Agronegócio

Investindo no presente e lucrando no futuro.

O curso de Agronegócio da Faculdade de Balsas veio para formar profissionais que possam gerenciar organizações rurais e agroindustriais, capazes de preparar e conduzir integrar equipes para atuarem na produção, comercialização e maximização do lucro.

Além disso, o profissional de agronegócio formado pela Faculdade de Balsas terá habilidades e competências para entender questões relacionadas ao mercado e ao meio-ambiente, compreendendo de forma lógica e analítica fatores que priorizam a geração e a distribuição de riquezas, a cidadania, a ética e o respeito ao homem e ao meio ambiente.

Denominação:
Curso Superior de Tecnologia em Agronegócio


Grau conferido:
Tecnólogo em Agronegócio


Duração do curso:
3 anos


Modalidade:
Presencial


Regime:
Seriado Semestral


Carga horária:
2.580


Turno:
Noturno


Investimento:
R$ 826,53*
*Valor com desconto de 10% para pagamento até a data de vencimento, exceto matrícula.
As parcelas da semestralidade, subsequentes a primeira e até a última, poderão ter seu valor corrigido ou reajustado em conformidade com a legislação aplicável e no prazo por ela previsto.

Formar profissionais críticos e competentes, capazes de compreender e intervir nas diferentes dimensões que compõem o cenário de sua atuação, realizando uma prática fundamentada em princípios éticos e humanísticos capazes de responderem aos constantes e profundos desafios e transformações da sociedade do conhecimento, de modo geral, e de forma específica, de atuarem eficiente e eficazmente na área do agronegócio regional e nacional. Além disso, o curso pretende internalizar nos egressos, valores de responsabilidade social, justiça e ética profissional para a aplicação do conhecimento de formação técnica e científica para atuação junto à gestão das organizações rurais e agroindustriais.

Atender as necessidades regionais e locais de recursos humanos qualificados na área do agronegócio;

Formar profissionais capazes de enfocar os conceitos fundamentais relacionados com o agronegócio, do ponto de vista analítico e prático, considerando o cenário nacional e internacional;

Fornecer conhecimentos e metodologias adequadas à tomada de decisões em empresas agrícolas e agroindustriais;

Formar profissionais multidisciplinares, capazes de integrar equipes de trabalho com alto desempenho;

Capacitar os participantes em ferramentas de estudo e análise de decisão no cenário do agronegócio e das cadeias produtivas que o compõem;

Viabilizar aos empresários desse setor o acesso ao conhecimento, criando assim uma melhor visão das oportunidades que o mercado regional oferece, possibilitando a geração de empregos e renda e a uma ascensão profissional mais rápida;

Promover de maneira permanente a integração do curso com as empresas do setor local com vistas ao respeito ao meio ambiente, tendo como proposta a contribuição na promoção do desenvolvimento sustentável;

Desenvolver o espírito empreendedor e também descobrir novas aplicações para antigas atividades, despertando e instigando no aluno a criatividade e a busca de alternativas inovadoras;

Conhecer e analisar as atividades de produção animal e vegetal, compreender os problemas de demanda e propor inovações tecnológicas de produção e comercialização de produtos in natura

Ementa:

Fundamentos do agronegócio. A importância do agronegócio no mundo e no Brasil. Cooperativismo e Redes no agronegócio. Produtos agrícolas e mercados no agronegócio. Análise de mercados agrícolas. Gestão do agronegócio. Políticas agrícolas.

Ementa:

Teoria Geral da Administração. A visão global das áreas funcionais. Gerenciamento por Processos. Aspectos contemporâneos da Administração. Ambiente das empresas rurais. O empresário rural; Caracterização e classificação das empresas rurais; Noções sobre Associativismo e Cooperativismo; Intervenção administrativa em empresas rurais; Planejamento e controle da produção; Noções de crédito rural.

Ementa:

Princípios Fundamentais do Direito Empresarial. Princípio da função social da empresa. Condições para o exercício da atividade empresarial. Obrigações genéricas do empresário individual e da sociedade empresária. Sociedades empresárias: sociedade limitada e sociedade anônima. Noções gerais de direito falimentar: recuperação judicial, recuperação extrajudicial e falência. Sistema tributário nacional: microempresa e empresa de pequeno porte. Planejamento tributário com base na viabilidade empresarial em relação com o sistema normativo cabível. Contratos mercantis: compra e venda, mandato, mútuo e fiança mercantil, franquia, alienação fiduciária e arrendamento mercantil. Títulos de crédito: letra de câmbio, nota promissória, cheque e duplicata mercantil.

Ementa:

Razão e proporção. Números Proporcionais e suas grandezas, direta e inversamente proporcional. Regra de três simples e composta. Porcentagem. Produto cartesiano. Funções: afim, demanda, oferta, custo, receita e lucro. Preço de equilíbrio de mercado. Funções elementares (do primeiro grau, segundo grau, modular, exponencial, logarítmica e trigonométrica). Noções de limites e derivadas.

Ementa:

Concepção de língua e linguagem. A comunicação como um processo de interação dialógica. Tipologia textual. Leitura e compreensão de textos. Estratégias para a construção da comunicação escrita. Postura profissional e humana em ambiente universitário. Protagonismo universitário: autoconhecimento e gestão de projeto de vida. Estudo em ambiente universitário: presencial e virtual. Organização universitária.

Ementa:

Sistema de recursos humanos na empresa, nos aspectos: recrutamento e seleção de pessoal. Avaliação de desempenho. Administração de cargos e salários. Sistema de compensação. Benefícios. Treinamento e desenvolvimento. Planejamento de carreira. Relações trabalhistas e higiene e segurança do trabalho.

 

Ementa:

Apresentar os princípios básicos da contabilidade geral a classificação do patrimônio, introdução à contabilidade de custos e os indicadores econômicos. Escrituração contábil. Operações com mercadorias. Balancetes. Apuração do resultado.

Ementa:

Elementos essenciais as plantas. Propriedades físico-químicas do solo. Transporte de nutrientes no solo. Reação do solo. Correção da acidez do solo. Macronutrientes e micronutrientes no solo. Avaliação da fertilidade do solo. Recomendação de fertilizantes inorgânicos e orgânicos. Absorção iônica radicular e foliar. Adubação foliar. Avaliação do estado nutricional das plantas.

Ementa:

Tipos de pastagens. Formação de pastagem. Preparação da área. Limpeza da área. Conservação do solo. Preparo do solo. Sementes. Métodos de semeadura. Plantio direto. Fatores que influenciam a formação de pastagens. Escolha e características das espécies.

Ementa:

Conceituação de Economia. Os grandes agregados econômicos. Economia Brasileira. Sistema Financeiro Nacional. Inflação. Problemas econômicos fundamentais. Ponto de equilíbrio operacional. Valor Econômico Adicionado (VEA). Indicativos de mercado. Microeconomia e macroeconomia. Teoria geral do comércio. Perspectivas futuras.

Ementa:

Bovinocultura, Avicultura, Caprinocultura e Piscicultura: Introdução. Importância econômica. Características anatômicas e fisiológicas comparadas. Comportamento e bem-estar animal. Manejo reprodutivo. Aspectos gerais de nutrição.

Ementa:

Cultura da soja, cana de açúcar, arroz, algodão e milho: Origem. Distribuição geográfica e difusão. Situação das culturas no Mundo, no Brasil e no Maranhão. Botânica. Clima. Solo. Cultivares. Propagação. Plantio. Tratos culturais. Colheita.

Ementa:

Introdução geral ao Direito do Trabalho. Fontes de Direito do Trabalho. Princípios gerais de Direito do Trabalho. Direitos Constitucionais Trabalhistas. Aplicação do Direito do Trabalho. Sujeitos da relação de emprego. Empregado. Empregador. Contrato de Trabalho. Elementos do Contrato de Trabalho. Onerosidade. Proteção ao Salário. Equiparação Salarial. Duração do Trabalho. Férias. Alteração do Contrato de Trabalho. Suspensão e interrupção do Contrato de Trabalho. Terminação do Contrato de Trabalho. Garantia e Estabilidade de Emprego. Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Direito Coletivo do Trabalho. Instrumentos Normativos Negociados. Direito de Greve. Previdência Social.

Ementa:

Conceitos básicos de estatística; séries estatísticas; representação gráfica de dados; medidas de tendência central e de posição; medidas de dispersão; números índices; regressão e correlação linear; probabilidade.

Ementa:

O conceito antropológico de cultura. As relações entre individuo sociedade-natureza e a produção do conhecimento e da cultura. Sociodiversidade e Multiculturalismo: influência e Cultura afro-brasileira, africana e indígena. Diversidade e inclusão: violência, tolerância/intolerância, inclusão/exclusão, sexualidade, relações de gênero e relações étnico-raciais.

Ementa:

Estruturas de mercado. Diferentes arranjos produtivos locais. Papel da inovação na sustentabilidade competitiva. Conceito de mercado. Introdução à comercialização de produtos agropecuários. Análise fundamentalista e grafista. Margem de comercialização da cadeia produtiva do agronegócio. Mercados futuros e de Opções. Bolsa de Mercadorias. Planejamento e estratégias de comercialização no agronegócio. Margem de esmagamento e internalização de preços.

Ementa:

A Contabilidade de Custos, Financeira e Gerencial, Implantação de Sistemas de Custos, Princípios Contábeis Aplicados a Custo, Classificações e Nomenclaturas, Rateio dos Custos Indiretos Absorção Simples, Departamentalização e Atividades (ABC), Custo Fixo, Lucro e Margem de Contribuição, Limitações na Capacidade de Produção, Custeio Variável, Retorno sobre Investimento, Fixação do Preço de Venda, Relação Custo/Volume/Lucro.

Ementa:

Evolução do conceito de marketing, natureza, objetivo.   Análise das oportunidades de marketing. Comportamento do mercado consumidor. Planejamento e desenvolvimento de estratégico de marketing. Pesquisa de marketing e os sistemas de informação de marketing de serviços.

Ementa:

Introdução à irrigação, Água no solo, Relação solo-água-planta e atmosfera, Água para irrigação. O solo para irrigação. Balanço hídrico. Irrigação por aspersão e gotejamento, Drenagem. Fertirrigação. Mecânica aplicada. Tratores Agrícolas. Noções básicas de funcionamento de motores. Tipos de tração e mecanismos de transmissão. Máquinas e implementos agrícolas. Dimensionamento da frota de máquinas e implementos agrícolas. Adequação trator-implemento-máquina agrícola. Introdução à agricultura de precisão em máquinas agrícolas.

Ementa:

Empreendedorismo: principais conceitos e características. A gestão empreendedora e suas implicações para as organizações. O papel e a importância do comportamento empreendedor nas organizações. O perfil dos profissionais empreendedores nas organizações. A busca de oportunidades dentro e fora do negócio. A iniciativa e tomada de decisão. A gestão empreendedora de pessoas nas organizações.

Ementa:

Introdução a entomologia. Evolução e Ecologia dos insetos. Introdução a fitopatologia. Classificação das doenças segundo processos interferidos (McNew). Introdução a plantas daninhas. Competição. Métodos de Controle de Pragas: insetos, patógenos e plantas daninhas. Manejo Integrado de Pragas (MIP). Classificação dos inseticidas. Classificação de fungicidas. Patologia de sementes. Alelopatia. Mecanismo de ação de herbicidas. Absorção e Translocação. Resistência de plantas daninhas. Dissipação de herbicidas no solo. Toxicologia dos Defensivos Agrícolas.

Ementa:

A função financeira da empresa e o papel do gestor financeiro, O ambiente operacional da empresa. Demonstrações financeiras. Administração do capital de giro. Risco e retorno: fundamentos. Fontes de recurso de curto prazo. Fontes de recursos de longo prazo. Custo e estrutura de capital. Análise de Investimentos. Alavancagem operacional, financeira e combinada. Ações e fundamentos da administração de carteiras (portfólios).

Ementa:

A logística no agronegócio. Conceito de materiais e patrimônio. Dimensionamento e controle de estoques. Classificação e localização de materiais. Movimentação de materiais e transporte interno. Administração de compras. O papel da logística nas empresas. Enfoque sistêmico – logística integrada e cadeia total de suprimento. O conceito de custo total mínimo. Interface logística e marketing. Canais de distribuição. Nível de serviço. A logística na estrutura organizacional. Logística reversa.

Ementa:

Variável. Definida de acordo com a atualidade e relevância dos assuntos do Agronegócio abordando temas como segurança no trabalho e tecnologias aplicadas ao agronegócio.

Ementa:

  1. LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS
  2. CONHECIMENTOS CONTEMPORÂNEOS
  3. COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
  4. INGLÊS INSTRUMENTAL
  5. COMÉRCIO EXTERIOR
  6. GESTÃO TRIBUTÁRIA

Ementa:

Ética e Moral. Ética Profissional. Direitos Humanos. Políticas Públicas: Educação, Habitação, Saneamento, Saúde, Transporte, Segurança, Defesa e Ambientais. Sustentabilidade e meio ambiente. Desafios e Tendências da Responsabilidade Social e Ambiental.

Ementa:

Propedêutica do Direito Agrário. Regime legislativo do Estatuto da Terra. Função sócio-ambiental da propriedade agrária. Desapropriação por interesse social para fins de reforma agrária. Direito de Propriedade no meio rural. Justiça Agrária. Política Agrícola. Desenvolvimento e Sustentabilidade. Principais Tratados Internacionais sobre o Meio Ambiente. A Tutela Constitucional do Meio Ambiente. O Bem Ambiental. Os Direitos Metaindividuais. Direito Ambiental. O Sistema Nacional do Meio Ambiente. Poder de Polícia Ambiental. Licenciamento Ambiental. Prevenção e Reparação do Dano Ambiental. Responsabilidades pelos danos causados ao Meio Ambiente.

Ementa:

A agroindústria no Brasil, o Conceito, importância e tipos de Agroindústria. Instalação, localização, higienização e sanitização de Unidades de Processamento de Alimentos. Processamento e conservação de alimentos: processos físicos e químicos. Materiais de embalagem. Armazenamento. Beneficiamento e armazenamento de grãos. Determinação de umidade e umidade de equilíbrio em grãos. Psicrometria. Pré-limpeza. Limpeza. Secagem. Tipos de secadores. Aeração de grãos. Higiene na obtenção e preparo de alimentos. Higiene pessoal do manipulador de alimentos. Limpeza e sanitização. Controle de insetos e roedores. Higiene da comercialização de alimentos. Normativas regulamentadoras.

Ementa:

Fundamentos de commodities. O Brasil frente as exportações. Marketing e canais e distribuição internacional. Importância dos canais de distribuição. Conceito de cadeias produtivas. Ambiente institucional e organizacional. Elementos do Negócio Agrícola. Método de Análise de Cadeias Produtivas. Competitividade. Análise de SWOT.

Ementa:

Integrar, através de uma atividade de projeto contextualizado, os conhecimentos desenvolvidos nas unidades curriculares do primeiro ao sexto semestres do curso. Desenvolver habilidades de trabalho em grupo, comunicação oral e escrita, resolução de problemas, pensamento crítico, pensamento criativo, metodologia de desenvolvimento de projetos visando ao desenvolvimento das competências adquiridas por meio de aplicação em projetos referentes ao agronegócio.

Ementa:

A natureza da ciência e da pesquisa. A produtividade do conhecimento científico. Projeto de pesquisa e seus componentes. Métodos de Pesquisa. Normas ABNT. Técnicas de pesquisa: análise documental, amostragem, coleta e análise de dados.

Jefferson Carvalho Barros

Formação:

  • Doutorando em Educação nas Ciências pela Unijuí;
  • Mestre em Administração Pública pela Universidade Federal do Ceará;
  • Especialista em Gestão de Pessoas pela Faculdade de Balsas – Unibalsas;
  • Graduado em Administração pela Faculdade de Balsas – Unibalsas.

Contato:

E-mail: coord.agronegocio@unibalsas.edu.br

Telefone: (99) 3542-5500

 

Nome Titulação Currículo Lattes
Alane Soares Fideles Especialista Acessar
Fábio Roberto Pillatt Doutor Acessar
Jefferson Carvalho Barros Mestre Acessar
Libera Raquel Bazzan Pillatt Mestre Acessar
Marcio Bonini Mestre Acessar
Monique Ferrasse Mestre Acessar
Patrícia Rafaella de Mello Mestre Acessar
Roger Muller Saraiva de Sousa Especialista Acessar
Sérgio Noleto Turibus Doutor Acessar
Soliani Thomazi Meurer Mestre Acessar