Gestão Comercial EAD (fevereiro 2023)

Teoria e prática na medida certa.

INÍCIO EM FEVEREIRO DE 2023

 

O curso de Gestão Comercial visa formar profissionais aptos a exercer atividades de gerenciamento e negociação nas organizações comerciais, compreendendo aspectos como logística, finanças e dinâmica de mercado.

Além disso, agir de modo integrador no trabalho em equipe, com atitudes dignas, éticas e humanísticas. Fornecer, ainda, conhecimentos necessários à formação para ações gerenciais e das políticas nacional e regional de gestão.

Denominação:
Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial


Grau conferido:
Tecnólogo em Gestão Comercial


Duração do curso:
2 anos


Modalidade:
Presencial


Regime:
Seriado Modular


Carga horária:
1.600 horas


Turno:
EAD


Investimento:
R$ R$ 200,20*
*Esse valor já está com desconto de 30% para pagamento até a data de vencimento.
As parcelas da semestralidade, subsequentes à primeira e até a última, poderão ter seu valor corrigido ou reajustado em conformidade com a legislação aplicável e no prazo por ela previsto.

Dotar o profissional de conhecimentos necessários para o exercício das competências gerais e específicas na área da Gestão Comercial, em consonância com o perfil descrito nas Diretrizes Curriculares Nacionais, bem como, formar profissionais críticos e competentes, capazes de compreender e intervir nas diferentes dimensões que compõem a gestão comercial, realizando uma prática fundamentada em princípios éticos e humanísticos capazes de, em um modo geral, responderem aos constantes e profundos desafios e transformações da sociedade do conhecimento e, de forma específica, atuarem eficiente e eficazmente na área da gestão comercial regional e nacional.

Atender às necessidades regionais e locais de recursos humanos qualificados na área da gestão comercial;

Desenvolver competências que possibilitem ao profissional entender o ambiente de negócios da empresa em que atua;

Capacitar o profissional para que possa contribuir com as estratégias de posicionamento e composto de marketing;

Viabilizar o acesso ao conhecimento específico, visando proporcionar maior prospecção, satisfação e retenção de clientes na área em que atua;

Desenvolver aptidões que possibilitem uma correta gestão do elemento humano nas organizações, o desenvolvimento de atitude empreendedora, postura ética, valorização da responsabilidade social e da busca constante do conhecimento.

Possibilitar que os profissionais egressos do curso prestem assistência, análise e assessoramento comercial;

Disseminar conhecimentos relacionados à gestão estratégica, gestão de pessoas, gestão de materiais e gestão de processos.

Ementa:

Orientações sobre a vida acadêmica no contexto da Faculdade de Balsas. Organização universitária. Postura profissional e humana em ambiente universitário. Protagonismo universitário: autoconhecimento e gestão de projeto de vida. Estudo em ambiente universitário: presencial e virtual. Boas práticas de estudo.

Ementa:

Concepção de língua e linguagem. A comunicação como um processo de interação dialógica. Tipologia textual. Leitura e compreensão de textos. Estratégias para a construção da comunicação escrita.

Ementa:

Conceituações e proposições em administração. Princípios e elementos da administração: planejamento, organização, direção e controle O papel, perfil, competências, habilidades e atitudes do administrador. Processos administrativos. Os novos paradigmas da administração. Gerenciamento das mudanças e impacto das modernas ferramentas de gestão na competitividade empresarial.

Ementa:

Razão e proporção. Números Proporcionais e suas grandezas. Regra de três simples e composta. Porcentagem. Funções: primeiro grau (demanda, oferta, ponto de equilíbrio, custo, receita e lucro), segundo grau, modular, exponencial, logarítmica e trigonométrica. Conceitos básicos de estatística. Representação gráfica de dados. Medidas de posição e dispersão; números índices; regressão e correlação linear; probabilidade.

Ementa:

Histórico, evolução e tendências de Marketing: 1.0, 2.0, 3.0, 4.0. O sistema e ambiente de Marketing e o composto mercadológico. Fundamentos, tipos de demanda, funções e orientações do marketing. Comportamento do consumidor. Segmentação. Planejamento de Marketing. Sistema de Informação de Marketing.

Ementa:

Ética e Moral. Ética Profissional. Cidadania e Direitos Humanos. Políticas Públicas: Educação, Habitação, Saneamento, Saúde, Transporte, Segurança, Defesa e Ambientais. Sustentabilidade e meio ambiente. Desafios e Tendências da Responsabilidade Social e Ambiental.

Ementa:

Sistema de recursos humanos na empresa, nos aspectos: recrutamento e seleção de pessoal. Avaliação de desempenho. Administração de cargos e salários. Sistema de compensação. Benefícios. Treinamento e desenvolvimento. Planejamento de carreira. Relações trabalhistas e higiene e segurança do trabalho.

Ementa:

Fundamentos da gestão de vendas. Gestão estratégica de vendas. Análise potencial de mercado e previsão de vendas. Definição de metas. Orçamentos do departamento de vendas. Seleção, treinamento e motivação da equipe. Estruturação e Remuneração da equipe de vendas. Funções gerenciais de vendas. Avaliação da equipe de vendas. Ética nas atividades de vendas. Aspectos comportamentais dos vendedores. Customer share.

Ementa:

O valor do dinheiro no tempo. Sistemas de Capitalização Simples e Composta. Diferenças entre os Sistemas. Conceitos de Juros Simples e Compostos. Taxas e Descontos. Taxas Nominais e Reais – Efeito da Inflação. Fluxo de Caixa: Sobra e Necessidade de Capital de Giro. Custo de Capital. Valor Presente de um Fluxo de Caixa. Payback. Sistema de amortização. Matemática financeira e títulos de renda fixa certificados/recibos de depósitos bancários – CDB/RDB.

Ementa:

Conceituação de Economia. Os grandes agregados econômicos. Economia Brasileira. Sistema Financeiro Nacional. Inflação. Problemas econômicos fundamentais. Ponto de equilíbrio operacional. Valor Econômico Adicionado (VEA). Indicativos de mercado. Microeconomia e macroeconomia. Perspectivas futuras.

Ementa:

Apresentar os princípios básicos da contabilidade geral a classificação do patrimônio, introdução à contabilidade de custos e os indicadores econômicos. Escrituração contábil. Operações com mercadorias. Balancetes. Apuração do resultado.

Ementa:

A função financeira da empresa e o papel do gestor financeiro, O ambiente operacional da empresa. Demonstrações financeiras. Administração do capital de giro. Risco e retorno: fundamentos. Fontes de recurso de curto prazo. Fontes de recursos de longo prazo. Custo e estrutura de capital. Análise de Investimentos. Alavancagem operacional, financeira e combinada. Ações e fundamentos da administração de carteiras (portfólios).

Ementa:

Evolução do conceito de marketing e comunicação de marketing, natureza, objetivo. Análise das oportunidades de marketing. Comportamento do mercado consumidor. Planejamento e desenvolvimento de estratégico de marketing e comunicação. Pesquisa de marketing e os sistemas de informação de marketing de serviços. A marca. Processo de comunicação integrada. Estratégias de comunicação para atender o mercado comercial; Instrumentos promocionais. Compreensão das técnicas e instrumentos de comunicação. Marketing e comunicação na Internet. Comunicação interna nas organizações.

Ementa:

O conceito antropológico de cultura. As relações entre individuo sociedade-natureza e a produção do conhecimento e da cultura. Sociodiversidade e Multiculturalismo: influência, história e Cultura afro-brasileira, africana e indígena. Diversidade e inclusão: violência, tolerância/intolerância, inclusão/exclusão, sexualidade, relações de gênero e relações étnico-raciais.

Ementa:

Empreendedorismo: principais conceitos e características. A gestão empreendedora e suas implicações para as organizações. O papel e a importância do comportamento empreendedor nas organizações. O perfil dos profissionais empreendedores nas organizações. A busca de oportunidades dentro e fora do negócio. A iniciativa e tomada de decisão. A gestão empreendedora de pessoas nas organizações.

Ementa:

Estudos de conceitos básicos de Sistemas da Informação. Estudo da aplicação de SI nas organizações. Impacto dos SI nas organizações. Potencial estratégico dos SI para o negócio. Tendências e perspectivas do uso das Tecnologias da Informação nas organizações.

Ementa:

Conceito de materiais e patrimônio. Dimensionamento e controle de estoques. Classificação e localização de materiais. Movimentação de materiais e transporte interno. Administração de compras. O papel da logística nas empresas. Enfoque sistêmico – logística integrada e cadeia total de suprimento. O conceito de custo total mínimo. Interface logística e marketing. Canais de distribuição. Nível de serviço. A logística na estrutura organizacional. Logística reversa.

Ementa:

A empresa e seu ambiente. Planejamento estratégico. Análise do ambiente. Formulação de objetivos. Formulação de estratégias. Implementação. Controle. Organização para o planejamento. Plano de negócios.

Ementa:

Comportamento e perfil empreendedor. Ferramentas da Inovação. Cultura e clima organizacional da Inovação. Modelos e processos na gestão da Inovação. Resolução de problemas. Pensamento crítico e criativo. Desenho de Ideias (Design Thinking). Modelagem de Negócios (Business model canvas). Aplicação de competências e habilidades em projetos da área.

Jefferson Carvalho Barros

Formação:

  • Doutorando em Educação nas Ciências pela Unijuí;
  • Mestre em Administração Pública pela Universidade Federal do Ceará;
  • Especialista em Gestão de Pessoas pela Faculdade de Balsas – Unibalsas;
  • Graduado em Administração pela Faculdade de Balsas – Unibalsas.

Contato:

E-mail: coord.gestaocomercial@unibalsas.edu.br
Telefone: (99) 3542-5500