Notícias

Crianças em casa o dia todo? Veja como organizar a rotina.

A rotina de todo mundo foi afetada pela pandemia do coronavírus – nem os pequenos escaparam! Pais e responsáveis precisaram adequar também a rotina das crianças a esse momento.

 

Sem desespero! Para aqueles que ainda estão perdidos sobre como organizar tudo isso, aqui vão algumas dicas da estudante do 7° de Pedagogia da Unibalsas e professora da Educação Infantil, Karolayne Fontes. Confira abaixo:

 

FAÇA UMA GRADUAÇÃO COM QUALIDADE E COM DESCONTO! TRANSFIRA SEU CURSO PARA A UNIBALSAS!

 

Estamos vivenciado um ano totalmente atípico, nos distanciamos de algumas pessoas, a rotina foi modificada. Com isso, é fundamental pensarmos nas crianças, na maneira como elas estão reagindo com este novo cenário. As escolas estão fechadas, algumas atividades de lazer não podem ser realizadas, as visitas aos colegas precisaram ser adiadas, agora encontram-se todos em casa.

Pensando no bem-estar das crianças, é primordial que os pais organizem uma rotina flexível, que não possua atividades rígidas.

• permita que a criança conheça a rotina de casa e comece a fazer parte dela, seja dando alimento ao animal de estimação ou regando as plantas do quintal.

• defina momentos de conversas com os familiares e contação de história.

• tentem fazer as atividades da escola no horário presencial, assim a criança poderá manter o vínculo com a instituição. Cabe aos pais explicar para as crianças que não estão de férias e por isso há atividades para fazer.

 

PARAR? NEM PENSAR! FAÇA UMA SEGUNDA GRADUAÇÃO NA UNIBALSAS.

 

Além disso, existem inúmeras brincadeiras e jogos educativos que podem ser feitos em casa, como:

• Quebra-cabeças: o quebra-cabeças de muitas peças possibilita que toda a família participe, estimulando tanto o trabalho em equipe como a percepção visual.

• Culinária: realizar uma receita pode ser uma maneira para a criançada se divertir, já que permite conhecer os ingredientes e sentir a textura de cada um, perceber a quantidade necessária para a receita, além de possibilitar uma aproximação com os pais à medida que cada passo é realizado.

• Boliche com garrafa pet: usar os materiais que tem em casa e abusar da criatividade é uma ótima atividade para se fazer neste período de quarentena.

• Amarelinha: a brincadeira da amarelinha é uma atividade que, além de movimentar o corpo, estimula a criança a aprender a sequência numérica se divertindo.

Estamos vivenciando um momento oportuno para estreitar os laços afetivos entre os adultos e as crianças, uma vez que passam a maior parte do tempo em casa. Os pais podem apresentar às crianças a origem da família, fazer uma árvore genealógica, criar novas brincadeiras, fazer pinturas, cantar as músicas favoritas. Ou seja, é um período em que as demonstrações de afeto tornam-se essenciais para o bom relacionamento entre os pais e as crianças.

 

Viu como a Pedagogia está bem presente em nosso dia a dia? Essa carreira tão essencial você pode construir aqui na Unibalsas. Inscreva-se no Vestibular de Verão e comece agora essa transformação!