TED sobre comercialização de produtos do Agronegócio

Nesta quarta-feira, 04.09, os acadêmicos de Agronegócio realizaram análises de margem de comercialização de produtos do ramo, desde a produção até o consumidor final. O objetivo foi mostrar o quanto de valor agregado esse produto adquire em cada etapa de comercialização.

Os estudantes trouxeram arroz, feijão, milho, soja, dentre outros produtos.

Para apresentação da TED, usei o aplicativo CAVAN para fazer um infográfico, mostrando o preço do feijão desde a produção até o consumidor final. Com isso, aprendi que os grãos do feijão passam por todo um processo até serem empacotados e, por isso, o preço do feijão às vezes é caro, de acordo com a região e a marca. Com a escolha desse produto para apresentação da TED, adquiri mais conhecimento da cultura do feijão, de como ocorre todo o processo do plantio e das exigências nutricionais. E isso foi muito importante pra minha formação acadêmica. (Maynara Guimarães)

Essa atividade faz parte dos TEDs (Trabalho Efetivo Discente), dentro da unidade curricular de Comercialização de produtos agropecuários. O professor Jefferson Carvalho afirmou que o objetivo foi cumprido e que o trabalho efetivo discente é uma metodologia fantástica para praticar conteúdos e conceitos ensinados em sala de aula, proporcionando uma visível aprendizagem dos estudantes.