
Sistemas de Informação
A tecnologia avança muito rápido. Estar informado e ligado é o caminho para o futuro.
De acordo com a orientação nacional da área da Computação e da Informática, os cursos da área de computação e informática têm como objetivo a formação de recursos humanos para o desenvolvimento tecnológico da computação (hardware e software) com vistas a atender necessidades da sociedade, para a aplicação das tecnologias da computação no interesse da sociedade e para a formação de professores para o ensino médio e profissional.
Neste contexto, o curso de Bacharelado em Sistemas de Informação da Faculdade de Balsas tem a computação como atividade meio e visa à formação de recursos humanos para o desenvolvimento/automação dos sistemas de informação, com ênfase para sistemas empresariais e para a Internet.
Este curso reúne a tecnologia da computação e a tecnologia da administração e, portanto, possuindo ambas as áreas, um enfoque pragmático bastante forte.
Denominação:
Graduação em Sistemas de Informação
Grau conferido:
Bacharel em Sistemas de Informação
Duração do curso:
4 anos
Modalidade:
Presencial
Regime:
Seriado Semestral
Carga horária:
3.000 horas
Turno:
Noturno
Investimento:
R$ 841,50*
*Esse valor já está com desconto de 10% para pagamento até a data de vencimento, da parcela 02 a 06.
As parcelas dos próximos semestres poderão ter seu valor corrigido ou reajustado em conformidade com a legislação aplicável e no prazo por ela previsto.
Valor promocional válido para ingressantes do semestre 2023.1.
Formar profissionais dotados de sólidos conhecimentos relacionados à área da computação, capazes de acompanhar as evoluções tecnológicas e atuar com competência nas mais diferentes organizações e instituições públicas ou privadas;
Formar profissionais aptos a atuar na realidade nacional e regional e capazes de adequarem-se à dinâmica das mudanças tecnológicas;
Formar profissionais empreendedores, que atuem como multiplicadores dos esforços internos nas organizações as quais pertençam ao mesmo tempo em que tenham a capacidade de iniciar novos negócios, desbravando mercados, avaliando e assumindo os riscos necessários ao sucesso dos empreendimentos;
Formar profissionais dotados de sólidos valores morais e éticos, cônscios de suas responsabilidades profissionais e sociais;
Formar profissionais que utilizem sistemas de informação para potencializar as ações do agronegócio;
Formar profissionais analíticos e críticos acerca dos fenômenos organizacionais, capazes de visualizar e propor soluções estruturadas e inovadoras aos complexos problemas inerentes as organizações modernas;
Formar profissionais que tenham como objetivos permanentes o autodesenvolvimento e a autoaprendizagem.
Formar um profissional capaz de:
- Analisar problemas reais e desenvolver algoritmos adequados para resolvê-los;
- Desenvolver softwares aplicativos e/ou de sistemas de informação para as várias arquiteturas existentes;
- Atuar como analista de software;
- Atuar no planejamento e gerenciamento da infraestrutura de informação e coordenação dos recursos de informação;
- Atuar no desenvolvimento científico da área de sistemas de informação das organizações;
- Utilizar linguagens de programação sob a ótica dos paradigmas: estruturado, funcional, lógico, orientado a objetos e orientado a eventos;
- Atuar como empreendedor na área de informática, sobretudo através do desenvolvimento de novas soluções e aplicativos computacionais;
- Atuar com competência no desenvolvimento de sistemas de informação empresariais, do agronegócio, para Internet e para dispositivos móveis.
Ementa:
Portas Lógicas e Circuitos Lógicos, Barramento, comunicações, interfaces e periféricos. Organização de memórias. Arquiteturas RISC e CISC. Linguagem de Máquina. Operações de Entrada/Saída. Instruções. Introdução a Linguagens de Montagem. Modos de endereçamento. Interrupção. Arquiteturas paralelas.
Ementa:
Conceituações e proposições em administração. Princípios e elementos da administração: planejamento, organização, direção e controle O papel, perfil, competências, habilidades e atitudes do administrador. Processos administrativos. Os novos paradigmas da administração. Gerenciamento das mudanças e impacto das modernas ferramentas de gestão na competitividade empresarial.
Ementa:
Orientações sobre a vida acadêmica no contexto da Faculdade de Balsas. Organização universitária. Postura profissional e humana em ambiente universitário. Protagonismo universitário: autoconhecimento e gestão de projeto de vida. Estudo em ambiente universitário: presencial e virtual. Boas práticas de estudo.
Ementa:
Concepção de língua e linguagem. A comunicação como um processo de interação dialógica. Tipologia textual. Leitura e compreensão de textos. Estratégias para a construção da comunicação escrita.
Ementa:
Razão e proporção. Números Proporcionais e suas grandezas. Regra de três simples e composta. Porcentagem. Funções: primeiro grau (demanda, oferta, ponto de equilíbrio, custo, receita e lucro), segundo grau, modular, exponencial, logarítmica e trigonométrica. Conceitos básicos de estatística. Representação gráfica de dados. Medidas de posição e dispersão; números índices; regressão e correlação linear; probabilidade.
Ementa:
Promover o estímulo do raciocínio lógico aplicado à construção de algoritmos e programas para resoluções de problemas, o domínio das normas técnicas para escrita e desenvolvimento de algoritmos e a compreensão dos elementos fundamentais que constituem os algoritmos.
Ementa:
A natureza da ciência e da pesquisa. A produtividade do conhecimento científico. Projeto de pesquisa e seus componentes. Normas da ABNT. Abordagem de pesquisa (quantitativa e qualitativa), propósito da pesquisa (exploratória, explicativa e descritiva) e procedimentos de pesquisa (diferentes métodos).
Ementa:
Redes de Computadores: origem e aplicações. Padronização e Modelo de Referência OSI. Pilha de Protocolos da Internet. Serviços de Comunicação de Dados. Hardware e Software de Rede. Meios de transmissão. Redes de Alta Velocidade. Sistemas Distribuídos.
Ementa:
Modelos de gerenciamento de redes de computadores: normas e padrões. Protocolos de gerência. Qualidade de Serviços. Projeto lógico e físico de redes. Ferramentas para gerenciamento de redes de computadores.
Ementa:
Conceitos fundamentais de banco de dados. Projeto de banco de dados: conceitual, lógico e físico. Modelo conceitual de entidades e relacionamentos. Modelo de dados relacional. Dependências funcionais e normalização. Linguagens de definição e de manipulação de dados. Restrições de integridade e visões. Organização física de bancos de dados: técnicas de armazenamento e indexação.
Ementa:
O conceito antropológico de cultura. As relações entre individuo sociedade-natureza e a produção do conhecimento e da cultura. Sociodiversidade e Multiculturalismo: influência, história e Cultura afro-brasileira, africana e indígena. Diversidade e inclusão: violência, tolerância/intolerância, inclusão/exclusão, sexualidade, relações de gênero e relações étnico-raciais.
Ementa:
Histórico da evolução dos Sistemas Operacionais. Fundamentos de Sistemas Operacionais. Processos: cooperação, competição, concorrência, compartilhamento de recursos, comunicação e sincronização. Escalonamento de Processos. Gerenciamento de Memória. Realocação dinâmica, proteção, memória virtual, paginação e segmentação. Gerenciamento de I/O. Estudo de Casos.
Ementa:
Arranjos Multidimensionais. Tipos estruturados: registros. Arquivos. Tratamento de Exceções. Alocação Dinâmica de Memória. Linguagem algorítmica. Recursividade.
Ementa:
Contextualização da Engenharia de Software. Fundamentação dos Princípios da Engenharia de Software. Conceituação de Produto e Processo de Software. Caracterização do Projeto de Software. Análise de Requisitos. Metodologias Ágeis.
Ementa:
Empreendedorismo: principais conceitos e características. A gestão empreendedora e suas implicações para as organizações. O papel e a importância do comportamento empreendedor nas organizações. O perfil dos profissionais empreendedores nas organizações. A busca de oportunidades dentro e fora do negócio. A iniciativa e tomada de decisão. A gestão empreendedora de pessoas nas organizações.
Ementa:
Estudos de conceitos básicos de Sistemas da Informação. Estudo da aplicação de SI nas organizações. Impacto dos SI nas organizações. Potencial estratégico dos SI para o negócio. Tendências e perspectivas do uso das Tecnologias da Informação nas organizações.
Ementa:
Ética e Moral. Ética Profissional. Cidadania e Direitos Humanos. Políticas Públicas: Educação, Habitação, Saneamento, Saúde, Transporte, Segurança, Defesa e Ambientais. Sustentabilidade e meio ambiente. Desafios e Tendências da Responsabilidade Social e Ambiental.
Ementa:
Princípios Produtivos. Planejamento e Organização da Produção. Planejamento e a Organização da Logística. Identificando os Sistemas de Produção. Custos de Produção. Qualidade na Produção. Gestão, Controle e Tecnologias da Produção. Gestão, Controle e Tecnologias da Logística. Gestão da Manutenção. Interface da Produção com os setores Financeiros, Pessoas e Marketing. Plano Operacional.
Ementa:
SQL Avançado. Controle de Acesso a Dados. Gerenciamento de transações. Controle de concorrência. Recuperação e otimização. Segurança. Bancos de dados distribuídos. Novos paradigmas em Bancos de Dados.
Ementa:
Conceituação de Economia. Os grandes agregados econômicos. Economia Brasileira. Sistema Financeiro Nacional. Inflação. Problemas econômicos fundamentais. Ponto de equilíbrio operacional. Valor Econômico Adicionado (VEA). Indicativos de mercado. Microeconomia e macroeconomia. Perspectivas futuras.
Ementa:
Tipos e contextos de aplicações de governança. Governança de Tecnologia da Informação TI e sua importância. Alinhamento estratégico de TI e governança de TI. Gestão e tipos de decisões de TI. Direitos e contribuições para a tomada de decisões em TI. Mecanismos para a implantação de Governança. Padrões e Frameworks de Governança de TI. Normas ISO, BSI e ABNT para TI.
Ementa:
Modelos de Maturidade. Modelagem de software. Teste e qualidade de software. Reengenharia e engenharia reversa.
Ementa:
Aspectos sobre usabilidade, ergonomia e interatividade nos Projetos de Software para dispositivos móveis. Visão geral das tecnologias móveis e sem fio. Padrões de programação para dispositivos móveis. APIs de programação. Utilização de uma plataforma de programação para dispositivos móveis.
Ementa:
Business Intelligence e Big Data Analysis, Contabilidade e análise de custos, Testes e Qualidade de Software, Simulação de Sistemas de Informação, Tecnologias Aplicadas ao Agronegócio, Inglês instrumental.
Ementa:
.
Ementa:
Metodologias, Técnicas e Ferramentas para Gerenciamento de Projetos de Software. Riscos de Projeto de Software. Planejamento, Execução, Acompanhamento, Controle e Encerramento de Projeto de Software.
Ementa:
Programação Linear, Noções sobre o Espaço Vetorial, O Método Simplex, Dualidade, O Problema do Transporte, O Problema da Designação, Análise da Sensibilidade, Simulação, Controle de Parâmetros em Simulação.
Ementa:
Introdução à computação gráfica. Fundamentos de cor. Imagem digital. Dispositivos gráficos. Transformações geométricas e sistemas de coordenadas. Objetos gráficos planares. Objetos gráficos tridimensionais. Visualização e transformações de visualização. Recortes e janelas. Modelos de iluminação. Processamento de Imagens.
Ementa:
Sistema de recursos humanos na empresa, nos aspectos: recrutamento e seleção de pessoal. Avaliação de desempenho. Administração de cargos e salários. Sistema de compensação. Benefícios. Treinamento e desenvolvimento. Planejamento de carreira. Relações trabalhistas e higiene e segurança do trabalho.
Ementa:
Estudo introdutório dos fundamentos e aplicações da Inteligência Artificial. Histórico e princípios da IA. Resolução de problemas. Estudo da representação do conhecimento. Agentes Inteligentes. Sistemas Especialistas. Lógica Nebulosa. Algoritmos Genéticos. Redes Neurais Artificiais.
Ementa:
Conceituações e proposições em administração. Princípios e elementos da administração: planejamento, organização, direção e controle O papel, perfil, competências, habilidades e atitudes do administrador. Processos administrativos. Os novos paradigmas da administração. Gerenciamento das mudanças e impacto das modernas ferramentas de gestão na competitividade empresarial.
Ementa:
Ementa: Redes e Internet. Conhecimento de HTML, estrutura e comandos. Conceitos iniciais de desenvolvimento de páginas e Sites. Hospedagem e atualização de Sites, Sistemas de Gestão de Conteúdo.
Ementa:
Representação da Informação, Sistemas Numéricos, Conjuntos numércios, Lógica proposicional, Álgebra de Boole, Funções Booleanas, Relações, Introdução a Função, Funções e suas aplicações, Representação gráfica das funções em R2.
Ementa:
O conceito de sistema. Componentes genéricos de um sistema. As relações entre sistema e ambiente. Hierarquia de sistemas. Classificações dos sistemas. Os conceitos, objetivos, funções e componentes dos sistemas de informação. As dimensões tecnológica, organizacional e humana dos sistemas de informação. Os tipos de sistemas de informação. Áreas relacionadas a Sistemas de Informação. Inovação com Sistemas de Informação.
Ementa:
Concepção de língua e linguagem. A comunicação como um processo de interação dialógica. Tipologia textual. Leitura e compreensão de textos. Estratégias para a construção da comunicação escrita. Postura profissional e humana em ambiente universitário. Protagonismo universitário: autoconhecimento e gestão de projeto de vida. Estudo em ambiente universitário: presencial e virtual. Organização universitária.
Ementa:
Promover o estímulo do raciocínio lógico aplicado à construção de algoritmos e programas para resoluções de problemas, o domínio das normas técnicas para escrita e desenvolvimento de algoritmos e a compreensão dos elementos fundamentais que constituem os algoritmos.
Ementa:
Portas Lógicas e Circuitos Lógicos, Barramento, comunicações, interfaces e periféricos. Organização de memórias. Arquiteturas RISC e CISC. Linguagem de Máquina. Operações de Entrada/Saída. Instruções. Introdução a Linguagens de Montagem. Modos de endereçamento. Interrupção. Arquiteturas paralelas.
Ementa:
Redes de Computadores: origem e aplicações. Padronização e Modelo de Referência OSI. Pilha de Protocolos da Internet. Serviços de Comunicação de Dados. Hardware e Software de Rede. Meios de transmissão. Redes de Alta Velocidade. Sistemas Distribuídos.
Ementa:
Conceitos de automação industrial. Sistemas analógicos e sistemas digitais. Sensores e atuadores. Introdução ao controlador lógico programável. Robótica industrial. Práticas de controle e automação.
Ementa:
A natureza da ciência e da pesquisa. A produtividade do conhecimento científico. Projeto de pesquisa e seus componentes. Métodos de Pesquisa. Normas ABNT. Técnicas de pesquisa: análise documental, amostragem, coleta e análise de dados.
Ementa:
Arranjos Multidimensionais. Tipos estruturados: registros. Arquivos. Tratamento de Exceções. Alocação Dinâmica de Memória. Linguagem algorítmica. Recursividade.
Ementa:
Analise Combinatória e Probabilidade: Arranjo, Permutações, combinações, Espaço amostral, Probabilidades em espaços amostrais. Álgebra matricial: Matrizes, Determinantes e Sistemas Lineares e Estruturas algébricas e espaços vetoriais. Cálculo algébrico: Limites; Continuidade; Derivação; Integração; Seqüências e séries e Equações diferenciais ordinárias.
Ementa:
Conceitos fundamentais de banco de dados. Projeto de banco de dados: conceitual, lógico e físico. Modelo conceitual de entidades e relacionamentos. Modelo de dados relacional. Dependências funcionais e normalização. Linguagens de definição e de manipulação de dados. Restrições de integridade e visões. Organização física de bancos de dados: técnicas de armazenamento e indexação.
Ementa:
Contextualização da Engenharia de Software. Fundamentação dos Princípios da Engenharia de Software. Conceituação de Produto e Processo de Software. Caracterização do Projeto de Software. Análise de Requisitos. Metodologias Ágeis.
Ementa:
O conceito antropológico de cultura. As relações entre individuo sociedade-natureza e a produção do conhecimento e da cultura Sociodiversidade e multiculturalismo: violência, tolerância/intolerância, inclusão/exclusão, sexualidade, relações de gênero e relações étnico-raciais. Identidade cultural na atualidade, diversidade e inclusão.
Ementa:
Histórico da evolução dos Sistemas Operacionais. Fundamentos de Sistemas Operacionais. Processos: cooperação, competição, concorrência, compartilhamento de recursos, comunicação e sincronização. Escalonamento de Processos. Gerenciamento de Memória. Realocação dinâmica, proteção, memória virtual, paginação e segmentação. Gerenciamento de I/O. Estudo de Casos.
Ementa:
Modelos de gerenciamento de redes de computadores: normas e padrões. Protocolos de gerência. Qualidade de Serviços. Projeto lógico e físico de redes. Ferramentas para gerenciamento de redes de computadores.
Ementa:
Aspectos sobre usabilidade, ergonomia e interatividade nos Projetos de Software para web. Padrões de Projeto para web. Persistência de dados. Ferramentas para o desenvolvimento de aplicações na web. Frameworks para web.
Ementa:
Introdução aos paradigmas de Programação. Abstração de Dados. Classes, objetos, atributos e métodos (estáticos e da classe). Encapsulamento. Construtores e destrutores. Sobrecarga de operadores e métodos. Herança. Polimorfismo. Classes Abstratas, Interfaces. Desenvolvimento de aplicações utilizando uma linguagem orientada a objetos.
Ementa:
SQL Avançado. Controle de Acesso a Dados. Gerenciamento de transações. Controle de concorrência. Recuperação e otimização. Segurança. Bancos de dados distribuídos. Novos paradigmas em Bancos de Dados.
Ementa:
Empreendedorismo: principais conceitos e características. A gestão empreendedora e suas implicações para as organizações. O papel e a importância do comportamento empreendedor nas organizações. O perfil dos profissionais empreendedores nas organizações. A busca de oportunidades dentro e fora do negócio. A iniciativa e tomada de decisão. A gestão empreendedora de pessoas nas organizações.
Ementa:
Listas lineares e suas generalizações: listas ordenadas, listas encadeadas, pilhas e filas. Aplicações de listas. Análise de algoritmos: correção, pior acaso, caso médio, espaço ocupado, otimização e implementação. Algoritmos clássicos de ordenação e busca.
Ementa:
Aspectos sobre usabilidade, ergonomia e interatividade nos Projetos de Software para dispositivos móveis. Visão geral das tecnologias móveis e sem fio. Padrões de programação para dispositivos móveis. APIs de programação. Utilização de uma plataforma de programação para dispositivos móveis.
Ementa:
Conceitos e Princípios da Segurança da Informação. Tolerância a Falhas. Conceitos e Fundamentos da Auditoria em Sistemas de Informação. Tecnologia de auditagem, conceitos básicos. Softwares de auditoria. Estrutura da função de auditoria de sistemas de informação nas organizações. Política de Segurança. O planejamento, implementação e avaliação de políticas de segurança de informações. Tecnologias de Segurança da Informação.
Ementa:
Modelos de Maturidade. Modelagem de software. Teste e qualidade de software. Reengenharia e engenharia reversa.
Ementa:
Ética, Cidadania e Responsabilidade Social: Ética, Democracia e Cidadania. Ética e Moral. Ética Profissional. Políticas Públicas: Educação, Habitação, Saneamento, Saúde, Transporte, Segurança, Defesa e Questões Ambientais. Sustentabilidade e meio ambiente. Desafios e Tendências da Responsabilidade Social e Ambiental.
Ementa:
Tipos e contextos de aplicações de governança. Governança de Tecnologia da Informação TI e sua importância. Alinhamento estratégico de TI e governança de TI. Gestão e tipos de decisões de TI. Direitos e contribuições para a tomada de decisões em TI. Mecanismos para a implantação de Governança. Padrões e Frameworks de Governança de TI. Normas ISO, BSI e ABNT para TI.
Ementa:
Introdução à computação gráfica. Fundamentos de cor. Imagem digital. Dispositivos gráficos. Transformações geométricas e sistemas de coordenadas. Objetos gráficos planares. Objetos gráficos tridimensionais. Visualização e transformações de visualização. Recortes e janelas. Modelos de iluminação. Processamento de Imagens.
Ementa:
Metodologias, Técnicas e Ferramentas para Gerenciamento de Projetos de Software. Riscos de Projeto de Software. Planejamento, Execução, Acompanhamento, Controle e Encerramento de Projeto de Software.
Ementa:
Conceituação de Economia. Os grandes agregados econômicos. Economia Brasileira. Sistema Financeiro Nacional. Inflação. Problemas econômicos fundamentais. Ponto de equilíbrio operacional. Valor Econômico Adicionado (VEA). Indicativos de mercado. Microeconomia e macroeconomia. Teoria geral do comércio. Perspectivas futuras.
Ementa:
Estudo aplicações das estruturas de dados: Árvores binárias, árvores binárias de busca, árvores balanceadas. Aplicações de Árvores. Grafos e Aplicações. Tabela Hashing.
Ementa:
Programação Linear, Noções sobre o Espaço Vetorial, O Método Simplex, Dualidade, O Problema do Transporte, O Problema da Designação, Análise da Sensibilidade, Simulação, Controle de Parâmetros em Simulação.
Ementa:
Orientação, acompanhamento e avaliação do projeto de trabalho a ser realizado pelo aluno em instituições públicas ou privadas, ou ainda, através de projetos de iniciação científica ou de tecnologia, desenvolvidos sob supervisão de professor.
Ementa:
Business Intelligence e Big Data Analysis, Contabilidade e análise de custos, Testes e Qualidade de Software, Simulação de Sistemas de Informação, Tecnologias Aplicadas ao Agronegócio, Inglês instrumental.
Ementa:
Apresentação de temas complementares ao curso. Discussão e estudo de pesquisas, novas tecnologias e tópicos atuais da área de computação e sistemas de informação.
Ementa:
Estudo introdutório dos fundamentos e aplicações da Inteligência Artificial. Histórico e princípios da IA. Resolução de problemas. Estudo da representação do conhecimento. Agentes Inteligentes. Sistemas Especialistas. Lógica Nebulosa. Algoritmos Genéticos. Redes Neurais Artificiais.
Ementa:
Histórico e evolução da Computação. Princípios de funcionamento do computador digital. Organização de Computadores: Processador, memória e dispositivos periféricos. Sistemas de Numeração. Aritmética Computacional. Introdução à Álgebra de Boole. Funções Booleanas, Portas Lógicas e Circuitos Lógicos.
Ementa:
Bases conceituais e filosóficas da área de Sistemas de Informação. Os conceitos, objetivos, funções e componentes dos sistemas de informação. As dimensões tecnológica, organizacional e humana dos sistemas de informação. Os tipos de sistemas de informação. Áreas relacionadas a Sistemas de Informação.
Ementa:
Conjuntos, Conjuntos Numéricos, Lógica preposicional, Álgebra de Boole, Relações, Introdução a Função, Funções e suas aplicações, Representação gráfica das funções em R2.
Ementa:
Estudo da postura epistemológica em ambiente universitário. Aspectos referentes à vida universitária. Concepções de estudo e aprendizagem. Formas de relacionamento com o conhecimento. Órgãos deliberativos e de apoio acadêmico da Faculdade de Balsas. Regulamentações da Faculdade de Balsas e Curso. Abordagem inicial das habilidades e hábitos de leitura. Introdução a aspectos referentes à elaboração de trabalhos acadêmicos e atividades de pesquisas e extensão.
Ementa:
Histórico da Internet, conceitos básicos e Redes Sociais. Conhecimento de HTML, estrutura e comandos. Conceitos iniciais de desenvolvimento de páginas e Sites. Hospedagem e atualização de Sites, Sistemas de Gestão de Conteúdo.
Ementa:
A qualidade da linguagem escrita e falada para os profissionais do curso. Formas de comunicação. Regras básicas para a correção de textos. Tipologia Textual. Leitura e produção de textos visando a desenvolver habilidades de elaboração de textos orais e escritos. Ênfase para técnicas de apresentação e produção de redação oficial – redação técnica, resumo, relatório e resenha. Os termos técnicos, neologismos e os formatos linguísticos profissionais.
Ementa:
Com base no Parecer CNE/CES n. 261/2006, compreende a integração e a socialização pessoal e profissional dos estudantes, que ocorre nos intervalos de 20 minutos por dia letivo (padrão da IES). A utilização dos intervalos como atividade acadêmica, além daquelas atividades que ocorrem em sala de aula, é uma prática consagrada na incorporação à hora escolar brasileira e se enraíza no próprio racionalismo pedagógico, fazendo parte da atividade educativa e formativa do aluno e do tempo de trabalho escolar efetivo, uma vez que, também nos intervalos, o aluno fica sobre a influência direta da Faculdade e do ambiente acadêmico institucional, no seu sentido amplo.
Ementa:
Barramento, comunicações, interfaces e periféricos. Organização de memórias. Arquiteturas RISC e CISC. Linguagem de Máquina. Operações de Entrada/Saída. Representação dos Dados e Instruções. Introdução a Linguagens de Montagem. Modos de endereçamento. Interrupção. Arquiteturas paralelas.
Ementa:
Redes de Computadores: origem e aplicações. Padronização e Modelo de Referência OSI. Pilha de Protocolos da Internet. Serviços de Comunicação de Dados. Hardware e Software de Rede. Meios de transmissão. Redes de Alta Velocidade.
Ementa:
A natureza da ciência e da pesquisa. A produtividade do conhecimento científico. Projeto de pesquisa e seus componentes. Técnicas de pesquisa: análise documental, amostragem, coleta e análise de dados.
Ementa:
Empreendedorismo: conceitos e importância. O empreendedorismo nos cenários brasileiro e mundial. A figura e a ação dos empreendedores no processo de criação de novas empresas. Etapas do processo de criação de empresas. Características e peculiaridades das pequenas e médias empresas. Diagnóstico e gestão de pequenas e médias empresas. Plano de negócios. Incubadoras de empresas.
Ementa:
Análise Combinatória e Probabilidade: Arranjo, Permutações, combinações, Espaço amostral, Probabilidades em espaços amostrais. Álgebra matricial: Matrizes, Determinantes e Sistemas Lineares e Estruturas algébricas e espaços vetoriais. Cálculo algébrico: Limites; Continuidade; Derivação; Integração; Sequências e séries e Equações diferenciais ordinárias.
Ementa:
Algoritmos e Programas. Introdução a Compilação. Ambientes de Desenvolvimento e Programação. Tipos de dados escalares, variáveis, atribuições e expressões. Estruturas de controle: decisão, repetição e desvio. Modularização e funções. Passagem de Parâmetros.
Ementa:
Com base no Parecer CNE/CES n. 261/2006, compreende a integração e a socialização pessoal e profissional dos estudantes, que ocorre nos intervalos de 20 minutos por dia letivo (padrão da IES). A utilização dos intervalos como atividade acadêmica, além daquelas atividades que ocorrem em sala de aula, é uma prática consagrada na incorporação à hora escolar brasileira e se enraíza no próprio racionalismo pedagógico, fazendo parte da atividade educativa e formativa do aluno e do tempo de trabalho escolar efetivo, uma vez que, também nos intervalos, o aluno fica sobre a influência direta da Faculdade e do ambiente acadêmico institucional, no seu sentido amplo.
Ementa:
Arranjos Multidimensionais. Tipos estruturados: registros. Arquivos. Apontadores. Alocação Dinâmica de Memória.
Ementa:
Histórico da evolução dos Sistemas Operacionais. Fundamentos de Sistemas Operacionais. Processos: cooperação, competição, concorrência, compartilhamento de recursos, comunicação e sincronização. Escalonamento de Processos. Gerenciamento de Memória. Realocação dinâmica, proteção, memória virtual, paginação e segmentação. Gerenciamento de I/O. Estudo de Casos.
Ementa:
Conceitos fundamentais de banco de dados. Arquitetura dos sistemas gerenciadores de banco de dados (SGBD). Projeto de banco de dados: conceitual, lógico e físico. Modelo conceitual de entidades e relacionamentos. Modelo de dados relacional. Dependências funcionais e normalização. Linguagens de definição e de manipulação de dados. Restrições de integridade e visões. Organização física de bancos de dados: técnicas de armazenamento e indexação.
Ementa:
O indivíduo e a organização. Comportamento humano. Personalidade, ajustamento e produtividade. Comportamento social. Dinâmica organizacional.
Ementa:
Modelos de gerenciamento de redes de computadores: normas e padrões. Protocolos de gerência. Qualidade de Serviços. Projeto lógico e físico de redes. Ferramentas para gerenciamento de redes de computadores.
Ementa:
As organizações. A Administração. O administrador. Habilidades gerenciais. Ambiente interno e externo de negócios. Cultura organizacional. Responsabilidade econômica, social e ambiental. Abordagem sistêmica. Abordagem contingencial. Tomada de decisões. Sistemas de informações gerenciais.
Ementa:
Com base no Parecer CNE/CES n. 261/2006, compreende a integração e a socialização pessoal e profissional dos estudantes, que ocorre nos intervalos de 20 minutos por dia letivo (padrão da IES). A utilização dos intervalos como atividade acadêmica, além daquelas atividades que ocorrem em sala de aula, é uma prática consagrada na incorporação à hora escolar brasileira e se enraíza no próprio racionalismo pedagógico, fazendo parte da atividade educativa e formativa do aluno e do tempo de trabalho escolar efetivo, uma vez que, também nos intervalos, o aluno fica sobre a influência direta da Faculdade e do ambiente acadêmico institucional, no seu sentido amplo.
Ementa:
Contextualização da Engenharia de Software. Fundamentação dos Princípios da Engenharia de Software. Conceituação de Produto e Processo de Software. Caracterização do Projeto de Software. Introdução a Análise de Requisitos. Metodologias Ágeis.
Ementa:
Abstração de Dados. Classes, objetos, atributos e métodos (estáticos e da classe). Encapsulamento. Construtores e destrutores. Sobrecarga de operadores e métodos. Herança. Polimorfismo. Classes Abstratas, Interfaces. Desenvolvimento de aplicações utilizando uma linguagem orientada a objetos.
Ementa:
SQL Avançado. Administração de Banco de Dados. Gerenciamento de transações. Controle de concorrência. Recuperação e otimização. Segurança. Bancos de dados distribuídos. Sistemas de Apoio a Decisão: Datawarehouse, Datamarts. Datamining e OLAP. Novos paradigmas em Bancos de Dados.
Ementa:
Noções de Sociologia. A Sociedade Digital. Formação Humana para Profissionais das Áreas de Ciências Exatas. A importância da Informática para a Sociedade. Informática e Educação. Inclusão e Exclusão Digital. Ética em Computação. Regulamentação do Exercício da Profissão. Propriedade Intelectual. Grandes Desafios da Computação.
Ementa:
Recursividade, Tipos básicos de dados. Listas lineares e suas generalizações: listas ordenadas, listas encadeadas, pilhas e filas. Aplicações de listas. Introdução árvores e suas generalizações. Algoritmos clássicos de ordenação e busca.
Ementa:
Introdução à Contabilidade: Conceitos básicos: Ativo, Passivo, Patrimônio Líquido, Receitas e Despesas. Relatórios Contábeis para a tomada de decisão: Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado Exercício e Fluxo de Caixa. Introdução a Contabilidade de Custos. Terminologia da Contabilidade de Custos. Esquema básico para apuração de custos.
Ementa:
Com base no Parecer CNE/CES n. 261/2006, compreende a integração e a socialização pessoal e profissional dos estudantes, que ocorre nos intervalos de 20 minutos por dia letivo (padrão da IES). A utilização dos intervalos como atividade acadêmica, além daquelas atividades que ocorrem em sala de aula, é uma prática consagrada na incorporação à hora escolar brasileira e se enraíza no próprio racionalismo pedagógico, fazendo parte da atividade educativa e formativa do aluno e do tempo de trabalho escolar efetivo, uma vez que, também nos intervalos, o aluno fica sobre a influência direta da Faculdade e do ambiente acadêmico institucional, no seu sentido amplo.
Ementa:
Ambientes visuais de desenvolvimento. Programação orientada a eventos. Modelo PME – Propriedades, Métodos e Eventos. Componentes gráficos básicos de uma interface. Desenvolvimento de aplicações gráficas. Integração com Banco de Dados. Componentes gráficos avançados.
Ementa:
Estudo aplicações das estruturas de dados: Árvores binárias, árvores binárias de busca, árvores balanceadas, árvores B e B+. Aplicações de Árvores. Grafos e Aplicações. Tabela Hashing.
Ementa:
Modelos de Maturidade. Modelagem de software. Teste e qualidade de software. Reengenharia e engenharia reversa.
Ementa:
Conceitos básicos: população, amostra, amostragem, variáveis aleatórias. Séries estatísticas. Índices. Tabelas e Gráficos. Medidas de posição e de variabilidade. Regressão e Correlação: linear e múltipla. Ajuste e previsão. Probabilidade. Estimação. Testes de Hipóteses.
Ementa:
Visão geral das tecnologias móveis e sem fio. Padrões de programação para dispositivos móveis. APIs de programação. Usabilidade. Utilização de uma plataforma de programação para dispositivos móveis.
Ementa:
Conceitos de linguagens de programação. Paradigmas de linguagens de programação: imperativas, funcionais, lógicas e orientadas a objetos. Noções de semântica formal. Teoria dos tipos: sistemas de tipos, polimorfismo. Verificação e inferência de tipos. Semântica formal de tipos.
Ementa:
Com base no Parecer CNE/CES n. 261/2006, compreende a integração e a socialização pessoal e profissional dos estudantes, que ocorre nos intervalos de 20 minutos por dia letivo (padrão da IES). A utilização dos intervalos como atividade acadêmica, além daquelas atividades que ocorrem em sala de aula, é uma prática consagrada na incorporação à hora escolar brasileira e se enraíza no próprio racionalismo pedagógico, fazendo parte da atividade educativa e formativa do aluno e do tempo de trabalho escolar efetivo, uma vez que, também nos intervalos, o aluno fica sobre a influência direta da Faculdade e do ambiente acadêmico institucional, no seu sentido amplo.
Ementa:
Construção de aplicações para a web: prototipação de sistemas; utilização do padrão MVC e de outros padrões de projeto; persistência de dados; instalação da aplicação. Ferramentas para o desenvolvimento de aplicações na web.
Ementa:
Metodologias, Técnicas e Ferramentas para Gerenciamento de Projetos de Software. Riscos de Projeto de Software. Planejamento, Execução, Acompanhamento, Controle e Encerramento de Projeto de Software.
Ementa:
Programação Linear, Noções sobre o Espaço Vetorial, O Método Simplex, Dualidade, O Problema do Transporte, O Problema da Designação, Análise da Sensibilidade, Simulação, Controle de Parâmetros em Simulação.
Ementa:
Introdução ao processo de automação; Universo da automação e perspectivas; Estabilidade e desempenho de sistemas realimentados. Controle de sistemas a eventos discretos. Práticas de controle e automação. Requisitos dos sistemas informáticos para automação. Controle de processo e automação da agricultura de precisão. Controladores Programáveis. Técnicas de automação aplicadas a agricultura de precisão.
Ementa:
Orientação, acompanhamento e avaliação do projeto de trabalho a ser realizado pelo aluno em instituições públicas ou privadas, ou ainda, através de projetos de iniciação científica ou de tecnologia, desenvolvidos sob supervisão de professor.
Ementa:
Linguagem algorítmica. Análise de algoritmos: correção, pior acaso, caso médio, espaço ocupado, otimização e implementação. Projeto de algoritmos: recursividade, dividir e conquistar, programação dinâmica, algoritmo gulosos e algoritmos aproximados. Exemplos de algoritmos: classificação e algoritmos sobre grafos. Máquina de Turing, Maquina de Registradores. Tese de Church. Problemas insolúveis. Interatividade.
Ementa:
Com base no Parecer CNE/CES n. 261/2006, compreende a integração e a socialização pessoal e profissional dos estudantes, que ocorre nos intervalos de 20 minutos por dia letivo (padrão da IES). A utilização dos intervalos como atividade acadêmica, além daquelas atividades que ocorrem em sala de aula, é uma prática consagrada na incorporação à hora escolar brasileira e se enraíza no próprio racionalismo pedagógico, fazendo parte da atividade educativa e formativa do aluno e do tempo de trabalho escolar efetivo, uma vez que, também nos intervalos, o aluno fica sobre a influência direta da Faculdade e do ambiente acadêmico institucional, no seu sentido amplo.
Ementa:
Conceitos básicos: histórico, terminologia, sistemas centralizados, distribuídos e paralelos. Paradigmas de comunicação entre processos (IPC). Sincronização em sistemas distribuídos. Sistemas distribuídos tolerantes a falhas. Modelos de programação distribuída: CORBA, RMI, Web Services. Tópicos Avançados.
Ementa:
Estudo introdutório dos fundamentos e aplicações da Inteligência Artificial. Histórico e princípios da IA. Resolução de problemas. Métodos informados e não informados de busca. Heurística. Jogos. Busca em Grafos e/ou. Estudo da representação do conhecimento. Sistemas Especialistas. Aplicações.
Ementa:
Conceitos e Princípios da Segurança da Informação. Conceitos e Fundamentos da Auditoria em Sistemas de Informação. Tecnologia de auditagem, conceitos básicos. Softwares de auditoria. Estrutura da função de auditoria de sistemas de informação nas organizações. Política de Segurança. O planejamento, implementação e avaliação de políticas de segurança de informações. Tecnologias de Segurança da Informação.
Ementa:
Apresentação de temas complementares ao curso. Discussão e estudo de pesquisas, novas tecnologias e tópicos atuais da área de computação e sistemas de
Ementa:
Código de propriedade industrial. Direito Autoral. Legislação de Patentes e Marcas. Propriedade Intelectual. Legislação específica sobre informática. Registros de Softwares. Registro de Direito Autoral. Critério ético e posturas morais. A ética e política social, a ecologia e as relações de gênero.
Ementa:
Fundamentos da Pesquisa Científica. Projeto de TCC. Delimitação do tema; Objetivo geral; Objetivos específicos; Problema de pesquisa; Justificativa; Metodologia. Técnicas de citação. Revisão bibliográfica. Fontes bibliográficas; Plágio. Leis de direitos autorais.
Ementa:
Com base no Parecer CNE/CES n. 261/2006, compreende a integração e a socialização pessoal e profissional dos estudantes, que ocorre nos intervalos de 20 minutos por dia letivo (padrão da IES). A utilização dos intervalos como atividade acadêmica, além daquelas atividades que ocorrem em sala de aula, é uma prática consagrada na incorporação à hora escolar brasileira e se enraíza no próprio racionalismo pedagógico, fazendo parte da atividade educativa e formativa do aluno e do tempo de trabalho escolar efetivo, uma vez que, também nos intervalos, o aluno fica sobre a influência direta da Faculdade e do ambiente acadêmico institucional, no seu sentido amplo.
Ementa:
– LIBRAS (Disciplina oferecida na estrutura curricular do curso, em caráter opcional, de acordo com o Decreto n. 5.626/2005).
– Língua Portuguesa
– Direito do Trabalho
– Filosofia
– Língua Inglesa
A oferta da disciplina optativa dar-se-á de acordo e mediante requerimento formal do aluno que queira cursá-la.
Ementa:
Tipos e contextos de aplicações de governança. Governança de TI e sua importância. Alinhamento estratégico de TI e governança de TI. Gestão e tipos de decisões de TI. Direitos e contribuições para a tomada de decisões em TI. Mecanismos para a implantação de Governança. Padrões e Frameworks de Governança de TI. Normas ISO, BSI e ABNT para TI.
Ementa:
Introdução à computação gráfica. Fundamentos de cor. Imagem digital. Dispositivos gráficos. Transformações geométricas e sistemas de coordenadas. Objetos gráficos planares. Objetos gráficos tridimensionais. Visualização e transformações de visualização. Recortes e janelas. Modelos de iluminação. Processamento de Imagens.
Ementa:
Acompanhamento e controle das atividades desenvolvidas na disciplina. Orientação para o desenvolvimento, testes e integração dos projetos. Acompanhamento e controle das atividades. Avaliação e apresentação do Trabalho de Conclusão.
Ementa:
Sistemas de informação de suporte ao processo decisório tático e estratégico. Análise e suporte ao processo decisório através de Data Mart, Data Warehouse e Data Mining. Relatórios gerenciais baseados em sistemas integrados de gestão (ERP) e os sistemas para gestão do relacionamento com o cliente (CRM). Gerenciamento de Processos de Negócios. Gestão do Conhecimento.
Ementa:
Com base no Parecer CNE/CES n. 261/2006, compreende a integração e a socialização pessoal e profissional dos estudantes, que ocorre nos intervalos de 20 minutos por dia letivo (padrão da IES). A utilização dos intervalos como atividade acadêmica, além daquelas atividades que ocorrem em sala de aula, é uma prática consagrada na incorporação à hora escolar brasileira e se enraíza no próprio racionalismo pedagógico, fazendo parte da atividade educativa e formativa do aluno e do tempo de trabalho escolar efetivo, uma vez que, também nos intervalos, o aluno fica sobre a influência direta da Faculdade e do ambiente acadêmico institucional, no seu sentido amplo.
Ementa:
Histórico e evolução da Computação. Princípios de funcionamento do computador digital. Organização de Computadores: Processador, memória e dispositivos periféricos. Sistemas de Numeração. Aritmética Computacional. Introdução à Álgebra de Boole. Funções Booleanas, Portas Lógicas e Circuitos Lógicos.
Ementa:
Ementa: Histórico da Internet, conceitos básicos e Redes Sociais. Conhecimento de HTML, estrutura e comandos. Conceitos iniciais de desenvolvimento de páginas e Sites. Hospedagem e atualização de Sites.
Ementa:
O cenário econômico-social-tecnológico contemporâneo. As organizações. A Administração. O administrador. Habilidades gerenciais. Ambiente interno e externo de negócios. Cultura organizacional. Responsabilidade econômica, social e ambiental. Escola clássica. Fordismo. Escola comportamental. Escola estruturalista. Abordagem sistêmica. Abordagem contingencial. Tomada de decisões. Sistemas de informações gerenciais.
Ementa:
A natureza da ciência e da pesquisa. A produtividade do conhecimento científico. Projeto de pesquisa e seus componentes. Técnicas de pesquisa: análise documental, amostragem, coleta e análise de dados.
Ementa:
Conjuntos, Conjuntos Numéricos, Lógica preposicional, Álgebra de Boole, Relações, Introdução a Função, Funções e suas aplicações, Representação gráfica das funções em R2.
Ementa:
Bases conceituais e filosóficas da área de Sistemas de Informação. Os conceitos, objetivos, funções e componentes dos sistemas de informação. As dimensões tecnológica, organizacional e humana dos sistemas de informação. Os tipos de sistemas de informação. Áreas relacionadas a Sistemas de Informação.
Ementa:
Com base no Parecer CNE/CES n. 261/2006, compreende a integração e a socialização pessoal e profissional dos estudantes, que ocorre nos intervalos de 20 minutos por dia letivo (padrão da IES). A utilização dos intervalos como atividade acadêmica, além daquelas atividades que ocorrem em sala de aula, é uma prática consagrada na incorporação à hora escolar brasileira e se enraíza no próprio racionalismo pedagógico, fazendo parte da atividade educativa e formativa do aluno e do tempo de trabalho escolar efetivo, uma vez que, também nos intervalos, o aluno fica sobre a influência direta da Faculdade e do ambiente acadêmico institucional, no seu sentido amplo.
Ementa:
Algoritmos e Programas. Introdução a Compilação. Ambientes de Desenvolvimento e Programação. Tipos de dados escalares, variáveis, atribuições e expressões. Estruturas de controle: decisão, repetição e desvio. Modularização e funções. Passagem de Parâmetros.
Ementa:
A origem e o conceito da Teoria Geral de Sistemas. O conceito de sistema.
Ementa:
Barramento, comunicações, interfaces e periféricos. Organização de memórias. Arquiteturas RISC e CISC. Linguagem de Máquina. Operações de Entrada/Saída. Representação dos Dados e Instruções. Introdução a Linguagens de Montagem. Modos de endereçamento. Interrupção. Arquiteturas paralelas.
Ementa:
Análise Combinatória e Probabilidade: Arranjo, Permutações, combinações, Espaço amostral, Probabilidades em espaços amostrais. Álgebra matricial: Matrizes, Determinantes e Sistemas Lineares e Estruturas algébricas e espaços vetoriais. Cálculo algébrico: Limites; Continuidade; Derivação; Integração; Sequências e séries e Equações diferenciais ordinárias.
Ementa:
Noções de Sociologia. A Sociedade Digital. Formação Humana para Profissionais das Áreas de Ciências Exatas. A importância da Informática para a Sociedade. Informática e Educação. Inclusão e Exclusão Digital. Ética em Computação. Regulamentação do Exercício da Profissão. Propriedade Intelectual. Grandes Desafios da Computação.
Ementa:
O indivíduo e a organização. Comportamento humano. Personalidade, ajustamento e produtividade. Comportamento social. Dinâmica organizacional.
Ementa:
Com base no Parecer CNE/CES n. 261/2006, compreende a integração e a socialização pessoal e profissional dos estudantes, que ocorre nos intervalos de 20 minutos por dia letivo (padrão da IES). A utilização dos intervalos como atividade acadêmica, além daquelas atividades que ocorrem em sala de aula, é uma prática consagrada na incorporação à hora escolar brasileira e se enraíza no próprio racionalismo pedagógico, fazendo parte da atividade educativa e formativa do aluno e do tempo de trabalho escolar efetivo, uma vez que, também nos intervalos, o aluno fica sobre a influência direta da Faculdade e do ambiente acadêmico institucional, no seu sentido amplo.
Ementa:
Tendências do desenvolvimento científico e do uso tecnológico. Principais avanços da atualidade no campo da computação. Debates e palestras ministradas por especialistas. Eventos técnico-profissionais, afins à área profissional ou complementar. Práticas interdisciplinares.
Ementa:
Sistemas de informação de suporte ao processo decisório tático e estratégico (SAD, SIG, EIS). Tecnologias de informação aplicadas à sistemas de informação de suporte ao processo decisório estratégico e tático. Desenvolvimento de sistemas de informação de suporte ao processo decisório tático e estratégico. Características e funcionalidades de sistemas de informação de nível tático e estratégico nas organizações.
Ementa:
Introdução à Contabilidade: Conceitos básicos: Ativo, Passivo, Patrimônio Líquido, Receitas e Despesas. Relatórios Contábeis para a tomada de decisão: Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado Exercício e Fluxo de Caixa. Introdução a Contabilidade de Custos. Terminologia da Contabilidade de Custos. Esquema básico para apuração de custos.
Ementa:
Arranjos Multidimensionais. Tipos estruturados: registros. Arquivos. Apontadores. Alocação Dinâmica de Memória.
Ementa:
Conceitos básicos: população, amostra, amostragem, variáveis aleatórias. Séries estatísticas. Índices. Tabelas e Gráficos. Medidas de posição e de variabilidade. Regressão e Correlação: linear e múltipla. Ajuste e previsão. Probabilidade. Estimação. Testes de Hipóteses.
Ementa:
Histórico da evolução dos Sistemas Operacionais. Fundamentos de Sistemas Operacionais. Processos: cooperação, competição, concorrência, compartilhamento de recursos, comunicação e sincronização. Escalonamento de Processos. Gerenciamento de Memória. Realocação dinâmica, proteção, memória virtual, paginação e segmentação. Gerenciamento de I/O. Estudo de Casos.
Ementa:
Conceitos fundamentais de banco de dados. Arquitetura dos sistemas gerenciadores de banco de dados (SGBD). Projeto de banco de dados: conceitual, lógico e físico. Modelo conceitual de entidades e relacionamentos. Modelo de dados relacional. Dependências funcionais e normalização. Linguagens de definição e de manipulação de dados. Restrições de integridade e visões. Organização física de bancos de dados: técnicas de armazenamento e indexação.
Ementa:
Com base no Parecer CNE/CES n. 261/2006, compreende a integração e a socialização pessoal e profissional dos estudantes, que ocorre nos intervalos de 20 minutos por dia letivo (padrão da IES). A utilização dos intervalos como atividade acadêmica, além daquelas atividades que ocorrem em sala de aula, é uma prática consagrada na incorporação à hora escolar brasileira e se enraíza no próprio racionalismo pedagógico, fazendo parte da atividade educativa e formativa do aluno e do tempo de trabalho escolar efetivo, uma vez que, também nos intervalos, o aluno fica sobre a influência direta da Faculdade e do ambiente acadêmico institucional, no seu sentido amplo.
Ementa:
Contextualização da Engenharia de Software. Fundamentação dos Princípios da Engenharia de Software. Conceituação de Produto e Processo de Software. Caracterização do Projeto de Software. Introdução a Análise de Requisitos. Metodologias Ágeis.
Ementa:
Abstração de Dados. Classes, objetos, atributos e métodos (estáticos e da classe). Encapsulamento. Construtores e destrutores. Sobrecarga de operadores e métodos. Herança. Polimorfismo. Classes Abstratas, Interfaces. Desenvolvimento de aplicações utilizando uma linguagem orientada a objetos.
Ementa:
Redes de Computadores: origem e aplicações. Padronização e Modelo de Referência OSI. Pilha de Protocolos da Internet. Serviços de Comunicação de Dados. Hardware e Software de Rede. Meios de transmissão. Redes de Alta Velocidade.
Ementa:
SQL Avançado. Administração de Banco de Dados. Gerenciamento de transações. Controle de concorrência. Recuperação e otimização. Segurança. Bancos de dados distribuídos. Sistemas de Apoio a Decisão: Datawarehouse, Datamarts. Datamining e OLAP. Novos paradigmas em Bancos de Dados.
Ementa:
Recursividade, Tipos básicos de dados. Listas lineares e suas generalizações: listas ordenadas, listas encadeadas, pilhas e filas. Aplicações de listas. Introdução árvores e suas generalizações. Algoritmos clássicos de ordenação e busca.
Ementa:
Com base no Parecer CNE/CES n. 261/2006, compreende a integração e a socialização pessoal e profissional dos estudantes, que ocorre nos intervalos de 20 minutos por dia letivo (padrão da IES). A utilização dos intervalos como atividade acadêmica, além daquelas atividades que ocorrem em sala de aula, é uma prática consagrada na incorporação à hora escolar brasileira e se enraíza no próprio racionalismo pedagógico, fazendo parte da atividade educativa e formativa do aluno e do tempo de trabalho escolar efetivo, uma vez que, também nos intervalos, o aluno fica sobre a influência direta da Faculdade e do ambiente acadêmico institucional, no seu sentido amplo.
Ementa:
Conceitos de linguagens de programação. Paradigmas de linguagens de programação: imperativas, funcionais, lógicas e orientadas a objetos. Noções de semântica formal. Teoria dos tipos: sistemas de tipos, polimorfismo. Verificação e inferência de tipos. Semântica formal de tipos.
Ementa:
Modelos de gerenciamento de redes de computadores: normas e padrões. Protocolos de gerência. Qualidade de Serviços. Projeto lógico e físico de redes. Ferramentas para gerenciamento de redes de computadores.
Ementa:
Orientação, acompanhamento e avaliação do projeto de trabalho a ser realizado pelo aluno em instituições públicas ou privadas, ou ainda, através de projetos de iniciação científica ou de tecnologia, desenvolvidos sob supervisão de professor.
Ementa:
Ambientes visuais de desenvolvimento. Programação orientada a eventos. Modelo PME – Propriedades, Métodos e Eventos. Componentes gráficos básicos de uma interface. Desenvolvimento de aplicações gráficas. Integração com Banco de Dados. Componentes gráficos avançados.
Ementa:
Estudo aplicações das estruturas de dados: Árvores binárias, árvores binárias de busca, árvores balanceadas, árvores B e B+. Aplicações de Árvores. Grafos e Aplicações. Tabela Hashing.
Ementa:
Modelos de Maturidade. Modelagem de software. Teste e qualidade de software. Reengenharia e engenharia reversa.
Ementa:
Com base no Parecer CNE/CES n. 261/2006, compreende a integração e a socialização pessoal e profissional dos estudantes, que ocorre nos intervalos de 20 minutos por dia letivo (padrão da IES). A utilização dos intervalos como atividade acadêmica, além daquelas atividades que ocorrem em sala de aula, é uma prática consagrada na incorporação à hora escolar brasileira e se enraíza no próprio racionalismo pedagógico, fazendo parte da atividade educativa e formativa do aluno e do tempo de trabalho escolar efetivo, uma vez que, também nos intervalos, o aluno fica sobre a influência direta da Faculdade e do ambiente acadêmico institucional, no seu sentido amplo.
Ementa:
Noções gerais de direito aplicado. Direito constitucional. Direito civil. Código de propriedade industrial. Consolidação das Leis do Trabalho e legislação específica. Direito Autoral. Legislação de Patentes e Marcas. Propriedade Intelectual e Responsabilidade Civil. Legislação específica sobre informática. Registros de Softwares. Registro de Direito Autoral. Critério ético e posturas morais. A ética e a economia, a política, a ecologia e as relações de gênero.
Ementa:
Linguagem algorítmica. Análise de algoritmos: correção, pior acaso, caso médio, espaço ocupado, otimização e implementação. Projeto de algoritmos: recursividade, dividir e conquistar, programação dinâmica, algoritmo gulosos e algoritmos aproximados. Exemplos de algoritmos: classificação e algoritmos sobre grafos. Máquina de Turing, Maquina de Registradores. Tese de Church. Problemas insolúveis. Interatividade.
Ementa:
Construção de aplicações para a web: prototipação de sistemas; utilização do padrão MVC e de outros padrões de projeto; persistência de dados; instalação da aplicação. Ferramentas para o desenvolvimento de aplicações na web.
Ementa:
Histórico. Interação Humano-Computador: terminologia e definições. As Interfaces Humano-Computador. Fatores Humanos. Aspectos sobre usabilidade, ergonomia e interatividade nos projetos de Software. Arquiteturas de Software e padrões para interfaces de usuários. Avaliação de Interfaces de Aplicações computacionais. Projeto e Implementação de Sistemas interativos.
Ementa:
Orientação, acompanhamento e avaliação do projeto de trabalho a ser realizado pelo aluno em instituições públicas ou privadas, ou ainda, através de projetos de iniciação científica ou de tecnologia, desenvolvidos sob supervisão de professor.
Ementa:
Conceitos Gerais sobre o Agronegócio; Importância do Agronegócio Brasileiro; O Futuro do Agronegócio no Brasil; O potencial do Mercado de Software para o Agronegócio no Mundo, no Brasil e no Estado do Maranhão; Tecnologias de Informação Aplicadas ao Agronegócio; Tendências e perspectivas da Tecnologia da Informação aplicada à agricultura; Estudo do mercado brasileiro de software para o agronegócio: cenários, prospecção e oportunidades.
Ementa:
Metodologias, Técnicas e Ferramentas para Gerenciamento de Projetos de Software. Riscos de Projeto de Software. Planejamento, Execução, Acompanhamento, Controle e Encerramento de Projeto de Software.
Ementa:
Com base no Parecer CNE/CES n. 261/2006, compreende a integração e a socialização pessoal e profissional dos estudantes, que ocorre nos intervalos de 20 minutos por dia letivo (padrão da IES). A utilização dos intervalos como atividade acadêmica, além daquelas atividades que ocorrem em sala de aula, é uma prática consagrada na incorporação à hora escolar brasileira e se enraíza no próprio racionalismo pedagógico, fazendo parte da atividade educativa e formativa do aluno e do tempo de trabalho escolar efetivo, uma vez que, também nos intervalos, o aluno fica sobre a influência direta da Faculdade e do ambiente acadêmico institucional, no seu sentido amplo.
Ementa:
Apresentação de temas complementares ao curso. Discussão e estudo de pesquisas, novas tecnologias e tópicos atuais da área de computação e sistemas de informação.
Ementa:
Conceitos básicos: histórico, terminologia, sistemas centralizados, distribuídos e paralelos. Paradigmas de comunicação entre processos (IPC). Sincronização em sistemas distribuídos. Sistemas distribuídos tolerantes a falhas. Modelos de programação distribuída: CORBA, RMI, Web Services. Tópicos Avançados.
Ementa:
Estudo introdutório dos fundamentos e aplicações da Inteligência Artificial. Histórico e princípios da IA. Resolução de problemas. Métodos informados e não informados de busca. Heurística. Jogos. Busca em Grafos e/ou. Estudo da representação do conhecimento. Sistemas Especialistas. Aplicações.
Ementa:
Acompanhamento e controle das atividades desenvolvidas na disciplina. Orientação para o desenvolvimento, testes e integração dos projetos. Acompanhamento e controle das atividades. Avaliação e apresentação do Trabalho de Conclusão.
Ementa:
Tipos e contextos de aplicações de governança. Governança de TI e sua importância. Alinhamento estratégico de TI e governança de TI. Gestão e tipos de decisões de TI. Direitos e contribuições para a tomada de decisões em TI. Mecanismos para a implantação de Governança. Padrões e Frameworks de Governança de TI. Normas ISO, BSI e ABNT para TI.
Ementa:
Conceitos e Princípios da Segurança da Informação. Conceitos e Fundamentos da Auditoria em Sistemas de Informação. Tecnologia de auditagem, conceitos básicos. Softwares de auditoria. Estrutura da função de auditoria de sistemas de informação nas organizações. Política de Segurança. O planejamento, implementação e avaliação de políticas de segurança de informações. Tecnologias de Segurança da Informação.
Ementa:
Com base no Parecer CNE/CES n. 261/2006, compreende a integração e a socialização pessoal e profissional dos estudantes, que ocorre nos intervalos de 20 minutos por dia letivo (padrão da IES). A utilização dos intervalos como atividade acadêmica, além daquelas atividades que ocorrem em sala de aula, é uma prática consagrada na incorporação à hora escolar brasileira e se enraíza no próprio racionalismo pedagógico, fazendo parte da atividade educativa e formativa do aluno e do tempo de trabalho escolar efetivo, uma vez que, também nos intervalos, o aluno fica sobre a influência direta da Faculdade e do ambiente acadêmico institucional, no seu sentido amplo.
Ementa:
Projeto de especificação de linguagens de programação. Estudo das etapas que compreendem o processo de compilação: Análise Léxica, Análise Sintática, Análise Semântica, Geração e Otimização de Código. Evolução e tendências da área de compiladores e linguagens de programação.
Ementa:
Apresentação de temas complementares ao curso. Discussão e estudo de pesquisas, novas tecnologias e tópicos atuais da área de computação e sistemas de informação.
Ementa:
Acompanhamento e controle das atividades desenvolvidas na disciplina. Orientação para o desenvolvimento, testes e integração dos projetos. Acompanhamento e controle das atividades. Avaliação e apresentação do Trabalho de Conclusão.
Ementa:
Visão geral das tecnologias móveis e sem fio. Padrões de programação para dispositivos móveis. APIs de programação. Usabilidade. Utilização de uma plataforma de programação para dispositivos móveis.
Ementa:
Introdução à computação gráfica. Fundamentos de cor. Imagem digital. Dispositivos gráficos. Transformações geométricas e sistemas de coordenadas. Objetos gráficos planares. Objetos gráficos tridimensionais. Visualização e transformações de visualização. Recortes e janelas. Modelos de iluminação. Processamento de Imagens.
Ementa:
A oferta da disciplina optativa dar-se-á de acordo e mediante requerimento formal do aluno que queira cursá-la.
Ementa:
Empreendedorismo: conceitos e importância. O empreendedorismo nos cenários brasileiro e mundial. A figura e a ação dos empreendedores no processo de criação de novas empresas. Etapas do processo de criação de empresas. Características e peculiaridades das pequenas e médias empresas. Diagnóstico e gestão de pequenas e médias empresas. Plano de negócios. Incubadoras de empresas.
Ementa:
Com base no Parecer CNE/CES n. 261/2006, compreende a integração e a socialização pessoal e profissional dos estudantes, que ocorre nos intervalos de 20 minutos por dia letivo (padrão da IES). A utilização dos intervalos como atividade acadêmica, além daquelas atividades que ocorrem em sala de aula, é uma prática consagrada na incorporação à hora escolar brasileira e se enraíza no próprio racionalismo pedagógico, fazendo parte da atividade educativa e formativa do aluno e do tempo de trabalho escolar efetivo, uma vez que, também nos intervalos, o aluno fica sobre a influência direta da Faculdade e do ambiente acadêmico institucional, no seu sentido amplo.
Nome | Titulação | Currículo Lattes |
---|---|---|
Alex Rogaleski Marques | Especialista | Acessar |
Diego Nestor Soardi Andrada | Mestre | Acessar |
Fábio Roberto Pillatt | Doutor | Acessar |
Jakson Ferreira de Sousa | Mestre | Acessar |
Marcos David Souza Ramos | Especialista | Acessar |
Roger Muller Saraiva de Sousa | Especialista | Acessar |