Denominação:

Graduação em Sistemas de Informação

Grau Conferido:

Bacharel em Sistemas de Informação

Carga horária:

3.000 horas

Duração do curso

4 anos

Turno:

Noturno

Regime:

Seriado Semestral

Investimento:

R$ 841,50*
*Esse valor já está com desconto de 10% para pagamento até a data de vencimento, da parcela 02 a 06. As parcelas dos próximos semestres poderão ter seu valor corrigido ou reajustado em conformidade com a legislação aplicável e no prazo por ela previsto. Valor promocional válido para ingressantes do semestre 2023.2.

Graduação em Sistemas de Informação

De acordo com a orientação nacional da área da Computação e da Informática, os cursos da área de computação e informática têm como objetivo a formação de recursos humanos para o desenvolvimento tecnológico da computação (hardware e software) com vistas a atender necessidades da sociedade, para a aplicação das tecnologias da computação no interesse da sociedade e para a formação de professores para o ensino médio e profissional.

Neste contexto, o curso de Bacharelado em Sistemas de Informação da Faculdade de Balsas tem a computação como atividade meio e visa à formação de recursos humanos para o desenvolvimento/automação dos sistemas de informação, com ênfase para sistemas empresariais e para a Internet.

INSCREVA-SE GRATUITAMENTE NO NOSSO VESTIBULAR

Objetivos

Formar profissionais dotados de sólidos conhecimentos relacionados à área da computação, capazes de acompanhar as evoluções tecnológicas e atuar com competência nas mais diferentes organizações e instituições públicas ou privadas

Formar profissionais aptos a atuar na realidade nacional e regional e capazes de adequarem-se à dinâmica das mudanças tecnológicas

Formar profissionais aptos a atuar na realidade nacional e regional e capazes de adequarem-se à dinâmica das mudanças tecnológicas

Formar profissionais, que atuem como multiplicadores dos esforços nas organizações as quais pertençam e que tenham a capacidade de iniciar novos negócios, desbravando mercados, avaliando e assumindo os riscos necessários ao sucesso dos empreendimentos

Formar profissionais dotados de sólidos valores morais e éticos, cônscios de suas responsabilidades profissionais e sociais

Formar profissionais que utilizem sistemas de informação para potencializar as ações do agronegócio

Formar profissionais analíticos e críticos acerca dos fenômenos organizacionais, capazes de visualizar e propor soluções estruturadas e inovadoras aos complexos problemas inerentes as organizações modernas

Formar profissionais que tenham como objetivos permanentes o autodesenvolvimento e a autoaprendizagem.

Jakson Ferreira de Sousa

E-mail: coord.sistemas@unibalsas.edu.br
Telefone: (99) 3542-5500

Atuações Profissionais

  • Analisar problemas reais e desenvolver algoritmos adequados para resolvê-los

  • Desenvolver softwares aplicativos e/ou de sistemas de informação para as várias arquiteturas existentes

  • Atuar como analista de software

  • Atuar no planejamento e gerenciamento da infraestrutura de informação e coordenação dos recursos de informação

  • Atuar no desenvolvimento científico da área de sistemas de informação das organizações

  • Utilizar linguagens de programação sob a ótica dos paradigmas: estruturado, funcional, lógico, orientado a objetos e orientado a eventos

  • Atuar como empreendedor na área de informática, sobretudo através do desenvolvimento de novas soluções e aplicativos computacionais

  • Atuar com competência no desenvolvimento de sistemas de informação empresariais, do agronegócio, para Internet e para dispositivos móveis

Professores

Alex Rogaleski Marques

Especialista

Currículo Lattes

Jadson José Monteiro Oliveira

Mestre

Currículo Lattes

Marcos David Souza Ramos

Especialista

Currículo Lattes

Fábio Roberto Pillatt

Doutor

Currículo Lattes

Jakson Ferreira de Sousa

Mestre

Currículo Lattes

Roger Muller Saraiva de Sousa

Especialista

Currículo Lattes

Hiago Aravena e Silva

Especialista

Currículo Lattes

Janaína da Silva Trindade

Especialista

Currículo Lattes

Estrutura Curricular 2021

Ementa:

Portas Lógicas e Circuitos Lógicos, Barramento, comunicações, interfaces e periféricos. Organização de memórias. Arquiteturas RISC e CISC. Linguagem de Máquina. Operações de Entrada/Saída. Instruções. Introdução a Linguagens de Montagem. Modos de endereçamento. Interrupção. Arquiteturas paralelas.

Ementa:

Conceituações e proposições em administração. Princípios e elementos da administração: planejamento, organização, direção e controle O papel, perfil, competências, habilidades e atitudes do administrador. Processos administrativos. Os novos paradigmas da administração. Gerenciamento das mudanças e impacto das modernas ferramentas de gestão na competitividade empresarial.

Ementa:

Orientações sobre a vida acadêmica no contexto da Faculdade de Balsas. Organização universitária. Postura profissional e humana em ambiente universitário. Protagonismo universitário: autoconhecimento e gestão de projeto de vida. Estudo em ambiente universitário: presencial e virtual. Boas práticas de estudo.

Ementa:

Concepção de língua e linguagem. A comunicação como um processo de interação dialógica. Tipologia textual. Leitura e compreensão de textos. Estratégias para a construção da comunicação escrita.

Ementa:

Razão e proporção. Números Proporcionais e suas grandezas. Regra de três simples e composta. Porcentagem. Funções: primeiro grau (demanda, oferta, ponto de equilíbrio, custo, receita e lucro), segundo grau, modular, exponencial, logarítmica e trigonométrica. Conceitos básicos de estatística. Representação gráfica de dados. Medidas de posição e dispersão; números índices; regressão e correlação linear; probabilidade.

Ementa:

Promover o estímulo do raciocínio lógico aplicado à construção de algoritmos e programas para resoluções de problemas, o domínio das normas técnicas para escrita e desenvolvimento de algoritmos e a compreensão dos elementos fundamentais que constituem os algoritmos.

Ementa:

 

A natureza da ciência e da pesquisa. A produtividade do conhecimento científico. Projeto de pesquisa e seus componentes. Normas da ABNT. Abordagem de pesquisa (quantitativa e qualitativa), propósito da pesquisa (exploratória, explicativa e descritiva) e procedimentos de pesquisa (diferentes métodos).

Ementa:

 

Redes de Computadores: origem e aplicações. Padronização e Modelo de Referência OSI. Pilha de Protocolos da Internet. Serviços de Comunicação de Dados. Hardware e Software de Rede. Meios de transmissão. Redes de Alta Velocidade. Sistemas Distribuídos.

Ementa:

 

Modelos de gerenciamento de redes de computadores: normas e padrões. Protocolos de gerência. Qualidade de Serviços. Projeto lógico e físico de redes. Ferramentas para gerenciamento de redes de computadores.

Ementa:

 

Conceitos fundamentais de banco de dados. Projeto de banco de dados: conceitual, lógico e físico. Modelo conceitual de entidades e relacionamentos. Modelo de dados relacional. Dependências funcionais e normalização. Linguagens de definição e de manipulação de dados. Restrições de integridade e visões. Organização física de bancos de dados: técnicas de armazenamento e indexação.

Ementa:

 

O conceito antropológico de cultura. As relações entre individuo sociedade-natureza e a produção do conhecimento e da cultura. Sociodiversidade e Multiculturalismo: influência, história e Cultura afro-brasileira, africana e indígena. Diversidade e inclusão: violência, tolerância/intolerância, inclusão/exclusão, sexualidade, relações de gênero e relações étnico-raciais.

Ementa:

 

Histórico da evolução dos Sistemas Operacionais. Fundamentos de Sistemas Operacionais. Processos: cooperação, competição, concorrência, compartilhamento de recursos, comunicação e sincronização. Escalonamento de Processos. Gerenciamento de Memória. Realocação dinâmica, proteção, memória virtual, paginação e segmentação. Gerenciamento de I/O. Estudo de Casos.

Ementa:

 

Arranjos Multidimensionais. Tipos estruturados: registros. Arquivos. Tratamento de Exceções. Alocação Dinâmica de Memória. Linguagem algorítmica. Recursividade.

Ementa:

 

Contextualização da Engenharia de Software. Fundamentação dos Princípios da Engenharia de Software. Conceituação de Produto e Processo de Software. Caracterização do Projeto de Software. Análise de Requisitos. Metodologias Ágeis.

Ementa:

 

Empreendedorismo: principais conceitos e características. A gestão empreendedora e suas implicações para as organizações. O papel e a importância do comportamento empreendedor nas organizações. O perfil dos profissionais empreendedores nas organizações. A busca de oportunidades dentro e fora do negócio. A iniciativa e tomada de decisão. A gestão empreendedora de pessoas nas organizações.

Ementa:

 

Estudos de conceitos básicos de Sistemas da Informação. Estudo da aplicação de SI nas organizações. Impacto dos SI nas organizações. Potencial estratégico dos SI para o negócio. Tendências e perspectivas do uso das Tecnologias da Informação nas organizações.

Ementa:

 

Ética e Moral. Ética Profissional. Cidadania e Direitos Humanos. Políticas Públicas: Educação, Habitação, Saneamento, Saúde, Transporte, Segurança, Defesa e Ambientais. Sustentabilidade e meio ambiente. Desafios e Tendências da Responsabilidade Social e Ambiental.

Ementa:

 

Princípios Produtivos. Planejamento e Organização da Produção. Planejamento e a Organização da Logística. Identificando os Sistemas de Produção. Custos de Produção. Qualidade na Produção. Gestão, Controle e Tecnologias da Produção. Gestão, Controle e Tecnologias da Logística. Gestão da Manutenção. Interface da Produção com os setores Financeiros, Pessoas e Marketing. Plano Operacional.

Ementa:

 

SQL Avançado. Controle de Acesso a Dados. Gerenciamento de transações. Controle de concorrência. Recuperação e otimização. Segurança. Bancos de dados distribuídos. Novos paradigmas em Bancos de Dados.

Ementa:

 

Conceituação de Economia. Os grandes agregados econômicos. Economia Brasileira. Sistema Financeiro Nacional. Inflação. Problemas econômicos fundamentais. Ponto de equilíbrio operacional. Valor Econômico Adicionado (VEA). Indicativos de mercado. Microeconomia e macroeconomia. Perspectivas futuras.

Ementa:

 

Tipos e contextos de aplicações de governança. Governança de Tecnologia da Informação TI e sua importância. Alinhamento estratégico de TI e governança de TI. Gestão e tipos de decisões de TI. Direitos e contribuições para a tomada de decisões em TI. Mecanismos para a implantação de Governança. Padrões e Frameworks de Governança de TI. Normas ISO, BSI e ABNT para TI.

Ementa:

 

Modelos de Maturidade. Modelagem de software. Teste e qualidade de software. Reengenharia e engenharia reversa.

Ementa:

 

Aspectos sobre usabilidade, ergonomia e interatividade nos Projetos de Software para dispositivos móveis. Visão geral das tecnologias móveis e sem fio. Padrões de programação para dispositivos móveis. APIs de programação. Utilização de uma plataforma de programação para dispositivos móveis.

Ementa:

 

Business Intelligence e Big Data Analysis, Contabilidade e análise de custos, Testes e Qualidade de Software, Simulação de Sistemas de Informação, Tecnologias Aplicadas ao Agronegócio, Inglês instrumental.

Ementa:

 

Metodologias, Técnicas e Ferramentas para Gerenciamento de Projetos de Software. Riscos de Projeto de Software. Planejamento, Execução, Acompanhamento, Controle e Encerramento de Projeto de Software.

Ementa:

 

Programação Linear, Noções sobre o Espaço Vetorial, O Método Simplex, Dualidade, O Problema do Transporte, O Problema da Designação, Análise da Sensibilidade, Simulação, Controle de Parâmetros em Simulação.

Ementa:

 

Introdução à computação gráfica. Fundamentos de cor. Imagem digital. Dispositivos gráficos. Transformações geométricas e sistemas de coordenadas. Objetos gráficos planares. Objetos gráficos tridimensionais. Visualização e transformações de visualização. Recortes e janelas. Modelos de iluminação. Processamento de Imagens.

Ementa:

 

Sistema de recursos humanos na empresa, nos aspectos: recrutamento e seleção de pessoal. Avaliação de desempenho. Administração de cargos e salários. Sistema de compensação. Benefícios. Treinamento e desenvolvimento. Planejamento de carreira. Relações trabalhistas e higiene e segurança do trabalho.

Ementa:

 

Estudo introdutório dos fundamentos e aplicações da Inteligência Artificial. Histórico e princípios da IA. Resolução de problemas. Estudo da representação do conhecimento. Agentes Inteligentes. Sistemas Especialistas. Lógica Nebulosa. Algoritmos Genéticos. Redes Neurais Artificiais.