Graduação em

Gestão de Recursos Humanos

Grau conferido: Tecnólogo Em Gestão De Recursos Humanos
Duração: 2 anos
Regime: Seriado Semestral
Carga Horária: 1.700 Horas
Turno: Noturno
Investimento: De R$623,00

R$ 436,10 (desconto de 30% na primeira parcela) *

Ganhe 10% de desconto nas demais parcelas de 02 a 06 pagando em dia. Alunos veteranos devem consultar o comunicado de reajuste de mensalidades para 2024, disponível na aba “Normativos Institucionais” do site.

*Valor promocional válido para ingressantes (novos alunos) em 2024/1

INSCREVA-SE GRATUITAMENTE NO NOSSO VESTIBULAR

A Gestão de Recursos Humanos vem ganhando destaque no mundo dos negócios, no que diz respeito à sua finalidade e, principalmente, à sua importância estratégica, pois deve ser reconhecida como um conhecimento que os gestores devem dominar plenamente.

O estado de Maranhão, em especial a região de Balsas, por sua localização estratégica e sua forte vocação para a área de negócios, apresenta grande potencial para o crescimento da área de Gestão de Recursos Humanos e, em consonância com esse cenário mercadológico, a Faculdade de Balsas oferece o Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, cujo projeto pedagógico foi desenvolvido visando à formação de profissionais aptos a desenvolverem, de forma plena e inovadora, atividades na área de Gestão de Recursos Humanos. O curso pretende, assim, atender à demanda crescente do mercado local e, ainda, estimular o empreendedorismo.

O expressivo crescimento de demanda por profissionais da área de Gestão de Recursos Humanos deve-se à evolução do agronegócio do sul do Maranhão, do comércio e também ao crescimento e diversificação do setor industrial que aos poucos ganha pujança na região de Balsas. De acordo com o Portal Empresa Aqui, a cidade de Balsas conta com 7518 empresas ativas, delas 76% são microempresas, 14% são empresas de médio/grande porte e 10% são classificadas como pequeno porte. Este quantitativo de organizações se divide entre comércio, serviços e no agronegócio.

Kátia T. Lopes Della Flora

E-mail: coord.psicologia@unibalsas.edu.br
Telefone: (99) 3542-5500

Mestre em Educação pela UNISC;
Especialista em Psicologia da Educação pela UEMA;
Especialista em Docência do Ensino Superior pela FACAM;
Graduada em Psicologia pela URI 2009.

Objetivo

Planeja e gerencia sistemas de gestão de pessoas, tais como recrutamento e seleção, cargos e salários, treinamento e desenvolvimento, rotinas de pessoal e benefícios. Desenvolve planos de carreira. Promove o desenvolvimento do comportamento individual (motivação), de grupo (negociação, liderança, poder e conflitos) e organizacionais (cultura, estrutura e tecnologias). Planeja programas de qualidade de vida no trabalho. Específica e gerência sistemas de avaliação de desempenho dos colaboradores da organização.  Avalia a necessidade de contratação de novos colaboradores. Avalia e emite parecer técnico em sua área de formação.

Objetivo Específicos

  • Atuar de forma criativa nas diversas áreas de aplicação da gestão de pessoas;
  • Elaborar um planejamento de gestão de pessoas para empresas de quaisquer setores a partir do entendimento e operacionalização das etapas do processo de gerenciamento de pessoal, utilizando princípios éticos e promovendo a gestão da responsabilidade socioambiental;
  • Gerenciar pessoas, de modo a contribuir na busca de soluções de forma inovadora;
  • Alavancar micro e pequenas empresas a partir da gestão de pessoas;
  • Tomar decisões em gestão de pessoas considerando o cenário econômico, os aspectos legais envolvidos e os relatórios internos da área;
  • Formar e liderar equipes de trabalho de alta qualidade e produtividade com conhecimentos de cultura e clima organizacional, compreendendo as relações de poder e instituindo mudanças favoráveis nas organizações;
  • Negociar com os colaboradores de forma produtiva, com responsabilidade de modo a resolver os conflitos;
  • Desenvolver, operacionalizar e aferir os processos de gestão de seleção, treinamento e desenvolvimento; gestão de carreiras, cargos, salários e benefícios; avaliação do desempenho humano; responsabilidade social corporativa; comunicação empresarial e estruturação de um planejamento estratégico de gestão de pessoas e capital humano;
  • Atuar de forma estratégica nas práticas das organizações, alinhando-as às suas condições e projetos;
  • Articular o desenvolvimento e operacionalização dos processos de rotinas de pessoal, utilizando-se das novas tecnologias em gestão de pessoas.
  • Identificar e propor políticas de saúde e qualidade de vida no trabalho.

Professores

CÂNDIDA HELENA LOPES ALVES

Douto/Pós Doc

Currículo Lattes

JANAINA DA SILVA TRINDADE

Especialista

Currículo Lattes

NELMA PEREIRA DA SILVA

Mestre

Currículo Lattes

HALANA MARIA D. LOPES DA SILVA

Especialista

Currículo Lattes

KÁTIA. T. LOPES DELLA FLORA

Coordenadora Mestre

Currículo Lattes

PÉRICLES DE SOUZA MACEDO

Especialista

Currículo Lattes

LEONARDO ÍTALO LEAL DE SOUSA

Especialista

Currículo Lattes

JACKELLYNE SILVA DO NASCIMENTO

Especialista

Currículo Lattes

MARÍLIA MARQUES DA SILVA

Especialista

Currículo Lattes

WALERY LEITE ESTEVINHO

Especialista

Currículo Lattes