Odontologia (Novo)

INSCREVA-SE GRATUITAMENTE NO NOSSO VESTIBULAR 2022

 

Na Unibalsas, os futuros dentistas podem praticar de uma forma segura, adequada e prestando serviços à comunidade ao mesmo tempo.
Temos os Laboratórios de Anatomorfologia, Multifuncional I e II que contam com estrutura de bancadas, microscópios e materiais específicos.

Quando o assunto é o mercado de trabalho, o profissional formado nessa área tem muitas oportunidades. As atividades do dentista podem variar, atuando em consultório próprio, clínicas interdisciplinares, hospitais, escolas e, até mesmo, em empresas. E tem ainda a função pública através de concursos ou de programas de saúde oral do governo.

A Unibalsas ajuda você a conquistar uma posição de destaque nesta profissão. Conheça alguns dos nossos diferenciais:
Nota 4 (de 5) na avaliação do Ministério da Educação (MEC);
Conhecimento na prática: ambientes que permitem o desenvolvimento de práticas e métodos inovadores que elevam a qualidade do ensino e estimulam o raciocínio criativo. Oportunizam aos estudantes a construção de conhecimentos que os preparam para a atuação nas pré-clínicas e clínicas.

Denominação:
Graduação em Odontologia


Grau conferido:
Bacharel em Odontologia


Duração do curso:
5 anos


Modalidade:
Presencial


Regime:
Seriado Semestral


Carga horária:
4.100 horas


Turno:
Integral


Investimento:
R$ 1.737,00*

*Esse valor já está com desconto de 10% para pagamento até a data de vencimento, exceto primeira parcela.
As parcelas da semestralidade, subsequentes à primeira e até a última, poderão ter seu valor corrigido ou reajustado em conformidade com a legislação aplicável e no prazo por ela previsto.

Geral

O Curso de Bacharelado em Odontologia tem por objetivo geral promover a formação integral do Cirurgião Dentista Generalista de modo a assegurar ao futuro profissional uma sólida formação técnico-científica, humanística e ética que possibilite uma prática profissional competente e comprometida com o contexto social, voltada para a promoção e recuperação da saúde bucal.

Específicos

a) Formar profissionais capazes de realizar diagnóstico de problemas buco-dentários, elaboração, execução e avaliação de planos de tratamento compatíveis com as condições socioeconômicas, socioambientais e culturais da população;

b) Incentivar o trabalho de pesquisa e investigação científica, contribuindo para o desenvolvimento da ciência e tecnologia levando em conta a realidade e a pluralidade sócio-econômico-cultural do meio em que vive;

c) Estimular a busca permanente de aperfeiçoamento profissional e cultural visando a integração e atualização dos conhecimentos adquiridos através da educação continuada;

d)Estimular o conhecimento dos problemas regionais, nacionais e dos internacionais, considerando o fenômeno da globalização que o mundo vive atualmente e prestar serviços para a comunidade estabelecendo com esta uma relação de cooperação;

e) Proporcionar uma vivência clínica, com técnicas modernas de tratamentos, sustentada por uma base em ciências básicas;

f) Desenvolver ações de prevenção e promoção de saúde em benefício da comunidade, em especial às parcelas sociais mais carentes da região, estabelecidos a partir de bases morais e éticas;

g) Constituir perfis profissionais para atuarem em equipes multidisciplinares no Sistema Único de Saúde (SUS);

h) Desenvolver o espírito de parcerias e de coparticipação para a implementação de projetos e programas nas áreas odontológicas.

Ementa:

Orientações sobre a vida acadêmica no contexto da Faculdade de Balsas. Organização universitária. Postura profissional e humana em ambiente universitário. Protagonismo universitário: autoconhecimento e gestão de projeto de vida. Estudo em ambiente universitário: presencial e virtual. Boas práticas de estudo.

Ementa:

Concepção de língua e linguagem. A comunicação como um processo de interação dialógica. Tipologia textual. Leitura e compreensão de textos. Estratégias para a construção da comunicação escrita.

Ementa:

A natureza da ciência e da pesquisa. A produtividade do conhecimento científico. Projeto de pesquisa e seus componentes. Normas da ABNT. Abordagem de pesquisa (quantitativa e qualitativa), propósito da pesquisa (exploratória, explicativa e descritiva) e procedimentos de pesquisa (diferentes métodos).

Ementa:

O conceito antropológico de cultura. As relações entre individuo sociedade-natureza e a produção do conhecimento e da cultura. Sociodiversidade e Multiculturalismo: influência, história e Cultura afro-brasileira, africana e indígena. Diversidade e inclusão: violência, tolerância/intolerância, inclusão/exclusão, sexualidade, relações de gênero e relações étnico-raciais.

Ementa:

Ética e Moral. Ética Profissional. Cidadania e Direitos Humanos. Políticas Públicas: Educação, Habitação, Saneamento, Saúde, Transporte, Segurança, Defesa e Ambientais. Sustentabilidade e meio ambiente. Desafios e Tendências da Responsabilidade Social e Ambiental.

Ementa:

Empreendedorismo: principais conceitos e características. A gestão empreendedora e suas implicações para as organizações. O papel e a importância do comportamento empreendedor nas organizações. O perfil dos profissionais empreendedores nas organizações. A busca de oportunidades dentro e fora do negócio. A iniciativa e tomada de decisão. A gestão empreendedora de pessoas nas organizações.

Fernando César Moreira

Formação:

  • Doutor em Biologia Craniofacial e Biomateriais pela Faculdade de Odontologia de Araraquara – UNESP;
  • Especialista e Mestre em Ortodontia pela FHO – Uniararas;
  • Graduado em Odontologia pela FOAr / UNESP.

Contato:

Email: coord.odontologia@unibalsas.edu.br

Telefone: (99) 3542-5500