Notícias

Dia Mundial do Meio Ambiente: como colaborar para um desenvolvimento sustentável?

As discussões a cerca da conscientização ambiental ganham destaque nos dias atuais, principalmente, devido às mudanças climáticas e os eventos que as ocasionam.

 

O Dia Mundial do Meio Ambiente também é uma oportunidade de refletir sobre as ações praticadas por nós, indivíduos e instituições, e se elas estão indo ao encontro da sustentabilidade. Para a sobrevivência humana, além de explorar a natureza, é necessário que essa natureza também sobreviva. Parece bem óbvio, não é? Adotar uma postura ecologicamente correta é o princípio para se buscar a sustentabilidade ambiental.

 

CONHEÇA NOSSOS DESCONTOS, BOLSAS E FINANCIAMENTOS.

 

Por isso, a conscientização ambiental deve estar nas práticas diárias, no ambiente corporativo, nas políticas públicas, na produção agropecuária. Sobre isso, o coordenador do curso de Agronegócio da Unibalsas, Me. Jefferson Carvalho, aborda algumas questões desta atividade relacionada à sustentabilidade ambiental:

“Na região do MATOPIBA e no Brasil como um todo, o agronegócio é dependente do meio ambiente. Muita desinformação traz o agronegócio como um potencial vilão do meio ambiente e somente através de conhecimento e informação de qualidade é que podemos perceber essa importante parceria. É consenso entre todos os cientistas e os profissionais do agronegócio que a destruição da vegetação nativa e principalmente as mudanças climáticas prejudicam diretamente o agronegócio brasileiro.”

 

CONHEÇA O CURSO DE AGRONEGÓCIO

 

O coordenador esclarece ainda a relação de dependência do agronegócio com o meio ambiente: “O agronegócio é uma atividade econômica que depende diretamente de fatores climáticos. Por exemplo, ao aumentar o desmatamento e com o aumento da temperatura, serão afetados a umidade, qualidade do solo e polinizadores. O Agronegócio também depende do regime de distribuição de chuvas as quais são essenciais para a produção agrícola. Todos estes fatores são alheios ao produtor que só poderá minimizar seus impactos na sua atividade através das ações de preservação do meio ambiente. Se existe uma dependência tão clara, por que o agronegócio seria contra o meio ambiente?”

E o que seria o Agronegócio consciente ou sustentável? Carvalho explica: “São práticas adotadas pelos empreendimentos ligados ao agronegócio que se preocupam não apenas com a produtividade, mas também com a perenidade da atividade refletindo e agindo contra os efeitos colaterais da atividade preservando o meio ambiente e garantindo o a sustentabilidade do negócio.”

O agronegócio consciente é uma nova forma de pensar e fazer o agronegócio.

Para pensar e fazer um agronegócio mais limpo e consciente é necessário conhecimento para isso. O Curso Superior de Tecnologia em Agronegócio da Faculdade de Balsas prepara o futuro profissional do agronegócio para os desafios da atividade econômica desenvolvendo habilidades e competências e preparando-o para tomar decisões em sua área de atuação que minimizem os impactos ao meio ambiente, cumprindo a legislação vigente e garantindo melhores resultados sustentáveis.

 

INSCREVA-SE NO NOSSO VESTIBULAR DE VERÃO 2020

 

A relação entre os indivíduos, governos e empresas com o meio ambiente é regulada pelo Direito Ambiental, um ramo jurídico fundamental para quem se interessa pelas questões ambientais. A coordenadora do curso de Direito da Unibalsas, Me. Lisiane Lescano, destaca a importância dessa especialidade e os seus principais pontos:

“O correto uso dos recursos naturais, os reflexos jurídicos e fáticos do uso excessivo são questões cada vez mais discutidas em todos os meios. No curso de Direito, questões relacionadas ao meio ambiente, que podem intervir no desenvolvimento de atividades econômicas, são tratadas e discutidas a fim de garantir um meio ambiente saudável aliado às questões modernas do crescimento global e econômico.”

É papel de cada indivíduo fazer uma contribuição real para um futuro melhor e sustentável para si e para as gerações que virão, e isso pode ser feito também através de uma carreira em profissões relacionadas à temática ou criando as próprias oportunidades dentro de suas ocupações.

Você se identificou com a temática? Então você precisa conhecer os cursos que a Unibalsas está oferecendo neste Vestibular de Verão 2020.