Instituição Socialmente Responsável – Unibalsas recebe o selo pela 3ª vez

A Unibalsas realiza ações que fazem a diferença na educação superior e na comunidade, as quais foram responsáveis pelo recebimento, mais uma vez, do “Selo Instituição Socialmente Responsável”, concedido pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES). O prêmio está na 13ª edição e a Unibalsas recebe o selo pela 3ª vez (2017-2018).

Entre as ações estão projetos como o realizado na Fazenda Esperança, também a Campanha de Doação de Sangue, com a participação de mais de 200 acadêmicos, a montagem do Laboratório de Informática da APAE – Balsas, a formação continuada dos profissionais que atuam na APAE de Balsas por meio do projeto RE(Construindo) Caminhos para a Educação Inclusiva na Escola e a participação na 16ª Caminhada pela Paz.

A Unibalsas acredita que o selo é mais que um título, mostra o comprometimento e envolvimento da instituição com a sociedade, transformando em ações a missão da Faculdade de Balsas que é promover a educação necessária para que as pessoas possam edificar a própria vida.

“Desde sua concepção, a Unibalsas tem posicionado-se como um instrumento de mudança, promovendo a inserção e responsabilidade social e proporcionando aos seus estudantes mais do que o desenvolvimento de competências relacionadas à sua atuação profissional, mas também uma formação cidadã, por meio de uma maior interação com seu meio social e cultural. A concessão do “Selo Instituição Socialmente Responsável”, pela Associação Brasileira de Mantenedores de Ensino Superior, certifica esta postura e fortalece o desejo institucional de continuar contribuindo para o crescimento da região, mas, sobretudo, das pessoas que aqui vivem”, afirma Fábio Pillatt, Coordenador do NPPGE – Núcleo de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão e Pesquisador Institucional.

O “Selo Instituição Socialmente Responsável” passa mais uma vez a estampar nossas publicações, site, folders, informativos e outras peças de divulgação, para levar ao conhecimento de toda a região sul do Maranhão que a Unibalsas é também parceira da comunidade em que está inserida.

Sobre algumas das ações:

• Na FAZENDA ESPERANÇA, a parceria com a Unibalsas se deu com a participação dos acadêmicos do curso de Direito fazendo doações de roupas e alimentos, debates e diálogos de motivação, troca de experiências proporcionando aos internos condições para a formação de uma nova vida a partir do desenvolvimento de uma consciência crítica e de um equilíbrio emocional que possibilite uma mudança comportamental nos níveis psico-socio-espiritual.

• Na Semana do Advogado 2017, organizada pela OAB de Balsas, foi desenvolvida a CAMPANHA DE DOAÇÃO DE SANGUE que teve a participação efetiva dos estagiários plantonistas da Casa do Direito e 200 acadêmicos fizeram as doações de sangue.

• O curso de Sistemas de Informação criou o Projeto LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA DA APAE- BALSAS, que reestruturou a sala de informática, por meio da manutenção dos computadores, reparo da rede de computadores, instalação de programas específicos para auxiliar os professores nas aulas, contribuindo assim para um melhor processo de ensino e de aprendizagem na APAE – Balsas.

• O projeto HORTA foi elaborado pelo curso de Agronegócio e está formando uma horta nas dependências do PREMEVI – Preparando melhor para a vida, instituição responsável por atividades de cunho social em Balsas. Os acadêmicos que desenvolvem a atividade da horta pretendem contar com o cultivo de abobrinhas, alface, couve, salsa, coentro, cebolinha, beterraba, vargem, quiabo, cenoura e batata doce. A estimativa é fornecer os produtos para as 120 crianças atendidas pelo PREMEVI.

• A Unibalsas participou ainda da 16ª CAMINHADA DA PAZ, realizada pelo Rotary, que tem como objetivo promover um momento de conscientização e reflexão em favor da cultura da paz, tão almejada e tão importante para o convívio e futuro da sociedade. O evento é aberto à população e teve a participação de 1500 pessoas, entre eles acadêmicos, professores e colaboradores da Unibalsas.

• Com o engajamento dos acadêmicos do curso de pedagogia, o projeto RE(Construindo) Caminhos para a Educação Inclusiva na Escola, oferta formação continuada aos profissionais que atuam na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Balsas – APAE, como forma de apoiar a educação inclusiva e entender que a inclusão fortalece o direito à educação.