Ciências Contábeis EAD (fevereiro 2023)

A lucratividade da empresa agora é da sua conta.

INÍCIO EM FEVEREIRO DE 2023

 

O curso de Ciências Contábeis da Faculdade de Balsas tem o objetivo de formar contabilistas modernos e atualizados.

Moderno, em função do enfoque curricular adotado, que pretende equipar o aluno-estudante com as bases mais modernas de conteúdo e de conhecimentos necessários ao desenvolvimento das atividades contábeis, pois que, preparar o futuro profissional com o espírito empreendedor e de responsabilidade, para a maior segurança da organização em que irá trabalhar.

Atualizado, porque pretende dotar o acadêmico com as mais recentes conquistas tecnológicas para apoio nas suas atividades. Nesse sentido, estão propostas algumas disciplinas que farão largo uso dos recursos da informática, assim como da própria automação dos escritórios.

O contabilista assim formado terá muito mais condições de trabalho e de preparo profissional. Não se descuidou também da preparação integral do homem cidadão, com suas tarefas sociais e responsabilidades para a comunidade e com o estado, em função do ensino de algumas disciplinas necessárias. Definiu-se como importante o preparo do cidadão na forma explicitada, para que o contabilista não seja meramente um profissional que produza assentamentos numéricos e cartorários da realidade das empresas, mas sim, influencie a própria organização, auxiliando-a na tomada de decisões.

O bacharel em Ciências Contábeis deverá assumir funções de planejamento, coordenação e controle das contas e lançamentos das empresas, à luz de uma cosmovisão mais ampla, definindo sua ação, como uma ação social dentro da empresa, que visa seu sucesso, com responsabilidade social.

Denominação:
Graduação em Ciências Contábeis


Grau conferido:
Bacharel em Ciências Contábeis


Duração do curso:
4 anos


Modalidade:
Presencial


Regime:
Seriado Modular


Carga horária:
2.780 horas


Turno:
EAD


Investimento:
R$ R$ 200,20*
*Esse valor já está com desconto de 30% para pagamento até a data de vencimento.
As parcelas da semestralidade, subsequentes à primeira e até a última, poderão ter seu valor corrigido ou reajustado em conformidade com a legislação aplicável e no prazo por ela previsto.

Geral

O curso de Ciências Contábeis objetiva formar profissionais que se proponham executar as práticas e metodologias contábeis frente às exigências do mercado, possibilitando a geração de informações para os usuários da contabilidade.

Dentro de uma visão integradora de conteúdos, o curso de Ciências Contábeis da Faculdade de Balsas definiu princípios orientadores da ação pedagógica do seu corpo docente, os seguintes objetivos específicos:

Específicos

a)  Formar profissionais adequados à realidade nacional e regional, capazes, contudo, de adequar-se a dinâmica das mudanças de contexto social-político-econômico-cultural, possuindo sólidos conhecimentos técnicos associados a um conjunto de habilidades humanas, capazes de atuar junto aos diversos tipos de organizações existentes;

b)  Formar profissionais que possuam elevado nível de flexibilidade e que possam atuar no âmbito do processo de globalização que, sendo ainda uma incógnita no sentido do encontro de culturas através da expansão mundial dos negócios, com queda de fronteiras nacionais com o advento de mercados comuns e a extraordinária velocidade de desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação, exigirá Contadores aptos a fornecer informações, avaliar e decidir em ambientes de incertezas;

c)   Formar profissionais empreendedores, capazes de promover transformações que sirvam ao propósito do desenvolvimento da ciência contábil, contribuindo com o aprimoramento das relações entre empresa e sociedade;

d)  Capacitá-los para exercer as mais diversas formas de gestão empresarial, com visão ampla e abrangente dos sistemas de informações, processos contábeis e gerenciais;

e)  Prepará-los para o planejamento, a coordenação, a inventariação patrimonial e o levantamento dos relatórios financeiros, proporcionando às organizações, métodos para compatibilizar programas de otimização de custos, produção e vendas, além de promover estudos de viabilidade econômico-financeiras para melhoria dos resultados;

f)    Formar profissionais dotados de sólidos valores morais e éticos, cônscios de suas responsabilidades profissionais e sociais;

g)  Formar profissionais que tenham como objetivos permanentes o autodesenvolvimento e a autoaprendizagem.

Ementa:

Orientações sobre a vida acadêmica no contexto da Faculdade de Balsas. Organização universitária. Postura profissional e humana em ambiente universitário. Protagonismo universitário: autoconhecimento e gestão de projeto de vida. Estudo em ambiente universitário: presencial e virtual. Boas práticas de estudo.

Ementa:

Concepção de língua e linguagem. A comunicação como um processo de interação dialógica. Tipologia textual. Leitura e compreensão de textos. Estratégias para a construção da comunicação escrita.

Ementa:

Conceituações e proposições em administração. Princípios e elementos da administração: planejamento, organização, direção e controle O papel, perfil, competências, habilidades e atitudes do administrador. Processos administrativos. Os novos paradigmas da administração. Gerenciamento das mudanças e impacto das modernas ferramentas de gestão na competitividade empresarial.

Ementa:

Razão e proporção. Números Proporcionais e suas grandezas. Regra de três simples e composta. Porcentagem. Funções: primeiro grau (demanda, oferta, ponto de equilíbrio, custo, receita e lucro), segundo grau, modular, exponencial, logarítmica e trigonométrica. Conceitos básicos de estatística. Representação gráfica de dados. Medidas de posição e dispersão; números índices; regressão e correlação linear; probabilidade.

Ementa:

Princípios Fundamentais do Direito Empresarial. Princípio da função social da empresa. Condições para o exercício da atividade empresarial. Obrigações genéricas do empresário individual e da sociedade empresária. Sociedades empresárias: sociedade limitada e sociedade anônima. Noções gerais de direito falimentar: recuperação judicial, recuperação extrajudicial e falência. Sistema tributário nacional: microempresa e empresa de pequeno porte. Planejamento tributário com base na viabilidade empresarial em relação com o sistema normativo cabível. Contratos mercantis: compra e venda, mandato, mútuo e fiança mercantil, franquia, alienação fiduciária e arrendamento mercantil. Títulos de crédito: letra de câmbio, nota promissória, cheque e duplicata mercantil.

Ementa:

A natureza da ciência e da pesquisa. A produtividade do conhecimento científico. Projeto de pesquisa e seus componentes. Normas da ABNT. Abordagem de pesquisa (quantitativa e qualitativa), propósito da pesquisa (exploratória, explicativa e descritiva) e procedimentos de pesquisa (diferentes métodos).

Ementa:

Sistema de recursos humanos na empresa, nos aspectos: recrutamento e seleção de pessoal. Avaliação de desempenho. Administração de cargos e salários. Sistema de compensação. Benefícios. Treinamento e desenvolvimento. Planejamento de carreira. Relações trabalhistas e higiene e segurança do trabalho.

Ementa:

O valor do dinheiro no tempo. Sistemas de Capitalização Simples e Composta. Diferenças entre os Sistemas. Conceitos de Juros Simples e Compostos. Taxas e Descontos. Taxas Nominais e Reais – Efeito da Inflação. Fluxo de Caixa: Sobra e Necessidade de Capital de Giro. Custo de Capital. Valor Presente de um Fluxo de Caixa. Payback. Sistema de amortização. Matemática financeira e títulos de renda fixa certificados/recibos de depósitos bancários – CDB/RDB.

Ementa:

Conceituação de Economia. Os grandes agregados econômicos. Economia Brasileira. Sistema Financeiro Nacional. Inflação. Problemas econômicos fundamentais. Ponto de equilíbrio operacional. Valor Econômico Adicionado (VEA). Indicativos de mercado. Microeconomia e macroeconomia. Perspectivas futuras.

Ementa:

Apresentar os princípios básicos da contabilidade geral a classificação do patrimônio, introdução à contabilidade de custos e os indicadores econômicos. Escrituração contábil. Operações com mercadorias. Balancetes. Apuração do resultado.

Ementa:

Critérios de Avaliação de Inventário. Estoques, Devolução, descontos e abatimentos. Demonstração de Resultados. Disponibilidades, reservas e provisões. Exigibilidade. Ativo imobilizado. Depreciação, amortização e Exaustão. Vida útil. Uso da informação contábil pela administração.

Ementa:

Ética, Cidadania e Responsabilidade Social: Ética, Democracia e Cidadania. Ética e Moral. Ética Profissional. Políticas Públicas: Educação, Habitação, Saneamento, Saúde, Transporte, Segurança, Defesa e Questões Ambientais. Sustentabilidade e meio ambiente. Desafios e Tendências da Responsabilidade Social e Ambiental.

Ementa:

Introdução geral ao Direito do Trabalho. Fontes de Direito do Trabalho. Princípios gerais de Direito do Trabalho. Direitos Constitucionais Trabalhistas. Aplicação do Direito do Trabalho. Sujeitos da relação de emprego. Empregado. Empregador. Contrato de Trabalho. Elementos do Contrato de Trabalho. Onerosidade. Proteção ao Salário. Equiparação Salarial. Duração do Trabalho. Férias. Alteração do Contrato de Trabalho. Suspensão e interrupção do Contrato de Trabalho. Terminação do Contrato de Trabalho. Garantia e Estabilidade de Emprego. Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Direito Coletivo do Trabalho. Instrumentos Normativos Negociados. Direito de Greve. Previdência Social.

Ementa:

Estudos de conceitos básicos de Sistemas da Informação. Estudo da aplicação de SI nas organizações. Impacto dos SI nas organizações. Potencial estratégico dos SI para o negócio. Tendências e perspectivas do uso das Tecnologias da Informação nas organizações.

Ementa:

Constituição de Sociedade empresária Sociedade Anônima; Demonstrações contábeis voltada a publicação sujeita a auditoria.

Ementa:

Contabilidade e planejamento tributário. Conceitos contábeis e tributários sobre lucro. Custos e despesas operacionais. Contribuição Social sobre o lucro. Cálculo e contabilização de lucro real, lucro presumido, simples nacional e lucro arbitrado.

Ementa:

A contabilidade no agronegócio e o campo de sua aplicação. Contabilidade rural no Brasil. Fluxo agrícola. Agricultura. Depreciação na agropecuária. Contabilidade da pecuária. Sistemas de custos. Contabilidade em agroindústrias.

Ementa:

O conceito antropológico de cultura. As relações entre individuo sociedade-natureza e a produção do conhecimento e da cultura. Sociodiversidade e Multiculturalismo: influência, história e Cultura afro-brasileira, africana e indígena. Diversidade e inclusão: violência, tolerância/intolerância, inclusão/exclusão, sexualidade, relações de gênero e relações étnico-raciais.

Ementa:

Empreendedorismo: principais conceitos e características. A gestão empreendedora e suas implicações para as organizações. O papel e a importância do comportamento empreendedor nas organizações. O perfil dos profissionais empreendedores nas organizações. A busca de oportunidades dentro e fora do negócio. A iniciativa e tomada de decisão. A gestão empreendedora de pessoas nas organizações.

Ementa:

Objetivos e finalidades da análise de balanços. Estrutura patrimonial para análise. Análise vertical e horizontal. Análise financeira e econômica. Estudo da gestão de caixa e análise do capital de giro. O conflito liquidez x rentabilidade. Retorno sobre investimento e alavancagem financeira.

Ementa:

Estrutura e apresentação das Demonstrações Financeiras de acordo com as Normas Brasileiras e Internacionais de contabilidade.

Ementa:

A função financeira da empresa e o papel do gestor financeiro, O ambiente operacional da empresa. Demonstrações financeiras. Administração do capital de giro. Risco e retorno: fundamentos. Fontes de recurso de curto prazo. Fontes de recursos de longo prazo. Custo e estrutura de capital. Análise de Investimentos. Alavancagem operacional, financeira e combinada. Ações e fundamentos da administração de carteiras (portfólios).

Ementa:

Normas usuais de auditoria. Fundamentos de auditoria. O profissional de auditoria. Técnicas de execução dos trabalhos de auditoria. Relatórios de Auditoria. Prática operacional de auditoria das demonstrações contábeis.

Ementa:

Investimentos avaliados pelo método de equivalência patrimonial. Ágios e Deságios. Debêntures. Ações em tesouraria. Incorporação, fusão e cisão de empresas. Dissolução, liquidação e extinção de empresas. Consolidação das demonstrações contábeis. Conversão das Demonstrações Contábeis em Moeda Estrangeira.

Ementa:

A Controladoria. Funções do Controller. Sistema de gestão. Processo de gestão: planejamento; execução e controle. Gestão Estratégica da Qualidade. Balanced Score Card. Indicadores de desempenho. Modelo de decisão.

Patrícia Kozoroski Possani

Formação:

  • Especialista em Gestão Estratégica de Custos pelo Centro Universitário Internacional;
  • Graduada em Ciências Contábeis pela Unibalsas – Faculdade de Balsas.

Contato:

E-mail: coord.contabeis@unibalsas.edu.br
Telefone: (99) 3542-5500