A pesquisa é uma das atividades mais importantes para a sociedade. É através dela que pesquisadores podem trazer discussões, melhorias e soluções para as mais diversas problemáticas sociais.

Aqui na Unibalsas, a pesquisa, junto com o ensino e a extensão, é o nosso maior investimento e, cada vez mais, vem despertando inquietações, curiosidade, interesse e dedicação nos nossos alunos, tanto na graduação quanto na pós.

O resultado são as inúmeras contribuições para o desenvolvimento local, regional e até mesmo global. E assim, a gente se torna um grande espaço de compartilhamento dessas experiências científicas, acessível a todos que se permitem experimentá-lo.

Por isso, a pesquisa está fortemente presente no nosso cotidiano acadêmico, através dos Projetos IntegradoresTrabalhos Efetivos DiscentesTrabalhos de Curso e da Iniciação à Pesquisa Científica.

Conheça as modalidades de pesquisa da Unibalsas:

É onde o nosso estudante “aprende fazendo”. Nas atividades de PI, os alunos pesquisam e resolvem problemas complexos reais, mostrando autonomia e protagonismo na construção do seu conhecimento.

São as atividades práticas além da sala de aula com total atuação do aluno e que enriquecem e aprofundam o seu aprendizado.

É o trabalho final para conclusão do curso. Esta é uma atividade acadêmica que demanda muita pesquisa com embasamento científico, leitura, reflexão, interpretação e aplicação

É o aprofundamento dos estudos em um tema específico da área da sua formação e o aluno conta com o apoio e orientação de um professor. Essa modalidade também é a porta de entrada para quem quer ingressar na carreira acadêmica.

Na Unibalsas, o PIC é o programa para quem deseja iniciar na pesquisa científica. Para isso, são oferecidas bolsas de auxílio aos acadêmicos selecionados para que eles possam participar das atividades. Saiba como participar!