Graduação em

Administração

Grau conferido: Bacharel em Administração
Duração: 4 anos
Regime: Seriado Semestral
Carga Horária: 3.000 Horas
Turno: Noturno
Investimento: De R$ 724,95

R$ 507,47 (desconto de 30% na primeira parcela)*

Ganhe 10% de desconto nas demais parcelas de 02 a 06 pagando em dia. Alunos veteranos devem consultar o comunicado de reajuste de mensalidades para 2024, disponível na aba “Normativos Institucionais” do site.

*Valor promocional válido para ingressantes (novos

alunos) em 2024/1

INSCREVA-SE GRATUITAMENTE NO NOSSO VESTIBULAR

O curso de Administração da Unibalsas – Faculdade de Balsas foi concebido respeitando os valores de mercado, humanísticos e éticos envolvidos no ensino e no aprendizado crítico, participativo e criativo, tendo a efetiva valorização do profissional e seu ambiente como meta máxima.

A nova dinâmica da realidade sócio-econômica mundial e nacional pautou a conformação da grade curricular e dos correspondentes conteúdos programáticos, na medida em que se contemplou a realidade das relações humanas no mercado de trabalho e as formas de distribuição física de bens tangíveis e intangíveis, através dos canais de distribuição e as suas múltiplas relações intrínsecas e extrínsecas, num contexto globalizado, visando atender as necessidades organizacionais no desenvolvimento local, regional, nacional e internacional.

Líbera Raquel Bazzan Pillatt

E-mail: coord.administracao@unibalsas.edu.br
Telefone: (99) 3542-5500

Doutoranda em Educação nas Ciências pela UNIJUÍ.
Mestre em Educação em Educação nas Ciências pela UNIJUÍ.
Especialista em Gestão Financeira e Controladoria pela Faculdade de Balsas – UNIBALSAS.
Graduada em Ciências Contábeis pela Faculdade de Balsas – UNIBALSAS.

Objetivo

Oportunizar ao profissional conhecimentos necessários para o exercício das competências gerais e específicas na área da administração, formando profissionais críticos e competentes, capazes de compreender e intervir nas diferentes dimensões que compõem as organizações, a fim de atuarem eficiente e eficazmente nessas organizações, tanto no âmbito regional quanto no âmbito nacional;

Objetivos Específicos

  • Atender às necessidades regionais e locais de recursos humanos qualificados na área da administração;
  • Desenvolver competências que possibilitem ao profissional entender o ambiente de negócios da empresa em que atua;
  • Formar profissionais, capazes, contudo, de adequar-se à dinâmica das mudanças de contexto social-político-econômico-cultural e que possuam sólidos conhecimentos técnicos associados a um conjunto de habilidades humanas, capazes de atuar junto aos diversos tipos de organizações existentes;
  • Formar profissionais que possuam elevado nível de flexibilidade e que possam atuar no âmbito do processo de globalização considerando o advento de mercados comuns e a extraordinária velocidade de desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação, possam estar aptos a avaliar e decidir em ambientes de incertezas;
  • Formar profissionais empreendedores, que atuem como multiplicadores dos esforços internos nas organizações às quais pertençam, ao mesmo tempo em que tenham a capacidade de iniciar novos negócios, desbravando mercados, avaliando e assumindo os riscos necessários ao sucesso dos empreendimentos;
  • Formar profissionais dotados de sólidos valores morais e éticos, cônscios de suas responsabilidades profissionais e sociais;
  • Formar profissionais com mentalidade analítica e crítica dos fenômenos organizacionais, capazes de visualizar e propor soluções estruturadas e inovadoras aos complexos problemas inerentes às organizações modernas;
  • Formar profissionais hábeis na condução de equipes de trabalho e que possam atuar, com sucesso, na solução de conflitos interpessoais, no estabelecimento de objetivos e na definição de estratégias comuns aos seus integrantes.

Trabalhos de Curso

Flanelinha Estacionamento Privativo

Mayanna Costa Gomes de Oliveira, Nataly Maciel Rocha

Acessar

Valley Road Lavagem Automotiva e Pub

Evandro Leite Carvalho

Acessar

LifeCenter

Ana Maria Carvalho Falcão

Acessar

Studio Império dos Cachos

Franciany D. Cabral , Killy Katherine, Nalbert P. Teixeira, Rosimaria R. do Carmo

Acessar

Professores

Adones Costa Araújo

Especialista

Currículo Lattes

Diogo Herces do Carmo Fabrin

Especialista

Currículo Lattes

Rosana Soares Ramos Martins

Especialista

Currículo Lattes

Aldenor do Nascimento Batista

Especialista

Currículo Lattes

Janaína da Silva Trindade

Especialista

Currículo Lattes

Rosângela Aparecida da Silva

Mestre

Currículo Lattes

Camila Sousa da Silva

Doutora

Currículo Lattes

Roger Muller Saraiva de Sousa

Especialista

Currículo Lattes

ESTRUTURA CURRICULAR 2021

Ementa:

Orientações sobre a vida acadêmica no contexto da Faculdade de Balsas. Organização universitária. Postura profissional e humana em ambiente universitário. Protagonismo universitário: autoconhecimento e gestão de projeto de vida. Estudo em ambiente universitário: presencial e virtual. Boas práticas de estudo.

Ementa:

Concepção de língua e linguagem. A comunicação como um processo de interação dialógica. Tipologia textual. Leitura e compreensão de textos. Estratégias para a construção da comunicação escrita.

Ementa:

Princípios Fundamentais do Direito Empresarial. Princípio da função social da empresa. Condições para o exercício da atividade empresarial. Obrigações genéricas do empresário individual e da sociedade empresária. Sociedades empresárias: sociedade limitada e sociedade anônima. Noções gerais de direito falimentar: recuperação judicial, recuperação extrajudicial e falência. Sistema tributário nacional: microempresa e empresa de pequeno porte. Planejamento tributário com base na viabilidade empresarial em relação com o sistema normativo cabível. Contratos mercantis: compra e venda, mandato, mútuo e fiança mercantil, franquia, alienação fiduciária e arrendamento mercantil. Títulos de crédito: letra de câmbio, nota promissória, cheque e duplicata mercantil.

Ementa:

Conceituações e proposições em administração. Princípios e elementos da administração: planejamento, organização, direção e controle O papel, perfil, competências, habilidades e atitudes do administrador. Processos administrativos. Os novos paradigmas da administração. Gerenciamento das mudanças e impacto das modernas ferramentas de gestão na competitividade empresarial.

Ementa:

Razão e proporção. Números Proporcionais e suas grandezas. Regra de três simples e composta. Porcentagem. Funções: primeiro grau (demanda, oferta, ponto de equilíbrio, custo, receita e lucro), segundo grau, modular, exponencial, logarítmica e trigonométrica. Conceitos básicos de estatística. Representação gráfica de dados. Medidas de posição e dispersão; números índices; regressão e correlação linear; probabilidade.

Ementa:

 

A natureza da ciência e da pesquisa. A produtividade do conhecimento científico. Projeto de pesquisa e seus componentes. Normas da ABNT. Abordagem de pesquisa (quantitativa e qualitativa), propósito da pesquisa (exploratória, explicativa e descritiva) e procedimentos de pesquisa (diferentes métodos).

Ementa:

 

A busca da produtividade e de resultados competitivos. As diversas abordagens da administração: estruturalista – ampliando os horizontes da empresa, comportamental – dinamizando a empresa por meio das pessoas, desenvolvimento organizacional – empreendendo mudanças e renovação empresarial, tecnologia – ampliando as fronteiras da empresa. Gerenciamento das mudanças: ferramenta estratégica para as organizações.

Ementa:

O valor do dinheiro no tempo. Sistemas de Capitalização Simples e Composta. Diferenças entre os Sistemas. Conceitos de Juros Simples e Compostos. Taxas e Descontos. Taxas Nominais e Reais – Efeito da Inflação. Fluxo de Caixa: Sobra e Necessidade de Capital de Giro. Custo de Capital. Valor Presente de um Fluxo de Caixa. Payback. Sistema de amortização. Matemática financeira e títulos de renda fixa certificados/recibos de depósitos bancários – CDB/RDB.

Ementa:

Ética e Moral. Ética Profissional. Cidadania e Direitos Humanos. Políticas Públicas: Educação, Habitação, Saneamento, Saúde, Transporte, Segurança, Defesa e Ambientais. Sustentabilidade e meio ambiente. Desafios e Tendências da Responsabilidade Social e Ambiental.

Ementa:

Introdução geral ao Direito do Trabalho. Fontes de Direito do Trabalho. Princípios gerais de Direito do Trabalho. Direitos Constitucionais Trabalhistas. Aplicação do Direito do Trabalho. Sujeitos da relação de emprego. Empregado. Empregador. Contrato de Trabalho. Elementos do Contrato de Trabalho. Onerosidade. Proteção ao Salário. Equiparação Salarial. Duração do Trabalho. Férias. Alteração do Contrato de Trabalho. Suspensão e interrupção do Contrato de Trabalho. Terminação do Contrato de Trabalho. Garantia e Estabilidade de Emprego. Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Direito Coletivo do Trabalho. Instrumentos Normativos Negociados. Direito de Greve. Previdência Social.

Ementa:

Evolução do conceito de marketing e comunicação de marketing, natureza, objetivo. Análise das oportunidades de marketing. Comportamento do mercado consumidor. Planejamento e desenvolvimento de estratégico de marketing e comunicação. Pesquisa de marketing e os sistemas de informação de marketing de serviços. A marca. Processo de comunicação integrada. Estratégias de comunicação para atender o mercado comercial; Instrumentos promocionais. Compreensão das técnicas e instrumentos de comunicação. Marketing e comunicação na Internet. Comunicação interna nas organizações.

Ementa:

 

Política do Comércio Exterior Brasileiro. Procedimentos Administrativos na Importação e Exportação. INCOTERMS. Habilitação e Acesso ao SISCOMEX. Tributação no Comércio Exterior. Logística Internacional. Acordos Comerciais.

Ementa:

Apresentar os princípios básicos da contabilidade geral a classificação do patrimônio, introdução à contabilidade de custos e os indicadores econômicos. Escrituração contábil. Operações com mercadorias. Balancetes. Apuração do resultado.

Ementa:

Apresentar os princípios básicos da contabilidade geral a classificação do patrimônio, introdução à contabilidade de custos e os indicadores econômicos. Escrituração contábil. Operações com mercadorias. Balancetes. Apuração do resultado.

Ementa:

Sistema de recursos humanos na empresa, nos aspectos: recrutamento e seleção de pessoal. Avaliação de desempenho. Administração de cargos e salários. Sistema de compensação. Benefícios. Treinamento e desenvolvimento. Planejamento de carreira. Relações trabalhistas e higiene e segurança do trabalho.

Ementa:

O conceito antropológico de cultura. As relações entre individuo sociedade-natureza e a produção do conhecimento e da cultura. Sociodiversidade e Multiculturalismo: influência, história e Cultura afro-brasileira, africana e indígena. Diversidade e inclusão: violência, tolerância/intolerância, inclusão/exclusão, sexualidade, relações de gênero e relações étnico-raciais.

Ementa:

Conceito de materiais e patrimônio. Dimensionamento e controle de estoques. Classificação e localização de materiais. Movimentação de materiais e transporte interno. Administração de compras. O papel da logística nas empresas. Enfoque sistêmico – logística integrada e cadeia total de suprimento. O conceito de custo total mínimo. Interface logística e marketing. Canais de distribuição. Nível de serviço. A logística na estrutura organizacional. Logística reversa.

Ementa:

Teoria da criação do conhecimento. A gestão do conhecimento, da inovação e da criatividade nas organizações. Gestão por Competência. Gestão de Mudança. Educação Corporativa. Inteligência competitiva organizacional. Métodos e técnicas de gestão do conhecimento.

Ementa:

Planejamento e projetos. Análise de mercado. Localização e tamanho. Análise econômica. Análise financeira. Aspectos de financiamento dos projetos e análise de viabilidade econômica.

Ementa:

Empreendedorismo: principais conceitos e características. A gestão empreendedora e suas implicações para as organizações. O papel e a importância do comportamento empreendedor nas organizações. O perfil dos profissionais empreendedores nas organizações. A busca de oportunidades dentro e fora do negócio. A iniciativa e tomada de decisão. A gestão empreendedora de pessoas nas organizações.

Ementa:

Responsabilidades e objetivos da administração da produção. Estratégias da administração da produção. Processos de produção. Instalações industriais e arranjo físico. Tecnologias de produção. Planejamento do processo produtivo. Teorias da produção. Modelagem de problemas da produção. Investimentos financeiros na produção: planejamento e tomada de decisão. Administração da qualidade. Gerenciamento de projetos. Visão da administração da produção no agronegócio. Melhoria do desempenho: planejamento e indicadores.

Ementa:

A função financeira da empresa e o papel do gestor financeiro, O ambiente operacional da empresa. Demonstrações financeiras. Administração do capital de giro. Risco e retorno: fundamentos. Fontes de recurso de curto prazo. Fontes de recursos de longo prazo. Custo e estrutura de capital. Análise de Investimentos. Alavancagem operacional, financeira e combinada. Ações e fundamentos da administração de carteiras (portfólios).

Ementa:

Conceito de materiais e patrimônio. Dimensionamento e controle de estoques. Classificação e localização de materiais. Movimentação de materiais e transporte interno. Administração de compras. O papel da logística nas empresas. Enfoque sistêmico – logística integrada e cadeia total de suprimento. O conceito de custo total mínimo. Interface logística e marketing. Canais de distribuição. Nível de serviço. A logística na estrutura organizacional. Logística reversa.

Ementa:

Administração estratégica. Vantagem competitiva. O Processo da Administração Estratégica. Ferramentas estratégicas. Planejamento Estratégico. Análise de ambiente interno e externo. Formulação de estratégias. Implementação e acompanhamento estratégico.

Ementa:

Estudos de conceitos básicos de Sistemas da Informação. Estudo da aplicação de SI nas organizações. Impacto dos SI nas organizações. Potencial estratégico dos SI para o negócio. Tendências e perspectivas do uso das Tecnologias da Informação nas organizações.

Ementa:

Inovação, criatividade e invenção. Tipos de Inovação. Estratégias de Inovação. Cultura e clima organizacional da a Inovação. Modelos e processos na gestão da Inovação. Políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação. Sistemas de Inovação (Nacional e Regional). Instituições de apoio a Inovação. Startup definições. Idealização de Ideias (Desingn Thinking). Modelagem de Negócios (Business model canvas). Produto mínimo viável. Storytelling. Elevator Pitch.