A pesquisa é uma das atividades mais importantes para a sociedade. É através dela que pesquisadores podem trazer discussões, melhorias e soluções para as mais diversas problemáticas sociais.

Aqui na Unibalsas, a pesquisa, junto com o ensino e a extensão, é o nosso maior investimento e, cada vez mais, vem despertando inquietações, curiosidade, interesse e dedicação nos nossos alunos, tanto na graduação quanto na pós.

O resultado são as inúmeras contribuições para o desenvolvimento local, regional e até mesmo global. E assim, a gente se torna um grande espaço de compartilhamento dessas experiências científicas, acessível a todos que se permitem experimentá-lo.

Por isso, a pesquisa está fortemente presente no nosso cotidiano acadêmico, através dos Projetos Integradores, Trabalhos Efetivos Discentes, Trabalhos de Curso e da Iniciação à Pesquisa Científica.

 

 

Conheça as modalidades de pesquisa da Unibalsas:

Projetos Integradores (PI) – é onde o nosso estudante “aprende fazendo”. Nas atividades de PI, os alunos pesquisam e resolvem problemas complexos reais, mostrando autonomia e protagonismo na construção do seu conhecimento.

Trabalhos Efetivos Discentes (TED)  – são as atividades práticas além da sala de aula com total atuação do aluno e que enriquecem e aprofundam o seu aprendizado.

Trabalhos de Curso (TC) – é o trabalho final para conclusão do curso. Esta é uma atividade acadêmica que demanda muita pesquisa com embasamento científico, leitura, reflexão, interpretação e aplicação

Iniciação à Pesquisa Científica – é o aprofundamento dos estudos em um tema específico da área da sua formação e o aluno conta com o apoio e orientação de um professor. Essa modalidade também é a porta de entrada para quem quer ingressar na carreira acadêmica.

Na Unibalsas, o PIC é o programa para quem deseja iniciar na pesquisa científica. Para isso, são oferecidas bolsas de auxílio aos acadêmicos selecionados para que eles possam participar das atividades. Saiba como participar!

 

Linhas de Pesquisa da Unibalsas