Notícias

  • Home
  • Sem Categoria
  • – Ciências Contábeis: a importância de investir em desenvolvimento profissional
Investimento Profissional

– Ciências Contábeis: a importância de investir em desenvolvimento profissional

De acordo com a Revista Brasileira de Contabilidade (nº 176), programas de desenvolvimento profissional executados pelo Conselho Federal e pelos Conselhos Regionais de Contabilidade buscam elevar o nível da formação dos contadores, dentro e fora das Instituições de Educação Superior. A preocupação do Sistema CFC e CRCs, ao investir na área, é o fortalecimento da profissão, acompanhado do devido reconhecimento público da relevância social e econômica que a Contabilidade tem para o País.

O Conselho Federal (CFC) e os 27 Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs), criados pelo Decreto-Lei nº. 9.295/46 têm por finalidade registrar e fiscalizar o exercício da profissão contábil. Esse objetivo principal foi incorporado a uma missão maior, que é promover o desenvolvimento da profissão, primando pela ética e qualidade na prestação de serviços, fatores de proteção da sociedade brasileira.

Ao ampliar o horizonte de atuação para além do texto da Lei de Regência, o Sistema CFC/CRCs traçou diretrizes que incluem o fortalecimento da imagem do profissional da contabilidade perante a sociedade, o incentivo à ampliação da participação política e social do contabilista e, entre outros, o fomento à educação profissional continuada.

A Revista Brasileira de Contabilidade também ressalta que para o cumprimento de suas diretrizes, o Sistema vem, ao longo dos anos, investindo de forma crescente em programas de desenvolvimento profissional, que envolvem desde a proposta de conteúdo para os cursos de Ciências Contábeis ao incentivo à pós-graduação, incluindo o apoio financeiro a cursos e palestras. Além disso, o CFC realiza eventos voltados diretamente para as salas de aula, com o Encontro Nacional dos Coordenadores dos Cursos de Ciências Contábeis (ENCCCC).