Agronegócio

Investindo no presente e lucrando no futuro.

INSCREVA-SE GRATUITAMENTE NO NOSSO VESTIBULAR 2022

O curso de Agronegócio da Faculdade de Balsas veio para formar profissionais que possam gerenciar organizações rurais e agroindustriais, capazes de preparar e conduzir integrar equipes para atuarem na produção, comercialização e maximização do lucro.

Além disso, o profissional de agronegócio formado pela Faculdade de Balsas terá habilidades e competências para entender questões relacionadas ao mercado e ao meio-ambiente, compreendendo de forma lógica e analítica fatores que priorizam a geração e a distribuição de riquezas, a cidadania, a ética e o respeito ao homem e ao meio ambiente.

Denominação:
Curso Superior de Tecnologia em Agronegócio


Grau conferido:
Tecnólogo em Agronegócio


Duração do curso:
3 anos


Modalidade:
Presencial


Regime:
Seriado Semestral


Carga horária:
2.580


Turno:
Noturno


Investimento:
R$ 578,57*
*Esse valor já está com desconto de 10% para pagamento até a data de vencimento, exceto primeira parcela.
As parcelas da semestralidade, subsequentes à primeira e até a última, poderão ter seu valor corrigido ou reajustado em conformidade com a legislação aplicável e no prazo por ela previsto.
Válido para ingressantes do semestre 2022.1.

Formar profissionais críticos e competentes, capazes de compreender e intervir nas diferentes dimensões que compõem o cenário de sua atuação, realizando uma prática fundamentada em princípios éticos e humanísticos capazes de responderem aos constantes e profundos desafios e transformações da sociedade do conhecimento, de modo geral, e de forma específica, de atuarem eficiente e eficazmente na área do agronegócio regional e nacional. Além disso, o curso pretende internalizar nos egressos, valores de responsabilidade social, justiça e ética profissional para a aplicação do conhecimento de formação técnica e científica para atuação junto à gestão das organizações rurais e agroindustriais.

Atender as necessidades regionais e locais de recursos humanos qualificados na área do agronegócio;

Formar profissionais capazes de enfocar os conceitos fundamentais relacionados com o agronegócio, do ponto de vista analítico e prático, considerando o cenário nacional e internacional;

Fornecer conhecimentos e metodologias adequadas à tomada de decisões em empresas agrícolas e agroindustriais;

Formar profissionais multidisciplinares, capazes de integrar equipes de trabalho com alto desempenho;

Capacitar os participantes em ferramentas de estudo e análise de decisão no cenário do agronegócio e das cadeias produtivas que o compõem;

Viabilizar aos empresários desse setor o acesso ao conhecimento, criando assim uma melhor visão das oportunidades que o mercado regional oferece, possibilitando a geração de empregos e renda e a uma ascensão profissional mais rápida;

Promover de maneira permanente a integração do curso com as empresas do setor local com vistas ao respeito ao meio ambiente, tendo como proposta a contribuição na promoção do desenvolvimento sustentável;

Desenvolver o espírito empreendedor e também descobrir novas aplicações para antigas atividades, despertando e instigando no aluno a criatividade e a busca de alternativas inovadoras;

Conhecer e analisar as atividades de produção animal e vegetal, compreender os problemas de demanda e propor inovações tecnológicas de produção e comercialização de produtos in natura

Ementa:

Fundamentos do agronegócio. A importância do agronegócio no mundo e no Brasil. Cooperativismo e Redes no agronegócio. Produtos agrícolas e mercados no agronegócio. Análise de mercados agrícolas. Gestão do agronegócio. Políticas agrícolas.

Ementa:

Orientações sobre a vida acadêmica no contexto da Faculdade de Balsas. Organização universitária. Postura profissional e humana em ambiente universitário. Protagonismo universitário: autoconhecimento e gestão de projeto de vida. Estudo em ambiente universitário: presencial e virtual. Boas práticas de estudo.

Ementa:

Concepção de língua e linguagem. A comunicação como um processo de interação dialógica. Tipologia textual. Leitura e compreensão de textos. Estratégias para a construção da comunicação escrita.

Ementa:

Razão e proporção. Números Proporcionais e suas grandezas. Regra de três simples e composta. Porcentagem. Funções: primeiro grau (demanda, oferta, ponto de equilíbrio, custo, receita e lucro), segundo grau, modular, exponencial, logarítmica e trigonométrica. Conceitos básicos de estatística. Representação gráfica de dados. Medidas de posição e dispersão; números índices; regressão e correlação linear; probabilidade.

Ementa:

O conceito antropológico de cultura. As relações entre individuo sociedade-natureza e a produção do conhecimento e da cultura. Sociodiversidade e Multiculturalismo: influência, história e Cultura afro-brasileira, africana e indígena. Diversidade e inclusão: violência, tolerância/intolerância, inclusão/exclusão, sexualidade, relações de gênero e relações étnico-raciais.

Ementa:

Conceituação de Economia. Os grandes agregados econômicos. Economia Brasileira. Sistema Financeiro Nacional. Inflação. Problemas econômicos fundamentais. Ponto de equilíbrio operacional. Valor Econômico Adicionado (VEA). Indicativos de mercado. Microeconomia e macroeconomia. Perspectivas futuras.

Ementa:

Apresentar os princípios básicos da contabilidade geral a classificação do patrimônio, introdução à contabilidade de custos e os indicadores econômicos. Escrituração contábil. Operações com mercadorias. Balancetes. Apuração do resultado.

Ementa:

Sistema de recursos humanos na empresa, nos aspectos: recrutamento e seleção de pessoal. Avaliação de desempenho. Administração de cargos e salários. Sistema de compensação. Benefícios. Treinamento e desenvolvimento. Planejamento de carreira. Relações trabalhistas e higiene e segurança do trabalho.

Ementa:

Teoria Geral da Administração. A visão global das áreas funcionais. Gerenciamento por Processos. Aspectos contemporâneos da Administração. Ambiente das empresas rurais. O empresário rural; Caracterização e classificação das empresas rurais; Noções sobre Associativismo e Cooperativismo; Intervenção administrativa em empresas rurais; Planejamento e controle da produção; Noções de crédito rural.

Ementa:

Ética e Moral. Ética Profissional. Cidadania e Direitos Humanos. Políticas Públicas: Educação, Habitação, Saneamento, Saúde, Transporte, Segurança, Defesa e Ambientais. Sustentabilidade e meio ambiente. Desafios e Tendências da Responsabilidade Social e Ambiental.

Ementa:

Evolução do conceito de marketing e comunicação de marketing, natureza, objetivo. Análise das oportunidades de marketing. Comportamento do mercado consumidor. Planejamento e desenvolvimento de estratégico de marketing e comunicação. Pesquisa de marketing e os sistemas de informação de marketing de serviços. A marca. Processo de comunicação integrada. Estratégias de comunicação para atender o mercado comercial; Instrumentos promocionais. Compreensão das técnicas e instrumentos de comunicação. Marketing e comunicação na Internet. Comunicação interna nas organizações.

Ementa:

Empreendedorismo: principais conceitos e características. A gestão empreendedora e suas implicações para as organizações. O papel e a importância do comportamento empreendedor nas organizações. O perfil dos profissionais empreendedores nas organizações. A busca de oportunidades dentro e fora do negócio. A iniciativa e tomada de decisão. A gestão empreendedora de pessoas nas organizações.

Ementa:

Política do Comércio Exterior Brasileiro. Procedimentos Administrativos na Importação e Exportação. INCOTERMS. Habilitação e Acesso ao SISCOMEX. Tributação no Comércio Exterior. Logística Internacional. Acordos Comerciais.

Ementa:

A função financeira da empresa e o papel do gestor financeiro, O ambiente operacional da empresa. Demonstrações financeiras. Administração do capital de giro. Risco e retorno: fundamentos. Fontes de recurso de curto prazo. Fontes de recursos de longo prazo. Custo e estrutura de capital. Análise de Investimentos. Alavancagem operacional, financeira e combinada. Ações e fundamentos da administração de carteiras (portfólios).

Ementa:

Propedêutica do Direito Agrário. Regime legislativo do Estatuto da Terra. Função sócio-ambiental da propriedade agrária. Desapropriação por interesse social para fins de reforma agrária. Direito de Propriedade no meio rural. Justiça Agrária. Política Agrícola. Desenvolvimento e Sustentabilidade. Principais Tratados Internacionais sobre o Meio Ambiente. A Tutela Constitucional do Meio Ambiente. O Bem Ambiental. Os Direitos Metaindividuais. Direito Ambiental. O Sistema Nacional do Meio Ambiente. Poder de Polícia Ambiental. Licenciamento Ambiental. Prevenção e Reparação do Dano Ambiental. Responsabilidades pelos danos causados ao Meio Ambiente.

Ementa:

Planejamento e projetos. Análise de mercado. Localização e tamanho. Análise econômica. Análise financeira. Aspectos de financiamento dos projetos e análise de viabilidade econômica.

Ementa:

Conceito de materiais e patrimônio. Dimensionamento e controle de estoques. Classificação e localização de materiais. Movimentação de materiais e transporte interno. Administração de compras. O papel da logística nas empresas. Enfoque sistêmico – logística integrada e cadeia total de suprimento. O conceito de custo total mínimo. Interface logística e marketing. Canais de distribuição. Nível de serviço. A logística na estrutura organizacional. Logística reversa.

Jefferson Carvalho Barros

Formação:

  • Doutorando em Educação nas Ciências pela Unijuí;
  • Mestre em Administração Pública pela Universidade Federal do Ceará;
  • Especialista em Gestão de Pessoas pela Faculdade de Balsas – Unibalsas;
  • Graduado em Administração pela Faculdade de Balsas – Unibalsas.

Contato:

E-mail: coord.agronegocio@unibalsas.edu.br

Telefone: (99) 3542-5500

 

Nome Titulação Currículo Lattes
Antonio Santana Batista de Oliveira Filho Mestre Acessar
Camila Sousa da Silva Mestre Acessar
Diogo Herces do Carmo Fabrin Especialista Acessar
Fábio Roberto Pillatt Doutor Acessar
Jefferson Carvalho Barros Mestre Acessar
Marcelo Nicolau Mendonça Especialista Acessar
Roger Muller Saraiva de Sousa Especialista Acessar
Soliani Thomazi Meurer Mestre Acessar

Projetos Experimentais

Orientador: Prof. Me. Jefferson Carvalho Barros

 

Andrei Bonini

 

Carleane da Silva Costa, Daniel Rocha, Marcos Vinicius Costa

 

Emanuely Moreira Gouveia, Gabriela Cirqueira Costa da Silva, Marcelo Preiszner Júnior

 

Mônica Helen Diamantina Lustosa, Rodrigo Alves Pereira