Notícias

Por que entrar para o mundo do Agro?

Tanto aqui na região sul do Maranhão, quanto nacionalmente, o Agronegócio tem contribuição significativa para a economia. Fato! Mas, recentemente, a pandemia da Covid-19 trouxe junto consigo muitas dúvidas sobre o futuro, interferindo em várias profissões, inclusive no mundo do Agro. Será que vale a pena investir nessa carreira?

 

Se você chegou até aqui, provavelmente, é porque, além de ter interesse nessa área, suspeita que o Agro está em alta. Acertei? E que tal descobrir isso agora?

Convidamos o coordenador do curso de Agronegócio da Unibalsas, Me. Jefferson Carvalho, para um bate-papo onde ele vai contar pra gente tudo sobre esse setor que atua desde a produção dos insumos até à comercialização dos produtos.

 

FAÇA UMA GRADUAÇÃO COM QUALIDADE E COM DESCONTO! TRANSFIRA SEU CURSO PARA A UNIBALSAS!

 

UB: Como está o Agronegócio no Brasil?

Prof. Jefferson: Nos últimos 40 anos, o agronegócio brasileiro se desenvolveu tanto que o Brasil é um grande fornecedor de alimentos para o mundo. Esse protagonismo se deve ao nosso clima, às nossas terras e à tecnologia empregada na produção agropecuária. O agronegócio acumula, ao longo dos anos, crescimento tanto em produção quanto em produtividade, por isso, é um setor tão forte.

UB: E aqui na região, como o mercado do Agro vem se comportando?

Prof. Jefferson: Na região sul do Maranhão, o agronegócio é protagonista através da produção agropecuária pujante a qual faz parte da grande fronteira agrícola nacional da atualidade, o Matopiba. Neste cenário, o agronegócio regional só tem crescido. Na última década, houve um aumento de quase 100% na produção de soja e 50% na produção de milho, isso é muita coisa. Além disso, aos poucos vão se formando agroindústrias na região, demonstrando que o setor só tem a crescer.

UB: Como a pandemia da Covid-19 afetou este setor?

Prof. Jefferson: Em meio à crise gerada pela pandemia da Covid-19, o agronegócio tem apresentado resultados, sendo o único setor da economia a apresentar resultado positivo no PIB, crescendo 1,9%. Parece pouco, mas os outros setores tiveram retração e, mesmo com todas as dificuldades, o agronegócio teve safra recorde de grãos, exportando mais e gerando saldo na balança comercial, mesmo neste cenário de pandemia. Somente alguns setores, como o setor de algodão, tiveram uma crise gerada pela baixa demanda por produtos têxteis.

UB: Quais as perspectivas para o Agronegócio durante e após este cenário?

Prof. Jefferson: Estudos do Cepea, da Esalq/USP, revelam que a perspectiva é que a pandemia não prejudique o desempenho do agronegócio e que ele seja uma forte potência na retomada do crescimento da economia pós pandemia.

UB: Qual a importância de um gestor frente às operações que comandam esta área?

Prof. Jefferson: O gestor do Agronegócio possui competências e habilidades para lidar com as incertezas do mercado e da própria atividade, a qual depende inclusive de fatores naturais. Sendo assim, o profissional do agronegócio é essencial para qualquer organização que tem como premissa a melhoria constante dos resultados de sua produção. O gestor em Agronegócio lidera as pessoas, gerencia os recursos materiais e financeiros, conduzindo a organização agropecuária ao sucesso.

 

AMPLIE SEU CURRÍCULO E APOSTE NO AGRONEGÓCIO COMO UMA SEGUNDA GRADUAÇÃO!

 

Agora não restam dúvidas da grande representação do Agronegócio na geração de riquezas do país. Isso nos leva à certeza que a gestão que vai conduzir as peculiaridades deste segmento precisa ser feita por quem entende do assunto. A qualificação profissional, claro, é indispensável. O egresso do curso de Agronegócio da Unibalsas, Pedro Higor, trabalha em uma empresa do ramo e, sem hesitar, comenta a importância da graduação na sua carreira:

Sou Consultor de Soluções Integradas no setor de Agricultura de Precisão da Lavronorte Máquinas. O curso de Agronegócio foi um divisor de águas para eu estar aqui e a cada dia estou evoluindo mais, aplicando o conhecimento que adquiri na sala de aula. Sem o curso, certamente estaria encontrando dificuldades na minha função. Consigo ver e aplicar o que aprendi no decorrer da minha jornada acadêmica.

 

Como se vê, o mundo do Agro traz grandes oportunidades. E pra você que se interessou por essa área e viu a possibilidade de ascender profissionalmente, o primeiro passo é se capacitar. Conheça o curso de Agronegócio da Unibalsas, aproveita e já se inscreve no Vestibular de Verão. Pra que perder tempo, né?