Projeto Direito Solidário

Quando se fala de estudo, a Unibalsas busca ampliar o conhecimento do estudante muito além do que é feito em sala de aula. O que se pretende é ampliar o desenvolvimento integrado de ensino, pesquisa e extensão, a fim de que o estudante possa vivenciar um processo de ensino-aprendizagem vinculado aos problemas sociais, participando da transformação da realidade sócio-econômica e cultural da nossa região.

Pensando nisso, o Curso de Direito da UB realizou, como Projeto Integrador de Filosofia Geral e Jurídica, uma atividade extensionista com 35 acadêmicos do primeiro ano do curso. O local escolhido para elaboração do Projeto “Direito Solidário” foi o povoado Santa Maria, que fica a 24 km de Balsas. Os estudantes fizeram o levantamento do número de famílias que residem na localidade e buscaram parcerias com empresas de Balsas para arrecadação de alimentos e brinquedos. A finalização do Projeto “Direito Solidário” foi com a entrega de 100 cestas básicas, realização de lanche para toda comunidade e doação de alimentos para a merenda escolar da Escola Municipal Dr. Luiz Gonzaga, local onde foi realizada a ação solidária.

O Projeto Direito Solidário foi idealizado pelos próprios estudantes e teve o apoio acadêmico do professor César Augusto Danelli e da coordenadora do curso de Direito, Lisiane Lescano.