
Gestão Comercial EAD
Teoria e prática na medida certa.
O curso de Gestão Comercial visa formar profissionais aptos a exercer atividades de gerenciamento e negociação nas organizações comerciais, compreendendo aspectos como logística, finanças e dinâmica de mercado.
Além disso, agir de modo integrador no trabalho em equipe, com atitudes dignas, éticas e humanísticas. Fornecer, ainda, conhecimentos necessários à formação para ações gerenciais e das políticas nacional e regional de gestão.
Denominação:
Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial
Grau conferido:
Tecnólogo em Gestão Comercial
Duração do curso:
2 anos
Modalidade:
Presencial
Regime:
Seriado Modular
Carga horária:
1.600 horas
Turno:
EAD
Investimento:
R$ 180,00*
*Esse valor já está com desconto de 37% para pagamento até a data de vencimento.
As parcelas da semestralidade, subsequentes à primeira e até a última, poderão ter seu valor corrigido ou reajustado em conformidade com a legislação aplicável e no prazo por ela previsto.
Dotar o profissional de conhecimentos necessários para o exercício das competências gerais e específicas na área da Gestão Comercial, em consonância com o perfil descrito nas Diretrizes Curriculares Nacionais, bem como, formar profissionais críticos e competentes, capazes de compreender e intervir nas diferentes dimensões que compõem a gestão comercial, realizando uma prática fundamentada em princípios éticos e humanísticos capazes de, em um modo geral, responderem aos constantes e profundos desafios e transformações da sociedade do conhecimento e, de forma específica, atuarem eficiente e eficazmente na área da gestão comercial regional e nacional. Atender às necessidades regionais e locais de recursos humanos qualificados na área da gestão comercial; Desenvolver competências que possibilitem ao profissional entender o ambiente de negócios da empresa em que atua; Capacitar o profissional para que possa contribuir com as estratégias de posicionamento e composto de marketing; Viabilizar o acesso ao conhecimento específico, visando proporcionar maior prospecção, satisfação e retenção de clientes na área em que atua; Desenvolver aptidões que possibilitem uma correta gestão do elemento humano nas organizações, o desenvolvimento de atitude empreendedora, postura ética, valorização da responsabilidade social e da busca constante do conhecimento. Possibilitar que os profissionais egressos do curso prestem assistência, análise e assessoramento comercial; Disseminar conhecimentos relacionados à gestão estratégica, gestão de pessoas, gestão de materiais e gestão de processos.
Ementa:
Orientações sobre a vida acadêmica no contexto da Faculdade de Balsas. Organização universitária. Postura profissional e humana em ambiente universitário. Protagonismo universitário: autoconhecimento e gestão de projeto de vida. Estudo em ambiente universitário: presencial e virtual. Boas práticas de estudo.
Ementa:
Concepção de língua e linguagem. A comunicação como um processo de interação dialógica. Tipologia textual. Leitura e compreensão de textos. Estratégias para a construção da comunicação escrita.
Ementa:
Conceituações e proposições em administração. Princípios e elementos da administração: planejamento, organização, direção e controle O papel, perfil, competências, habilidades e atitudes do administrador. Processos administrativos. Os novos paradigmas da administração. Gerenciamento das mudanças e impacto das modernas ferramentas de gestão na competitividade empresarial.
Ementa:
Razão e proporção. Números Proporcionais e suas grandezas. Regra de três simples e composta. Porcentagem. Funções: primeiro grau (demanda, oferta, ponto de equilíbrio, custo, receita e lucro), segundo grau, modular, exponencial, logarítmica e trigonométrica. Conceitos básicos de estatística. Representação gráfica de dados. Medidas de posição e dispersão; números índices; regressão e correlação linear; probabilidade.
Ementa:
Histórico, evolução e tendências de Marketing: 1.0, 2.0, 3.0, 4.0. O sistema e ambiente de Marketing e o composto mercadológico. Fundamentos, tipos de demanda, funções e orientações do marketing. Comportamento do consumidor. Segmentação. Planejamento de Marketing. Sistema de Informação de Marketing.
Ementa:
Ética e Moral. Ética Profissional. Cidadania e Direitos Humanos. Políticas Públicas: Educação, Habitação, Saneamento, Saúde, Transporte, Segurança, Defesa e Ambientais. Sustentabilidade e meio ambiente. Desafios e Tendências da Responsabilidade Social e Ambiental.
Ementa:
Sistema de recursos humanos na empresa, nos aspectos: recrutamento e seleção de pessoal. Avaliação de desempenho. Administração de cargos e salários. Sistema de compensação. Benefícios. Treinamento e desenvolvimento. Planejamento de carreira. Relações trabalhistas e higiene e segurança do trabalho.
Ementa:
Fundamentos da gestão de vendas. Gestão estratégica de vendas. Análise potencial de mercado e previsão de vendas. Definição de metas. Orçamentos do departamento de vendas. Seleção, treinamento e motivação da equipe. Estruturação e Remuneração da equipe de vendas. Funções gerenciais de vendas. Avaliação da equipe de vendas. Ética nas atividades de vendas. Aspectos comportamentais dos vendedores. Customer share.
Ementa:
O valor do dinheiro no tempo. Sistemas de Capitalização Simples e Composta. Diferenças entre os Sistemas. Conceitos de Juros Simples e Compostos. Taxas e Descontos. Taxas Nominais e Reais – Efeito da Inflação. Fluxo de Caixa: Sobra e Necessidade de Capital de Giro. Custo de Capital. Valor Presente de um Fluxo de Caixa. Payback. Sistema de amortização. Matemática financeira e títulos de renda fixa certificados/recibos de depósitos bancários – CDB/RDB.
Ementa:
Conceituação de Economia. Os grandes agregados econômicos. Economia Brasileira. Sistema Financeiro Nacional. Inflação. Problemas econômicos fundamentais. Ponto de equilíbrio operacional. Valor Econômico Adicionado (VEA). Indicativos de mercado. Microeconomia e macroeconomia. Perspectivas futuras.
Ementa:
Apresentar os princípios básicos da contabilidade geral a classificação do patrimônio, introdução à contabilidade de custos e os indicadores econômicos. Escrituração contábil. Operações com mercadorias. Balancetes. Apuração do resultado.
Ementa:
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Ementa:
A função financeira da empresa e o papel do gestor financeiro, O ambiente operacional da empresa. Demonstrações financeiras. Administração do capital de giro. Risco e retorno: fundamentos. Fontes de recurso de curto prazo. Fontes de recursos de longo prazo. Custo e estrutura de capital. Análise de Investimentos. Alavancagem operacional, financeira e combinada. Ações e fundamentos da administração de carteiras (portfólios).
Ementa:
Evolução do conceito de marketing e comunicação de marketing, natureza, objetivo. Análise das oportunidades de marketing. Comportamento do mercado consumidor. Planejamento e desenvolvimento de estratégico de marketing e comunicação. Pesquisa de marketing e os sistemas de informação de marketing de serviços. A marca. Processo de comunicação integrada. Estratégias de comunicação para atender o mercado comercial; Instrumentos promocionais. Compreensão das técnicas e instrumentos de comunicação. Marketing e comunicação na Internet. Comunicação interna nas organizações.
Ementa:
O conceito antropológico de cultura. As relações entre individuo sociedade-natureza e a produção do conhecimento e da cultura. Sociodiversidade e Multiculturalismo: influência, história e Cultura afro-brasileira, africana e indígena. Diversidade e inclusão: violência, tolerância/intolerância, inclusão/exclusão, sexualidade, relações de gênero e relações étnico-raciais.
Ementa:
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Ementa:
Empreendedorismo: principais conceitos e características. A gestão empreendedora e suas implicações para as organizações. O papel e a importância do comportamento empreendedor nas organizações. O perfil dos profissionais empreendedores nas organizações. A busca de oportunidades dentro e fora do negócio. A iniciativa e tomada de decisão. A gestão empreendedora de pessoas nas organizações.
Ementa:
Estudos de conceitos básicos de Sistemas da Informação. Estudo da aplicação de SI nas organizações. Impacto dos SI nas organizações. Potencial estratégico dos SI para o negócio. Tendências e perspectivas do uso das Tecnologias da Informação nas organizações.
Ementa:
Conceito de materiais e patrimônio. Dimensionamento e controle de estoques. Classificação e localização de materiais. Movimentação de materiais e transporte interno. Administração de compras. O papel da logística nas empresas. Enfoque sistêmico – logística integrada e cadeia total de suprimento. O conceito de custo total mínimo. Interface logística e marketing. Canais de distribuição. Nível de serviço. A logística na estrutura organizacional. Logística reversa.
Ementa:
A empresa e seu ambiente. Planejamento estratégico. Análise do ambiente. Formulação de objetivos. Formulação de estratégias. Implementação. Controle. Organização para o planejamento. Plano de negócios.
Ementa:
Comportamento e perfil empreendedor. Ferramentas da Inovação. Cultura e clima organizacional da Inovação. Modelos e processos na gestão da Inovação. Resolução de problemas. Pensamento crítico e criativo. Desenho de Ideias (Design Thinking). Modelagem de Negócios (Business model canvas). Aplicação de competências e habilidades em projetos da área.

Jefferson Carvalho Barros
Formação:
- Doutorando em Educação nas Ciências pela Unijuí;
- Mestre em Administração Pública pela Universidade Federal do Ceará;
- Especialista em Gestão de Pessoas pela Faculdade de Balsas – Unibalsas;
- Graduado em Administração pela Faculdade de Balsas – Unibalsas.
Contato:
E-mail: coord.gestaocomercial@unibalsas.edu.br
Telefone: (99) 3542-5500