Notícias

Empreender é mais que “abrir uma empresa”

Certamente você conhece alguém que tem o próprio negócio. Mas isso não significa necessariamente empreendedorismo. É essencial entender o que significa este termo que tem a capacidade de promover o desenvolvimento econômico em um país.

 Ao contrário do que muitos podem pensar, empreender não é apenas “abrir uma empresa”. A definição está relacionada, na verdade, a uma atitude. É transformar um problema em oportunidade.

Uma crise causa impactos econômicos e se torna uma arena para o empreendedorismo, seja ele por necessidade – com a diminuição de empregos formais -, ou por oportunidade – soluções para os novos problemas que surgem.

Em qualquer um desses aspectos, é fundamental que o empreendedor tenha criatividade e inovação para que o seu negócio, além de sair do papel, sobreviva a longo prazo. Um dos grandes desafios atuais para quem deseja empreender é a falta de recursos humanos/talentos que atuem em áreas que são fundamentais para negócios inovadores. Segundo o estudo do Índice de Competitividade Global de Talentos (Global Talent Competitiveness Index), o Brasil está em uma posição bem abaixo da ideal quanto à competitividade global de talentos.

Esse resultado mostra que a falta de capacitação é um problema na hora de empreender, pois dificulta a ocupação de cargos na empresa por profissionais que realmente conheçam o assunto. Aqui, se torna imprescindível o investimento em cursos com metodologias voltadas à inovação, cases e desafios que contemplam o aprendizado de situações reais do mundo do trabalho, como os cursos de Administração e Gestão Comercial.

A indústria 4.0  impulsiona o empreendedorismo digital em todo o mundo, graças à tecnologia e à internet. Quem pretende fazer parte deste universo não pode deixar de se capacitar constantemente também em áreas de publicidade e marketing digital.

Empreender pode valer muito a pena se você tiver o perfil e buscar o conhecimento e as metodologias certas!

 

Curtiu? Conheça os cursos da Unibalsas e faça o Vestibular Agendado da Melhor do Maranhão. INSCREVA-SE AGORA!

 

Surgiu alguma dúvida? A gente responde para você. Envie uma mensagem no WhatsApp!