Além da sala de aula: Unibalsas pelo país.

Apresentação de trabalhos científicos e lançamento de livro marcam a semana movimentada da Unibalsas em grandes eventos nacionais no eixo educacional.

Confira:

39ª Reunião Nacional da ANPED

O diretor do NPPGE e professor da Faculdade de Balsas, Fábio Pillatt, participou da 39ª Reunião Nacional da ANPED – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, realizada na Universidade Federal Fluminense – UFF em Niterói – RJ.

No evento, o professor Fábio apresentou o trabalho “QUINZE ANOS DE SINAES: CONQUISTAS E EXPECTATIVAS”. Também fez o lançamento do livro de sua autoria: O SINAES e seus Caminhos de Regulação e Emancipação: O Impacto do Sistema Nacional de Avaliação no Desenvolvimento da Educação Superior Brasileira; e do livro que contempla os melhores trabalhos apresentados no Enapic 2018: A Pesquisa e a Iniciação Científica no Sul do Maranhão

A 39ª edição da ANPED foi uma excelente oportunidade de diálogo com grandes pesquisadores e pensadores da educação, oriundos de todos os estados brasileiros. Os 24 GTs (grupos de trabalhos) presentes no evento organizaram e promoveram importantes debates acerca da educação, seus desafios e objetivos a serem alcançados. Estivemos presentes neste evento, representando a Unibalsas e levando um pouco das pesquisas que estão sendo realizadas no sul do maranhão. Foi uma semana muito produtiva e de intenso aprendizado”. (Fábio Pillat)

Unibalsas na SNCT 2019

As professoras doutorandas da Faculdade de Balsas, Camila Sousa e Líbera Pillat, participaram da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2019 no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, na Cidade de São Raimundo das Mangabeiras.

No evento as professoras apresentaram os trabalhos intitulados:

• Metodologias de Ensino Problematizadoras: Um Olhar para o Contexto de Relevância Social
  • Perspectivas de Formação nos Cursos Superiores de Tecnologia: um Olhar à Luz do Paradigma da Complexidade.

A SNCT é um evento científico, tecnológico e cultural realizado em todo o país. O IFMA/Campus São Raimundo das Mangabeiras está realizando a Semana com o tema “Desenvolvimento Econômico e Sustentável do cerrado sul-maranhense e comunidades locais em feira para popularização da ciência”.

A professora Camila Sousa nos fala um pouco da sua experiência em participar deste momento:

A região do sul do Maranhão está cada vez mais se destacando como um Polo Educacional. Esta integração entre as instituições para compartilhar as pesquisas e reflexões que estão sendo realizadas é uma maneira de fortificar este nosso polo, nos possibilitando um reconhecimento como produtores de conhecimento e assim, escritores de novas histórias, fazendo crescer a voz do sul do Maranhão. “Quem conta um conto, aumenta um ponto. Muitos contos, muitos pontos. E a cada nova história, a voz crescia (Ana Maria Machado)”.

VI CONEDU

Acadêmicos do curso de Pedagogia estiveram na 6ª edição do Congresso Nacional de Educação que aconteceu em Fortaleza/CE.

No evento, acadêmicas dos 2º e 6º períodos participaram de oficinas, palestras e apresentaram trabalhos acadêmicos, contribuindo ainda mais para a construção do conhecimento, dentre as quais, Eva Laiana e Karolayne apresentaram o trabalho “A educação na era globalizada”.

“Esse foi o segundo ano de participação do curso de Pedagogia da Unibalsas, no Conedu. Participar de um evento como esse amplia os horizontes de formação, pois possibilita a interação com as pesquisas mais atuais em educação, o que está sendo pensado, discutido e proposto para os desafios educacionais contemporâneos. Com certeza, foi um diferencial no processo formativo dos nossos acadêmicos.” (Járede Sousa – professora do curso)