AMAPA – Pesquisador: Francimarques Dias de Carvalho.

Ainda na cerimônia de encerramento do ENAPIC aconteceu o lançamento da coletânea “Saberes em Diálogo”. São quatro livros escritos por professores da Unibalsas:

O desafio do ensino no curso de direito em tempos de transição paradigmática”, autora professora Halleyde Ramalho.

“Educação e cultura: suas relações na Unicultural”, autora professora Líbera Bazzan Pillatt.

“Entre os limites da formação profissional e a urgência por uma outra educação” Camila Sousa.

“O SINAES e seus caminhos de regulação e de emancipação: o impacto do sistema nacional de avaliação no desenvolvimento da educação superior brasileira”, autor professor Fábio Roberto Pillatt.

São obras que nos orgulham e que estão a venda no valor de 30 reais cada livro e o box, com a coleção completa, a 100 reais.