Alunos do curso de Direito da Unibalsas criam e-book com análise jurídica de filmes

Os acadêmicos do 4º Ano do Curso de Direito da Faculdade de Balsas, sob orientação da Professora Monique Ferrarese Stedile Baldin, criaram, em 2021, um livro digital com indicações e análises de filmes relacionados ao Direito do Trabalho.

O trabalho foi realizado através da metodologia do Projeto Integrador, na Disciplina de Direito Individual e Coletivo do Trabalho, permitindo aos alunos a compreensão, por meio da análise de filmes, das intersecções entre o Direito do Trabalho, o Direito Civil, o Direito Penal e outros ramos do Direito, como o Direito Ambiental e o Direito do Consumidor.

A partir da realidade social representada nas obras cinematográficas, o desenvolvimento do projeto também propiciou aos acadêmicos a compreensão das mais variadas teses e discussões que envolvem o Direito do Trabalho. Dentre os filmes e temáticas investigados pelos alunos estão:

• O DIABO VESTE PRADA – nesse filme memorável, Andrea é uma jovem que conseguiu um emprego em uma das mais importantes revistas de moda de Nova York, passando a trabalhar como assistente de Miranda Priestly, principal executiva da revista. Os fatos narrados na obra geram diversas reflexões sobre o direito à desconexão do trabalhador, isto é, o direito de ter seu tempo de lazer e seu período de descanso fora do trabalho, e sobre outros temas do direito do trabalho como desvio de função e ambiente de trabalho, assuntos explorados pelos alunos em sua análise jurídica do filme.
  • THE TRUE COST – trata-se de documentário que gera reflexão sobre as roupas que usamos e as pessoas que as fabricam. Em meio a realidade industrial, o preço das roupas está diminuindo há décadas, enquanto os custos ambientais e humanos só aumentam. Qual o impacto dessa indústria da moda? Quem realmente paga o preço pelas nossas roupas? Esses são questionamentos levantados pelo documentário e analisados pelos acadêmicos no e-Book.
  • VOCÊ NÃO ESTAVA AQUI – nesse filme, o espectador conhece Rick, inglês que teve sua vida afetada pela crise financeira de 2008 e que, para sustentar sua família, passa a alugar uma van para trabalhar informalmente com entregas, enquanto a esposa luta para se manter empregada. As relações exploradas no filme permitiram aos alunos analisar os fenômenos e as consequências das novas formas de trabalho, estudando temas como a uberização, a pejotização e a gig economy.

Ao todo, foram mais de dez filmes investigados pelos acadêmicos, que resultaram na organização de um e-book com as principais obras cinematográficas e suas análises. O E-book completo elaborado pela turma do período Noturno foi organizado pelos alunos Ana Beatriz Almeida, Daniel Leite, Matheus Alves, Maycon Richer, Thais Vitória Ramalho e Vanessa dos Santos, sob orientação da Prof. Monique Ferrarese Stedile Baldin, e está disponível para download aqui: e-book – Direito Noturno
O E-book completo produzido pela turma do período Vespertino foi organizado pelos alunos Karoline Queiroz Matos, Leonardo Carvalho, Matheus Pires e Miguel Silva de Macedo, sob orientação da Prof. Monique Ferrarese Stedile Baldin, e está disponível para download aqui: e-book – Direito Vespertino

Boa leitura!