AÇÃO COMPAIXÃO: projeto solidário do curso de Direito

A fim de ajudarem famílias carentes, escolas, povoados, ONG’s e outros projetos sociais, os alunos da turma de Direito 2018.1 – Vespertino, da Faculdade de Balsas – Unibalsas, idealizaram o projeto Ação Compaixão que, periodicamente, realiza ações solidárias em diferentes pontos da cidade de Balsas/MA.

Confira abaixo os projetos já realizados neste ano:

DONA ISABEL

Esta ação foi em prol de ajudar uma senhora chamada Isabel.

Com um histórico de vida bastante sofrido, d. Isabel tem uma vida marcada por violências e separações.

Nascida em Belém-PA, aos 18 anos Isabel fugiu de casa, sozinha, a fim de conseguir ter uma vida melhor, pois seu próprio pai a abusava desde que ainda era uma criança e sua mãe não acreditava. Deixando para trás toda a sua família, inclusive seu filho (pois não tinha condição de criá-lo mas prometeu buscá-lo), ela tentou recomeçar sua vida
em Imperatriz, onde casou e em seguida veio morar em Balsas. Embora tenha tentado ir buscar seu filho que ficou com as tias no Pará, uma das irmãs de Isabel o tirou dela na justiça e nunca mais deram notícias. Ela teve mais três filhos, que infelizmente cresceram vendo a mãe sendo agredida pelo marido. Assim que se separou, ficou apenas com
uma casinha e com três crianças para criar. Logo depois, Isabel teve mais uma filha, que hoje tem 11 anos, e recentemente descobriu um tumor no cérebro. Apesar de todas as dificuldades enfrentadas durante sua vida, Isabel sempre manteve um sorriso no rosto e continuou tendo fé e lutando para dar uma vida melhor aos seus filhos. Hoje ela está desempregada, pois devido às agressões do ex-marido tem algumas dificuldades para algumas coisas, e mora com seus quatro filhos e um neto.

CARNAVAL SOLIDÁRIO NA E. M. EDUCAÇÃO INFANTIL DO SÃO FRANCISCO

Em uma visita à Escola Municipal de Educação Infantil do São Francisco a turma percebeu a carência não só de coisas materiais ali, mas também de afeto e carinho, e logo se comoveu com a situação. Foi então que pensaram em organizar um Carnaval Solidário.

Quando chegaram à escola, as crianças já os esperavam com sorrisos tímidos e demonstrando curiosidade pelo o que aconteceria ali naquela tarde. Não demorou para que se soltassem, participando de todas as brincadeiras propostas sem cansar. Teve muito bolo, picolé, cachorro quente e balinha, além de também ter tido muita diversão, amor e felicidade. Na hora da despedida, as crianças com um sorriso no rosto, porém não mais tímidos, e receberam um kit com material escolar e brinquedos, o que os deixaram ainda mais contentes.

AÇÃO DE EMPATIA

Os banheiros femininos de todos os blocos da Unibalsas ficaram mais acolhedores com mensagens de empoderamento feminino e cestinhas com produtos de higiene, para lembrar a toda e cada mulher do quanto é ela incrível e que não está sozinha!

“Ei, mulher,
somos todas iguais!
Por favor, não acredite
quando disserem
que nós somos rivais.
Vem pra perto
e segura a minha mão,
que nesse mundo torto,
onde um não vê o outro,
o amor é uma revolução.
É difícil, eu sei.
Existem várias perguntas
que nos proibiram de fazer.
Mas podemos mudar isso:
vamos juntas
por elas, por mim e por você?!”

AÇÃO SOLIDÁRIA DE PÁSCOA EM PARCERIA COM A VIDA COM UM PROPÓSITO

Através da rifa solidária de páscoa e de doações feitas pela população, os estudantes, juntamente com o projeto A vida com um propósito, conseguiram montar mais de 250 cestas básicas, levando esperança e alegria para muitas famílias em variados pontos carentes da cidade, como o bairro Dom Franco e o Lixão, por exemplo.

E foi durante a passagem pelo bairro Dom Franco que houve um reencontro da turma com a dona Isabel, depois de quatro meses da última visita em sua casa. A vida dela mudou muito nesse tempo, sua família está mais feliz e saudável, os filhos estudando mais e o coração de d. Isabel está ainda maior. Os alunos ficaram muito felizes por perceberem que suas ações geram resultados positivos e são muito gratos a essa família que os motivou a criarem o Ação Compaixão e a continuarem ajudando a tantas outras.

DIA DAS MÃES – CASA DAS MARIAS

Em parceria com o projeto Direito Solidário, foi promovida uma manhã especial para mães da ONG Casa das Marias – que ampara mulheres em situação de risco – com um café da manhã, palestra sobre Autoamor com a Rafaella Carneiro e ações com profissionais para proporcionar um dia de beleza. Foram arrecadados alimentos, material de limpeza, higiene pessoal.

Uma ação linda proveniente de uma ação que rompe as paredes da sala de aula e vai de encontro com o próximo, buscando melhorar a realidade social.