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1º SEMESTRE

01. INTRODUÇÃO A INFORMÁTICA EMPRESARIAL  Carga horária: 80h/a

Ementa:

Introdução aos sistemas operacionais. Introdução ao uso de aplicações computacionais. Editores de texto. Editores de apresentação gráfica. Planilhas eletrônicas. Softwares de gerência de projetos. Sistemas de gerenciamento de banco de dados (modelos gráficos).

Objetivo:

Desenvolver um estudo analítico conceitual; transmitindo ao acadêmico os principais sistemas operacionais e aplicativos computacionais utilizados nas atividades básicas da administração de organizações e os conceitos básicos de tecnologia da informação.  Qualificando  profissionalmente o acadêmico com propósito de facilitar sua inserção no mercado de trabalho e de preparálo tecnologicamente para as atividades que envolvem a administração de organizações.

Bibliografia Básica

RITA, Sandra. Informática para sua carreira, São Paulo: Digerati, 2008. SANTOS, Aldemar de Araújo. Informática na empresa. 5ª. ed. São Paulo: Atlas, 2010. SILVA, M. G. Informática: terminologia básica windows, microsoft windows XP, microsoft word 2007, microsoft excel 2007, microsoft acces 2007, microsoft power point 2007. São Paulo: Érica, 2009.

Bibliografia Complementar

ÁQUILA, Robson; COSTA, Renato. Informática básica, São Paulo: Impetus, 2009.

BENINI FILHO, P. ARMANDO; MARÇULA, MARCELO. Informática: conceitos e aplicações. 3ª.  ed. São Paulo: Érica, 2010. CORNACHIONE Jr, Edgard Bruno. Informática aplicada às áreas de contabilidade, administração e economia. 3ª.  ed. São Paulo: Atlas, 2009. MCFEDRIES, Paul. Formulas e funções com microsoft excel 2007. São Paulo: Prentice Hall, 2009. SIPSER, M.T.P. Introdução à teoria da computação. São Paulo: Thompson Pioneira, 2007.

02. COMPLEMENTOS DE MATEMÁTICA PARA ADMINISTRAÇÃO I Carga horária: 80h/a

Ementa:

Razão. Proporção. Números Proporcionais. Grandeza diretamente e inversamente proporcional. Regra de três simples e composta. Porcentagem. Produto cartesiano. Funções: função afim, função demanda, função oferta, função custo, função receita e função lucro. Preço de equilíbrio de mercado. Função composta. Função do 1º grau. Gráfico da função do 1º Grau. Problemas envolvendo equações do 1º Grau. Função polinomial do 2º grau. Gráfico da função do 2º grau. Vértice da parábola. Problemas envolvendo equações do 2º Grau. Limites.

Objetivo:

Apresentar e discutir conceitos e aplicações matemáticas necessárias ao desenvolvimento e amadurecimento do raciocínio matemático, de forma contextualizada, capacitando e qualificando os acadêmicos para a continuidade de sua formação em disciplinas mais avançadas do curso de administração.

Bibliografia Básica

AGUSTIN, C. A.; ZELMONOVITS, N.S. Matemática aplicada à gestão de negócios. São Paulo: FGV, 2009.   ANDERSON, D. R.; SWEENEY, D. J.; WILLIAMS, T. A. Estatística aplicada a  administração e economia. 2ª. ed. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2007.

TAN, S. T. Matemática aplicada à administração e economia. [Tradução: Edson de Faria]. 2ª. ed. São Paulo: Pioneira, 2011.

Bibliografia Complementar

CRESPO, A. Estatística fácil. 18ª. ed. São Paulo: Saraiva, 2010. GUIDORIZZI H. L. Matemática para administração. Rio de Janeiro: LTC, 2010. IEZZI, Gelson. Fundamentos da matemática elementar: limites, derivadas, noções de integral. 6ª. ed. São Paulo: Atual, 2005. (Coleção Matemática Elementar, v.8). IEZZI, G. Fundamentos de matemática elementar: conjuntos e funções. 8ª.  ed. São Paulo: Atual, 2004 V.1 NEUFELD, John. Estatística aplicada a Administração usando o excel. São Paulo: Pearson Prentice Hall Brasil, 2006.

03. CONTABILIDADE PARA ADMINISTRADORES Carga Horária: 80h/a

Ementa:

Apresentar os princípios básicos da contabilidade geral, a classificação do patrimônio, a introdução à contabilidade de custos e os indicadores econômicos. Escrituração contábil. Operações com mercadorias. Balancetes. Apuração do resultado.

Objetivo:

Proporcionar aos acadêmicos do curso a compreensão dos principais conceitos e teorias que ajudam a analisar as principais situações patrimoniais, financeiras e econômicas de uma organização. Construindo os saberes contábeis e apurando os resultados através da escrituração.

Bibliografia Básica

IUDICIBUS, S. Contabilidade introdutória. 11ª. São Paulo: Atlas, 2010. MARION, José Carlos  IUDÍCIBUS, Sérgio de, FRRIA, A.C. DE. Introdução à teoria da contabilidade para nível de graduação. 5ª.  ed. São Paulo: Atlas, 2009.

PADOVEZE, C. L. Contabilidade básica: contabilidade introdutória e intermediária. 7ª.  ed. São Paulo: Atlas, 2010.

Bibliografia Complementar

COELHO, Claudio Ulysses F, SIQUEIRA, José Ricardo Maia de e LINS, Luiz dos Santos. Fundamentos de contabilidade. São Paulo: Thomson Learning, 2008.  IUDÍCIBUS, S. MARION, J. C. Curso de contabilidade para não contadores: para as áreas de administração, economia, direito e engenharia. 4ª. ed. São Paulo: Atlas, 2007. MARION, José Carlos. Manual de contabilidade empresarial. 15ª. ed. São Paulo: Atlas, 2009. MARION, José Carlos. Contabilidade básica. 13ª. ed. São Paulo: Atlas, 2007.  SILVA, C. A. T.; TRISTÃO, G. Contabilidade básica. 4ª. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

04. FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO  Carga horária: 80h/a

Ementa:

Antecedentes históricos da administração. Conceituações e proposições em administração. Princípios e elementos da administração. Conceito de administração. O papel do administrador. Os novos paradigmas da administração. Modelos administrativos contemporâneos. Modelos emergentes.

Objetivo:

Apresentar aos acadêmicos do curso uma introdução acerca das teorias organizacionais e a perspectiva da Administração enquanto uma ciência no intuito de desenvolver o senso crítico e analítico em relação ao papel do administrador e as competências exigidas pelo modelo vigente.

Bibliografia Básica:

PEDROSO, E.T. Administração e os novos paradigmas. S. Paulo: Qualitymark, 2004. MAXIMIANO, A.C.A. Introdução à Administração. 7ª ed. São Paulo: Atlas, 2007.  MOTTA, F.C.P. Teoria Geral da Administração. 2.ed. São Paulo: Pioneira, 2005.

Bibliografia Complementar:

CORREA, H.L. Teoria Geral da Administração.  São Paulo: Atlas, 2003 DAFT, R. L. Administração. São Paulo: Learning, 2009. FERREIRA, A. A.; REIS, A.C.F; PEREIRA, M.I. Gestão Empresarial: de Taylor aos nossos dias: Evolução e Tendência da Moderna Administração de Empresas.  São Paulo: Pioneira, 2002. PINTO, G. A. A organização de trabalho no século XX: taylorismo, fordismo e foylismo. São Paulo: Expression Popular, 2007. SILVEIRA, A. T. de. Administração básica. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2009.

05. INICIAÇÃO UNIVERSITÁRIA Carga horário:  40h/a

Ementa:

Aspectos referentes à vida universitária. Órgãos deliberativos e de apoio acadêmico da Faculdade de Balsas. Regulamentações da Faculdade de Balsas e Curso.  Abordagem inicial das habilidades e hábitos de leitura. ( Levantamento sobre produção textual e leitura, ampliação do vocabulário e noções terminológicas: antropologia, filosofia, etc)  Introdução a aspectos referentes à elaboração de trabalhos acadêmicos e atividades de pesquisas e extensão.

Objetivo:

Proporcionar aos acadêmicos do curso uma visão holística da vida universitária. Conduzindo-os ao aprimoramento dos processos que envolvem os estudos, de pesquisa e extensão, realçando os papéis que cada um deles exerce na sociedade.

Bibliografia Básica:

GARCIA, Othon. Comunicação em prosa moderna. 25. ed. São Paulo: FGV, 2006 ANDRADE, Maria Margarida; HENRIQUES, Antônio. Noções Básicas para Cursos Superiores. São Paulo:Atlas, 2007. ANDRADE, Maria Margarida; MEDEIROS, João Bosco.Comunicação em Língua Portuguesa.São Paulo:Atlas, 2006.

Bibliografia Complementar

BLIKSTEIN, I. Técnicas de Comunicação Escrita. 22. ed. São Paulo: Ática, 2006. MEDEIROS, J.B. Redação Empresarial. 5.ed. São Paulo: Atlas, 2007. BECHARA, Evanildo. O que muda com o novo acordo bibliográfico. São Paulo: Lucerna 2008. BECHARA, Evanildo. Moderna gramática portuguesa. 37.ed. São Paulo: Lucerna,  2009. MEDEIROS, J.B.; TOMMASI, C. Comunicação empresarial. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

06. INGLÊS PARA ADMINISTRADORES Carga horária: 40h/a.

Ementa:

Estudo da língua inglesa em sua estrutura básica, através de textos gerais. Atividades e fixação de estruturas básicas textuais. Prática escrita, frases coordenadas da área da administração. Elementos de gramática. Estratégia do processo de leitura aplicado à administração.

Objetivo:

Proporcionar aos acadêmicos do curso a prática de interação com as diversas linguagens, promovendo um bom desempenho na leitura/ escrita e interpretação da língua inglesa, aplicada à área da administração, destacando a importância dessas múltiplas linguagens na comunicação humana e na prática social.

Bibliografia Básica

GUANDALINI, Eiter Otávio. Técnicas de Leitura em Inglês – esp – english for spiefic purposes: Estágio 1. São Paulo: Editora: Texto novo,  2002. SILVA, Amaury Flávio. Inglês Prático Para Administração – Com CD. Barueri: Disal, 2011.

SCHUMACHER, Cristina. Inglês para Administração – Um Guia Prático com Vocabulário e Expressões para comércio exterior, gestão da tecnologia da informação, administração de empresas e marketing. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

Bibliografia Complementar

COSTA, Gisele Cilli da; MELLO, Leonilde Favoreto de; ABSY, Conceição A. Leitura Em Língua Inglesa – Uma Abordagem Instrumental – 2ª Ed. São Paulo: Editora Disal, 2011. CRUZ, Décio Torres, e OLIVEIRA Adelaide. Inglês para administração  e economia. São Paulo: Editora Disal, 2007. Minidicionário Oxford – Português / Inglês – Inglês / Português – 3ª Ed. Estados Unidos: Oxford university Press, 2012. TORRES, Nelson. Gramática Prática da Língua Inglesa – O Inglês Descomplicado – 10ª Ed. São Paulo: Saraiva, 2007. WITTE, Roberto. Inglês Para Concursos – Uma Abordagem Prática – 4ª Ed. 2013 Editora Impetus, 2013.

2º SEMESTRE

07. ECONOMIA PARA ADMINISTRADORES Carga horária: 80h/a

Ementa:

A Economia como ciência. História do pensamento econômico, Sistema econômico Capitalista. teoria da determinação da renda nacional. Crescimento, desenvolvimento e distribuição de renda. Sistema monetário-financeiro. Inflação. Setor público. Políticas fiscal e monetária. Relações econômicas internacionais. Microeconomia: conceitos básicos e suas aplicabilidades. Demanda e oferta. Teoria do consumidor e da firma. Modelo de concorrência perfeita. Modelo de concorrência imperfeita. Determinação de preços dos fatores de produção.

Objetivo:

Proporcionar aos acadêmicos do curso um estudo analítico do uso das políticas econômicas e seus impactos no atual contexto da gestão empresarial. Visando o desempenho da compreensão crítica, das relações econômicas interacionais e seus modelos organizacionais e de concorrência empresarial, para tomada de decisões.

Bibliografia Básica

MANKIW, N. GREGORY. Introdução à Economia: princípios de micro e macroeconomia. 5ª. Ed. São Paulo: Cengage Learning, 2009. PASSOS, Carlos Roberto Martins e NOGAMI, Otto. Princípios de economia. 5ª.  ed. São Paulo: Cengage Learning, 2011.  ROSSETTI, José Paschoal. Introdução à economia. 20ª. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

Bibliografia Complementar

DRANOVE, Davi, BESANKO, David, SANLEY, Mark e SCHAEFER, Scott. A economia da estratégia. 3ª. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006. JORGE, Fauzi Timaco e MOREIRA, José Octávio de Campos. Economia: notas introdutórias. 2ª.  ed. São Paulo: Atlas, 2009.  LOPES, Luiz Martins e VASCONCELLOS, Marco Antonio Sandoval de. Manual de macroeconomia – nível básico e nível intermediário. 3ª. ed. São Paulo: Atlas, 2009.  MULLER, Antônio. Manual de economia básica. Petrópolis: Vozes, 2004.  PINHO, Diva Benevides e VASCONCELOS, Marco Antonio Sandoval de Manual de introdução à economia. São Paulo: Saraiva, 2009.

8. METODOLOGIA CIENTÍFICA E TÉCNICA DE PESQUISA Carga horária 40h/a

Ementa:

Normas e regras da ABNT. Tipos de conhecimentos científicos. Estruturação técnica de trabalhos científicos apresentados na faculdade. Elaboração de projetos de pesquisa e extensão. Relatório de estágio e monografia científica. Métodos de pesquisa em administração.

Objetivo:

Instrumentalizar os acadêmicos do curso com ferramentas das normas vigentes da metodologia científica. Visando a motivação a cerca da pesquisa e da extensão para o alcance da eficácia textual e divulgação dos saberes acadêmicos, através da prática organizacional   das ideias na elaboração e estruturação de textos.

Bibliografia Básica:

MARCONI, Maria de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia do trabalho científico. 6ª ed. São Paulo: Atlas, 2001. SAMPIERI, Roberto Hernandez; COLLADO, Carlos F.; LUCIO Maria D. P. B. Metodologia da Pesquisa. 5. ed. Editora Penso, 2013. SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 22ª ed. Cortez editora, 2005.

Bibliografia Complementar:

CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro Alcino. Metodologia científica. 5ª. São Paulo: Pearson Prentice Hall Prentice Hall, 2002.  CRUZ, Carla; RIBEIRO, Uirá. Metodologia científica: teoria e prática. 2ª. Rio De Janeiro: Axcel Books, 2004.  MARCONI, Marina de Andrade; Lakatos, Eva Maria. Metodologia científica. 4º. São Paulo: Atlas, 2004.  OLIVEIRA, Sílvio Luiz De. Metodologia científica aplicada ao direito. São Paulo: Thomson Lob, 2002.  SANTOS, Antonio Raimundo dos. Metodologia científica: a construção do conhecimento. 6ª. Rio De Janeiro: Dp&A Editora, 2004.

9. TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO       Carga horária: 80h/a

Ementa:

A busca da produtividade e de resultados competitivos. As diversas abordagens da administração: estruturalista – ampliando os horizontes da empresa, comportamental – dinamizando a empresa por meio das pessoas, desenvolvimento organizacional – empreendendo mudanças e renovação empresarial, tecnologia – ampliando as fronteiras da empresa. Novos paradigmas e tendências da administração.

Objetivo:

Proporcionar aos acadêmicos do curso a compreensão dos principais conceitos e teorias da administração com a finalidade de conhecer a dinâmica produtiva empresarial, analisando sobre as condições comportamentais como meios de melhoria na produtividade nas organizações.

Bibliografia Básica:

CERTO, Samuel C. Administração moderna. 9ª ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005. MAXIMIANO, Antonio César Amaru. Teoria Geral da administração: da revolução urbana à revolução digital. 7ª ed. São Paulo: Atlas, 2007.  MOTTA, Fernando C. Prestes. VASCONCELOS, Isabela F. Gouveia de. Teoria geral da administração. 3ª ed. São Paulo: Pioneira, 2006.

Bibliografia Complementar:

OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Fundamentos da Administração: conceitos e práticas essenciais para a formação do administrador. São Paulo: Atlas, 2009.  CHIAVENATTO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. 7ªed. Rio de Janeiro: Elservier, 2004. CORRÊA, Henrique Luiz. Teoria geral da administração. São Paulo: Atlas, 2003.

MAXIMIANO, Antonio César Amaru. Introdução à administração. 6ª ed. São Paulo: Atlas, 2004.  MONTANA, Patrick J.; CHARNOU, Bruc H. Administração. 2ª ed. São Paulo: Saraiva, 2005.

10. COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL Carga horária: 80h/a

Ementa:

Fundamentos da comunicação: Elementos essenciais e funções da linguagem. Fundamentos da comunicação na empresa. Eficiência da comunicação organizacional. Problemas de comunicação nas empresas. Linguagem empresarial. Normatividade na comunicação empresarial. Noções básicas de coerência e coesão textuais.  Comunicação dirigida na empresa: carta, memorando, ofício, circular, requerimento e comunicação de imprensa. Fornecer subsídios para que o futuro administrador possa se comunicar de forma clara e objetiva.

Objetivo:

Apresentar a comunicação como um dos principais meios de coesão e integração organizacional, descrevendo o processo de comunicação e a necessidade de integração e interatividade das comunicações internas, de marketing  institucional e apresentando as principais tecnologias e meios que podem dar suporte à comunicação e proporcionar condições para a melhoria da comunicação nas organizações.

Bibliografia Básica

ANDRADE, Maria Margarida de e HENRIQUES, Antonio. Língua portuguesa: noções básicas para cursos superiores. 7ª.ed. São Paulo: Atlas, 2004. MEDEIROS, João Bosco. TOMMASE, Carolina. Comunicação empresarial. 3ª. ed. São Paulo: Atlas, 2010. MEDEIROS, João Bosco. Português instrumental. 9ª. ed. São Paulo, Atlas, 2010.

Bibliografia Complementar

BLIKSTEIN, Izidoro. Técnicas de comunicação escrita. 22ª. ed. São Paulo: Ática, 2006. CUNHA, Celso e CINTRA, Luis F. Lindley. Nova gramática do português contemporânea. 3ª. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2010. MANDRYK, David e FARACO, Carlos A. Língua portuguesa: prática de redação para estudantes universitários. 12ª. ed. Petrópolis: Vozes, 2008.  MEDEIROS, João Bosco. Redação empresarial. 5.ed. São Paulo: Atlas, 2007. NEVES, Roberto de Castro. Comunicação empresarial integrada como gerenciar: imagem, questões públicas, comunicação simbólica, crises empresariais. 2ª. ed. Rio de Janeiro, 2000.

11. DESENVOLVIMENTO DO EMPREENDEDORISMO Carga horária: 40h/a

Ementa:

Empreendedorismo: principais conceitos e características. A gestão empreendedora e suas implicações para as organizações. O papel e a importância do comportamento empreendedor nas organizações. O perfil dos profissionais empreendedores nas organizações. A busca de oportunidades dentro e fora do negócio. A iniciativa e tomada de decisão. A gestão empreendedora de pessoas nas organizações.

Objetivo:

Propiciar aos acadêmicos conhecimentos introdutórios sobre o papel e importância da postura empreendedora para a formação profissional e atuação num mercado globalizado e competitivo.

Bibliografia Básica

DEGEN, Ronald Jean. Empreendedor como opção de carreira. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009.  DORNELAS, José Carlos Assis. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. 2. ed. Rio de Janeiro: Elservier, 2005.

HISRICH, Robert D.; PETERS, Michael P.; SHEPHERD, Dean A. Empreendedorismo. 7a ed. São Paulo: Bookman, 2009.

Bibliografia Complementar

CHIAVENATO, I. Empreendedorismo: dando asas ao espírito empreendedor. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2008.  DORNELAS, José Carlos Assis. Empreendedorismo na prática: mitos e verdades dos empreendedores de sucesso. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007. DRUCKER, Peter F.; Inovação e espírito empreendedor (entrepreneurship): prática e princípios. São Paulo: Cengage Learning, 2008.  MAXIMIANO, A. C. A. Administração para empreendedores: fundamentos da criação e da gestão de novos negócios. São Paulo: Prentice-Hall, 2006. SABBAG, Paulo Yazig. Gerenciamento de Projetos e Empreendedorismo. São Paulo: Saraiva, 2009.

12. COMPLEMENTOS DE MATEMÁTICA PARA ADMINISTRAÇÃO II Carga horária: 80h/a

Ementa:

Conceito de derivada: Aplicações  da taxa média de variação, regras de derivação. Funções marginais em economia, derivadas de ordem superior, derivação implícita e taxas  relacionadas. Aplicações das derivadas. Aplicações econômicas das derivadas. Conceito de integral: integrais indefinidas, métodos de integração, integrais definidas. Aplicações da integral definida em  negócios e  economia.  Funções de várias variáveis: derivadas parcias, aplicações das derivadas parciais. Integrais. Integrais duplas. Aplicações das integrais duplas.

Objetivo:

Possibilitar aos acadêmicos do curso o aprendizado sobre a interpretação e a construção escrita acerca de derivadas em linguagem simbólica, solucionando problemas no âmbito organizacional.

Bibliografia Básica

AGUSTIN, Carlos Alberto de; ZELMONOVITS, Nei Schiling.  Matemática aplicada à gestão de negócios. São Paulo: FGV, 2009.   ANDERSON, David R.; SWEENEY, Dennis J.; WILLIAMS, Thomas A. Estatística aplicada a  administração e economia. 2ª. ed. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2007. TAN, S. T. Matemática aplicada à administração e economia. Tradução: Edson de Faria]. 2ª. ed. São Paulo: Pioneira, 2011.

Bibliografia Complementar

SAMANEZ, Carlos Patrício. Estatística fácil. 18ª. ed. São Paulo: Saraiva, 2010. GUIDORIZZI Hamilton Luiz. Matemática para administração. Rio de Janeiro: LTC, 2010. MACHADO, Nilson José; MURAKAMI, Carlos. Fundamentos de matemática elementar. 6ª. ed. São Paulo: Atual, 2005. (Coleção Matemática Elementar, v.8). IEZZI, Gelson. Fundamentos da matemática elementar: limites, derivadas, noções de integral. 6ª. ed. São Paulo: Atual, 2005. (Coleção Matemática Elementar, v.8). NEUFELD, John. Estatística aplicada a administração usando o excel. São Paulo: Pearson Prentice Hall Prentici Hall, 2006.

3º SEMESTRE

13. ECONOMIA NAS EMPRESAS Carga horária: 80h/a

Ementa:

Evolução do pensamento macroeconômico. Pensamento keynesiano. A demanda, a oferta e o equilíbrio. Teoria do consumidor: restrição orçamentária, curva de indiferença e preferências, valor utilidade. Teoria da firma: produção, custos, rendimentos e tecnologia. Estruturas de mercado. Variáveis macroeconômicas e mercados agregados. Determinação da renda e da demanda agregada. O mercado de bens e serviços. O mercado da moeda. O mercado externo. A política fiscal, monetária e cambial. Equilíbrio interno e externo. A oferta agregada. A inflação. O crescimento. O desemprego. Evolução do pensamento econômico.

Objetivo:

Refletir com os acadêmicos do curso acerca do pensamento macroeconômico. Propiciando conhecimento orçamentário, que forneçam subsídios aos alunos e futuros administradores para compreenderem o ambiente econômico.

Bibliografia Básica

PASSOS, Carlos Roberto Martins e NOGAMI, Otto. Princípios de economia. 5ª.  ed. São Paulo: Cengage Learning, 2011. PINHO, Diva Benevides e VASCONCELOS, Marco Antonio Sandoval. Manual de introdução à economia. São Paulo: Saraiva, 2009. KRUGMAN, Paul R., WELLS. Robin. Introdução à Economia. São Paulo: Elsevier, 2007.

Bibliografia Complementar

DRANOVE, David; BESANKO, David; SHANLEY, Mark e SCHAEFER, Scott. A economia da estratégia. 3ª. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006. JORGE, Fauzi Timaco e MOREIRA, José Octávio de Campos. Economia: notas introdutórias. 2ª.  ed. São Paulo: Atlas, 2009. LOPES, Luiz Martins e VASCONCELLOS, Marco Antonio Sandoval de. Manual de macroeconomia – nível básico intermediário. 3ª. ed. São Paulo: Atlas, 2010. MANKIW, N. GREGORY. Introdução à economia: princípios de micro e macroeconomia. 5ª. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2009. SINGER, Paul. O que é economia. 6ª.  ed. São Paulo, Contexto, 2010.

14. NOÇÕES DE DIREITO PARA ADMINISTRADORES Carga horária: 80h/a

Ementa:

Teoria do Direito Empresarial. Teoria dos Atos de Comércio e Teoria da Empresa. Princípio da função social da empresa. Condições para o exercício da atividade empresarial. Obrigações genéricas do empresário individual e da sociedade empresária. Sociedades empresárias: sociedade limitada e sociedade anônima. Noções gerais de direito falimentar: recuperação judicial, recuperação extrajudicial e falência. Sistema tributário nacional: microempresa e empresa de pequeno porte. Planejamento tributário com base na viabilidade empresarial em relação com o sistema normativo cabível. Contratos mercantis: compra e venda, mandato, mútuo e fiança mercantil, franquia, alienação fiduciária e arrendamento mercantil. Títulos de crédito: letra de câmbio, nota promissória, cheque e duplicata mercantil.

Objetivo:

Promover a capacitação acadêmica básica no que diz das influências do direito no universo empresarial, abordando a estrutura da empresa e sua existência em conformidade com a legislação brasileira.

Bibliografia Básica:

COELHO, Fábio Ulhoa. Manual de direito comercial. 19ª ed. São Paulo: Saraiva, 2007. MELO, Celso Antonio Bandeira. Curso de Direito Administrativo. 27ª ed. São Paulo: Editora Malheiros, 2010. MAMEDE, Gladston. Manual de direito empresarial. 4ª. ed. São Paulo: Saraiva, 2009.

Bibliografia Complementar

BRUNO, Reinaldo Moreira. Direito administrativo didático. 2ª. ed. Belo Horizonte: Del Rey, 2008. BRUSCATO, Wilges. Manual de direito empresarial brasileiro. 1ª. Ed. São Paulo: Saraiva, 2011. COTRIM, Gilberto. Direito fundamental: instituições de direito público e privado. 23ª. ed. São Paulo: Saraiva, 2009. NADER, Paulo. Introdução ao estudo do direito. 36ª. ed. Rio Janeiro: Forense, 2014.

MARTINS, Sergio Pinto. Instituições de direito público e privado. 20ª ed. São Paulo: Atlas, 2010.

15. INTELIGÊNCIA EMOCIONAL E GERENCIAL Carga horária: 80h/a

Ementa:

Conceito, objetivo, divisão e métodos da psicologia. Síntese histórica. Fenômenos psíquicos, cognoscitivos, ativos e afetivos e seus reflexos nas relações interpessoais. Compreensão da personalidade no relacionamento humano e nos conflitos básicos da organização. A preservação do homem na organização. A psicologia como ciência. A conduta humana. Ajustamento psicossocial. O grupo humano. Comunicação inter-humana. Influência social. Motivação.  Liderança e chefia em perspectiva atual.

Objetivo:

Desenvolver as habilidades comportamentais dos acadêmicos do curso oferecendo estratégias e instrumentos que possibilitem a obtenção de resultados eficazes junto às pessoas, para atender as dinâmicas do ambiente nas organizações e seus mercados.

Bibliografia Básica:

BERGAMINI, Cecilia Whitaker. Psicologia aplicada a administração de empresas: psicologia do comportamento organizacional. 4ª ed. São Paulo: Atlas, 2010. GIL, Antonio Carlos. Gestão de pessoas: enfoque nos papéis profissionais. São Paulo: Atlas, 2009 GOLEMAN, Daniel. Inteligência Emocional: teoria revolucionária que define o que é ser inteligente. R. Janeiro: Objetiva, 2007.

Bibliografia Complementar:

FIORELLI, José Omir. Psicologia para administradores: integrando teoria e prática. 5a ed. São Paulo: Atlas, 2007.

GOLEMAN, Daniel. Inteligência emocional: teoria revolucionária que define o que é ser inteligente.  Rio de Janeiro: Objetiva, 2007. SIQUEIRA, Marlene Maria Martins. Medidas de Comportamento Organizacional: ferramenta de diagnóstico de gestão. Porto Alegre: Bookman, 2008. VERGARA, Sylvia Constant. Gestão de pessoas. 12ª ed. São Paulo: Atlas, 2012. GOLEMAN, Daniel. Foco. Rio de Janeiro: Objetiva, 2006.

16. MATEMÁTICA FINANCEIRA Carga horária: 80h/a

Ementa:

O valor do dinheiro no tempo  . Sistemas de Capitalização Simples e Composta. Diferenças enter os Sistemas. Conceitos de Juros Simples e Compostos. Taxas e Descontos. Taxas Nominais e Reais – Efeito da Inflação. Fluxo de Caixa: Sobra e Necessidade de Capital de Giro. Custo de Capital. Valor Presente de Um Fluxo de Caixa. Payback. Sistema de amortização. Matemática financeira e títulos de renda fixa certificados/recibos de depósitos bancários – CDB/RDB.

Objetivo:

Prover o aluno de conhecimento que o permitam realizar cálculos financeiros e análise de investimentos para a tomada de decisão na gestão financeira das empresas e das pessoas, compreendendo os fundamentos da matemática financeira aplicadas à gestão.

Bibliografia Básica

MATHIAS, Washington Franco e GOMES, José Maria. Matemática financeira: com mais de 600 exercícios resolvidos e propostos. 6ª. ed. São Paulo: Atlas, 2010. PUCCINI, Abelardo de Lima. Matemática financeira: objetiva e aplicada. 7ª. ed. São Paulo: Saraiva, 2007. VIEIRA SOBRINHO, José Dutra. Matemática financeira: edição compacta. 3ª. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

Bibliografia Complementar

ASSAF NETO, Alexandre. Matemática financeira e suas aplicações. 11ª. ed. São Paulo: Atlas, 2009. KMETEUK FILHO, Osmir. Fundamentos de matemática financeira. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2005. POMPEO, José Nicolau e HAZZAN, Samuel. Matemática financeira. 6ª. ed. São Paulo: Saraiva, 2009. SAMANEZ, Carlos Patrício. Matemática financeira: aplicações à análise de investimentos. 5ª. ed. Rio de Janeiro: Pearson Prentice Hall, 2010. SILVA, André Luiz Carvalhal da. Matemática financeira aplicada. 3ª.  ed. São Paulo: Atlas, 2009.

17. ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL Carga horária: 80h/a

Ementa:

A ética de negócios como novo paradigma de gestão empresarial. Responsabilidade social da empresa: histórico e evolução. Responsabilidade social da empresa com os seus trabalhadores. Variáveis da responsabilidade social com o público interno. Políticas públicas da acessibilidade e da inclusão social. A inserção das pessoas com incapacidades no mercado de trabalho, na educação e na saúde. Sistema de colonização da África. A formação de quilombos no Brasil. Identidade negra. O negro na cultura afrodescendentes. Intelectualidade negra. Movimento negro no Brasil. Desconstrução de conceitos e termos referente a cultura afrodescendente.

Objetivo:

Estimular o acadêmico a aprofundar os principais conceitos e fundamentos sobre ética e valores organizacionais; valores humanos e o conceito de responsabilidade social, considerando o contexto em que estes acontecem e suas relações de causa e efeito diante do ambiente organizacional, possibilitando de uma experiência de alteridade através da ética.

Bibliografia Básica:

BARBIERI, José Carlos, CAJAZEIRA, Jorge. Responsabilidade social empresarial e empresa sustentável – teoria à prática. 2ª. Ed. São Paulo: Saraiva, 2012. NALINI, José Renato; NALINI, José Roberto. Ética Geral e Profissional. 7ª. Ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2009.   SÁ, Antonia  Lopes de.  Ética Profissional. 8ª. Ed. São Paulo: Atlas, 2009.

Bibliografia Complementar:

ASHLEY, Patrícia Almeida; et all. Ética e responsabilidade Social nos negócios. 2ª. Ed. São Paulo: Saraiva, 2005. DURKHEIM, Emile. Sociologia e filosofia. São Paulo: Icone, 2204. HERKENHOFF, João Baptista. Ética, educação e cidadania. 2ª. Ed. Porto Alegre, livraria dos advogados, 2001. OLIVEIRA, Silvio Luiz de. Sociologia das organizações: uma análise do homem e das empresas no ambiente competitivo. São Paulo : Cengage Learning, 2009. SILVA, Gibson Zucca da; et all. Sustentabilidade, responsabilidade social e meio ambiente. 1ª. Ed. São Paulo: Saraiva, 2012.

4º SEMESTRE

18. GESTÃO DA QUALIDADE Carga horária: 80h/a

Ementa:

Fundamentos e conceito gestão da qualidade.  Evolução da qualidade. Ferramentas da gestão da qualidade. Controle estatístico de processo. Custos da qualidade. Sistemas de gestão da qualidade. Auditoria da qualidade. Normas ISO.

Objetivo:

Propiciar aos acadêmicos conhecimentos para identificar os principais fatores influentes na gestão da qualidade de produtos e serviços, num ambiente empresarial voltado para a excelência.

Bibliografia Básica

COSTA, Eliezer Arantes da. Gestão Estratégica: da empresa que temos para a empresa que queremos. 2ª. Ed. São Paulo: Saraiva, 2009. NETO, Alexandre Shigunov, CAMPOS, Letícia Mirella Fischer. Manual de gestão da qualidade aplicado aos cursos de graduação. Rio de Janeiro: Forense, 2006. PALADINI, Edson Pacheco. Gestão da qualidade: teoria e prática. 2ª. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

Bibliografia Complementar

CARPINETTI, Luiz Cesar Ribeiro. Gestão da qualidade: conceitos e técnicas. São Paulo: Atlas, 2010. CARVALHO, Marly Monteiro de e PALADINI, Edson Pacheco. Gestão da qualidade: teoria e casos. Rio de Janeiro, Elservier, 2005. CARVALHO, Pedro Carlos de. O Programa 5S e a qualidade total – 5ª ed. São Paulo: Alínea, 2011. MELLO, Carlos Henrique Pereira de; at all. ISO 9001:2008: sistema de gestão de qualidade para operações de produção e serviços. 1ª. Ed. São Paulo, Atlas, 2009. PALADINI, Edson Pacheco. Avaliação estratégica da qualidade. São Paulo, Atlas, 2008.

19. INTRODUÇÃO AO MARKETING Carga horária: 80h/a

Ementa:

Evolução do conceito de marketing, natureza, objetivo.   Análise das oportunidades de marketing. Comportamento do mercado consumidor. Análise das estruturas dos mercados: produtor, revendedor, industrial e governamental. Segmentação de mercado.  Planejamento e desenvolvimento de estratégico de marketing: posicionamento, produto, desenvolvimento de novos produtos.  Pesquisa de marketing e o sistema de informação de marketing. Natureza, objetivo, método e aplicação da pesquisa mercadológica.

Objetivo:

Possibilitar aos acadêmicos a formação de conhecimentos a cerca da importância das diversas ferramentas de marketing, suas dinâmicas e aplicabilidade na administração mercadológica, a fim de manter as empresas competitivas num mercado de constantes mudanças.

Bibliografia Básica

COBRA, Marcos. Administração de marketing no Brasil. 3ª. ed. Rio de Janeiro: Elservier, 2009. KOTLER, Philip e KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing: a bíblia do marketing. 12ª. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007. LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Administração de marketing: conceitos, planejamento e aplicações à realidade brasileira. São Paulo: Atlas, 2010.

Bibliografia Complementar

BAKER, Michael John. Administração de marketing. 5ª. ed. Rio de Janeiro: Elservier, 2005. CHURCHILL JR, Gilbert A.; PETER, J Paul. Marketing: criando valor para os clientes.  2ª. Ed. São Paulo: Saraiva, 2010. COBRA, Marcos. Marketing básico: uma perspectiva brasileira. 4ª. ed. São Paulo: Atlas, 2009. KOTLER, Philip e ARMSTRONG, Gary. Princípios de marketing. 12ª. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009. SANDHUSEN, Richard, L. Marketing Básico.  2a. Ed. São Paulo: Saraiva, 2006.

20. DIREITO DO TRABALHO APLICADO À EMPRESA Carga horária: 80h/a

Ementa:

Introdução geral ao Direito do Trabalho. Fontes de Direito do Trabalho. Princípios gerais de Direito do Trabalho. Direitos Constitucionais Trabalhistas. Aplicação do Direito do Trabalho. Sujeitos da relação de emprego. Empregado. Empregador. Contrato de Trabalho. Elementos do Contrato de Trabalho. Onerosidade. Proteção ao Salário. Equiparação Salarial. Duração do Trabalho. Férias. Alteração do Contrato de Trabalho. Suspensão e interrupção do Contrato de Trabalho. Terminação do Contrato de Trabalho. Garantia e Estabilidade de Emprego. Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Direito Coletivo do Trabalho. Instrumentos Normativos Negociados. Direito de Greve. Previdência Social.

Objetivo:

Promover a capacitação acadêmica essencial para a compreensão do Direito do Trabalho e suas inúmeras influências no universo econômico e empresarial, enfatizando as relações entre empregador e empregado.

Bibliografia Básica

BARROS, Alice Monteiro de. Curso de direito do trabalho. 6ª. ed. São Paulo:  LTR, 2010. DELGADO, Mauricio Godinho. Curso de direito do trabalho. 9ª. ed. São Paulo:  LTR, 2010. NASCIMENTO, Amauri Mascaro. Iniciação ao direito do trabalho. 35ª ed. Ed. São Paulo: LTR, 2010.

Bibliografia Complementar

IBRAHIM, Fábio Zambitte. Curso de direito previdenciário. 15ª. ed. Niterói: Impetus, 2010. MANUS, Pedro Paulo Teixeira. Direito do trabalho. 12ª. ed. São Paulo: Atlas, 2009. MARTINS, Sergio Pinto. Direito do trabalho. 26ª. ed. São Paulo: Atlas, 2010. MELO, Mariana Tavares de. A informalidade no direito do trabalho. São Paulo: Editora MP, 2009.

TAVARES, Marcelo Leonardo. Direito previdenciário: regime geral de previdência social e regras constitucionais dos regimes próprios de previdência social. 12ª. ed., Niterói: Impetus,  2010

21. ESTATÍSTICA APLICADA A ADMINISTRAÇÃO Carga horária: 80h/a

Ementa:

Conceitos básicos de estatística. Séries estatísticas. Representação gráfica de dados. Medidas de tendência central e de posição. Medidas de dispersão. Números índices. Regressão e correlação linear. Probabilidade.

Objetivo:

Desenvolver com o acadêmico do curso a capacidade de raciocínio, de interpretar e solucionar problemas na gestão administrativa e compreendendo os acontecimentos empresariais, através da estatística.

Bibliografia Básica:

ANDERSON, David. R.; SWEENEY, Dennis. J.; WILLIANS, Thomas A. Estatística aplicada à administração e economia. 2ª. Ed. São Paulo: Thomson Iob, 2007. DOWINING, D. CLARK, J. Estatística Aplicada. 2ª. Ed. São Paulo: Saraiva, 2006. TOLEDO, Geraldo Luciano. Estatística Básica. São Paulo: Atlas, 2010.

Bibliografia Complementar:

BUSSAB, Wilton O; MORETTIN, Pedro A. Estatística básica. 6ª. Ed. São Paulo: Saraiva, 2010. LAPPONI, Juan, Carlos, Estatística usando excel. 4ª. Ed.São Paulo: Campus, 2005. MILONE, Giuseppe. Estatística geral e aplicada. São Paulo: Cengage Learning, 2009. NEUFELD, John L. Estatística aplicada a administração usando Excel. São Paulo: Pearson Prentice Hall. 2006. STEVENSON, William J. Estatística aplicada à administração. São Paulo: Harbra, 2001.

22. COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Carga horária: 80h/a

Ementa:

O indivíduo e a organização.  Cultura e Clima Organizacional.  Comportamento social. Conflitos Organizacionais.  Dinâmica organizacional.

Objetivo:

Capacitar os acadêmicos do curso a identificarem os comportamentos dos indivíduos, atentando para a importância do estudo referente à cultura organizacional, através de dinâmicas que evidenciam o clima e notificam conflitos que atendem às dinâmicas do ambiente nas organizações e seus mercados.

Bibliografia Básica:

ROBBINS, Stephen P. Comportamento organizacional. 11ª.  ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2008. VECCHIO, Robert P. Comportamento organizacional.  São Paulo: Cengage Learning, 2008. WAGNER, John A. III e HOLLENBECK, John. R.  Comportamento organizacional: criando vantagem competitiva.  São Paulo: Saraiva, 2008.

Bibliografia Complementar:

BERGAMINI, Cecília Whitaker. Psicologia aplicada à administração de empresas : psicologia do comportamento organizacional. 4a ed.  São Paulo: Atlas, 2010. DAVIDOFF, Linda L. Introdução à psicologia. 3ª. Ed. São Paulo: Pearson Makron Books, 2001. DUTRA, Joel Souza. Gestão de pessoas: modelo, processos, tendências e perspectivas. 1ª. Ed. São Paulo: Atlas, 2012. NEWSTROM, J. W. Comportamento Organizacional: o comportamento humano no trabalho. São Paulo: McGrawHill, 2008 VERGARA, Sylvia Constant. Gestão de pessoas. 12ª. ed. São Paulo: Atlas, 2012.

5º SEMESTRE

23. PROCESSO DE COMUNICAÇÃO INTEGRADO DE MARKETING  Carga horária: 80h/a

Ementa:

Introdução à comunicação de marketing. Processo de comunicação integrada. Estratégias de comunicação para atender os diferentes mercados onde a empresa está inserida. A comunicação e a marca.  Instrumentos promocionais. Compreensão das técnicas e instrumentos de comunicação direta com os clientes. O papel e tipologia de mídias: propaganda, relações públicas, promoções de vendas, marketing direto, internet, patrocínio e eventos.  Comunicação interna nas organizações.

Objetivo:

Desenvolver com o acadêmico do curso a habilidade de identificar e gerenciar as oportunidades de negócios, avaliar diferentes cenários e atuar de forma integrada nas áreas de comunicação e marketing.

Bibliografia Básica:

CORRÊA, Roberto. Comunicação integrada de marketing – uma visão global. 1ª. Ed. São Paulo: Saraiva, 2006. OGDEN,James R. Comunicação integrada de marketing: conceitos, técnicas e práticas. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007. BATISTA, E. O. Sistemas de informação: o uso consciente da tecnologia para o gerenciamento. São Paulo: Saraiva, 2004.

Bibliografia Complementar:

ENGEL, James F. Comportamento do Consumidor. São Paulo: Cengage Learning, 2008.

GUISSONI, Leandro Angotti, NEVES, Marcos Fava. Comunicação integrada de marketing baseada em valor: criando valor com estratégias de comunicação de marketing. 1ª. ed. São Paulo: Atlas, 2011. PINHEIRO, Duda, GULLO, José. Comunicação integrada de marketing: gestão dos elementos de comunicação, suporte às estratégias de marketing e de negócios da empresa. 4ª. ed. São Paulo: Atlas, 2013. YANAZE, Mitsuru H. Gestão de marketing e comunicação: avanços e aplicações. São Paulo: Saraiva, 2007.  SANDHUSEN, Richard L. Marketing básico. São Paulo: Saraiva, 2002.

24. GESTÃO DE VENDAS Carga horária: 80h/a

Ementa:

Conceito e fundamentos da Gestão de Vendas. Papel estratégico e planejamento da área de vendas. Previsão de vendas. Organização e operacionalização da equipe. Determinação das cotas de vendas. Demanda e potencial de mercado. Seleção, treinamento, dimensionamento, remuneração e avaliação da força de vendas. Ferramentas tecnológicas de apoio a vendas e relacionamento. Estrutura da gerência de força de vendas e remuneração dos vendedores.

Objetivo:

Identificar com os acadêmicos do curso a complexidade da área comercial no contexto atual dos negócios, possibilitando que estes, compreendam o mercado de consumo, as diferentes culturas empresariais, e detectem forças de vendas competitivas das empresas no cenário em constante mudança.

Bibliografia Básica

COBRA, Marcos. Administração de vendas. 4ª. ed. São Paulo: Atlas, 2011. LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Administração de vendas. 8ª. ed. São Paulo: Atlas, 2009. TEJON, José Luiz e COBRA, Marcos. Gestão de vendas: os 21 segredos do sucesso. São Paulo: Saraiva, 2007.

Bibliografia Complementar

ALVAREZ, Francisco J. S. M., CARVALHO, Marcos R. Gestão eficaz da equipe de vendas: venda mais adequando sua equipe aos clientes. São Paulo: Saraiva, 2008. BEVILACQUA, Edmir. Princípios práticos da gerência de vendas. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2003. CARVALHO, Marcos R. e ALVAREZ, Francisco Javier S. Mendizabal. Gestão eficaz da equipe vendas: venda mais adequando sua equipe aos clientes. São Paulo: Saraiva, 2008. GITOMER, Jeffrey. A bíblia de vendas: o livro definitivo de vendas. 1ª. Ed. São Paulo: M. Books, 2011. INGRAM, Thomas N.; LAFORGE, Raymond W.; AVILA, Ramon A.; SCHWEPKER JR, Charles H. e WILLIAMS, Michael R. Gerenciamento de vendas: análise e tomada de decisão. São Paulo: Cengage Learning, 2008.

25. FUNDAMENTOS DE FINANÇAS E CAPITAL DE GIRO Carga horária: 80h/a

Ementa:

A função financeira da empresa e o papel do administrador financeiro, O ambiente operacional da empresa. Demonstrações financeiras. Administração do capital de giro. Risco e retorno: fundamentos. Fontes de recurso de curto prazo. Fontes de recursos de longo prazo. Custo e estrutura de capital. Análise de Investimentos. Alavancagem operacional, financeira e combinada. Ações e fundamentos da administração de carteiras (portfólios).

Objetivo:

Fornecer ao acadêmico do curso conhecimento teórico e prático das técnicas financeiras, bem como, demonstrar os riscos e a possibilidade retorno do capital de giro para a gestão financeira das empresas. Possibilitando uma experiência analítica e prática da ação administrativa.

Bibliografia Básica

BRIGHAM, Eugene F.; EHRHARDT, Michael C. Administração financeira: teoria e prática. 1ª. Ed. São Paulo: Cengage Learning, 2012. GITMAN, Lawence Jeffrey. Princípios de administração financeira. 12ª. ed. São Paulo: Pearson Addison Wesly, 2010. SANTOS, Edno Oliveira dos. Administração financeira da pequena e média empresa. 2ª. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

Bibliografia Complementar

BERK, Jonathan; DEMARZO, Peter. Finanças empresariais. Porto Alegre: Bookman, 2009. BREALEY, Richarde A. e MYERS, Stewart C. Finanças corporativas: financiamento e gestão de risco. Porto Alegre: Bookman, 2005. HOJI, Masakazu. Administração financeira e orçamentária: matemática financeira aplicada estratégias financeiras orçamental empresarial.  8ª.  ed. São Paulo: Atlas, 2009. SILVA, José Pereira da. Análise financeira das empresas. 11ª. ed. São Paulo: Atlas, 2012. SOUSA, Alceu; CLEMENTE, Ademir. Decisões financeiras e análise de investimento: fundamentos, técnicas e aplicações. 6ª. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

26. GESTÃO DE PESSOAS Carga horária: 80h/a

Ementa:

Sistema de recursos humanos na empresa, nos aspectos: recrutamento e seleção de pessoal. Avaliação de desempenho. Administração de cargos e salários. Sistema de compensação. Benefícios. Treinamento e desenvolvimento. Planejamento de carreira. Relações trabalhistas e higiene e segurança do trabalho.

Objetivo:

Proporcionar aos acadêmicos do curso formação na área de gestão de pessoas, contribuindo para o aprimoramento do desempenho profissional,

habilitando-os para gerirem pessoas, consideração o novo cenário que se apresenta no mundo contemporâneo: um mercado mais dinâmico e, consequentemente, mais exigente.

Bibliografia Básica

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 3ª. ed. Rio de Janeiro: Elservier, 2010. GIL, Antonio Carlos. Gestão de pessoas: enfoque nos papéis profissionais. São Paulo: Atlas, 2009. ROBBINS, Stephen P. Comportamento organizacional. 11ª.  ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2008.

Bibliografia Complementar

DUTRA, Joel Souza. Gestão de pessoas: modelo, processos, tendências e perspectivas. 1ª. Ed. São Paulo: Atlas, 2012. LIMONGI-FRANÇA, Ana Cristina. Qualidade de vida no trabalho – QVT: conceitos e práticas nas empresas da sociedade pós-industrial. 2ª. ed. São Paulo: Atlas, 2010. SNELL, Scott A. e BOHLANDER, George Administração de recursos humanos. São Paulo: Cengage Learning, 2010. VERGARA, Sylvia Constant. Gestão de pessoas. 12ª. ed. São Paulo: Atlas, 2012. WAGNER, John III A., HOLLENBECK, John R.  Comportamento organizacional: criando vantagem competitiva.  São Paulo: Saraiva, 2008.

27. ADMINISTRAÇÃO DOS CUSTOS EMPRESARIAIS Carga horária: 80h/a

Ementa:

Introdução à contabilidade de custos, custos diretos, custos indiretos, custo de produção do período, custo da produção acabada no período e custo dos produtos vendidos, sistemas de acumulação de custos, métodos de custeio, sistemas de custeio, formação do preço de venda com base nos custos.

Objetivo:

Proporcionar condições para que o acadêmico do curso compreenda as ideias fundamentais de custos aplicados à gestão e à tomada de decisões, bem com os conceitos de custos (terminologias, sistemas, elementos), a fim de capacitá-lo na busca da lucratividade e da melhoria de desempenho das empresas.

Bibliografia Básica

BRUNI, Adriano Leal e FAMA, Rubens.  Gestão de custos e formação de preços: com aplicação na calculadora HP 12 c e EXCEL. 5ª. ed. S. Paulo: Atlas, 2010. MARTINS, Eliseu. Contabilidade de custos. 9ª. ed. São Paulo: Atlas, 2008. OLIVEIRA, Luís Martins de; PEREZ JÚNIOR, José Hernandez. Contabilidade de custos para não contadores. 4ª. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

Bibliografia Complementar

BORNIA, Antonio Cezar. Análise gerencial de custos: aplicação em empresas modernas. 3ª.  ed. São Paulo: Atlas, 2010. KULPAS, Sergio e DUBAS, Fréderic. Gestão de custos e formação de preços: conceitos, modelos e instrumentos abordagem do capital de giro e da margem de competitividade. 3ª. ed. São Paulo: Atlas, 2009. LEONE, George Sebastião Guerra. Curso de contabilidade de custos: contém critério do custeio ABC.  3ª. ed. São Paulo: Atlas, 2009. MEGLIORINI, Evandir. Custos: análise e gestão. 2ª. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007. PINHEIRO, Paulo Roberto, SANTOS, José Luiz dos, SCHMIDT, Paulo NUNES, Marcelo Santos. Fundamentos de contabilidade de custos. São Paulo: Atlas, 2006.

6º SEMESTRE

28. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Carga horária: 80h/a

Ementa:

Conceitos de política e estratégia. Administração estratégica. Introdução planejamento estratégico organizacional. O processo de planejamento estratégico. Modelos de planejamento estratégico. Metodologia de formulação empresarial. Aspectos gerenciais da administração estratégica.

Objetivo:

Apresentar ao acadêmico, com um nível de detalhamento que lhe permita uma visão mais clara, da importância do planejamento estratégico para a eficiência da administração empresarial.

Bibliografia Básica

PORTER, Michael E. Estratégia competitiva: técnicas para análise de indústria e da concorrência.  Rio de Janeiro: Campus, 2004. QUINN, James Brian, GHOSPAL, Sumantra e MENTZBERG, Henry. O processo da estratégia: conceitos, contextos e casos selecionados. 4ª. ed. Porto Alegre: Bookman, 2009. ZACCARELLI, Sérgio B. Estratégia e sucesso nas empresas. São Paulo: Saraiva, 2009.

Bibliografia Complementar

CERTO, Samuel C. e PETER, J. Paul. Administração estratégica: planejamento e implantação de estratégia. 3ª. Ed. São Paulo: Person, 2010. CHIAVENATO, Idalberto, SAPIRO, Arão. Planejamento estratégico – fundamentos e aplicações. 2ª. Ed. São Paulo: Elsevier.

FISCHMANN, Adalberto Américo e ALMEIDA, Martinho Ismard Ribeiro de. Planejamento estratégico na prática. 1ª. Ed. São Paulo: Atlas, 2011. MULLER, José Carlos. Planejamento Estratégico, Indicadores e Processos – Uma Integração Necessária. 1ª. Ed. São Paulo: Atlas, 2013. OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Planejamento estratégico: conceitos, metodologia e práticas. 31ª. Ed. São Paulo: Atlas, 2013.  Trocar complementar

29. ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E LOGÍSTICA EMPRESARIAL Carga horária: 80h/a

Ementa:

Conceito de materiais e patrimônio. Dimensionamento e controle de estoques. Classificação e localização de materiais. Movimentação de materiais e transporte interno. Administração de compras. O papel da logística nas empresas. Enfoque sistêmico – logística integrada e cadeia total de suprimento. O conceito de custo total mínimo. Interface logística e marketing. Canais de distribuição. Nível de serviço. A logística na estrutura organizacional. Logística reversa.

Objetivo:

Capacitar o acadêmico do curso a identificar as principais tendências e desafios atuais na gestão de materiais e logística no âmbito das organizações, compreendendo a relevância da visão estratégica na gestão de materiais e logística, bem como a sua importância na cadeia de suprimentos e sua contribuição para a elevação dos níveis de eficácia, eficiência e efetividade nas organizações.

Bibliografia Básica

BALLOU, Ronald H. Logística empresarial: transportes, administração de materiais, distribuição física. São Paulo: Atlas, 2010. BALLOU, Ronald H. Gerenciamento da cadeia de suprimento logística empresarial. 5ª. Ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.   DIAS, Marco Aurélio P. Administração de materiais: uma abordagem logística. 4ª. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

Bibliografia Complementar

CHRISTOPHER, Martin. Logística e gerenciamento da cadeia de suprimentos. 2ª. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2009. CORONADO, Osmar. Logística integrada: modelo de gestão. São Paulo: Atlas, 2009. LEITE, Paulo Roberto. Logística reversa: meio ambiente e competitividade: estratégia operação e avaliação. 2ª. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009. NOVAES, Antônio Galvão. Logística e gerenciamento da cadeia de distribuição. 3ª.  ed. Rio de Janeiro: Elservier, 2007. POZO, Hamilton. Administração de recursos materiais e patrimoniais: uma abordagem logística. 6ª.  ed. São Paulo: Atlas, 2010.

30. PLANEJAMENTO E CONTROLE FINANCEIRO Carga horária: 80h/a

Ementa:

Análise, planejamento e controle financeiros de longo prazo. Administração financeira de longo prazo: ativos permanentes, investimentos e exigibilidades. Valor e orçamento de capital. Decisões de investimentos e avaliação de projetos. Modelos de precificação de ativos financeiros. Falência e concordata. Fusões e aquisições. Finanças internacionais. Tópicos avançados de finanças corporativas.

Objetivo:

Apresentar aos acadêmicos do curso conceitos, técnicas e práticas necessárias ao planejamento e controle financeiro das organizações, a fim de subsidiar tomadas de decisões financeiras eficientes em um ambiente empresarial cada vez mais competitivo.

Bibliografia Básica

GITMAN, Lawrence Jeffrey. Princípios de administração financeira. 12ª. ed. São Paulo: Addison Wesley, 2010. SANTOS, Edno Oliveira dos. Administração financeira de pequenas e médias empresas. 2ª. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

SILVA, José Pereira da.  Análise financeira das empresas. 11ª. ed. São Paulo: Atlas, 2012.

Bibliografia Complementar

BERK, Jonathan; DEMARZO, Peter. Finanças empresariais. Porto Alegre: Bookman, 2009. BREALEY, Richard A.; MYERS, Sewart C. Finanças corporativas: financiamento e gestão de risco. Porto Alegre: Bookman, 2005. BRIGHAM, Eugenio F.; EHRHARDT, Michael C. Administração financeira: teoria e prática. 1ª. Ed. São Paulo: Cengage Learning, 2012. HOJI, Masakazu. Administração financeira e orçamentária: matemática financeira aplicada estratégias financeiras orçamento empresarial.  8ª.  ed. São Paulo: Atlas, 2010. SOUSA, Alceu; CLEMENTE, Ademir. Decisões financeiras e análises de investimentos: fundamentos, técnicas e aplicações. 6ª. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

31. ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAL Carga horária: 80h/a

Ementa:

Conceitos básicos sobre sistemas de informação. Introdução à banco de dados. Processo gerencial e de decisão. Introdução ao COBIT. Sistemas ERP. Sistemas CRM. Sistemas de Apoio a Decisão.

Objetivo:

Possibilitar o entendimento dos alunos do curso sobre os principais conceitos e instrumentos para a gestão da informação nas organizações, bem como, motivá-lo para o uso adequado, atentando para a necessidade da gestão e da tecnologia da informação como ferramentas gerenciais para a tomada de decisão.

Bibliografia Básica:

LAUDON, Kenethh C.; LAUDON, J. P. Sistemas de informação gerenciais: administrando a empresa digital. São Paulo: Prentice Hall, 2009. CORTES, Pedro LUIS. Administração de sistemas de informação. São Paulo: Saraiva, 2008. STAIR, Ralph M.; REYNOLDES, George W. Princípios de sistemas de informação: uma abordagem gerencial. 9ª ed. Rio de Janeiro: LTC, 2013.

Bibliografia Complementar:

BATISTA, Emerson de Oliveira. Sistemas de informação: uso consciente da tecnologia para o gerenciamento. São Paulo: Saraiva, 2009. LIMEIRA, Tânia Maria Vidigal. E-marketing na internet com casos brasileiros. São Paulo: Saraiva, 2007 MANÑAS, A. V. Administração de Sistemas de Informação. 7ª. ed. São Paulo: Érica, 2007. O’BRIEN, James A. Sistemas de Informação e as Decisões Gerenciais na Era da Internet. 2a ed. São Paulo: Saraiva, 2004 REZENDE, D. A.; ABREU, A.F. Tecnologia da Informação Aplicada a Sistemas de Informações Empresariais. 6ª. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

7º SEMESTRE

32. PLANEJAMENTO, PROGRAMAÇÃO E CONTROLE DA PRODUÇÃO Carga horária: 80h/a

Ementa:

Sistemas produtivos. Administração estratégica da produção. Projetos em gestão da produção: projeto de bens e serviços, arranjo físico e localização industrial, tecnologia de processos, projeto e medida do trabalho. Planejamento e controle da produção. Melhoria da produção.

Objetivo:

Fornecer ao acadêmico do curso uma visão integrada e estratégica, da função da produção, das diversas ferramentas disponíveis para o desempenho no campo da administração da produção por meio da construção de planejamento qualitativo visando a melhoria da produção.

Bibliografia Básica:

CORRÊA, Henrique Luiz e  GIANESI, Irineu Gustavo Nogueira. Just in time, MRP II e OPT: um enfoque estratégico. São Paulo: Atlas, 2009. TUBINO, D. F. Planejamento e Controle da Produção: Teoria e Prática. 2ª. Ed. São  Paulo: Atlas, 2009. VOLLMANN, Thomas E., ET all. Sistemas de Planejamento & Controle da Produção: o gerenciamento da Cadeia de Suprimentos. 5a. Ed. Porto Alegre: Bookman, 2008.

Bibliografia Complementar:

ANTUNES, Júnior; VALLE, José Antonio. Sistemas de Produção: conceitos práticas para projetos de gestão enxuta. Porto Alegre: Bookman, 2008. CORRÊA, Henrique Luiz. Teoria geral da administração: abordagem histórica da gestão de produção e operações. São Paulo: Atlas, 2003. DAVIS, Mark M. Fundamentos da Administração da Produção. São Paulo: Bookman. 2004. LUSTOSA, Leonardo, ET all. Planejamento e Controle da Produção. 2ª. Ed. Rio Janeiro: Elsevier, 2008.  GAITHER, Norman, FRAZIER, Greg. Administração da Produção e Operações. 8ª. Ed. Cengage Learning,  2002.

33. GESTÃO DE PROJETOS Carga horária: 80h/a

Ementa:

Planejamento e projetos. Análise de mercado. Localização e tamanho. Análise econômica. Análise financeira. Aspectos de financiamento dos projetos e análise de viabilidade econômica.

Objetivo:

Apresentar para os acadêmicos do curso, os conceitos fundamentais da elaboração e análise de projetos, de modo que os mesmos, com a teoria adquirida, possam organizar as ideias e construírem diferentes projetos setoriais que evidenciam a melhoria da produção.

Bibliografia Básica:

A utilizada pelas disciplinas cursadas pelo aluno e outras que os orientadores de projetos indicarem.

Bibliografia Complementar:

HAVARD Business Review; TAVARES, Ana Beatriz; LACERDA, Daniela. Gestão e implementação de projetos. Rio de Janeiro: Campos, 2005. KEELING, Ralph. Gestão de projetos: uma abordagem global. 3ª ed. São Paulo : Saraiva, 2009. OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Manual de consultoria empresarial: conceitos,  metodológicos  práticos. 6ª ed. São Paulo: Atlas. 2005.  SALIM, César Simões; HOCHMAN, Nelson. Construindo um plano de negócio. 3a ed. Rio de Janeiro: Elservier, 2005. VERGARA, Sylvia Constante. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 11a ed. São Paulo: Atlas, 2009.

34. GESTÃO AMBIENTAL EMPRESARIAL Carga horária: 80 h/a

Ementa:

Conceitos de meio ambiente e desenvolvimento sustentável. História do pensamento ambiental. Política ambiental e responsabilidade social de empresas. Mapeamento de processos: ferramentas de levantamento. Elaboração, análise e avaliação de projetos sócio ambientais. Medidas de desempenho. Política de planejamento ambiental, conforme norma ISO 14000/ABNT. Licenciamento e avaliação de impactos ambientais. Riscos ambientais: análise e gerenciamento. Negociação e gestão de conflitos ambientais. Auditorias ambientais.

Objetivo:

Desenvolver com os acadêmicos do curso, competência profissional para administração dos recursos naturais e humanos visando à melhoria do desempenho ambiental e empresarial, assim como a conscientização sobre a importância do desenvolvimento sustentável para as organizações.

Bibliografia Básica

BARBIERI, José Carlos. Gestão ambiental empresarial – conceitos modelos e instrumentos.  3ª. Ed. São Paulo: Saraiva, 2011. DIAS, Reinaldo. Gestão ambiental – responsabilidade social e sustentabilidade. 2ª. Ed. São Paulo; Atlas, 2011. JABBOUR, Ana Beatriz Lopes de Souza. Gestão ambiental nas organizações – fundamentos e tendências. São Paulo: Atlas, 2011.

Bibliografia Complementar

ALBUQUERQUE, José de Lima. Gestão ambiental e responsabilidade social – conceitos, ferramentas e aplicações. São Paulo: Atlas, 2009. ALMEIDA, Josimar Ribeiro de. Gestão ambiental – para desenvolvimento sustentável. Thex, 2010. BARBOSA, Rildo Pereira, BARSANO, Paulo Roberto Erica. Gestão ambiental – série eixos. São Paulo: Atlas, 2011. PEARSON, Academia. Gestão ambiental. São Paulo: Pearson, 2009. PIMENTA, Handson Claudio Dias. Gestão ambiental. LTD, 2011.

35. JOGOS EMPRESARIAIS Carga horária: 80h/a

Ementa:

Introdução aos jogos de negócios. Revisão e integração dos conceitos utilizados na gestão empresarial: Custos fixos e variáveis, Contabilidade Gerencial (demonstrativos contábeis, planejamento financeiro e estrutura patrimonial), Finanças (índices econômicos financeiros e orçamentos), Custos industriais (custeio direto e custeio por absorção), Marketing (estratégias de preços, previsão de demanda, concessão de prazo para pagamento e desconto nas vendas), Produção (sistemas de produção, admissão ou demissão de pessoal, políticas de compra e estocagem da matéria-prima e escolha de ritmo de operação da empresa), Princípios de administração e engenharia econômica (investimento em imobilizado/substituição de equipamentos).

Objetivo:

Possibilitar aos acadêmicos do curso, um estudo analítico das abordagens teóricas ligadas aos jogos de empresas aplicados nas organizações, de diferentes portes e setores, instrumentalizando os discentes para o desempenho de técnicas gerenciais estratégicas que são imprescindíveis aos controles empresariais, aos gestores e equipes das modernas organizações.

Bibliografia:

Toda bibliografia utilizada no curso. Simuladores  (software)

36. ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA Carga horária: 80h/a

Ementa:

Conceito de estratégia organizacional. Evolução do pensamento estratégico moderno. O modelo competitivo de Michael Porter. Relações entre estratégia, tecnologia, estrutura e comportamento organizacional.  Análise de recursos e capacidade – cadeia de valor. Análise da qualidade do Negócio. Tipos de bases estratégicas. Fatores de competitividade. Estratégias competitivas & posicionamento Estratégico. Conceitos de inovação.

Objetivo:

Apresentar a evolução do pensamento estratégico, desenvolvendo os conhecimentos e habilidades dos acadêmicos do curso, no que diz respeito à formulação, escolha e implantação de estruturas organizacionais compatíveis com as estratégias competitivas empresariais, capacitando-os para posicionamentos inovadores no mercado vigente.

Bibliografia Básica

PORTER, Michael E. Estratégia competitiva: técnicas para análise de indústria e da concorrência. Rio de Janeiro: Campus, 2004.   QUINN, James Brian; MENTZBERG, Henry; LAMPEL, Joseph; GHOSPAL, Sumantra. O processo da estratégia: conceitos, contextos e casos selecionados. 4ª. ed. Porto Alegre: Bookman, 2009. ZACCARELLI, Sérgio B. Estratégia e sucesso nas empresas. São Paulo: Saraiva, 2009.

Bibliografia Complementar

BATMAN, Thomas, SNELL. Administração: novo cenário Competitivo. S. Paulo: Atlas, 2006. CERTO, Samuel C.; PETER, J. Paul. Administração estratégica: planejamento e implantação da estratégias. 3ª. ed. São Paulo: Pearson, 2010. FISCHMANN, Adalberto Américo; ALMEIDA, Martinho Isnard Ribeiro de. Planejamento estratégico na prática. São Paulo: Atlas, 2011. POLIZEI, Eder. Plano de marketing. São Paulo: Cangage Learning, 2010. PORTER, Michel E. A Vantagem competitiva: criando e sustentando um desempenho superior. 34ª ed. Rio de Janeiro: Elservier, 2000.

37. ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO I Carga horária: 80h/a

Ementa:

O processo de ambientação do aluno com o mercado de trabalho. Roteiro e elaboração da proposta inicial do pré-projeto da pesquisa de estágio.

Objetivo:

Conduzir o acadêmico do curso, ao conhecimento da realidade das empresas e os trâmites legais para a realização do estágio, assim como definir o segmento de atuação, para  a elaboração do pré-projeto.

Bibliografia:

Toda bibliografia utilizada no curso.

8º SEMESTRE

38. ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO II Carga horária 80h/a

Ementa:

Técnicas de pesquisa: coleta e análise de dados. Elaboração do relatório final do estágio. Apresentação dos resultados em banca examinadora.

Objetivo:

Propiciar, ao acadêmico do curso, a oportunidade de desenvolver suas habilidades por meio de análises situacionais e propor mudanças no ambiente organizacional promovendo a integração entre a teoria e prática da administração.

Bibliografia Básica:

A utilizada pelas disciplinas cursadas pelo aluno e outras que os orientadores de projetos indicarem.

Bibliografia Complementar:

HARVARD Business Review; TAVARES, Ana Beatriz; LACERDA, Daniela. Gestão e implementação de projetos. Rio de Janeiro: Elservier, 2005. KEELING, Ralph. Gestão de projetos: uma abordagem global. São Paulo: Saraiva, 2009. OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Manual de consultoria empresarial: conceitos, metodologia e práticas. 6a ed. São Paulo: Atlas. 2007.  SALIM, César Simões; HOCHMAN, Nelson. Construindo um plano de negócio. 3a ed. Rio de Janeiro: Elservier, 2005. VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 11a ed. São Paulo: Atlas, 2009.

39. TÓPICOS EM ADMINISTRAÇÃO Carga horária: 80h/a

Ementa:

Casos reais de empresas; palestras técnicas em sala de aula para debater e discutir a gestão estratégica de negócios, inclusive agronegócios, vocação da região onde o curso é realizado. Envolverá a elaboração de um plano de ação envolvendo as diferentes disciplinas de formação obrigatória do curso.

Objetivo:

Promover a compreensão da correlação desta disciplina com outras áreas de estudo da administração e às situações da prática empresarial, para que o acadêmico perceba o grau de seu perfil empreendedor.

Bibliografia Básica:

A ser indicada conforme a abordagem dos conteúdos que serão tratados na disciplina.

40. GESTÃO DE PEQUENAS EMPRESAS Carga horária: 80h/a

Ementa:

Perfil do empreendedor. Estudo dos mecanismos e procedimentos para criação de empresas.  Papel econômico e social das MPE’S no desenvolvimento do país. Sistemas de gerenciamento aplicados à pequenas empresa. Formação de preço e tendências do setor. Elaboração do Plano de negócio.

Objetivo:

Desenvolver com o acadêmico do curso a habilidade de identificar e gerenciar as oportunidades de negócios, através da elaboração de um plano de negócio que oriente na tomada de decisão estratégica a fim de minimizar os riscos de fracasso ou insucesso.

Bibliografia Básica:

HISRICH, Robert D.; PETERS, Michael P.; SHEPHERD, Dean A. Empreendedorismo. 7a ed. São Paulo: Bookman, 2009.  TACHIZAWA, T, Et all. Gestão de Negócios: visão e dimensões empresariais da organização.  3ª. ed. São Paulo: Atlas, 2006.   CASSIMAN, Bruno, Et all. A estratégia e o cenário dos negócios. 2ª. ed. Porto Alegre: Bookman, 2007.

Bibliografia Complementar:

AAKER, D. Administração Estratégica de Mercado. 7.ed. Porto Alegre: Bookman, 2007. COSTA, Eliezer Arantes da. Gestão Estratégica: da empresa que temos para a empresa que queremos. 2 ed. São Paulo: Saraiva, 2007. HEIJDEN, K. Planejamento por Cenários: A Arte da Conversação Estratégica. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2009 MINTZBERG, Henry. O processo da estratégia. 4. ed. São Paulo: Bookman, 2009. ZACCARELLI, S.B. Estratégia e sucesso nas empresas. São Paulo: Saraiva, 2000.

A estrutura do curricular do curso de Administração da Faculdade de Balsas conta ainda com as disciplinas optativas que permitirão ao acadêmico optar por qualquer uma das  áreas listadas abaixo:

1. Libras;                 2. Estrutura e Organização de Mercado;