Notícias

Disciplinas

1° SEMESTRE

01. CONTABILIDADE GERAL I

 

Ementa:

Introdução à Contabilidade. Conceitos Básicos: Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido. Despesas e Receitas. O Método das Partidas Dobradas. Contas de ativo e de passivo. Balancete e variações do patrimônio. O Balanço Patrimonial e Grupos de Conta. Teoria e prática das contas, mecanismos de débito e crédito. Elaboração de Plano de contas. Integração do Balanço Patrimonial e da Demonstração de Resultado.

 

02. MATEMÁTICA BÁSICA

Ementa:

Revisão Geral (nivelamento). Funções e suas características: continuidade; limitada; crescentes e decrescentes; máximos, mínimos, oferta e demanda. Função polinomial, potência, exponencial. Logarítmica. Determinantes e Multiplicador de Lagrange.

 

03. INSTITUIÇÕES DE DIREITO PÚBLICO E PRIVADO

Ementa:

Noções de Direito. Teoria Geral do Direito Público e Privado. Noções de: Direito Constitucional. Administrativo. Civil. Comercial. Direito do Consumidor. Direito Social: Conceito e divisão.

 

04. ADMINISTRAÇÃO GERAL

Ementa:

Funções da Administração: Planejamento, organização, controle e coordenação. As inter-relações entre as funções administrativas e a efetividade organizacional. Tomada de decisão Administrativa. Novos empreendimentos e estrutura organizacional. Gerenciamento das mudanças e impacto das modernas ferramentas de gestão na competitividade organizacional.

05. INICIAÇÃO UNIVERSITÁRIA

Ementa:

Aspectos referentes à vida universitária. Órgãos deliberativos e de apoio acadêmico da Faculdade de Balsas. Regulamentações da Faculdade de Balsas e Curso.  Abordagem inicial das habilidades e hábitos de leitura. Produção Textual. Introdução a aspectos referentes à elaboração de trabalhos acadêmicos e atividades de pesquisas e extensão. Educação Quilombola e Educação Inclusiva

06. METODOLOGIA CIENTÍFICA

Ementa:

Introdução ao universo da ciência. Compreensão de textos científicos. Técnicas de pesquisa científica. Estrutura da redação científica, organização e produção de textos acadêmicos. Normas técnicas para apresentação de trabalhos científicos.

 

2° SEMESTRE

 

07. CONTABILIDADE GERAL II

Ementa:

Operações com Mercadorias. Custo de mercadorias vendidas. Resultado Bruto. Critérios de Avaliação de Inventário. Estoques, Devolução, descontos e abatimentos. Demonstração de Resultados. Disponibilidades, reservas e provisões. Exigibilidade. Ativo imobilizado. Depreciação e amortização. Vida útil. Uso da informação contábil pela administração.

 

08. DIREITO EMPRESARIAL E SOCIETÁRIO

Ementa:

Introdução ao Direito Empresarial: histórico. O Direito Empresarial no Brasil. Fontes e atos de comércio. Da empresa: conceito, natureza jurídica, espécies. Do comerciante: noções e requisitos. Requisitos para o exercício do comércio. Das capacidades para comerciar. O registro do comércio: importância e conceitos; efeitos, forma, órgãos e atribuições, proibições; cancelamento. Procedimentos. Nome comercial: noções, sistema jurídico, formas, proteção, alienação. Fundo de comércio. Livros comerciais. Obrigações mercantis. Contratos mercantis. Fiança mercantil. Sociedades comerciais. Sociedades por quotas de responsabilidade limitada. Sociedades anônimas. Lei de Falências. Recuperação de Empresas.

 

09. MATEMÁTICA APLICADA

Ementa:

Limite. Derivada. Regras de derivação. Utilização da derivada no estudo de funções. Matrizes. Razões e Proporções. Grandezas diretamente e inversamente proporcionais. Porcentagens.

 

10. COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL

Ementa:

Reflexão sobre os elementos e características da comunicação humana. Instrumentalização e desenvolvimento da prática da comunicação oral e escrita. A comunicação objetiva e as polissemias discursivas. A variabilidade das situações comunicacionais. Desigualdade e exclusão social e Atribuições e Princípios Éticos.

 

11. ECONOMIA I

Ementa:

Noções básicas das ciências econômicas. Evolução dos Pensamentos Econômicos. Visão geral das questões econômicas fundamentais: mercado, preços, população, meios de subsistência e renda nacional. Microeconomia: teoria da oferta e demanda e equilíbrio de mercado. Macroeconomia: Medida do produto e da renda nacional.  Teoria da determinação da renda. Introdução à teoria monetária. Desenvolvimento econômico.

 

 

 

3° SEMESTRE

12. CONTABILIDADE INTERMEDIÁRIA I

Ementa:

Estruturação das seguintes demonstrações financeiras: Balanço patrimonial, Demonstração do resultado do Exercício. Apuração, distribuição e destinação do resultado do exercício.

 

13. LEGISLAÇÃO SOCIAL E PREVIDENCIÁRIA

Ementa:

Contrato de trabalho; contrato de aprendizagem; trabalho rural; trabalhador eventual, avulso e autônomo; identificação profissional; segurança e medicina do trabalho; disciplina no trabalho; salário e remuneração: composição; medidas de proteção do salário; férias e 13º salário; indenização e FGTS; duração da jornada de trabalho; proteção do trabalho da mulher e do menor; sindicato: contribuição sindical; acordo coletivo de trabalho e convenção; greve; processo trabalhista; repouso semanal remunerado. Benefícios Previdenciários.

14. ESTATÍSTICA

Ementa:

Conceitos básicos: população, amostra, amostragem, variáveis aleatórias. Séries estatísticas. Índices. Tabelas e Gráficos. Medidas de posição e de variabilidade. Regressão e Correlação: linear e múltipla. Ajuste e previsão.  Probabilidade. Estimação. Testes de Hipóteses.

15. ECONOMIA II

Ementa:

Sistema Financeiro Nacional. Economia Brasileira: evolução do pensamento econômico brasileiro; plano de estabilização da economia. Comércio Internacional.

16. COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Ementa:

Introdução ao estudo do comportamento organizacional. O comportamento humano nas organizações. Psicologia Organizacional. Stress Funcional. Planejamento de mudanças, inovação, motivação e desenvolvimento de equipes. Ensino Indígena, Desigualdade e exclusão social, Educação inclusiva e Atribuições e Princípios Éticos.

 

4° SEMESTRE

 

17. CONTABILIDADE E ANÁLISE DE CUSTOS I

Ementa:

A Contabilidade de Custos, Financeira e Gerencial. Princípios Aplicados a Custos. Terminologia da Contabilidade de Custos. Classificação dos Custos. Departamentalização. Custeio de materiais diretos e mão de obra direta. Métodos de Custeio Variável, Absorção, Padrão e ABC. Custeio dos Custos Indiretos.

 

18. DIREITO E LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA

Ementa:

O Direito e a legislação tributária. O Sistema Constitucional Tributário. Fontes do Direito Tributário. Das Normas Gerais do Direito Tributário. Da Legislação Tributária dos Principais Impostos e Contribuições. A Punibilidade em matéria tributária.

 

19. CONTABILIDADE INTERMEDIÁRIA II

Ementa:

Estruturação das seguintes demonstrações financeiras: Demonstração das Mutações Patrimônio Líquido, Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados, Demonstração dos Fluxos de Caixa, Demonstração do Valor Adicionado DVA. Notas Explicativas; Relatórios da Administração; Pareceres de Auditores Independentes; Pareceres do Conselho Fiscal; Informações por Segmento; Eventos Subsequentes; Operações em Descontinuidade. Participação da contabilidade no controle e preservação do meio ambiente.

 

20. MATEMÁTICA FINANCEIRA

Ementa:

Conceito de capital e juros. Capitalizações simples e composta. Descontos simples e composto. Equivalência de taxas. Capitalização contínua. Equivalência de capitais. Fluxo de caixa. Série de pagamentos e amortização de dívidas e financiamentos. Métodos de avaliação de fluxos de caixa. Método do fluxo de Caixa Descontado. Mercado financeiro. Calculadoras financeiras.

21. SISTEMAS DE INFORMAÇÕES CONTÁBEIS E GERENCIAIS

Ementa:

Sistema de informação nas empresas. Conceitos básicos. Tecnologia de informação. Banco de dados. Sistema de gerenciamento. Sistemas operacionais. Sistema de gestão. Sistemas integrados de gestão empresarial. Planejamento e implantação de sistemas contábeis. Aplicativos genéricos. Contabilidade e Controladoria. Subsistemas de informação contábil para o gerenciamento da empresa. Uso dos recursos da informática no planejamento, desenvolvimento, implantação e integração de sistemas. Análise e avaliação dos sistemas. Princípios de auditoria de computadores. Relatórios contábeis gerados para processos de decisão.

22. ÉTICA PROFISSIONAL DO CONTADOR

Ementa:

A ética. A moral. A ética profissional. Aspectos práticos da ética profissional na contabilidade. A ética profissional como princípio de valorização profissional. O Código profissional dos contabilistas.

 

 

5° SEMESTRE

 

23. ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS

Ementa:

Análise de balanço: conceito e finalidade. Apuração de resultados do exercício. Estrutura das demonstrações financeiras: Balanço patrimonial. Demonstração do resultado do exercício e demonstração de lucros ou prejuízos acumulados.

24. CONTABILIDADE E ANÁLISE DE CUSTOS II

Ementa:

Contabilização dos Custos. Produção por ordem de fabricação. Produção contínua. Produção conjunta. Perdas de materiais. Subprodutos. Sucatas. Tributos. Inflação. Custos e despesas fixas e variáveis identificados. Margem de Contribuição. Relação custo/volume/lucro. Ponto de Equilíbrio.

 

25. CONTABILIDADE TRIBUTÁRIA I

Ementa:

Conceitos e os princípios tributários. Tributos diretos e indiretos. Contabilização do ICMS. Contabilização do IPI. Incidentes na formação dos preços. Contabilização de contribuições sobre a folha de salários. Contabilização do ISS. Metodologia e normais gerais.

 

26. TEORIA DA CONTABILIDADE

Ementa:

Evolução histórica. Princípios Contábeis. Ativo, passivo e patrimônio líquido. Demonstrações contábeis.

27. ESTRATÉGIA E ORÇAMENTO EMPRESARIAL

Ementa:

Orçamento por área como base de apoio na tomada de decisão. Ferramentas de controle de resultados.  Orçamento empresarial e estratégias de gestão. Adequação orçamentária, análise de variações e plano de resultados. Paradigmas culturais de ambientes e atividades saudáveis e de prevenção, Políticas Públicas para a Preservação do meio ambiente.

 

6° SEMESTRE

28. AUDITORIA

Ementa:

Princípios e Normas Brasileiras de Contabilidade, Técnica de Auditoria Independente (NBC TA); Distinção entre Auditoria das Demonstrações Contábeis e Auditoria Interna, Auditoria Tributária, Auditoria de Qualidade; Qualificações Profissionais do Auditor; Estruturação da Carreira de Auditor; Objetivos da Auditoria; A Auditoria e os Controles Internos; Planejamento e Execução da Auditoria: Programa de auditoria, Procedimentos de auditoria, Papéis de trabalho, Possibilidades de Auditoria; Estruturação dos Trabalhos de Auditoria; Auditoria das Demonstrações Contábeis; Parecer dos Auditores Independentes.

29. CONTABILIDADE E ORÇAMENTO PÚBLICO

Ementa:

A Ciência Contábil e o Orçamento público no Brasil. Dispositivos constitucionais, A Lei Federal nº 4320/64 e LC 101/00. O Sistema Orçamentário. O Sistema Financeiro. O Sistema Patrimonial. Classificações funcionais e programáticas. Receita e Despesas. Programação e execução financeiras. Sistema integrado de administração financeira do governo federal. Licitações. Modelos e sistemas. Abertura de créditos. Saldos de empenho. Divida pública. Regime de adiantamento. Restos a pagar. Créditos adicionais. Patrimônio na administração pública. Inventário. A responsabilidade e punibilidade dos gestores públicos. NBCT 16.1 a 16.10. Estrutura do Novo Plano de Contas. Estrutura dos Novos demonstrativos Contábeis: Demonstração de Fluxo de Caixa, Demonstração de Custos e Demonstração das mutações do PL.

29. CONTABILIDADE TRIBUTÁRIA II

Ementa:

Contabilidade e planejamento tributário. Contabilização do IRPJ. Conceitos contábeis e tributários sobre lucro. Custos e despesas operacionais. Contribuição Social sobre o lucro. Cálculo do CSSL. Provisão e Reservas. Cálculo e contabilização de lucro real, lucro premiado, simples nacional e lucro arbitrado. Obrigações Assessórias. Apuração do IRPF. O planejamento Tributário.

30. ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA

Ementa:

Fluxos de Caixa. Orçamento de Capital. Critérios de Avaliação. Risco em projetos. Custo de Capital de Projetos e de Empresas. Alavancagem Financeira e Escolha da Estrutura de Capital. Fontes de Financiamento Empresarial. Avaliação de Empresas.

32. PRÁTICA PROFISSIONAL SUPERVISIONADA

Ementa:

Orientação, acompanhamento e avaliação do projeto de trabalho a ser realizado pelo aluno em instituições públicas ou privadas, ou ainda, através de projetos de iniciação científica ou de práticas contábeis, desenvolvidas sob supervisão de professor.

 

7° SEMESTRE

 

33. LABORATÓRIO DE CONTABILIDADE I

 

Ementa:

Constituição de uma empresa comercial, Elaboração do Contrato Social, Utilização do Software ERP: módulo Contábil, Financeiro, Estoques/Custos, Faturamento e Compras. Cálculos Atuariais.

 

34. CONTABILIDADE RURAL

Ementa:

A contabilidade no agronegócio e o campo de sua aplicação. Contabilidade rural no Brasil. Fluxo agrícola. Agricultura. Depreciação na agropecuária. Contabilidade da pecuária. Sistemas de custos. Contabilidade em agroindústrias.

 

35. CONTABILIDADE INTERNACIONAL

Ementa:

Normas e práticas contábeis adotadas em diferentes países e suas consequências em termos de resultado econômico para as empresas. Práticas contábeis internacionais emitidas pelos principais órgãos de classe, e as ações que visam minimizar as distorções resultantes de normas diferenciadas em cada país.

 

36. EMPREENDEDORISMO

Ementa:

Potencial Empreendedor. Resistências à Mudança. Plano de negócios: construção e implementação. Instrumentos e instituições de apoio financeiro. Cooperação entre novos empreendimentos.

37. TÓPICOS EM CONTABILIDADE

Ementa:

A disciplina, Tópico em Contabilidade se caracterizam pela sua condição aberta, podendo assim contemplar um conteúdo direcionado às necessidades regionais e de atualização dos futuros bacharéis

 

38. TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I

 

Ementa:

Acompanhamento e controle das atividades desenvolvidas na disciplina. Orientação para o desenvolvimento, testes e integração dos projetos. Acompanhamento e controle das atividades. Avaliação e apresentação do Trabalho de Conclusão.

 

8° SEMESTRE

39. LABORATÓRIO DE CONTABILIDADE II

Ementa:

Contrato Social, Abertura de Empresa, Documentação Junto à Receita Federal, Prefeitura, Junta Comercial, Vigilância Sanitária, CETESB, Estruturação e Implantação de Sistema de Custeio, Controle de Estoque, Mapa de Rateio Interdepartamental, Contabilização dos Custos, Integração entre Custos e Contabilidade Financeira, Análise das Demonstrações Financeiras.

 

40. CONTROLADORIA

Ementa:

Controladoria: conceitos, funções e atribuições nos dias atuais. Funções do Controller. O Contador na Controladoria. Fluxo de caixa. Balanced Score Card. Controle Orçamentário e Financeiro. Indicadores Empresariais ( Ebitda, Eva, Mva).

 

41. PERÍCIA CONTÁBIL

Ementa:

 

O que é Perícia Contábil: objetivos e tipos de perícia; Distinção entre Perícia Contábil e Auditoria; Qualificações do Perito Contábil; A Carreira de Perito Contábil; Objetivo da Perícia Contábil: emitir um laudo; A Perícia Contábil e os Princípios de Contabilidade Geralmente Aceitos; Normas sobre Perícia Contábil; Possibilidades de Perícia Contábil; Fraudes em Contabilidade; Estruturação do Trabalho de Perícia Contábil; Estudo de Caso de Incorporação.

42. CONTABILIDADE AVANÇADA

Ementa:

Investimentos avaliados pelo método de equivalência patrimonial. Ágios e Deságios. Debêntures. Ações em tesouraria. Incorporação, fusão e cisão de empresas. Dissolução, liquidação e extinção de empresas. Consolidação das demonstrações contábeis. Conversões.

43. TRABALHO DE CURSO II

 

Ementa:

Acompanhamento e controle das atividades desenvolvidas na disciplina. Orientação para o desenvolvimento, testes e integração dos projetos. Acompanhamento e controle das atividades. Avaliação e apresentação do Trabalho de Conclusão.

44. OPTATIVAS:

  • LIBRAS (Disciplina oferecida na estrutura curricular do curso, em caráter opcional, de acordo com o Decreto n. 5.626/2005).
  • Análise de Indicadores e Avaliação de Desempenho Empresarial
  • Análise de Projetos em Agronegócios
  • Direito Ambiental
  • Economia Rural e Comércio Exterior
    • Língua Espanhola