Administração

Você aprende, na prática, como obter um raciocínio crítico e rápido para a tomada de decisão.

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O curso de Administração da Unibalsas – Faculdade de Balsas foi concebido respeitando os valores de mercado, humanísticos e éticos envolvidos no ensino e no aprendizado crítico, participativo e criativo, tendo a efetiva valorização do profissional e seu ambiente como meta máxima.

A nova dinâmica da realidade sócio-econômica mundial e nacional pautou a conformação da grade curricular e dos correspondentes conteúdos programáticos, na medida em que se contemplou a realidade das relações humanas no mercado de trabalho e as formas de distribuição física de bens tangíveis e intangíveis, através dos canais de distribuição e as suas múltiplas relações intrínsecas e extrínsecas, num contexto globalizado, visando atender as necessidades organizacionais no desenvolvimento local, regional, nacional e internacional.

A finalidade do curso é a de formar profissionais que busquem a interação de seus conhecimentos de gestão para desenvolver ações e práticas demandadas por um mercado com características fortemente competitivas, valorizando a reflexão, a busca de inovações e criando caminhos próprios que possam suprir as restrições situacionais observados os princípios da ética profissional nos processos operacionais e decisórios.

Com a convicção que tais orientações só se tornarão factíveis através do aprofundamento dos conceitos que orientam a prática profissional, estruturou-se a grade curricular de forma a privilegiar e aprofundar os conteúdos críticos muito mais do que tratá-los de forma superficial, na firme crença que o dever da escola é de criar sólidas bases para a evolução integral de seus alunos.

Denominação:
Graduação em Administração


Grau conferido:
Bacharel em Administração


Duração do curso:
4 anos


Modalidade:
Presencial


Regime:
Seriado Semestral


Carga horária:
3.000 horas


Turno:
Noturno


Investimento:
R$ 567,00*
*Esse valor já está com desconto de 10% para pagamento até a data de vencimento, exceto primeira parcela.
As parcelas da semestralidade, subsequentes à primeira e até a última, poderão ter seu valor corrigido ou reajustado em conformidade com a legislação aplicável e no prazo por ela previsto.
Válido para ingressantes do semestre 2022.1.

Oportunizar ao profissional conhecimentos necessários para o exercício das competências gerais e específicas na área da administração, formando profissionais críticos e competentes, capazes de compreender e intervir nas diferentes dimensões que compõem as organizações, a fim de atuarem eficiente e eficazmente nessas organizações, tanto no âmbito regional quanto no âmbito nacional.

Atender às necessidades regionais e locais de recursos humanos qualificados na área da administração;

Desenvolver competências que possibilitem ao profissional entender o ambiente de negócios da empresa em que atua;

Formar profissionais, capazes, contudo, de adequar-se à dinâmica das mudanças de contexto social-político-econômico-cultural e que possuam sólidos conhecimentos técnicos associados a um conjunto de habilidades humanas, capazes de atuar junto aos diversos tipos de organizações existentes;

Formar profissionais que possuam elevado nível de flexibilidade e que possam atuar no âmbito do processo de globalização considerando o advento de mercados comuns e a extraordinária velocidade de desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação, possam estar aptos a avaliar e decidir em ambientes de incertezas;

Formar profissionais empreendedores, que atuem como multiplicadores dos esforços internos nas organizações as quais pertençam, ao mesmo tempo em que tenham a capacidade de iniciar novos negócios, desbravando mercados, avaliando e assumindo os riscos necessários ao sucesso dos empreendimentos;

Formar profissionais dotados de sólidos valores morais e éticos, cônscios de suas responsabilidades profissionais e sociais;

Formar profissionais com mentalidade analítica e crítica dos fenômenos organizacionais, capazes de visualizar e propor soluções estruturadas e inovadoras aos complexos problemas inerentes as organizações modernas;

Formar profissionais hábeis na condução de equipes de trabalho e que possam atuar, com sucesso, na solução de conflitos interpessoais, no estabelecimento de objetivos e na definição de estratégias comuns aos seus integrantes.

Ementa:

Princípios Fundamentais do Direito Empresarial. Princípio da função social da empresa. Condições para o exercício da atividade empresarial. Obrigações genéricas do empresário individual e da sociedade empresária. Sociedades empresárias: sociedade limitada e sociedade anônima. Noções gerais de direito falimentar: recuperação judicial, recuperação extrajudicial e falência. Sistema tributário nacional: microempresa e empresa de pequeno porte. Planejamento tributário com base na viabilidade empresarial em relação com o sistema normativo cabível. Contratos mercantis: compra e venda, mandato, mútuo e fiança mercantil, franquia, alienação fiduciária e arrendamento mercantil. Títulos de crédito: letra de câmbio, nota promissória, cheque e duplicata mercantil.

Ementa:

Conceituações e proposições em administração. Princípios e elementos da administração: planejamento, organização, direção e controle O papel, perfil, competências, habilidades e atitudes do administrador. Processos administrativos. Os novos paradigmas da administração. Gerenciamento das mudanças e impacto das modernas ferramentas de gestão na competitividade empresarial.

Ementa:

Orientações sobre a vida acadêmica no contexto da Faculdade de Balsas. Organização universitária. Postura profissional e humana em ambiente universitário. Protagonismo universitário: autoconhecimento e gestão de projeto de vida. Estudo em ambiente universitário: presencial e virtual. Boas práticas de estudo.

Ementa:

Concepção de língua e linguagem. A comunicação como um processo de interação dialógica. Tipologia textual. Leitura e compreensão de textos. Estratégias para a construção da comunicação escrita.

Ementa:

Razão e proporção. Números Proporcionais e suas grandezas. Regra de três simples e composta. Porcentagem. Funções: primeiro grau (demanda, oferta, ponto de equilíbrio, custo, receita e lucro), segundo grau, modular, exponencial, logarítmica e trigonométrica. Conceitos básicos de estatística. Representação gráfica de dados. Medidas de posição e dispersão; números índices; regressão e correlação linear; probabilidade.

Ementa:

Sistema de recursos humanos na empresa, nos aspectos: recrutamento e seleção de pessoal. Avaliação de desempenho. Administração de cargos e salários. Sistema de compensação. Benefícios. Treinamento e desenvolvimento. Planejamento de carreira. Relações trabalhistas e higiene e segurança do trabalho.

Ementa:

O valor do dinheiro no tempo. Sistemas de Capitalização Simples e Composta. Diferenças entre os Sistemas. Conceitos de Juros Simples e Compostos. Taxas e Descontos. Taxas Nominais e Reais – Efeito da Inflação. Fluxo de Caixa: Sobra e Necessidade de Capital de Giro. Custo de Capital. Valor Presente de um Fluxo de Caixa. Payback. Sistema de amortização. Matemática financeira e títulos de renda fixa certificados/recibos de depósitos bancários – CDB/RDB.

Ementa:

A natureza da ciência e da pesquisa. A produtividade do conhecimento científico. Projeto de pesquisa e seus componentes. Normas da ABNT. Abordagem de pesquisa (quantitativa e qualitativa), propósito da pesquisa (exploratória, explicativa e descritiva) e procedimentos de pesquisa (diferentes métodos).

Ementa:

A busca da produtividade e de resultados competitivos. As diversas abordagens da administração: estruturalista – ampliando os horizontes da empresa, comportamental – dinamizando a empresa por meio das pessoas, desenvolvimento organizacional – empreendendo mudanças e renovação empresarial, tecnologia – ampliando as fronteiras da empresa. Gerenciamento das mudanças: ferramenta estratégica para as organizações.

Ementa:

Política do Comércio Exterior Brasileiro. Procedimentos Administrativos na Importação e Exportação. INCOTERMS. Habilitação e Acesso ao SISCOMEX. Tributação no Comércio Exterior. Logística Internacional. Acordos Comerciais.

Ementa:

Ética e Moral. Ética Profissional. Cidadania e Direitos Humanos. Políticas Públicas: Educação, Habitação, Saneamento, Saúde, Transporte, Segurança, Defesa e Ambientais. Sustentabilidade e meio ambiente. Desafios e Tendências da Responsabilidade Social e Ambiental.

Ementa:

Teoria da criação do conhecimento. A gestão do conhecimento, da inovação e da criatividade nas organizações. Gestão por Competência. Gestão de Mudança. Educação Corporativa. Inteligência competitiva organizacional. Métodos e técnicas de gestão do conhecimento.

Ementa:

Evolução do conceito de marketing e comunicação de marketing, natureza, objetivo. Análise das oportunidades de marketing. Comportamento do mercado consumidor. Planejamento e desenvolvimento de estratégico de marketing e comunicação. Pesquisa de marketing e os sistemas de informação de marketing de serviços. A marca. Processo de comunicação integrada. Estratégias de comunicação para atender o mercado comercial; Instrumentos promocionais. Compreensão das técnicas e instrumentos de comunicação. Marketing e comunicação na Internet. Comunicação interna nas organizações.

Ementa:

Conceituação de Economia. Os grandes agregados econômicos. Economia Brasileira. Sistema Financeiro Nacional. Inflação. Problemas econômicos fundamentais. Ponto de equilíbrio operacional. Valor Econômico Adicionado (VEA). Indicativos de mercado. Microeconomia e macroeconomia. Perspectivas futuras.

Ementa:

Apresentar os princípios básicos da contabilidade geral a classificação do patrimônio, introdução à contabilidade de custos e os indicadores econômicos. Escrituração contábil. Operações com mercadorias. Balancetes. Apuração do resultado.

Ementa:

Negócios Eletrônicos. Divulgação e parcerias no ambiente virtual. Gerenciamento de negócios virtuais. Segurança e ética nos negócios eletrônicos.

Ementa:

Estudos de conceitos básicos de Sistemas da Informação. Estudo da aplicação de SI nas organizações. Impacto dos SI nas organizações. Potencial estratégico dos SI para o negócio. Tendências e perspectivas do uso das Tecnologias da Informação nas organizações.

Ementa:

Princípios Produtivos. Planejamento e Organização da Produção. Planejamento e a Organização da Logística. Identificando os Sistemas de Produção. Custos de Produção. Qualidade na Produção. Gestão, Controle e Tecnologias da Produção. Gestão, Controle e Tecnologias da Logística. Gestão da Manutenção. Interface da Produção com os setores Financeiros, Pessoas e Marketing. Plano Operacional.

Ementa:

Introdução geral ao Direito do Trabalho. Fontes de Direito do Trabalho. Princípios gerais de Direito do Trabalho. Direitos Constitucionais Trabalhistas. Aplicação do Direito do Trabalho. Sujeitos da relação de emprego. Empregado. Empregador. Contrato de Trabalho. Elementos do Contrato de Trabalho. Onerosidade. Proteção ao Salário. Equiparação Salarial. Duração do Trabalho. Férias. Alteração do Contrato de Trabalho. Suspensão e interrupção do Contrato de Trabalho. Terminação do Contrato de Trabalho. Garantia e Estabilidade de Emprego. Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Direito Coletivo do Trabalho. Instrumentos Normativos Negociados. Direito de Greve. Previdência Social.

Ementa:

Responsabilidades e objetivos da administração da produção. Estratégias da administração da produção. Processos de produção. Instalações industriais e arranjo físico. Tecnologias de produção. Planejamento do processo produtivo. Teorias da produção. Modelagem de problemas da produção. Investimentos financeiros na produção: planejamento e tomada de decisão. Administração da qualidade. Gerenciamento de projetos. Visão da administração da produção no agronegócio. Melhoria do desempenho: planejamento e indicadores.

Ementa:

O conceito antropológico de cultura. As relações entre individuo sociedade-natureza e a produção do conhecimento e da cultura. Sociodiversidade e Multiculturalismo: influência, história e Cultura afro-brasileira, africana e indígena. Diversidade e inclusão: violência, tolerância/intolerância, inclusão/exclusão, sexualidade, relações de gênero e relações étnico-raciais.

Ementa:

Empreendedorismo: principais conceitos e características. A gestão empreendedora e suas implicações para as organizações. O papel e a importância do comportamento empreendedor nas organizações. O perfil dos profissionais empreendedores nas organizações. A busca de oportunidades dentro e fora do negócio. A iniciativa e tomada de decisão. A gestão empreendedora de pessoas nas organizações.

Ementa:

Planejamento e projetos. Análise de mercado. Localização e tamanho. Análise econômica. Análise financeira. Aspectos de financiamento dos projetos e análise de viabilidade econômica.

Ementa:

Conceito de materiais e patrimônio. Dimensionamento e controle de estoques. Classificação e localização de materiais. Movimentação de materiais e transporte interno. Administração de compras. O papel da logística nas empresas. Enfoque sistêmico – logística integrada e cadeia total de suprimento. O conceito de custo total mínimo. Interface logística e marketing. Canais de distribuição. Nível de serviço. A logística na estrutura organizacional. Logística reversa.

Ementa:

A função financeira da empresa e o papel do gestor financeiro, O ambiente operacional da empresa. Demonstrações financeiras. Administração do capital de giro. Risco e retorno: fundamentos. Fontes de recurso de curto prazo. Fontes de recursos de longo prazo. Custo e estrutura de capital. Análise de Investimentos. Alavancagem operacional, financeira e combinada. Ações e fundamentos da administração de carteiras (portfólios).

Ementa:

Administração estratégica. Vantagem competitiva. O Processo da Administração Estratégica. Ferramentas estratégicas. Planejamento Estratégico. Análise de ambiente interno e externo. Formulação de estratégias. Implementação e acompanhamento estratégico.

Ementa:

Inovação, criatividade e invenção. Tipos de Inovação. Estratégias de Inovação. Cultura e clima organizacional da a Inovação. Modelos e processos na gestão da Inovação. Políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação. Sistemas de Inovação (Nacional e Regional). Instituições de apoio a Inovação. Startup definições. Idealização de Ideias (Desingn Thinking). Modelagem de Negócios (Business model canvas). Produto mínimo viável. Storytelling. Elevator Pitch.

Jefferson Carvalho Barros

Formação:

  • Doutorando em Educação nas Ciências pela Unijuí;
  • Mestre em Administração Pública pela Universidade Federal do Ceará;
  • Especialista em Gestão de Pessoas pela Faculdade de Balsas – Unibalsas;
  • Graduado em Administração pela Faculdade de Balsas – Unibalsas.

Contato:

E-mail: coord.administracao@unibalsas.edu.br
Telefone: (99) 3542-5500

Nome Titulação Currículo Lattes
Camila Sousa da Silva Mestre Acessar
Carla Weber Mestre Acessar
Diego Nestor Soardi Andrada Mestre Acessar
Diogo Herces do Carmo Fabrin Especialista Acessar
Fábio Roberto Pillatt Pós-Doutor Acessar
Jefferson Carvalho Barros Mestre Acessar
Junior Marcos Bandeira Mestre Acessar
Libera Raquel Bazzan Pillatt Mestre Acessar
Marcelo Nicolau Mendonça Mestre Acessar
Mercia Cavalini Especialista Acessar
Paulo Do Nascimento Sousa           Mestre Acessar
Roger Muller Saraiva de Sousa Especialista Acessar

Trabalhos de Curso

 

2020

Mayanna Costa Gomes de Oliveira, Nataly Maciel Rocha

 

Ana Maria Carvalho Falcão

 

Evandro Leite Carvalho

 

Franciany Duarte Cabral e Silva, Killy Katherine Nunes Almeida, Nalbert Peres Teixeira, Rosimaria Ribeiro do Carmo dos Santos