Gestão de Agronegócios EAD

Investindo no presente e lucrando no futuro.

O curso de Gestão do Agronegócio da Faculdade de Balsas veio para formar profissionais que possam gerenciar organizações rurais e agroindustriais, capazes de preparar e conduzir integrar equipes para atuarem na produção, comercialização e maximização do lucro.

Além disso, o profissional de agronegócio formado pela Faculdade de Balsas terá habilidades e competências para entender questões relacionadas ao mercado e ao meio-ambiente, compreendendo de forma lógica e analítica fatores que priorizam a geração e a distribuição de riquezas, a cidadania, a ética e o respeito ao homem e ao meio ambiente.

Denominação:
Curso Superior de Tecnologia em Gestão do Agronegócio


Grau conferido:
Tecnólogo em Gestão do Agronegócio


Duração do curso:
3 anos


Modalidade:
Presencial


Regime:
Seriado Modular


Carga horária:
2.400 horas


Turno:
EAD


Investimento:
R$ R$ 200,20*
*Esse valor já está com desconto de 30% para pagamento até a data de vencimento.
As parcelas da semestralidade, subsequentes à primeira e até a última, poderão ter seu valor corrigido ou reajustado em conformidade com a legislação aplicável e no prazo por ela previsto.

Formar profissionais críticos e competentes, capazes de compreender e intervir nas diferentes dimensões que compõem o cenário de sua atuação, realizando uma prática fundamentada em princípios éticos e humanísticos capazes de responderem aos constantes e profundos desafios e transformações da sociedade do conhecimento, de modo geral, e de forma específica, de atuarem eficiente e eficazmente na área do agronegócio regional e nacional. Além disso, o curso pretende internalizar nos egressos, valores de responsabilidade social, justiça e ética profissional para a aplicação do conhecimento de formação técnica e científica para atuação junto à gestão das organizações rurais e agroindustriais.

Atender as necessidades regionais e locais de recursos humanos qualificados na área do agronegócio;

Formar profissionais capazes de enfocar os conceitos fundamentais relacionados com o agronegócio, do ponto de vista analítico e prático, considerando o cenário nacional e internacional;

Fornecer conhecimentos e metodologias adequadas à tomada de decisões em empresas agrícolas e agroindustriais;

Formar profissionais multidisciplinares, capazes de integrar equipes de trabalho com alto desempenho;

Capacitar os participantes em ferramentas de estudo e análise de decisão no cenário do agronegócio e das cadeias produtivas que o compõem;

Viabilizar aos empresários desse setor o acesso ao conhecimento, criando assim uma melhor visão das oportunidades que o mercado regional oferece, possibilitando a geração de empregos e renda e a uma ascensão profissional mais rápida;

Promover de maneira permanente a integração do curso com as empresas do setor local com vistas ao respeito ao meio ambiente, tendo como proposta a contribuição na promoção do desenvolvimento sustentável;

Desenvolver o espírito empreendedor e também descobrir novas aplicações para antigas atividades, despertando e instigando no aluno a criatividade e a busca de alternativas inovadoras;

Conhecer e analisar as atividades de produção animal e vegetal, compreender os problemas de demanda e propor inovações tecnológicas de produção e comercialização de produtos in natura

Ementa:

Orientações sobre a vida acadêmica no contexto da Faculdade de Balsas. Organização universitária. Postura profissional e humana em ambiente universitário. Protagonismo universitário: autoconhecimento e gestão de projeto de vida. Estudo em ambiente universitário: presencial e virtual. Boas práticas de estudo.

Ementa:

Concepção de língua e linguagem. A comunicação como um processo de interação dialógica. Tipologia textual. Leitura e compreensão de textos. Estratégias para a construção da comunicação escrita.

Ementa:

Fundamentos do agronegócio. A importância do agronegócio no mundo e no Brasil. Cooperativismo e Redes no agronegócio. Produtos agrícolas e mercados no agronegócio. Análise de mercados agrícolas. Gestão do agronegócio. Políticas agrícolas.

Ementa:

Razão e proporção. Números Proporcionais e suas grandezas. Regra de três simples e composta. Porcentagem. Funções: primeiro grau (demanda, oferta, ponto de equilíbrio, custo, receita e lucro), segundo grau, modular, exponencial, logarítmica e trigonométrica. Conceitos básicos de estatística. Representação gráfica de dados. Medidas de posição e dispersão; números índices; regressão e correlação linear; probabilidade.

Ementa:

Propedêutica do Direito Agrário. Regime legislativo do Estatuto da Terra. Função sócio-ambiental da propriedade agrária. Desapropriação por interesse social para fins de reforma agrária. Direito de Propriedade no meio rural. Justiça Agrária. Política Agrícola. Desenvolvimento e Sustentabilidade. Principais Tratados Internacionais sobre o Meio Ambiente. A Tutela Constitucional do Meio Ambiente. O Bem Ambiental. Os Direitos Metaindividuais. Direito Ambiental. O Sistema Nacional do Meio Ambiente. Poder de Polícia Ambiental. Licenciamento Ambiental. Prevenção e Reparação do Dano Ambiental. Responsabilidades pelos danos causados ao Meio Ambiente.

Ementa:

A natureza da ciência e da pesquisa. A produtividade do conhecimento científico. Projeto de pesquisa e seus componentes. Normas da ABNT. Abordagem de pesquisa (quantitativa e qualitativa), propósito da pesquisa (exploratória, explicativa e descritiva) e procedimentos de pesquisa (diferentes métodos).

Ementa:

Teoria Geral da Administração. A visão global das áreas funcionais. Gerenciamento por Processos. Aspectos contemporâneos da Administração. Ambiente das empresas rurais. O empresário rural; Caracterização e classificação das empresas rurais; Noções sobre Associativismo e Cooperativismo; Intervenção administrativa em empresas rurais; Planejamento e controle da produção; Noções de crédito rural.

Ementa:

Apresentar os princípios básicos da contabilidade geral a classificação do patrimônio, introdução à contabilidade de custos e os indicadores econômicos. Escrituração contábil. Operações com mercadorias. Balancetes. Apuração do resultado.

Ementa:

Conceituação de Economia. Os grandes agregados econômicos. Economia Brasileira. Sistema Financeiro Nacional. Inflação. Problemas econômicos fundamentais. Ponto de equilíbrio operacional. Valor Econômico Adicionado (VEA). Indicativos de mercado. Microeconomia e macroeconomia. Perspectivas futuras.

Ementa:

Política do Comércio Exterior Brasileiro. Procedimentos Administrativos na Importação e Exportação. INCOTERMS. Habilitação e Acesso ao SISCOMEX. Tributação no Comércio Exterior. Logística Internacional. Acordos Comerciais.

Ementa:

Evolução do conceito de marketing e comunicação de marketing, natureza, objetivo. Análise das oportunidades de marketing. Comportamento do mercado consumidor. Planejamento e desenvolvimento de estratégico de marketing e comunicação. Pesquisa de marketing e os sistemas de informação de marketing de serviços. A marca. Processo de comunicação integrada. Estratégias de comunicação para atender o mercado comercial; Instrumentos promocionais. Compreensão das técnicas e instrumentos de comunicação. Marketing e comunicação na Internet. Comunicação interna nas organizações.

Ementa:

Ética e Moral. Ética Profissional. Cidadania e Direitos Humanos. Políticas Públicas: Educação, Habitação, Saneamento, Saúde, Transporte, Segurança, Defesa e Ambientais. Sustentabilidade e meio ambiente. Desafios e Tendências da Responsabilidade Social e Ambiental.

Ementa:

Empreendedorismo: principais conceitos e características. A gestão empreendedora e suas implicações para as organizações. O papel e a importância do comportamento empreendedor nas organizações. O perfil dos profissionais empreendedores nas organizações. A busca de oportunidades dentro e fora do negócio. A iniciativa e tomada de decisão. A gestão empreendedora de pessoas nas organizações.

Ementa:

Fundamentos de commodities. O Brasil frente as exportações. Marketing e canais e distribuição internacional. Importância dos canais de distribuição. Conceito de cadeias produtivas. Ambiente institucional e organizacional. Elementos do Negócio Agrícola. Método de Análise de Cadeias Produtivas. Competitividade. Análise de SWOT.

Ementa:

Elementos essenciais as plantas. Propriedades físico-químicas do solo. Transporte de nutrientes no solo. Reação do solo. Correção da acidez do solo. Macronutrientes e micronutrientes no solo. Avaliação da fertilidade do solo. Recomendação de fertilizantes inorgânicos e orgânicos. Absorção iônica radicular e foliar. Adubação foliar. Avaliação do estado nutricional das plantas.

Ementa:

A função financeira da empresa e o papel do gestor financeiro, O ambiente operacional da empresa. Demonstrações financeiras. Administração do capital de giro. Risco e retorno: fundamentos. Fontes de recurso de curto prazo. Fontes de recursos de longo prazo. Custo e estrutura de capital. Análise de Investimentos. Alavancagem operacional, financeira e combinada. Ações e fundamentos da administração de carteiras (portfólios).

Ementa:

O conceito antropológico de cultura. As relações entre individuo sociedade-natureza e a produção do conhecimento e da cultura. Sociodiversidade e Multiculturalismo: influência, história e Cultura afro-brasileira, africana e indígena. Diversidade e inclusão: violência, tolerância/intolerância, inclusão/exclusão, sexualidade, relações de gênero e relações étnico-raciais.

Ementa:

Planejamento e projetos. Análise de mercado. Localização e tamanho. Análise econômica. Análise financeira. Aspectos de financiamento dos projetos e análise de viabilidade econômica.

Ementa:

Sistema de recursos humanos na empresa, nos aspectos: recrutamento e seleção de pessoal. Avaliação de desempenho. Administração de cargos e salários. Sistema de compensação. Benefícios. Treinamento e desenvolvimento. Planejamento de carreira. Relações trabalhistas e higiene e segurança do trabalho.

Ementa:

Conceito de materiais e patrimônio. Dimensionamento e controle de estoques. Classificação e localização de materiais. Movimentação de materiais e transporte interno. Administração de compras. O papel da logística nas empresas. Enfoque sistêmico – logística integrada e cadeia total de suprimento. O conceito de custo total mínimo. Interface logística e marketing. Canais de distribuição. Nível de serviço. A logística na estrutura organizacional. Logística reversa.

Jefferson Carvalho Barros

Formação:

  • Doutorando em Educação nas Ciências pela Unijuí;
  • Mestre em Administração Pública pela Universidade Federal do Ceará;
  • Especialista em Gestão de Pessoas pela Faculdade de Balsas – Unibalsas;
  • Graduado em Administração pela Faculdade de Balsas – Unibalsas.

Contato:

E-mail: coord.agronegocio@unibalsas.edu.br

Telefone: (99) 3542-5500