O Programa de Monitoria – PROMON busca fomentar e regulamentar as atividades de monitoria discente no âmbito da Faculdade de Balsas, proporcionando uma maior aprendizagem e nivelamento por parte dos alunos da instituição. Desde sua implantação, ao menos uma monitoria por curso tem sido realizada a cada semestre.
As formas de inscrição e seleção dos alunos interessados em participar do PROMON são determinadas por edital da Direção Acadêmica, publicado semestralmente. Ao aluno monitor é concedida uma bolsa parcial de estudo, cujo valor é determinado em edital. Além disto, a atividade de monitoria pode ser validada como atividade complementar, conforme previsto no regulamento das atividades complementares.

São objetivos da Monitoria:

I. Propiciar ao aluno oportunidade de desenvolver suas habilidades para a carreira docente, nas funções de ensino, pesquisa e extensão;

II. Assegurar cooperação didática ao corpo docente e discente nas funções universitárias;

III.  Propiciar ao aluno oportunidades de preparação e pré-capacitação profissional, nas várias áreas de interesse, visando seu treinamento em serviço, exploração de aptidões intelectuais e descoberta de vocações.

Cabe ao Monitor auxiliar nas seguintes atividades:

I. Tarefas didático-científicas, inclusive na preparação de aulas, atividades e trabalhos didáticos, atendimento e orientação de alunos;

II. Atividades práticas de iniciação científica, pesquisa e extensão vinculadas às disciplinas.

III. Trabalhos práticos, serviços de assessoramento e atendimento públicos, preparação de projetos e análise experimentais, em laboratórios e outros setores, internos ou externos à instituição vinculados às disciplinas.

O monitor bolsista não terá nenhum vínculo empregatício com a Faculdade, recebendo ao final um certificado de Monitoria, mediante apresentação de um Relatório Final de Atividades à Direção Acadêmica.

 

Regulamento