Notícias

Professor da Unibalsas tem artigo aprovado em uma das principais revistas de avaliação do país

Uma notícia que esquenta o coração em um ano tão desafiador como 2020 é ver os resultados da produção científica da Unibalsas sendo destaque!

O professor da Faculdade de Balsas e também coordenador do Núcleo de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão – NPPGE, Fábio Pillat, teve seu artigo aprovado para publicação na Revista da Avaliação da Educação Superior – RAES, uma das principais revistas do Brasil sobre esta temática.

O periódico, que tem como escopo contribuir para o desenvolvimento dos estudos e pesquisas sobre a educação superior, possui Qualis Capes A1 nessa área. O Qualis A1 é o mais elevado dos estratos indicativos da qualidade de um periódico.

“Este trabalho se concentra na análise de concepções de professores da Educação Superior acerca dos 15 primeiros anos de atuação do SINAES, quanto à confiabilidade do modelo e sua capacidade de atestar a qualidade educativa. A pesquisa possui finalidade exploratória, de natureza quantitativa e qualitativa, a partir das respostas de 280 professores de educação superior, gestores e pesquisadores educacionais, distribuídos em todas as regiões do Brasil. A ferramenta ATLAS.ti propiciou a análise quantitativa e qualitativa do perfil dos participantes e de suas interpretações. Foi possível perceber divergências significativas entre a proposta original do SINAES e sua atual instrumentalização, um maior direcionamento para o contexto regulatório e evidências de pressões corruptoras, que podem fragilizar a fidedignidade da percepção de qualidade aferida pelo modelo.” – Fábio Pillat

O artigo intitulado Uma análise dos primeiros quinze anos de SINAES: dizeres e compreensões docentes é fruto do estágio de pós-doutorado do professor Pillat.

Clique aqui e acesse a publicação!