Pedagogia EAD (fevereiro 2023)

Mais do que ensinar para o futuro, educar para a vida.

INÍCIO EM FEVEREIRO DE 2023

 

A concepção do curso de Pedagogia da Faculdade de Balsas deu-se no intuito de formar profissionais capacitados e qualificados para a área educacional, suprindo uma notória necessidade e carência deste profissional na região de Balsas e no Estado do Maranhão, bem como fortalecer e elevar a qualidade do ensino básico que garantirá a melhor qualificação das pessoas.

O pedagogo deverá estar apto a enfrentar as contradições e dilemas do processo de ensino e da aprendizagem, para tanto, dominar as categorias, leis e princípios didáticos, por um lado, e, por outro lado, constituir-se como um gestor (diretor, administrador, orientador, supervisor), pesquisador e/ou assessor-consultor dos diversos processos docente-educativos dentro e fora do âmbito escolar.

Acredita-se que é pela educação de qualidade que se promove o desenvolvimento socioeconômico, cultural, nível de formação dos futuros professores. Desta forma, elevando a qualidade da Educação Básica e gerando um maior desenvolvimento pessoal e profissional.

Assim, o projeto do curso de Pedagogia contribuirá na formação de profissionais habilitados para o exercício pleno das atividades requeridas do profissional Pedagogo.

Denominação:
Licenciatura Plena em Pedagogia


Grau conferido:
Licenciado em Pedagogia (Pedagogo)


Duração do curso:
4 anos


Modalidade:
Presencial


Regime:
Seriado Modular


Carga horária:
3.200 horas


Turno:
EAD


Investimento:
R$ R$ 200,20*
*Esse valor já está com desconto de 30% para pagamento até a data de vencimento.
As parcelas da semestralidade, subsequentes à primeira e até a última, poderão ter seu valor corrigido ou reajustado em conformidade com a legislação aplicável e no prazo por ela previsto.

Formar profissionais licenciados em Pedagogia com as competências didático-pedagógicas, científico-tecnológicas, linguocomunicativas e socioculturais, aptos a exercer as funções de magistério na educação infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, de Educação Profissional e Educação Profissional Técnica de nível médio, na área de serviços e apoio escolar e em outras áreas, na participação, organização e gestão de sistemas e instituições de ensino, em assessorias, coordenação e direção de trabalhos escolares e não escolares que envolvam o saber pedagógico.

Estabelecer espaços de problematização, proposições e produções em intersecção com os estudos culturais e sociais contemporâneos da educação, com o processo de construção de conhecimento por meio da extensão e da pesquisa a partir da análise das relações entre cultura, saber, poder e ética de trabalho do profissional da educação, atravessando o ensinar e o aprender pela inter e transdisciplinaridade e pelo fortalecimento da escola democrática de qualidade para todos, em resposta aos constantes e profundos desafios da sociedade, em nível municipal e regional, seguindo a cultura da responsabilidade colaborativa.

Atender às necessidades regionais e locais de recursos humanos qualificados na área educacional;

Identificar oportunidades nas organizações do segundo e terceiro setores que potencializem sua responsabilidade social através de projetos e ações socioeducativas;

Estimular o espírito investigativo e criativo a fim de habilitar para potencialização de situações de boas práticas, bem como, de desdobrar situações problemáticas encontrando soluções;

Possibilitar o desenvolvimento da capacidade para a autoria através da aprendizagem autônoma, dinâmica e produtiva;

Contribuir com a formação ética, política e cultural para o desenvolvimento do cidadão consciente do senso de humanidade;

Possibilitar a formação de profissionais que atuem na educação inclusiva por meio do respeito às diferenças, reconhecendo e valorizando a diversidade étnico-racial, de diferenças culturais, entre outras;

Conceber o serviço educacional e os diversos processos educativos utilizando novas tecnologias da informação e comunicação voltadas à identificação e resolução de problemas educacionais;

Estimular a prática profissional que favoreça a formação e estimule o aprimoramento pedagógico das instituições envolvidas;

Oportunizar a competência didático-pedagógica que possibilite ao profissional desenvolver docência interativa, reflexiva, coparticipativa com ações educativas junto aos estudantes na escola, na família e na comunidade em que atua;

Promover projetos educacionais considerando as transformações no contexto socioambiental;

Planejar, executar, coordenar, acompanhar e avaliar tarefas próprias do setor da educação, especialmente no cenário regional.

Ementa:

Orientações sobre a vida acadêmica no contexto da Faculdade de Balsas. Organização universitária. Postura profissional e humana em ambiente universitário. Protagonismo universitário: autoconhecimento e gestão de projeto de vida. Estudo em ambiente universitário: presencial e virtual. Boas práticas de estudo.

Ementa:

Concepção de língua e linguagem. A comunicação como um processo de interação dialógica. Tipologia textual. Leitura e compreensão de textos. Estratégias para a construção da comunicação escrita.

Ementa:

Análise e discussão dos processos formativos da educação brasileira ao longo da história, buscando compreender as relações entre educação e sociedade no passado e no presente. A partir da historiografia, debater questões relacionadas à educação e à escola no Brasil, com ênfase nos séculos XIX e XX e encaminhamento para os desafios do século XXI.

Ementa:

Sociedades multiculturais e educação para a tolerância. Estudos e discussões de conceitos e abordagens relacionados à problemática “educação multiculturalismo e cibercultura na contemporaneidade”. Cultura escolar e Diversidade cultural: entre a negação e o reconhecimento das diferenças. Aspectos históricos e culturais da cidade de Balsas.

Ementa:

A natureza da ciência e da pesquisa. A produtividade do conhecimento científico. Projeto de pesquisa e seus componentes. Normas da ABNT. Abordagem de pesquisa (quantitativa e qualitativa), propósito da pesquisa (exploratória, explicativa e descritiva) e procedimentos de pesquisa (diferentes métodos).

Ementa:

Aborda os pressupostos epistemológicos necessários à compreensão e articulação dos diferentes saberes científicos, vinculados a uma determinada concepção formativa. O senso comum e o conhecimento filosófico na prática docente. Estudo e a análise das contribuições dos saberes filosóficos para a formação da prática educativa. Reflexões sobre o papel da Educação na sociedade contemporânea, as dimensões éticas do processo educativo, a produção do conhecimento como emancipação humana e a construção democrática da liberdade por meio de sujeitos socialmente atuantes.

Ementa:

O trabalho coletivo como princípio do processo educativo; relações de poder no cotidiano da escola e suas implicações para o trabalho pedagógico. Relação escola/comunidade. O trabalho do pedagogo sob o prisma das demandas educacionais. Compreensão da articulação entre teoria e prática nos contextos escolares. O projeto político pedagógico.

Ementa:

Fundamentos e conceitos da Psicologia da educação. Teorias do desenvolvimento humano: conceitos básicos e principais concepções. Processos básicos do comportamento. Fundamentos teórico-epistemológicos da relação psicologia-educação. Principais correntes da psicologia e suas aplicações educacionais. Conhecimentos psicológicos e prática educativa. O papel da afetividade e da cognição na aprendizagem.

Ementa:

Os conceitos de alfabetização e letramento. Concepções teóricas de aquisição e desenvolvimento da linguagem escrita. Produção e apropriação da leitura e da escrita. Letramento e avaliação na prática pedagógica interdisciplinar.

Ementa:

O conceito antropológico de cultura. As relações entre individuo sociedade-natureza e a produção do conhecimento e da cultura. Sociodiversidade e Multiculturalismo: influência, história e Cultura afro-brasileira, africana e indígena. Diversidade e inclusão: violência, tolerância/intolerância, inclusão/exclusão, sexualidade, relações de gênero e relações étnico-raciais.

Ementa:

A Língua materna. Teorias do desenvolvimento da linguagem. Fundamentos sociolinguísticos, psicolinguísticos. O processo de leitura e de produção textual. A Base Nacional Comum Curricular e a Proposta Curricular da Secretaria de Estado do Maranhão para o Ensino da Língua Portuguesa nos anos iniciais do ensino fundamental.

Ementa:

Educação Infantil: fundamentos e políticas. A Criança de 0 a 5 anos: o cuidado e a educação. A dimensão lúdica na criança. Base Nacional Curricular Comum. Proposta Pedagógica do Estado do Maranhão para a Educação Infantil. Análise contextual e caracterização dos processos organizativos das instituições de educação infantil, os elementos tempo e espaço pedagógicos. Avaliação no contexto da educação infantil.

Ementa:

Breve introdução histórica da Matemática. O desenvolvimento dos conceitos matemáticos numa perspectiva construtivista e pós-construtivista. Metodologia da Matemática. A Base Nacional Comum Curricular e a Proposta Curricular da Secretaria do Estado do Maranhão para o ensino da Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. Avaliação em matemática. Análise e utilização de livros didáticos e paradidáticos.

Ementa:

Ciências da natureza: conteúdos e conceitos básicos. Ciências Naturais na sala de aula. O papel do professor das Ciências Naturais. Metodologia das Ciências Naturais. Base Nacional Comum Curricular e a Proposta Curricular da Secretaria do Estado do Maranhão para o ensino das Ciências nos anos iniciais do ensino fundamental. Planejamento e avaliação em Ciências.

Ementa:

A língua brasileira de sinais. Histórico da língua brasileira de sinais. Fundamentos legais. Parâmetros da língua de sinais. Conversação. Vocabulário da Libras em contextos diversos.

Ementa:

A importância da literatura na atividade simbólica da criança. Concepções sobre literatura e infância. A importância da fantasia no desenvolvimento infantil. A importância da literatura no processo educativo e de aprendizagem. Principais autores da literatura infantojuvenil.

Ementa:

Empreendedorismo: principais conceitos e características. A gestão empreendedora e suas implicações para as organizações. O papel e a importância do comportamento empreendedor nas organizações. O perfil dos profissionais empreendedores nas organizações. A busca de oportunidades dentro e fora do negócio. A iniciativa e tomada de decisão. A gestão empreendedora de pessoas nas organizações.

Ementa:

Princípios de metodologias ativas de aprendizagem. A problematização centrada na interação entre professor, aluno e conhecimento. Aprendizagem ativa baseada em problemas, desafios, jogos, atividades e leituras, combinando tempos individuais e tempos coletivos. O trabalho individual e o coletivo.

Ementa:

Anos Iniciais do Ensino Fundamental: caracterização do espaço-tempo escolar. Estudos e análise crítica da prática docente nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Planejamento, docência e avaliação do processo de ensino.

Ementa:

Ética e Moral. Ética Profissional. Cidadania e Direitos Humanos. Políticas Públicas: Educação, Habitação, Saneamento, Saúde, Transporte, Segurança, Defesa e Ambientais. Sustentabilidade e meio ambiente. Desafios e Tendências da Responsabilidade Social e Ambiental.

Ementa:

Prática de docência orientada. Planejamento, atuação, análise, reflexão da docência nos anos iniciais do ensino fundamental. O exercício da prática pedagógica nos anos iniciais do ensino fundamental. Articulação do processo de produção de conhecimentos e realidade cultural e pedagógica.

Renata Miranda França

Formação:

  • Especialista em Transtorno do Espectro Autista (TEA) & Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD) pela Faculdade UNINA;
  • Especialista em Neuroaprendizagem pela Faculdade UNINA;
  • Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade de Ciências de Wenceslau Braz, FACIBRA;
  • Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Norte do Paraná, UENP.

Contato:

E-mail: coord.pedagogia@unibalsas.edu.br

Telefone: (99) 3542-5500