Documentário sobre o Festejo de Santo Antônio é produzido por alunos de Produção Publicitária da Unibalsas

Em Balsas, o Festejo de Santo Antônio, celebrado de 1º a 13 de junho, é o maior evento religioso e cultural da região sul do Maranhão. Essa grande festa foi tema de um projeto do curso de Produção Publicitária da Unibalsas. Através de um documentário, os estudantes buscaram mostrar a prática, a história e a tradição do festejo da cidade.

Durante 30 dias, foram realizadas pesquisas e entrevistas com os moradores de Balsas, por meio de fotos e filmagens. O projeto resgatou personagens que contribuíram para apresentar essa história de uma forma nunca antes contada.

Além disso, a atividade proporcionou aos alunos vivenciarem a tradição do festejo, como por exemplo, acompanhando a abertura do festejo às 05h da manhã durante uma procissão e ajudando na ornamentação da Rua Benedito Leite que, há meio século, se organiza para a passagem da imagem de Santo Antônio durante o festejo.

“Que a juventude não deixe morrer essa tradição”, relembra a acadêmica Karla Leão do conselho que ouviu ao longo desses enriquecedores dias de muito conhecimento e produção. Atividades acadêmicas que ultrapassam os muros da faculdade, contribuem para a memória e identidade da nossa região.

Confira o documentário na íntegra:

A apresentação do documentário aconteceu na Unibalsas e contou apresentações de artistas conterrâneos. Muita emoção! Confira: