Notícias

Como será o Profissional Liberal pós-pandemia?

É certo que um novo formato de trabalho está surgindo. É preciso atenção para as mudanças e adaptações que irão impactar a todos os trabalhadores.

Muito do que se previa para o mundo do trabalho no futuro foi antecipado pelo cenário que a pandemia do Covid-19 trouxe. Empresas quase totalmente dependentes da tecnologia para vender e atender, tendo que incorporá-la, inclusive, nas relações de trabalho para realizar novas contratações de funcionários e para adotar procedimentos como o home office.

E como ficam os profissionais liberais nessa situação?

Primeiro vamos destacar a diferença que confunde muitas pessoas entre o Profissional Liberal e o Profissional Autônomo.

O Profissional Liberal trabalha de forma livre e flexível, por conta própria ou como empregado em uma empresa, e possui, necessariamente, uma formação técnica ou superior.

Já o Profissional Autônomo é aquele que também possui uma forma de trabalho livre e flexível, mas que não tem a necessidade de possuir registro profissional e nem vínculo empregatício.

Com a aceleração das mudanças mercadológicas, os profissionais precisam reinventar-se e estar preparados para incorporar novos modelos de trabalho. Haverá uma nova forma de consumir que provavelmente estará relacionada com o que está sendo construído no momento: qualidade de vida, redução de deslocamentos, entrega de valor através do virtual.

“Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças”. (Leon C. Megginson)

Novas habilidades serão essenciais para ter vantagem diante do que será exigido. Os profissionais podem investir na aquisição de competências relacionadas à conexão emocional, tecnologia, liderança, criatividade e inovação.

Mais do que nunca é hora de buscar cursos que possibilitem uma formação voltada exclusivamente para a demanda profissional atual e, claro, futura.