Notícias

Da faculdade para a comunidade: Unibalsas desenvolve sistema moderno de registro eletrônico para o SAMU.

No mês do aniversário de Balsas, a gente traz uma notícia que beneficia toda a cidade: agora, o SAMU possui um Sistema de Rádio Operador aperfeiçoado que vai melhorar o atendimento à população. Isso graças a um aplicativo desenvolvido pelo nosso curso de Sistemas de Informação em uma parceria que deu muito certo!

Com a necessidade de otimização dos processos de registro eletrônico do seu Sistema de Rádio Operador, a coordenação do SAMU entrou em contato com o curso de Sistemas de Informação da Unibalsas que, prontamente, aceitou o desafio e idealizou um projeto para desenvolver uma ferramenta que resolvesse o problema.

O resultado foi um aplicativo que aperfeiçoou o sistema já utilizado, centralizando as informações e agilizando o atendimento à comunidade. E mais: com a modernização, é possível também filtrar essas informações, como por exemplo os locais de ocorrência, tornando-as mais precisas para geração de relatórios e tomadas de decisão.

Para o acadêmico de Sistemas de Informação e bolsista do projeto, Ilane Eugênio, esse foi um grande desafio em que ele pode contar com o conhecimento e o suporte do seu professor, Bruno Alves, e que irá beneficiar toda a região.

 

 

O aplicativo é fruto do trabalho acadêmico desenvolvido através dos nossos Projetos de Extensão, onde os estudantes contribuem com a melhoria da sociedade através do conhecimento construído na faculdade.

 

 

A ferramenta já está funcionando em fase de implantação e a equipe do SAMU recebeu um treinamento para operar o novo sistema. De acordo com o Secretário de Saúde de Balsas, Railson Félix, esse é apenas o primeiro projeto, pois a secretaria pretende implantar o serviço em outros setores do poder público para contribuir ainda mais com a saúde do munícipio.

Assista à reportagem: