Notícias

  • Home
  • Cursos
  • 2ª noite da II Semana Acadêmica do curso de Pedagogia

2ª noite da II Semana Acadêmica do curso de Pedagogia

 

 

Na noite de ontem (11/05), dentro das atividades referentes à II Semana Acadêmica do curso de Pedagogia foi realizado o minicurso sobre Psicomotricidade na Primeira Infância coordenado pela professora Cláudia Renata Boni Cadore e que contou com a contribuição dos acadêmicos da Faculdade de Educação Santa Terezinha _ FEST de Imperatriz, Matheus Sousa Arraz Amazonas,  Thainah Silva Martins,  Railane Fernandes Morais e  Maria Luana Fernandes Morais.

O minicurso “Psicomotricidade na Primeira Infância” teve como objetivo apresentar uma abordagem conceitual e prática da psicomotricidade como caminho de desenvolvimento cognitivo, motor e afetivo, tendo em vista uma eficaz aprendizagem.

A psicomotricidade deve ser entendida como campo transdisciplinar o qual estuda as relações entre o psiquismo e corpo.  É de fundamental importância da compreensão da psicomotricidade como elemento de formação de base indispensável a toda criança que possibilita real desenvolvimento funcional e afetivo.

O trabalho desenvolveu-se, inicialmente, com uma exposição teórica sobre a gênese da psicomotricidade, seguida foi abordada a importância da psicomotricidade e sua aplicabilidade nas instituições de educação básica, especialmente na Educação Infantil.

Ainda foram intercalados dinâmicas, em que o corpo e movimento, deram visibilidade à importância da psicomotricidade para o desenvolvimento e aprendizagem da criança. O minicurso envolveu todos os participantes que puderam adquirir clareza das noções fundamentais da psicomotricidade, consciência da relevância desta ciência no campo da educação e sigam motivados no compromisso de aprofundar em suas práticas cotidianas, o tema da psicomotricidade.

(12.05.2016)