Sistemas de Informação

A tecnologia avança muito rápido. Estar informado e ligado é o caminho para o futuro.

INSCREVA-SE GRATUITAMENTE NO NOSSO VESTIBULAR 2023

De acordo com a orientação nacional da área da Computação e da Informática, os cursos da área de computação e informática têm como objetivo a formação de recursos humanos para o desenvolvimento tecnológico da computação (hardware e software) com vistas a atender necessidades da sociedade, para a aplicação das tecnologias da computação no interesse da sociedade e para a formação de professores para o ensino médio e profissional.

Neste contexto, o curso de Bacharelado em Sistemas de Informação da Faculdade de Balsas tem a computação como atividade meio e visa à formação de recursos humanos para o desenvolvimento/automação dos sistemas de informação, com ênfase para sistemas empresariais e para a Internet.

Este curso reúne a tecnologia da computação e a tecnologia da administração e, portanto, possuindo ambas as áreas, um enfoque pragmático bastante forte.

Denominação:
Graduação em Sistemas de Informação


Grau conferido:
Bacharel em Sistemas de Informação


Duração do curso:
4 anos


Modalidade:
Presencial


Regime:
Seriado Semestral


Carga horária:
3.000 horas


Turno:
Noturno


Investimento:
R$ 841,50*

*Esse valor já está com desconto de 10% para pagamento até a data de vencimento, da parcela 02 a 06.
As parcelas dos próximos semestres poderão ter seu valor corrigido ou reajustado em conformidade com a legislação aplicável e no prazo por ela previsto.
Valor promocional válido para ingressantes do semestre 2023.1.

Formar profissionais dotados de sólidos conhecimentos relacionados à área da computação, capazes de acompanhar as evoluções tecnológicas e atuar com competência nas mais diferentes organizações e instituições públicas ou privadas;

Formar profissionais aptos a atuar na realidade nacional e regional e capazes de adequarem-se à dinâmica das mudanças tecnológicas;

Formar profissionais empreendedores, que atuem como multiplicadores dos esforços internos nas organizações as quais pertençam ao mesmo tempo em que tenham a capacidade de iniciar novos negócios, desbravando mercados, avaliando e assumindo os riscos necessários ao sucesso dos empreendimentos;

Formar profissionais dotados de sólidos valores morais e éticos, cônscios de suas responsabilidades profissionais e sociais;

Formar profissionais que utilizem sistemas de informação para potencializar as ações do agronegócio;

Formar profissionais analíticos e críticos acerca dos fenômenos organizacionais, capazes de visualizar e propor soluções estruturadas e inovadoras aos complexos problemas inerentes as organizações modernas;

Formar profissionais que tenham como objetivos permanentes o autodesenvolvimento e a autoaprendizagem.

Formar um profissional capaz de:

  • Analisar problemas reais e desenvolver algoritmos adequados para resolvê-los;
  • Desenvolver softwares aplicativos e/ou de sistemas de informação para as várias arquiteturas existentes;
  • Atuar como analista de software;
  • Atuar no planejamento e gerenciamento da infraestrutura de informação e coordenação dos recursos de informação;
  • Atuar no desenvolvimento científico da área de sistemas de informação das organizações;
  • Utilizar linguagens de programação sob a ótica dos paradigmas: estruturado, funcional, lógico, orientado a objetos e orientado a eventos;
  • Atuar como empreendedor na área de informática, sobretudo através do desenvolvimento de novas soluções e aplicativos computacionais;
  • Atuar com competência no desenvolvimento de sistemas de informação empresariais, do agronegócio, para Internet e para dispositivos móveis.

Ementa:

Portas Lógicas e Circuitos Lógicos, Barramento, comunicações, interfaces e periféricos. Organização de memórias. Arquiteturas RISC e CISC. Linguagem de Máquina. Operações de Entrada/Saída. Instruções. Introdução a Linguagens de Montagem. Modos de endereçamento. Interrupção. Arquiteturas paralelas.

Ementa:

Conceituações e proposições em administração. Princípios e elementos da administração: planejamento, organização, direção e controle O papel, perfil, competências, habilidades e atitudes do administrador. Processos administrativos. Os novos paradigmas da administração. Gerenciamento das mudanças e impacto das modernas ferramentas de gestão na competitividade empresarial.

Ementa:

Orientações sobre a vida acadêmica no contexto da Faculdade de Balsas. Organização universitária. Postura profissional e humana em ambiente universitário. Protagonismo universitário: autoconhecimento e gestão de projeto de vida. Estudo em ambiente universitário: presencial e virtual. Boas práticas de estudo.

Ementa:

Concepção de língua e linguagem. A comunicação como um processo de interação dialógica. Tipologia textual. Leitura e compreensão de textos. Estratégias para a construção da comunicação escrita.

Ementa:

Razão e proporção. Números Proporcionais e suas grandezas. Regra de três simples e composta. Porcentagem. Funções: primeiro grau (demanda, oferta, ponto de equilíbrio, custo, receita e lucro), segundo grau, modular, exponencial, logarítmica e trigonométrica. Conceitos básicos de estatística. Representação gráfica de dados. Medidas de posição e dispersão; números índices; regressão e correlação linear; probabilidade.

Ementa:

Promover o estímulo do raciocínio lógico aplicado à construção de algoritmos e programas para resoluções de problemas, o domínio das normas técnicas para escrita e desenvolvimento de algoritmos e a compreensão dos elementos fundamentais que constituem os algoritmos.

Ementa:

A natureza da ciência e da pesquisa. A produtividade do conhecimento científico. Projeto de pesquisa e seus componentes. Normas da ABNT. Abordagem de pesquisa (quantitativa e qualitativa), propósito da pesquisa (exploratória, explicativa e descritiva) e procedimentos de pesquisa (diferentes métodos).

Ementa:

Redes de Computadores: origem e aplicações. Padronização e Modelo de Referência OSI. Pilha de Protocolos da Internet. Serviços de Comunicação de Dados. Hardware e Software de Rede. Meios de transmissão. Redes de Alta Velocidade. Sistemas Distribuídos.

Ementa:

Modelos de gerenciamento de redes de computadores: normas e padrões. Protocolos de gerência. Qualidade de Serviços. Projeto lógico e físico de redes. Ferramentas para gerenciamento de redes de computadores.

Ementa:

Conceitos fundamentais de banco de dados. Projeto de banco de dados: conceitual, lógico e físico. Modelo conceitual de entidades e relacionamentos. Modelo de dados relacional. Dependências funcionais e normalização. Linguagens de definição e de manipulação de dados. Restrições de integridade e visões. Organização física de bancos de dados: técnicas de armazenamento e indexação.

Ementa:

O conceito antropológico de cultura. As relações entre individuo sociedade-natureza e a produção do conhecimento e da cultura. Sociodiversidade e Multiculturalismo: influência, história e Cultura afro-brasileira, africana e indígena. Diversidade e inclusão: violência, tolerância/intolerância, inclusão/exclusão, sexualidade, relações de gênero e relações étnico-raciais.

Ementa:

Histórico da evolução dos Sistemas Operacionais. Fundamentos de Sistemas Operacionais. Processos: cooperação, competição, concorrência, compartilhamento de recursos, comunicação e sincronização. Escalonamento de Processos. Gerenciamento de Memória. Realocação dinâmica, proteção, memória virtual, paginação e segmentação. Gerenciamento de I/O. Estudo de Casos.

Ementa:

Arranjos Multidimensionais. Tipos estruturados: registros. Arquivos. Tratamento de Exceções. Alocação Dinâmica de Memória. Linguagem algorítmica. Recursividade.

Ementa:

Contextualização da Engenharia de Software. Fundamentação dos Princípios da Engenharia de Software. Conceituação de Produto e Processo de Software. Caracterização do Projeto de Software. Análise de Requisitos. Metodologias Ágeis.

Ementa:

Empreendedorismo: principais conceitos e características. A gestão empreendedora e suas implicações para as organizações. O papel e a importância do comportamento empreendedor nas organizações. O perfil dos profissionais empreendedores nas organizações. A busca de oportunidades dentro e fora do negócio. A iniciativa e tomada de decisão. A gestão empreendedora de pessoas nas organizações.

Ementa:

Estudos de conceitos básicos de Sistemas da Informação. Estudo da aplicação de SI nas organizações. Impacto dos SI nas organizações. Potencial estratégico dos SI para o negócio. Tendências e perspectivas do uso das Tecnologias da Informação nas organizações.

Ementa:

Ética e Moral. Ética Profissional. Cidadania e Direitos Humanos. Políticas Públicas: Educação, Habitação, Saneamento, Saúde, Transporte, Segurança, Defesa e Ambientais. Sustentabilidade e meio ambiente. Desafios e Tendências da Responsabilidade Social e Ambiental.

Ementa:

Princípios Produtivos. Planejamento e Organização da Produção. Planejamento e a Organização da Logística. Identificando os Sistemas de Produção. Custos de Produção. Qualidade na Produção. Gestão, Controle e Tecnologias da Produção. Gestão, Controle e Tecnologias da Logística. Gestão da Manutenção. Interface da Produção com os setores Financeiros, Pessoas e Marketing. Plano Operacional.

Ementa:

SQL Avançado. Controle de Acesso a Dados. Gerenciamento de transações. Controle de concorrência. Recuperação e otimização. Segurança. Bancos de dados distribuídos. Novos paradigmas em Bancos de Dados.

Ementa:

Conceituação de Economia. Os grandes agregados econômicos. Economia Brasileira. Sistema Financeiro Nacional. Inflação. Problemas econômicos fundamentais. Ponto de equilíbrio operacional. Valor Econômico Adicionado (VEA). Indicativos de mercado. Microeconomia e macroeconomia. Perspectivas futuras.

Ementa:

Tipos e contextos de aplicações de governança. Governança de Tecnologia da Informação TI e sua importância. Alinhamento estratégico de TI e governança de TI. Gestão e tipos de decisões de TI. Direitos e contribuições para a tomada de decisões em TI. Mecanismos para a implantação de Governança. Padrões e Frameworks de Governança de TI. Normas ISO, BSI e ABNT para TI.

Ementa:

Modelos de Maturidade. Modelagem de software. Teste e qualidade de software. Reengenharia e engenharia reversa.

Ementa:

Aspectos sobre usabilidade, ergonomia e interatividade nos Projetos de Software para dispositivos móveis. Visão geral das tecnologias móveis e sem fio. Padrões de programação para dispositivos móveis. APIs de programação. Utilização de uma plataforma de programação para dispositivos móveis.

Ementa:

Business Intelligence e Big Data Analysis, Contabilidade e análise de custos, Testes e Qualidade de Software, Simulação de Sistemas de Informação, Tecnologias Aplicadas ao Agronegócio, Inglês instrumental.

Ementa:

Metodologias, Técnicas e Ferramentas para Gerenciamento de Projetos de Software. Riscos de Projeto de Software. Planejamento, Execução, Acompanhamento, Controle e Encerramento de Projeto de Software.

Ementa:

Programação Linear, Noções sobre o Espaço Vetorial, O Método Simplex, Dualidade, O Problema do Transporte, O Problema da Designação, Análise da Sensibilidade, Simulação, Controle de Parâmetros em Simulação.

Ementa:

Introdução à computação gráfica. Fundamentos de cor. Imagem digital. Dispositivos gráficos. Transformações geométricas e sistemas de coordenadas. Objetos gráficos planares. Objetos gráficos tridimensionais. Visualização e transformações de visualização. Recortes e janelas. Modelos de iluminação. Processamento de Imagens.

Ementa:

Sistema de recursos humanos na empresa, nos aspectos: recrutamento e seleção de pessoal. Avaliação de desempenho. Administração de cargos e salários. Sistema de compensação. Benefícios. Treinamento e desenvolvimento. Planejamento de carreira. Relações trabalhistas e higiene e segurança do trabalho.

Ementa:

Estudo introdutório dos fundamentos e aplicações da Inteligência Artificial. Histórico e princípios da IA. Resolução de problemas. Estudo da representação do conhecimento. Agentes Inteligentes. Sistemas Especialistas. Lógica Nebulosa. Algoritmos Genéticos. Redes Neurais Artificiais. 

Ementa:

Conceituações e proposições em administração. Princípios e elementos da administração: planejamento, organização, direção e controle O papel, perfil, competências, habilidades e atitudes do administrador. Processos administrativos. Os novos paradigmas da administração. Gerenciamento das mudanças e impacto das modernas ferramentas de gestão na competitividade empresarial.

Ementa:

Ementa: Redes e Internet. Conhecimento de HTML, estrutura e comandos. Conceitos iniciais de desenvolvimento de páginas e Sites. Hospedagem e atualização de Sites, Sistemas de Gestão de Conteúdo.

Ementa:

Representação da Informação, Sistemas Numéricos, Conjuntos numércios, Lógica proposicional, Álgebra de Boole, Funções Booleanas, Relações, Introdução a Função, Funções e suas aplicações, Representação gráfica das funções em R2.

Ementa:

O conceito de sistema. Componentes genéricos de um sistema. As relações entre sistema e ambiente. Hierarquia de sistemas. Classificações dos sistemas. Os conceitos, objetivos, funções e componentes dos sistemas de informação. As dimensões tecnológica, organizacional e humana dos sistemas de informação. Os tipos de sistemas de informação. Áreas relacionadas a Sistemas de Informação. Inovação com Sistemas de Informação.

Ementa:

Concepção de língua e linguagem. A comunicação como um processo de interação dialógica. Tipologia textual. Leitura e compreensão de textos. Estratégias para a construção da comunicação escrita. Postura profissional e humana em ambiente universitário. Protagonismo universitário: autoconhecimento e gestão de projeto de vida. Estudo em ambiente universitário: presencial e virtual. Organização universitária.

Ementa:

Promover o estímulo do raciocínio lógico aplicado à construção de algoritmos e programas para resoluções de problemas, o domínio das normas técnicas para escrita e desenvolvimento de algoritmos e a compreensão dos elementos fundamentais que constituem os algoritmos.

Ementa:

Portas Lógicas e Circuitos Lógicos, Barramento, comunicações, interfaces e periféricos. Organização de memórias. Arquiteturas RISC e CISC. Linguagem de Máquina. Operações de Entrada/Saída. Instruções. Introdução a Linguagens de Montagem. Modos de endereçamento. Interrupção. Arquiteturas paralelas.

Ementa:

Redes de Computadores: origem e aplicações. Padronização e Modelo de Referência OSI. Pilha de Protocolos da Internet. Serviços de Comunicação de Dados. Hardware e Software de Rede. Meios de transmissão. Redes de Alta Velocidade. Sistemas Distribuídos.

Ementa:

Conceitos de automação industrial. Sistemas analógicos e sistemas digitais. Sensores e atuadores. Introdução ao controlador lógico programável. Robótica industrial. Práticas de controle e automação.

Ementa:

A natureza da ciência e da pesquisa. A produtividade do conhecimento científico. Projeto de pesquisa e seus componentes. Métodos de Pesquisa. Normas ABNT. Técnicas de pesquisa: análise documental, amostragem, coleta e análise de dados.

Ementa:

Arranjos Multidimensionais. Tipos estruturados: registros. Arquivos. Tratamento de Exceções. Alocação Dinâmica de Memória. Linguagem algorítmica. Recursividade.

Ementa:

Analise Combinatória e Probabilidade: Arranjo, Permutações, combinações, Espaço amostral, Probabilidades em espaços amostrais. Álgebra matricial: Matrizes, Determinantes e Sistemas Lineares e Estruturas algébricas e espaços vetoriais. Cálculo algébrico: Limites; Continuidade; Derivação; Integração; Seqüências e séries e Equações diferenciais ordinárias.

Ementa:

Conceitos fundamentais de banco de dados. Projeto de banco de dados: conceitual, lógico e físico. Modelo conceitual de entidades e relacionamentos. Modelo de dados relacional. Dependências funcionais e normalização. Linguagens de definição e de manipulação de dados. Restrições de integridade e visões. Organização física de bancos de dados: técnicas de armazenamento e indexação.

Ementa:

Contextualização da Engenharia de Software. Fundamentação dos Princípios da Engenharia de Software. Conceituação de Produto e Processo de Software. Caracterização do Projeto de Software. Análise de Requisitos. Metodologias Ágeis.

Ementa:

O conceito antropológico de cultura. As relações entre individuo sociedade-natureza e a produção do conhecimento e da cultura Sociodiversidade e multiculturalismo: violência, tolerância/intolerância, inclusão/exclusão, sexualidade, relações de gênero e relações étnico-raciais. Identidade cultural na atualidade, diversidade e inclusão.

Ementa:

Histórico da evolução dos Sistemas Operacionais. Fundamentos de Sistemas Operacionais. Processos: cooperação, competição, concorrência, compartilhamento de recursos, comunicação e sincronização. Escalonamento de Processos. Gerenciamento de Memória. Realocação dinâmica, proteção, memória virtual, paginação e segmentação. Gerenciamento de I/O. Estudo de Casos.

Ementa:

Modelos de gerenciamento de redes de computadores: normas e padrões. Protocolos de gerência. Qualidade de Serviços. Projeto lógico e físico de redes. Ferramentas para gerenciamento de redes de computadores.

Ementa:

Aspectos sobre usabilidade, ergonomia e interatividade nos Projetos de Software para web. Padrões de Projeto para web. Persistência de dados. Ferramentas para o desenvolvimento de aplicações na web. Frameworks para web.

Ementa:

Introdução aos paradigmas de Programação. Abstração de Dados. Classes, objetos, atributos e métodos (estáticos e da classe). Encapsulamento. Construtores e destrutores. Sobrecarga de operadores e métodos. Herança. Polimorfismo. Classes Abstratas, Interfaces. Desenvolvimento de aplicações utilizando uma linguagem orientada a objetos.

Ementa:

SQL Avançado. Controle de Acesso a Dados. Gerenciamento de transações. Controle de concorrência. Recuperação e otimização. Segurança. Bancos de dados distribuídos. Novos paradigmas em Bancos de Dados.

Ementa:

Empreendedorismo: principais conceitos e características. A gestão empreendedora e suas implicações para as organizações. O papel e a importância do comportamento empreendedor nas organizações. O perfil dos profissionais empreendedores nas organizações. A busca de oportunidades dentro e fora do negócio. A iniciativa e tomada de decisão. A gestão empreendedora de pessoas nas organizações.

Ementa:

Listas lineares e suas generalizações: listas ordenadas, listas encadeadas, pilhas e filas. Aplicações de listas. Análise de algoritmos: correção, pior acaso, caso médio, espaço ocupado, otimização e implementação. Algoritmos clássicos de ordenação e busca.

Ementa:

Aspectos sobre usabilidade, ergonomia e interatividade nos Projetos de Software para dispositivos móveis. Visão geral das tecnologias móveis e sem fio. Padrões de programação para dispositivos móveis. APIs de programação. Utilização de uma plataforma de programação para dispositivos móveis.

Ementa:

Conceitos e Princípios da Segurança da Informação. Tolerância a Falhas.  Conceitos e Fundamentos da Auditoria em Sistemas de Informação. Tecnologia de auditagem, conceitos básicos. Softwares de auditoria. Estrutura da função de auditoria de sistemas de informação nas organizações. Política de Segurança. O planejamento, implementação e avaliação de políticas de segurança de informações. Tecnologias de Segurança da Informação.

Ementa:

Modelos de Maturidade. Modelagem de software. Teste e qualidade de software. Reengenharia e engenharia reversa.

Ementa:

Ética, Cidadania e Responsabilidade Social: Ética, Democracia e Cidadania. Ética e Moral. Ética Profissional. Políticas Públicas: Educação, Habitação, Saneamento, Saúde, Transporte, Segurança, Defesa e Questões Ambientais. Sustentabilidade e meio ambiente. Desafios e Tendências da Responsabilidade Social e Ambiental.

Ementa:

Tipos e contextos de aplicações de governança. Governança de Tecnologia da Informação TI e sua importância. Alinhamento estratégico de TI e governança de TI. Gestão e tipos de decisões de TI. Direitos e contribuições para a tomada de decisões em TI. Mecanismos para a implantação de Governança. Padrões e Frameworks de Governança de TI. Normas ISO, BSI e ABNT para TI.

Ementa:

Introdução à computação gráfica. Fundamentos de cor. Imagem digital. Dispositivos gráficos. Transformações geométricas e sistemas de coordenadas. Objetos gráficos planares. Objetos gráficos tridimensionais. Visualização e transformações de visualização. Recortes e janelas. Modelos de iluminação. Processamento de Imagens.

Ementa:

Metodologias, Técnicas e Ferramentas para Gerenciamento de Projetos de Software. Riscos de Projeto de Software. Planejamento, Execução, Acompanhamento, Controle e Encerramento de Projeto de Software.

Ementa:

Conceituação de Economia. Os grandes agregados econômicos. Economia Brasileira. Sistema Financeiro Nacional. Inflação. Problemas econômicos fundamentais. Ponto de equilíbrio operacional. Valor Econômico Adicionado (VEA). Indicativos de mercado. Microeconomia e macroeconomia. Teoria geral do comércio. Perspectivas futuras.

Ementa:

Estudo aplicações das estruturas de dados: Árvores binárias, árvores binárias de busca, árvores balanceadas. Aplicações de Árvores. Grafos e Aplicações. Tabela Hashing.

Ementa:

Programação Linear, Noções sobre o Espaço Vetorial, O Método Simplex, Dualidade, O Problema do Transporte, O Problema da Designação, Análise da Sensibilidade, Simulação, Controle de Parâmetros em Simulação.

Ementa:

Orientação, acompanhamento e avaliação do projeto de trabalho a ser realizado pelo aluno em instituições públicas ou privadas, ou ainda, através de projetos de iniciação científica ou de tecnologia, desenvolvidos sob supervisão de professor.

Ementa:

Business Intelligence e Big Data Analysis, Contabilidade e análise de custos, Testes e Qualidade de Software, Simulação de Sistemas de Informação, Tecnologias Aplicadas ao Agronegócio, Inglês instrumental.

Ementa:

Apresentação de temas complementares ao curso. Discussão e estudo de pesquisas, novas tecnologias e tópicos atuais da área de computação e sistemas de informação.

Ementa:

Estudo introdutório dos fundamentos e aplicações da Inteligência Artificial. Histórico e princípios da IA. Resolução de problemas. Estudo da representação do conhecimento. Agentes Inteligentes. Sistemas Especialistas. Lógica Nebulosa. Algoritmos Genéticos. Redes Neurais Artificiais. 

Ementa:

Histórico e evolução da Computação. Princípios de funcionamento do computador digital. Organização de Computadores: Processador, memória e dispositivos periféricos. Sistemas de Numeração. Aritmética Computacional. Introdução à Álgebra de Boole. Funções Booleanas, Portas Lógicas e Circuitos Lógicos.

Ementa:

Bases conceituais e filosóficas da área de Sistemas de Informação. Os conceitos, objetivos, funções e componentes dos sistemas de informação. As dimensões tecnológica, organizacional e humana dos sistemas de informação. Os tipos de sistemas de informação. Áreas relacionadas a Sistemas de Informação.

Ementa:

Conjuntos, Conjuntos Numéricos, Lógica preposicional, Álgebra de Boole, Relações, Introdução a Função,  Funções e suas aplicações,  Representação gráfica das funções em R2.

Ementa:

Estudo da postura epistemológica em ambiente universitário. Aspectos referentes à vida universitária. Concepções de estudo e aprendizagem. Formas de relacionamento com o conhecimento. Órgãos deliberativos e de apoio acadêmico da Faculdade de Balsas. Regulamentações da Faculdade de Balsas e Curso.  Abordagem inicial das habilidades e hábitos de leitura. Introdução a aspectos referentes à elaboração de trabalhos acadêmicos e atividades de pesquisas e extensão.

Ementa:

Histórico da Internet, conceitos básicos e Redes Sociais. Conhecimento de HTML, estrutura e comandos. Conceitos iniciais de desenvolvimento de páginas e Sites. Hospedagem e atualização de Sites, Sistemas de Gestão de Conteúdo.

Ementa:

A qualidade da linguagem escrita e falada para os profissionais do curso. Formas de comunicação. Regras básicas para a correção de textos. Tipologia Textual. Leitura e produção de textos visando a desenvolver habilidades de elaboração de textos orais e escritos. Ênfase para técnicas de apresentação e produção de redação oficial – redação técnica, resumo, relatório e resenha. Os termos técnicos, neologismos e os formatos linguísticos profissionais.

Ementa:

Com base no Parecer CNE/CES n. 261/2006, compreende a integração e a socialização pessoal e profissional dos estudantes, que ocorre nos intervalos de 20 minutos por dia letivo (padrão da IES). A utilização dos intervalos como atividade acadêmica, além daquelas atividades que ocorrem em sala de aula, é uma prática consagrada na incorporação à hora escolar brasileira e se enraíza no próprio racionalismo pedagógico, fazendo parte da atividade educativa e formativa do aluno e do tempo de trabalho escolar efetivo, uma vez que, também nos intervalos, o aluno fica sobre a influência direta da Faculdade e do ambiente acadêmico institucional, no seu sentido amplo.

Ementa:

Barramento, comunicações, interfaces e periféricos. Organização de memórias. Arquiteturas RISC e CISC. Linguagem de Máquina. Operações de Entrada/Saída. Representação dos Dados e Instruções. Introdução a Linguagens de Montagem. Modos de endereçamento. Interrupção. Arquiteturas paralelas.

Ementa:

Redes de Computadores: origem e aplicações. Padronização e Modelo de Referência OSI. Pilha de Protocolos da Internet. Serviços de Comunicação de Dados. Hardware e Software de Rede. Meios de transmissão. Redes de Alta Velocidade.

Ementa:

A natureza da ciência e da pesquisa. A produtividade do conhecimento científico. Projeto de pesquisa e seus componentes. Técnicas de pesquisa: análise documental, amostragem, coleta e análise de dados.

Ementa:

Empreendedorismo: conceitos e importância. O empreendedorismo nos cenários brasileiro e mundial. A figura e a ação dos empreendedores no processo de criação de novas empresas. Etapas do processo de criação de empresas. Características e peculiaridades das pequenas e médias empresas. Diagnóstico e gestão de pequenas e médias empresas. Plano de negócios. Incubadoras de empresas.

Ementa:

Análise Combinatória e Probabilidade: Arranjo, Permutações, combinações, Espaço amostral, Probabilidades em espaços amostrais. Álgebra matricial: Matrizes, Determinantes e Sistemas Lineares e Estruturas algébricas e espaços vetoriais. Cálculo algébrico: Limites; Continuidade; Derivação; Integração; Sequências e séries e Equações diferenciais ordinárias.

Ementa:

Algoritmos e Programas. Introdução a Compilação. Ambientes de Desenvolvimento e Programação. Tipos de dados escalares, variáveis, atribuições e expressões. Estruturas de controle: decisão, repetição e desvio. Modularização e funções. Passagem de Parâmetros.

Ementa:

Com base no Parecer CNE/CES n. 261/2006, compreende a integração e a socialização pessoal e profissional dos estudantes, que ocorre nos intervalos de 20 minutos por dia letivo (padrão da IES). A utilização dos intervalos como atividade acadêmica, além daquelas atividades que ocorrem em sala de aula, é uma prática consagrada na incorporação à hora escolar brasileira e se enraíza no próprio racionalismo pedagógico, fazendo parte da atividade educativa e formativa do aluno e do tempo de trabalho escolar efetivo, uma vez que, também nos intervalos, o aluno fica sobre a influência direta da Faculdade e do ambiente acadêmico institucional, no seu sentido amplo.

Ementa:

Arranjos Multidimensionais. Tipos estruturados: registros. Arquivos. Apontadores. Alocação Dinâmica de Memória.

Ementa:

Histórico da evolução dos Sistemas Operacionais. Fundamentos de Sistemas Operacionais. Processos: cooperação, competição, concorrência, compartilhamento de recursos, comunicação e sincronização. Escalonamento de Processos. Gerenciamento de Memória. Realocação dinâmica, proteção, memória virtual, paginação e segmentação. Gerenciamento de I/O. Estudo de Casos.

Ementa:

Conceitos fundamentais de banco de dados. Arquitetura dos sistemas gerenciadores de banco de dados (SGBD). Projeto de banco de dados: conceitual, lógico e físico. Modelo conceitual de entidades e relacionamentos. Modelo de dados relacional. Dependências funcionais e normalização. Linguagens de definição e de manipulação de dados. Restrições de integridade e visões. Organização física de bancos de dados: técnicas de armazenamento e indexação.

Ementa:

O indivíduo e a organização. Comportamento humano. Personalidade, ajustamento e produtividade. Comportamento social. Dinâmica organizacional.

Ementa:

Modelos de gerenciamento de redes de computadores: normas e padrões. Protocolos de gerência. Qualidade de Serviços. Projeto lógico e físico de redes. Ferramentas para gerenciamento de redes de computadores.

Ementa:

As organizações. A Administração. O administrador. Habilidades gerenciais. Ambiente interno e externo de negócios. Cultura organizacional. Responsabilidade econômica, social e ambiental. Abordagem sistêmica. Abordagem contingencial. Tomada de decisões. Sistemas de informações gerenciais.

Ementa:

Com base no Parecer CNE/CES n. 261/2006, compreende a integração e a socialização pessoal e profissional dos estudantes, que ocorre nos intervalos de 20 minutos por dia letivo (padrão da IES). A utilização dos intervalos como atividade acadêmica, além daquelas atividades que ocorrem em sala de aula, é uma prática consagrada na incorporação à hora escolar brasileira e se enraíza no próprio racionalismo pedagógico, fazendo parte da atividade educativa e formativa do aluno e do tempo de trabalho escolar efetivo, uma vez que, também nos intervalos, o aluno fica sobre a influência direta da Faculdade e do ambiente acadêmico institucional, no seu sentido amplo.

Ementa:

Contextualização da Engenharia de Software. Fundamentação dos Princípios da Engenharia de Software. Conceituação de Produto e Processo de Software. Caracterização do Projeto de Software. Introdução a Análise de Requisitos. Metodologias Ágeis.

Ementa:

Abstração de Dados. Classes, objetos, atributos e métodos (estáticos e da classe). Encapsulamento. Construtores e destrutores. Sobrecarga de operadores e métodos. Herança. Polimorfismo. Classes Abstratas, Interfaces. Desenvolvimento de aplicações utilizando uma linguagem orientada a objetos.

Ementa:

SQL Avançado. Administração de Banco de Dados. Gerenciamento de transações. Controle de concorrência. Recuperação e otimização. Segurança. Bancos de dados distribuídos. Sistemas de Apoio a Decisão: Datawarehouse, Datamarts. Datamining e OLAP. Novos paradigmas em Bancos de Dados.

Ementa:

Noções de Sociologia. A Sociedade Digital. Formação Humana para Profissionais das Áreas de Ciências Exatas. A importância da Informática para a Sociedade. Informática e Educação. Inclusão e Exclusão Digital. Ética em Computação. Regulamentação do Exercício da Profissão. Propriedade Intelectual. Grandes Desafios da Computação.

Ementa:

Recursividade, Tipos básicos de dados. Listas lineares e suas generalizações: listas ordenadas, listas encadeadas, pilhas e filas. Aplicações de listas. Introdução árvores e suas generalizações. Algoritmos clássicos de ordenação e busca.

Ementa:

Introdução à Contabilidade: Conceitos básicos: Ativo, Passivo, Patrimônio Líquido, Receitas e Despesas. Relatórios Contábeis para a tomada de decisão: Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado Exercício e Fluxo de Caixa. Introdução a Contabilidade de Custos. Terminologia da Contabilidade de Custos. Esquema básico para apuração de custos.

Ementa:

Com base no Parecer CNE/CES n. 261/2006, compreende a integração e a socialização pessoal e profissional dos estudantes, que ocorre nos intervalos de 20 minutos por dia letivo (padrão da IES). A utilização dos intervalos como atividade acadêmica, além daquelas atividades que ocorrem em sala de aula, é uma prática consagrada na incorporação à hora escolar brasileira e se enraíza no próprio racionalismo pedagógico, fazendo parte da atividade educativa e formativa do aluno e do tempo de trabalho escolar efetivo, uma vez que, também nos intervalos, o aluno fica sobre a influência direta da Faculdade e do ambiente acadêmico institucional, no seu sentido amplo.

Ementa:

Ambientes visuais de desenvolvimento. Programação orientada a eventos. Modelo PME – Propriedades, Métodos e Eventos. Componentes gráficos básicos de uma interface. Desenvolvimento de aplicações gráficas. Integração com Banco de Dados. Componentes gráficos avançados.

Ementa:

Estudo aplicações das estruturas de dados: Árvores binárias, árvores binárias de busca, árvores balanceadas, árvores B e B+. Aplicações de Árvores. Grafos e Aplicações. Tabela Hashing.

Ementa:

Modelos de Maturidade. Modelagem de software. Teste e qualidade de software. Reengenharia e engenharia reversa.

Ementa:

Conceitos básicos: população, amostra, amostragem, variáveis aleatórias. Séries estatísticas. Índices. Tabelas e Gráficos. Medidas de posição e de variabilidade. Regressão e Correlação: linear e múltipla. Ajuste e previsão. Probabilidade. Estimação. Testes de Hipóteses.

Ementa:

Visão geral das tecnologias móveis e sem fio. Padrões de programação para dispositivos móveis. APIs de programação. Usabilidade. Utilização de uma plataforma de programação para dispositivos móveis.

Ementa:

Conceitos de linguagens de programação. Paradigmas de linguagens de programação: imperativas, funcionais, lógicas e orientadas a objetos. Noções de semântica formal. Teoria dos tipos: sistemas de tipos, polimorfismo. Verificação e inferência de tipos. Semântica formal de tipos.

Ementa:

Com base no Parecer CNE/CES n. 261/2006, compreende a integração e a socialização pessoal e profissional dos estudantes, que ocorre nos intervalos de 20 minutos por dia letivo (padrão da IES). A utilização dos intervalos como atividade acadêmica, além daquelas atividades que ocorrem em sala de aula, é uma prática consagrada na incorporação à hora escolar brasileira e se enraíza no próprio racionalismo pedagógico, fazendo parte da atividade educativa e formativa do aluno e do tempo de trabalho escolar efetivo, uma vez que, também nos intervalos, o aluno fica sobre a influência direta da Faculdade e do ambiente acadêmico institucional, no seu sentido amplo.

Ementa:

Construção de aplicações para a web: prototipação de sistemas; utilização do padrão MVC e de outros padrões de projeto; persistência de dados; instalação da aplicação. Ferramentas para o desenvolvimento de aplicações na web.

Ementa:

Metodologias, Técnicas e Ferramentas para Gerenciamento de Projetos de Software. Riscos de Projeto de Software. Planejamento, Execução, Acompanhamento, Controle e Encerramento de Projeto de Software.

Ementa:

Programação Linear, Noções sobre o Espaço Vetorial, O Método Simplex, Dualidade, O Problema do Transporte, O Problema da Designação, Análise da Sensibilidade, Simulação, Controle de Parâmetros em Simulação.

Ementa:

Introdução ao processo de automação; Universo da automação e perspectivas; Estabilidade e desempenho de sistemas realimentados. Controle de sistemas a eventos discretos. Práticas de controle e automação. Requisitos dos sistemas informáticos para automação. Controle de processo e automação da agricultura de precisão. Controladores Programáveis. Técnicas de automação aplicadas a agricultura de precisão.

Ementa:

Orientação, acompanhamento e avaliação do projeto de trabalho a ser realizado pelo aluno em instituições públicas ou privadas, ou ainda, através de projetos de iniciação científica ou de tecnologia, desenvolvidos sob supervisão de professor.

Ementa:

Linguagem algorítmica. Análise de algoritmos: correção, pior acaso, caso médio, espaço ocupado, otimização e implementação. Projeto de algoritmos: recursividade, dividir e conquistar, programação dinâmica, algoritmo gulosos e algoritmos aproximados. Exemplos de algoritmos: classificação e algoritmos sobre grafos. Máquina de Turing, Maquina de Registradores. Tese de Church. Problemas insolúveis. Interatividade.

Ementa:

Com base no Parecer CNE/CES n. 261/2006, compreende a integração e a socialização pessoal e profissional dos estudantes, que ocorre nos intervalos de 20 minutos por dia letivo (padrão da IES). A utilização dos intervalos como atividade acadêmica, além daquelas atividades que ocorrem em sala de aula, é uma prática consagrada na incorporação à hora escolar brasileira e se enraíza no próprio racionalismo pedagógico, fazendo parte da atividade educativa e formativa do aluno e do tempo de trabalho escolar efetivo, uma vez que, também nos intervalos, o aluno fica sobre a influência direta da Faculdade e do ambiente acadêmico institucional, no seu sentido amplo.

Ementa:

Conceitos básicos: histórico, terminologia, sistemas centralizados, distribuídos e paralelos. Paradigmas de comunicação entre processos (IPC). Sincronização em sistemas distribuídos. Sistemas distribuídos tolerantes a falhas. Modelos de programação distribuída: CORBA, RMI, Web Services. Tópicos Avançados.

Ementa:

Estudo introdutório dos fundamentos e aplicações da Inteligência Artificial. Histórico e princípios da IA. Resolução de problemas. Métodos informados e não informados de busca. Heurística. Jogos. Busca em Grafos e/ou. Estudo da representação do conhecimento. Sistemas Especialistas. Aplicações.

Ementa:

Conceitos e Princípios da Segurança da Informação. Conceitos e Fundamentos da Auditoria em Sistemas de Informação. Tecnologia de auditagem, conceitos básicos. Softwares de auditoria. Estrutura da função de auditoria de sistemas de informação nas organizações. Política de Segurança. O planejamento, implementação e avaliação de políticas de segurança de informações. Tecnologias de Segurança da Informação.

Ementa:

Apresentação de temas complementares ao curso. Discussão e estudo de pesquisas, novas tecnologias e tópicos atuais da área de computação e sistemas de

Ementa:

Código de propriedade industrial. Direito Autoral. Legislação de Patentes e Marcas. Propriedade Intelectual. Legislação específica sobre informática. Registros de Softwares. Registro de Direito Autoral. Critério ético e posturas morais. A ética e política social, a ecologia e as relações de gênero.

Ementa:

Fundamentos da Pesquisa Científica. Projeto de TCC. Delimitação do tema; Objetivo geral; Objetivos específicos; Problema de pesquisa; Justificativa; Metodologia. Técnicas de citação. Revisão bibliográfica. Fontes bibliográficas; Plágio. Leis de direitos autorais.

Ementa:

Com base no Parecer CNE/CES n. 261/2006, compreende a integração e a socialização pessoal e profissional dos estudantes, que ocorre nos intervalos de 20 minutos por dia letivo (padrão da IES). A utilização dos intervalos como atividade acadêmica, além daquelas atividades que ocorrem em sala de aula, é uma prática consagrada na incorporação à hora escolar brasileira e se enraíza no próprio racionalismo pedagógico, fazendo parte da atividade educativa e formativa do aluno e do tempo de trabalho escolar efetivo, uma vez que, também nos intervalos, o aluno fica sobre a influência direta da Faculdade e do ambiente acadêmico institucional, no seu sentido amplo.

Ementa:

– LIBRAS (Disciplina oferecida na estrutura curricular do curso, em caráter opcional, de acordo com o Decreto n. 5.626/2005).

– Língua Portuguesa

– Direito do Trabalho

– Filosofia

– Língua Inglesa

A oferta da disciplina optativa dar-se-á de acordo e mediante requerimento formal do aluno que queira cursá-la.

Ementa:

Tipos e contextos de aplicações de governança. Governança de TI e sua importância. Alinhamento estratégico de TI e governança de TI. Gestão e tipos de decisões de TI. Direitos e contribuições para a tomada de decisões em TI. Mecanismos para a implantação de Governança. Padrões e Frameworks de Governança de TI. Normas ISO, BSI e ABNT para TI.

Ementa:

Introdução à computação gráfica. Fundamentos de cor. Imagem digital. Dispositivos gráficos. Transformações geométricas e sistemas de coordenadas. Objetos gráficos planares. Objetos gráficos tridimensionais. Visualização e transformações de visualização. Recortes e janelas. Modelos de iluminação. Processamento de Imagens.

Ementa:

Acompanhamento e controle das atividades desenvolvidas na disciplina. Orientação para o desenvolvimento, testes e integração dos projetos. Acompanhamento e controle das atividades. Avaliação e apresentação do Trabalho de Conclusão.

Ementa:

Sistemas de informação de suporte ao processo decisório tático e estratégico. Análise e suporte ao processo decisório através de Data Mart, Data Warehouse e Data Mining. Relatórios gerenciais baseados em sistemas integrados de gestão (ERP) e os sistemas para gestão do relacionamento com o cliente (CRM). Gerenciamento de Processos de Negócios. Gestão do Conhecimento.

Ementa:

Com base no Parecer CNE/CES n. 261/2006, compreende a integração e a socialização pessoal e profissional dos estudantes, que ocorre nos intervalos de 20 minutos por dia letivo (padrão da IES). A utilização dos intervalos como atividade acadêmica, além daquelas atividades que ocorrem em sala de aula, é uma prática consagrada na incorporação à hora escolar brasileira e se enraíza no próprio racionalismo pedagógico, fazendo parte da atividade educativa e formativa do aluno e do tempo de trabalho escolar efetivo, uma vez que, também nos intervalos, o aluno fica sobre a influência direta da Faculdade e do ambiente acadêmico institucional, no seu sentido amplo.

Ementa:

Histórico e evolução da Computação. Princípios de funcionamento do computador digital. Organização de Computadores: Processador, memória e dispositivos periféricos. Sistemas de Numeração. Aritmética Computacional. Introdução à Álgebra de Boole. Funções Booleanas, Portas Lógicas e Circuitos Lógicos.

Ementa:

Ementa: Histórico da Internet, conceitos básicos e Redes Sociais. Conhecimento de HTML, estrutura e comandos. Conceitos iniciais de desenvolvimento de páginas e Sites. Hospedagem e atualização de Sites.

Ementa:

O cenário econômico-social-tecnológico contemporâneo. As organizações. A Administração. O administrador. Habilidades gerenciais. Ambiente interno e externo de negócios. Cultura organizacional. Responsabilidade econômica, social e ambiental. Escola clássica. Fordismo. Escola comportamental. Escola estruturalista. Abordagem sistêmica. Abordagem contingencial. Tomada de decisões. Sistemas de informações gerenciais.

Ementa:

A natureza da ciência e da pesquisa. A produtividade do conhecimento científico. Projeto de pesquisa e seus componentes. Técnicas de pesquisa: análise documental, amostragem, coleta e análise de dados.

Ementa:

Conjuntos, Conjuntos Numéricos, Lógica preposicional, Álgebra de Boole, Relações, Introdução a Função,  Funções e suas aplicações,  Representação gráfica das funções em R2.

Ementa:

Bases conceituais e filosóficas da área de Sistemas de Informação. Os conceitos, objetivos, funções e componentes dos sistemas de informação. As dimensões tecnológica, organizacional e humana dos sistemas de informação. Os tipos de sistemas de informação. Áreas relacionadas a Sistemas de Informação.

Ementa:

Com base no Parecer CNE/CES n. 261/2006, compreende a integração e a socialização pessoal e profissional dos estudantes, que ocorre nos intervalos de 20 minutos por dia letivo (padrão da IES). A utilização dos intervalos como atividade acadêmica, além daquelas atividades que ocorrem em sala de aula, é uma prática consagrada na incorporação à hora escolar brasileira e se enraíza no próprio racionalismo pedagógico, fazendo parte da atividade educativa e formativa do aluno e do tempo de trabalho escolar efetivo, uma vez que, também nos intervalos, o aluno fica sobre a influência direta da Faculdade e do ambiente acadêmico institucional, no seu sentido amplo.

Ementa:

Algoritmos e Programas. Introdução a Compilação. Ambientes de Desenvolvimento e Programação. Tipos de dados escalares, variáveis, atribuições e expressões. Estruturas de controle: decisão, repetição e desvio. Modularização e funções. Passagem de Parâmetros.

Ementa:

A origem e o conceito da Teoria Geral de Sistemas. O conceito de sistema.

Ementa:

Barramento, comunicações, interfaces e periféricos. Organização de memórias. Arquiteturas RISC e CISC. Linguagem de Máquina. Operações de Entrada/Saída. Representação dos Dados e Instruções. Introdução a Linguagens de Montagem. Modos de endereçamento. Interrupção. Arquiteturas paralelas.

Ementa:

Análise Combinatória e Probabilidade: Arranjo, Permutações, combinações, Espaço amostral, Probabilidades em espaços amostrais. Álgebra matricial: Matrizes, Determinantes e Sistemas Lineares e Estruturas algébricas e espaços vetoriais. Cálculo algébrico: Limites; Continuidade; Derivação; Integração; Sequências e séries e Equações diferenciais ordinárias.

Ementa:

Noções de Sociologia. A Sociedade Digital. Formação Humana para Profissionais das Áreas de Ciências Exatas. A importância da Informática para a Sociedade. Informática e Educação. Inclusão e Exclusão Digital. Ética em Computação. Regulamentação do Exercício da Profissão. Propriedade Intelectual. Grandes Desafios da Computação.

Ementa:

O indivíduo e a organização. Comportamento humano. Personalidade, ajustamento e produtividade. Comportamento social. Dinâmica organizacional.

Ementa:

Com base no Parecer CNE/CES n. 261/2006, compreende a integração e a socialização pessoal e profissional dos estudantes, que ocorre nos intervalos de 20 minutos por dia letivo (padrão da IES). A utilização dos intervalos como atividade acadêmica, além daquelas atividades que ocorrem em sala de aula, é uma prática consagrada na incorporação à hora escolar brasileira e se enraíza no próprio racionalismo pedagógico, fazendo parte da atividade educativa e formativa do aluno e do tempo de trabalho escolar efetivo, uma vez que, também nos intervalos, o aluno fica sobre a influência direta da Faculdade e do ambiente acadêmico institucional, no seu sentido amplo.

Ementa:

Tendências do desenvolvimento científico e do uso tecnológico. Principais avanços da atualidade no campo da computação. Debates e palestras ministradas por especialistas. Eventos técnico-profissionais, afins à área profissional ou complementar. Práticas interdisciplinares.

Ementa:

Sistemas de informação de suporte ao processo decisório tático e estratégico (SAD, SIG, EIS). Tecnologias de informação aplicadas à sistemas de informação de suporte ao processo decisório estratégico e tático. Desenvolvimento de sistemas de informação de suporte ao processo decisório tático e estratégico. Características e funcionalidades de sistemas de informação de nível tático e estratégico nas organizações.

Ementa:

Introdução à Contabilidade: Conceitos básicos: Ativo, Passivo, Patrimônio Líquido, Receitas e Despesas. Relatórios Contábeis para a tomada de decisão: Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado Exercício e Fluxo de Caixa. Introdução a Contabilidade de Custos. Terminologia da Contabilidade de Custos. Esquema básico para apuração de custos.

Ementa:

Arranjos Multidimensionais. Tipos estruturados: registros. Arquivos. Apontadores. Alocação Dinâmica de Memória.

Ementa:

Conceitos básicos: população, amostra, amostragem, variáveis aleatórias. Séries estatísticas. Índices. Tabelas e Gráficos. Medidas de posição e de variabilidade. Regressão e Correlação: linear e múltipla. Ajuste e previsão. Probabilidade. Estimação. Testes de Hipóteses.

Ementa:

Histórico da evolução dos Sistemas Operacionais. Fundamentos de Sistemas Operacionais. Processos: cooperação, competição, concorrência, compartilhamento de recursos, comunicação e sincronização. Escalonamento de Processos. Gerenciamento de Memória. Realocação dinâmica, proteção, memória virtual, paginação e segmentação. Gerenciamento de I/O. Estudo de Casos.

Ementa:

Conceitos fundamentais de banco de dados. Arquitetura dos sistemas gerenciadores de banco de dados (SGBD). Projeto de banco de dados: conceitual, lógico e físico. Modelo conceitual de entidades e relacionamentos. Modelo de dados relacional. Dependências funcionais e normalização. Linguagens de definição e de manipulação de dados. Restrições de integridade e visões. Organização física de bancos de dados: técnicas de armazenamento e indexação.

Ementa:

Com base no Parecer CNE/CES n. 261/2006, compreende a integração e a socialização pessoal e profissional dos estudantes, que ocorre nos intervalos de 20 minutos por dia letivo (padrão da IES). A utilização dos intervalos como atividade acadêmica, além daquelas atividades que ocorrem em sala de aula, é uma prática consagrada na incorporação à hora escolar brasileira e se enraíza no próprio racionalismo pedagógico, fazendo parte da atividade educativa e formativa do aluno e do tempo de trabalho escolar efetivo, uma vez que, também nos intervalos, o aluno fica sobre a influência direta da Faculdade e do ambiente acadêmico institucional, no seu sentido amplo.

Ementa:

Contextualização da Engenharia de Software. Fundamentação dos Princípios da Engenharia de Software. Conceituação de Produto e Processo de Software. Caracterização do Projeto de Software. Introdução a Análise de Requisitos. Metodologias Ágeis.

Ementa:

Abstração de Dados. Classes, objetos, atributos e métodos (estáticos e da classe). Encapsulamento. Construtores e destrutores. Sobrecarga de operadores e métodos. Herança. Polimorfismo. Classes Abstratas, Interfaces. Desenvolvimento de aplicações utilizando uma linguagem orientada a objetos.

Ementa:

Redes de Computadores: origem e aplicações. Padronização e Modelo de Referência OSI. Pilha de Protocolos da Internet. Serviços de Comunicação de Dados. Hardware e Software de Rede. Meios de transmissão. Redes de Alta Velocidade.

Ementa:

SQL Avançado. Administração de Banco de Dados. Gerenciamento de transações. Controle de concorrência. Recuperação e otimização. Segurança. Bancos de dados distribuídos. Sistemas de Apoio a Decisão: Datawarehouse, Datamarts. Datamining e OLAP. Novos paradigmas em Bancos de Dados.

Ementa:

Recursividade, Tipos básicos de dados. Listas lineares e suas generalizações: listas ordenadas, listas encadeadas, pilhas e filas. Aplicações de listas. Introdução árvores e suas generalizações. Algoritmos clássicos de ordenação e busca.

Ementa:

Com base no Parecer CNE/CES n. 261/2006, compreende a integração e a socialização pessoal e profissional dos estudantes, que ocorre nos intervalos de 20 minutos por dia letivo (padrão da IES). A utilização dos intervalos como atividade acadêmica, além daquelas atividades que ocorrem em sala de aula, é uma prática consagrada na incorporação à hora escolar brasileira e se enraíza no próprio racionalismo pedagógico, fazendo parte da atividade educativa e formativa do aluno e do tempo de trabalho escolar efetivo, uma vez que, também nos intervalos, o aluno fica sobre a influência direta da Faculdade e do ambiente acadêmico institucional, no seu sentido amplo.

Ementa:

Conceitos de linguagens de programação. Paradigmas de linguagens de programação: imperativas, funcionais, lógicas e orientadas a objetos. Noções de semântica formal. Teoria dos tipos: sistemas de tipos, polimorfismo. Verificação e inferência de tipos. Semântica formal de tipos.

Ementa:

Modelos de gerenciamento de redes de computadores: normas e padrões. Protocolos de gerência. Qualidade de Serviços. Projeto lógico e físico de redes. Ferramentas para gerenciamento de redes de computadores.

Ementa:

Orientação, acompanhamento e avaliação do projeto de trabalho a ser realizado pelo aluno em instituições públicas ou privadas, ou ainda, através de projetos de iniciação científica ou de tecnologia, desenvolvidos sob supervisão de professor.

Ementa:

Ambientes visuais de desenvolvimento. Programação orientada a eventos. Modelo PME – Propriedades, Métodos e Eventos. Componentes gráficos básicos de uma interface. Desenvolvimento de aplicações gráficas. Integração com Banco de Dados. Componentes gráficos avançados.

Ementa:

Estudo aplicações das estruturas de dados: Árvores binárias, árvores binárias de busca, árvores balanceadas, árvores B e B+. Aplicações de Árvores. Grafos e Aplicações. Tabela Hashing.

Ementa:

Modelos de Maturidade. Modelagem de software. Teste e qualidade de software. Reengenharia e engenharia reversa.

Ementa:

Com base no Parecer CNE/CES n. 261/2006, compreende a integração e a socialização pessoal e profissional dos estudantes, que ocorre nos intervalos de 20 minutos por dia letivo (padrão da IES). A utilização dos intervalos como atividade acadêmica, além daquelas atividades que ocorrem em sala de aula, é uma prática consagrada na incorporação à hora escolar brasileira e se enraíza no próprio racionalismo pedagógico, fazendo parte da atividade educativa e formativa do aluno e do tempo de trabalho escolar efetivo, uma vez que, também nos intervalos, o aluno fica sobre a influência direta da Faculdade e do ambiente acadêmico institucional, no seu sentido amplo.

Ementa:

Noções gerais de direito aplicado. Direito constitucional. Direito civil. Código de propriedade industrial. Consolidação das Leis do Trabalho e legislação específica. Direito Autoral. Legislação de Patentes e Marcas. Propriedade Intelectual e Responsabilidade Civil. Legislação específica sobre informática. Registros de Softwares. Registro de Direito Autoral. Critério ético e posturas morais. A ética e a economia, a política, a ecologia e as relações de gênero.

Ementa:

Linguagem algorítmica. Análise de algoritmos: correção, pior acaso, caso médio, espaço ocupado, otimização e implementação. Projeto de algoritmos: recursividade, dividir e conquistar, programação dinâmica, algoritmo gulosos e algoritmos aproximados. Exemplos de algoritmos: classificação e algoritmos sobre grafos. Máquina de Turing, Maquina de Registradores. Tese de Church. Problemas insolúveis. Interatividade.

Ementa:

Construção de aplicações para a web: prototipação de sistemas; utilização do padrão MVC e de outros padrões de projeto; persistência de dados; instalação da aplicação. Ferramentas para o desenvolvimento de aplicações na web.

Ementa:

Histórico. Interação Humano-Computador: terminologia e definições. As Interfaces Humano-Computador. Fatores Humanos. Aspectos sobre usabilidade, ergonomia e interatividade nos projetos de Software. Arquiteturas de Software e padrões para interfaces de usuários. Avaliação de Interfaces de Aplicações computacionais. Projeto e Implementação de Sistemas interativos.

Ementa:

Orientação, acompanhamento e avaliação do projeto de trabalho a ser realizado pelo aluno em instituições públicas ou privadas, ou ainda, através de projetos de iniciação científica ou de tecnologia, desenvolvidos sob supervisão de professor.

Ementa:

Conceitos Gerais sobre o Agronegócio; Importância do Agronegócio Brasileiro; O Futuro do Agronegócio no Brasil; O potencial do Mercado de Software para o Agronegócio no Mundo, no Brasil e no Estado do Maranhão; Tecnologias de Informação Aplicadas ao Agronegócio; Tendências e perspectivas da Tecnologia da Informação aplicada à agricultura; Estudo do mercado brasileiro de software para o agronegócio: cenários, prospecção e oportunidades.

Ementa:

Metodologias, Técnicas e Ferramentas para Gerenciamento de Projetos de Software. Riscos de Projeto de Software. Planejamento, Execução, Acompanhamento, Controle e Encerramento de Projeto de Software.

Ementa:

Com base no Parecer CNE/CES n. 261/2006, compreende a integração e a socialização pessoal e profissional dos estudantes, que ocorre nos intervalos de 20 minutos por dia letivo (padrão da IES). A utilização dos intervalos como atividade acadêmica, além daquelas atividades que ocorrem em sala de aula, é uma prática consagrada na incorporação à hora escolar brasileira e se enraíza no próprio racionalismo pedagógico, fazendo parte da atividade educativa e formativa do aluno e do tempo de trabalho escolar efetivo, uma vez que, também nos intervalos, o aluno fica sobre a influência direta da Faculdade e do ambiente acadêmico institucional, no seu sentido amplo.

Ementa:

Apresentação de temas complementares ao curso. Discussão e estudo de pesquisas, novas tecnologias e tópicos atuais da área de computação e sistemas de informação.

Ementa:

Conceitos básicos: histórico, terminologia, sistemas centralizados, distribuídos e paralelos. Paradigmas de comunicação entre processos (IPC). Sincronização em sistemas distribuídos. Sistemas distribuídos tolerantes a falhas. Modelos de programação distribuída: CORBA, RMI, Web Services. Tópicos Avançados.

Ementa:

Estudo introdutório dos fundamentos e aplicações da Inteligência Artificial. Histórico e princípios da IA. Resolução de problemas. Métodos informados e não informados de busca. Heurística. Jogos. Busca em Grafos e/ou. Estudo da representação do conhecimento. Sistemas Especialistas. Aplicações.

Ementa:

Acompanhamento e controle das atividades desenvolvidas na disciplina. Orientação para o desenvolvimento, testes e integração dos projetos. Acompanhamento e controle das atividades. Avaliação e apresentação do Trabalho de Conclusão.

Ementa:

Tipos e contextos de aplicações de governança. Governança de TI e sua importância. Alinhamento estratégico de TI e governança de TI. Gestão e tipos de decisões de TI. Direitos e contribuições para a tomada de decisões em TI. Mecanismos para a implantação de Governança. Padrões e Frameworks de Governança de TI. Normas ISO, BSI e ABNT para TI.

Ementa:

Conceitos e Princípios da Segurança da Informação. Conceitos e Fundamentos da Auditoria em Sistemas de Informação. Tecnologia de auditagem, conceitos básicos. Softwares de auditoria. Estrutura da função de auditoria de sistemas de informação nas organizações. Política de Segurança. O planejamento, implementação e avaliação de políticas de segurança de informações. Tecnologias de Segurança da Informação.

Ementa:

Com base no Parecer CNE/CES n. 261/2006, compreende a integração e a socialização pessoal e profissional dos estudantes, que ocorre nos intervalos de 20 minutos por dia letivo (padrão da IES). A utilização dos intervalos como atividade acadêmica, além daquelas atividades que ocorrem em sala de aula, é uma prática consagrada na incorporação à hora escolar brasileira e se enraíza no próprio racionalismo pedagógico, fazendo parte da atividade educativa e formativa do aluno e do tempo de trabalho escolar efetivo, uma vez que, também nos intervalos, o aluno fica sobre a influência direta da Faculdade e do ambiente acadêmico institucional, no seu sentido amplo.

Ementa:

Projeto de especificação de linguagens de programação. Estudo das etapas que compreendem o processo de compilação: Análise Léxica, Análise Sintática, Análise Semântica, Geração e Otimização de Código. Evolução e tendências da área de compiladores e linguagens de programação.

Ementa:

Apresentação de temas complementares ao curso. Discussão e estudo de pesquisas, novas tecnologias e tópicos atuais da área de computação e sistemas de informação.

Ementa:

Acompanhamento e controle das atividades desenvolvidas na disciplina. Orientação para o desenvolvimento, testes e integração dos projetos. Acompanhamento e controle das atividades. Avaliação e apresentação do Trabalho de Conclusão.

Ementa:

Visão geral das tecnologias móveis e sem fio. Padrões de programação para dispositivos móveis. APIs de programação. Usabilidade. Utilização de uma plataforma de programação para dispositivos móveis.

Ementa:

Introdução à computação gráfica. Fundamentos de cor. Imagem digital. Dispositivos gráficos. Transformações geométricas e sistemas de coordenadas. Objetos gráficos planares. Objetos gráficos tridimensionais. Visualização e transformações de visualização. Recortes e janelas. Modelos de iluminação. Processamento de Imagens.

Ementa:

A oferta da disciplina optativa dar-se-á de acordo e mediante requerimento formal do aluno que queira cursá-la.

Ementa:

Empreendedorismo: conceitos e importância. O empreendedorismo nos cenários brasileiro e mundial. A figura e a ação dos empreendedores no processo de criação de novas empresas. Etapas do processo de criação de empresas. Características e peculiaridades das pequenas e médias empresas. Diagnóstico e gestão de pequenas e médias empresas. Plano de negócios. Incubadoras de empresas.

Ementa:

Com base no Parecer CNE/CES n. 261/2006, compreende a integração e a socialização pessoal e profissional dos estudantes, que ocorre nos intervalos de 20 minutos por dia letivo (padrão da IES). A utilização dos intervalos como atividade acadêmica, além daquelas atividades que ocorrem em sala de aula, é uma prática consagrada na incorporação à hora escolar brasileira e se enraíza no próprio racionalismo pedagógico, fazendo parte da atividade educativa e formativa do aluno e do tempo de trabalho escolar efetivo, uma vez que, também nos intervalos, o aluno fica sobre a influência direta da Faculdade e do ambiente acadêmico institucional, no seu sentido amplo.

Formação:

.

Contato:

E-mail: coord.sistemas@unibalsas.edu.br
Telefone: (99) 3542-5500

Nome Titulação Currículo Lattes
Alex Rogaleski Marques Especialista Acessar
Diego Nestor Soardi Andrada Mestre Acessar
Fábio Roberto Pillatt Doutor Acessar
Jakson Ferreira de Sousa Mestre Acessar
Marcos David Souza Ramos Especialista Acessar
Roger Muller Saraiva de Sousa Especialista Acessar