• Cursos

Pesquisa de Iniciação Científica – curso de Administração

Nos meses de abril, maio e junho de 2015, o curso de Administração realizou uma pesquisa de iniciação científica denominada “A inflação da cesta básica 2015” desenvolvido pela acadêmica Natana de Oliveira, hoje cursando o 5º semestre.

A pesquisa foi aplicada em cinco supermercados, sendo dois centrais e três periféricos em pontos distintos da cidade, sendo coletados os preços semanalmente. A pesquisa na época apontou para uma inflação de 13,49% na cidade de Balsas – MA, em 2015, para os produtos da cesta básica.

Os dados publicados na época revelaram preocupação com essa projeção tendo a vista que a cesta básica é adquirida em os todos os lares brasileiros e o aumento de preços dos alimentos atingem principalmente as camadas mais pobres da população. Porém, a boa notícia da pesquisa realizada pela Unibalsas foi à metodologia aplicada e a convergência com os principais órgãos de pesquisa brasileiros.  Em matéria publicada pelo Jornal Folha de São Paulo em 07 de janeiro de 2016, a FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), publicou o resultado final do ano de 2015 sobre a alta de preços da cesta básica de alimentos. O índice apurado pela FIPE fechou o ano em 13,36%.

Essa convergência mostra a competência e seriedade que Unibalsas desenvolve seus projetos. É um fato relevante para alunos, professores, coordenadores, colaboradores e direção da faculdade Unibalsas.

(09.05.2016)