Data: 27, 28 e 29 de novembro de 2019.

Local: Campus da Faculdade de Balsas

O ENAPIC tem como finalidade possibilitar a integração e a socialização das atividades de iniciação científica realizadas por professores e acadêmicos da Faculdade de Balsas, bem como por pesquisadores da região, a partir da divulgação dos resultados dos seus trabalhos de pesquisa, estimulando a produção científica e construção de novos conhecimentos.


O ENAPIC 2019 será constituído por 5 EIXOS:

  • EIXO 1 – Seminário de Iniciação Científica: apresentação de trabalhos produzidos a partir de pesquisas de alunos de graduação, bolsistas do Programa de Iniciação Científica da Faculdade de Balsas ou de outras IES, que deverão submeter artigo completo e realizar a apresentação oral dos resultados alcançados com a pesquisa.
  • EIXO 2 – Painel de Trabalhos Acadêmicos: apresentação de trabalhos produzidos a partir de pesquisas institucionais ou externas, desenvolvidas por professores, pesquisadores e acadêmicos da Unibalsas ou de outras instituições. Os artigos deverão ser submetidos no formato de resumo simples e a apresentação será realizada no formato de pôster.
  • EIXO 3 – Mostra de Trabalhos de Conclusão de Curso: apresentação dos melhores trabalhos de conclusão de curso produzidos pelos acadêmicos da Faculdade de Balsas que estão participando dos grupos de pesquisa vinculados aos TCCs, bem como, de trabalhos de conclusão de curso de outras IES (concluídos ou em fase de conclusão). Os trabalhos deverão ser encaminhados pelos respectivos grupos de pesquisa de cada curso/IES, em formato de artigo completo e a apresentação será oral.
  • EIXO 4 – Workshops de Pesquisa: oferta de oficinas relacionadas ao desenvolvimento da pesquisa científica, tais como o uso de ferramentas, métodos ou metodologias de pesquisa.  Serão oferecidos 3 workshops:
    • I – Apresentações de sucesso: A Oratória e a Postura em Apresentações de TCC.
    • II – Curso de Fotografia
    • III – Excel Avançado para Análise Quantitativa de Dados
  • Eixo 5: Concurso Artístico Cultural: os participantes serão convidados a produzirem registros fotográficos abordando a temática “Meio Ambiente e Cidadania”. O objetivo desta edição do concurso será proporcionar o debate e a pesquisa sobre a necessidade do convívio harmônico entre sociedade e meio ambiente. Quais têm sido as boas práticas vivenciadas em nossa região? Em quais pontos ainda precisamos melhorar no intuito de garantir o equilíbrio entre desenvolvimento econômico e preservação do meio ambiente? Somos um povo educado ambientalmente? Quais são nossas principais riquezas ambientais e como elas estão sendo tratadas? Os registros fotográficos deverão trazer informações visuais que tratem destes questionamentos, ou de questionamentos similares relacionados à temática.  O regulamento do concurso estará disponível no site.

APRESENTAÇÃO